domingo, 2 de abril de 2017

Shokugeki no Souma

Fala Pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo fazer um artigo sobre um anime que chamou bastante a minha atenção pelo seu gênero e pela forma como ele trabalha, Eu falo de Shokugeki no Souma.

(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS, caso queira ver o anime, veja aqui)
(PS: Esse anime pode causar vergonha alheia devido a algumas cenas, esteja ciente disso)
Shokugeki no Souma (O ''desafio culinário'' de Souma) é um anime de gênero aventura, ecchi, e comédia de temática culinária produzido por Yoshitomo Yonetani em Abril de 2015 e o mangá criado por Yuto Tsukuda e publicado pela Shueisha em 26 de Novembro de 2012.



Yoshitomo Yonetani (1963-) Yonetani é um diretor de animação japonesa conhecido pelo seu trabalho em obras como Doraemon, Betterman e Nurse Witch Komugi.


Yuto Tsukuda (1986-) Tsukuda é um jovem adulto (31 anos) cuja as suas grandes e únicas obras são Shonen Shikku (Um anime de futebol) e Shokugeki no Souma (Um anime Culinário)


Shueisha é a maior editora do Japão, fundada em 1925 em Tokyo. A Shueisha detem posse de alguns dos animes de maior sucesso no mercado de animação japonesa, como por exemplo: Naruto, Bleach, HunterxHunter, Ao no Exorcist entre outros.


ABERTURAS:


Sinopsia:
A história gira em torno de Souma (Ou Soma) Yukihira. Soma é filho de um lendário cozinheiro dono de um restaurante chamado Yukihira, que paralisa o funcionamento do estabelecimento para trabalhar em restaurantes internacionais. Joichiro Yukihira, Pai de Soma, manda o seu filho para uma escola de culinária onde só alunos de elite podem entrar. Soma entra nesse instituto a fim de se formar e superar o seu pai na arte da culinária.



Personagens:



  • Soma Yukihira: Ele é um garoto confiante, brincalhão e habilidoso. Soma sonha em ser um grande chef de cozinha e ganhar de seu pai em um concurso culinário.
  • Joichiro Yukihira: Ele é o pai de Soma e conhecido mundialmente por seus pratos. Joichiro criou o restaurante Yukihira's e trabalha ao lado de seu filho. Joichiro vive sendo desafiado por seu filho, tanto para montar o melhor prato quanto montar o prato mais nojento, e sempre vence o seu filho (Um total de 490 vezes).
  • Erina Nakiri: É a antagonista da série. Erina Nakiri é a top 1 da Elite dos 10 da Academia de Culinária Tootsuki. Erina é uma estudante brilhante que por ser neta do diretor da Academia, manda e desmanda nos professores. Erina é arrogante e temida por todos pela alcunha de ''Paladar de Deus'' dela (O ''Paladar de Deus'' é um dom que nasceu com Erina, praticamente ela é capaz de distinguir em um prato quais foram os ingredientes usados, e sua palavra pode levantar a moral de um sujeito ou rebaixa-lo). Ela ''odeia'' (Amor platônico não correspondido) o Souma, pois se impressionou com a iguaria que ele fez para ela (Arroz com Ovo) mas ela não admite as habilidades de Soma, pois ela não foi com a cara dele.
  • Megumi Tadokoro: Ela é a parceira de Soma na Academia Tootsuki. Megumi veio de uma vila de pescadores e sonha em ser uma grande chef, mas tem muito o que aprender. Megumi é uma boa cozinheira, mas sofre de uma insegurança tremenda. E ela é uma personagem que todo mundo gosta pelo fator fofura.
  • Fumio Daimidõ: Ela é uma senhora de idade e a cuidadora do Dormitório Estrela Polar (Kyokusei). Ela a principio parece ser uma velha rabugenta e assustadora, mas no decorrer da série ela vai se mostrando uma mulher maternal e muito querida para os seus hospedeiros.
  • Satoshi Isshiki: Ele é o 7° da Elite dos 10. Isshiki é um rapaz muito dedicado e que esta disposto a ajudar as pessoas. Ele é uma pessoa legal, mas assusta quem mora no Kyokusei pois ele tem acesso ao teto dos quartos (Não pergunte) e ele costuma usar apenas um avental.
E não...Ele não é um pervertido, é só um cara que gosta de se sentir mais...''livre''.
  • Yuki Yoshino: Ela é a melhor amiga de Megumi no Dormitório. Yoshino é uma garota que ama animais e se especializou em pratos que usem ingredientes de origem animal (Carne, Leite, Ovos, etc...) Ela é a ''louquinha'' tipica de um anime.
  • Ryoko Sakaki: Ela é a garota mais velha do Dormitório Kyokusei, e melhor amiga de Yoshiro e Megumi. Sakaki se especializou em fazer pratos que usem malte de arroz (qualquer coisa, já que aqui o pessoal usa e abusa de pratos japoneses, mas só até esse ponto da série onde Sakaki é importante)

  • Shun Ibusaki: Ele é um garoto silencioso e até estranho. Ibusaki não é muito de falar, mas todos do Dormitório o respeitam por suas habilidades. (Graças a esse cara eu ganhei um 8,0 em português no meu terceirão (Explicação em ''Minha Opinião''))
  • Zenji Marui: Ele é o personagem ''Nerd'' do grupo e o pessoal vive fazendo festas no quarto dele...É.
  • Ikumi Mito: Ela é especialista em carnes de todo o tipo e é uma garota do tipo ''Não levo desaforo para casa''. Após uma derrota que ela tomou do Yukihira, ela começou a gostar dele e ficar mais humana com as pessoas (Ikumi é uma cavala de ignorante)
  • Takumi Aldini: Ele é de uma familia renomada por seu restaurante na Itália. Takumi Aldini não gostou do discurso de Yukihira quando ele entrou, e decidiu a todo custo derruba-lo. Aldini encherga em Yukihira uma chance de se aperfeiçoar e se tornou o seu eterno rival.
  • Senzaemon Nakiri: É o diretor da Academia Tootsuki e avô de Erina.
Dentre outros.



Universo do Anime: 

O anime de certa forma é de gênero Slice of Life (Vida cotidiana), sendo adaptada a um universo culinário onde todos sonham em ser grandes mestres de cozinha.

Eu classificaria Shokugeki no Souma como um anime de prazer culposo, pois ele é muito bom, apresenta um humor muito engraçado e tem um bom desenvolvimento por parte do elenco, além de músicas excelentes, Mas ele carrega um estilo estranho de humor alternativo (Que o qualificou como sendo ecchi).

O que quero dizer é o seguinte:



O anime tem cenas bizarras.
A moral do anime é a seguinte: Os personagens fazem pratos gostosos, o pessoal/cliente come, e começa a se imaginar em lugares e situações que condizem com a satisfação do sujeito.

Shokugeki no Souma usa cenas de nudez censurada para representar a pureza e o ápice do prazer ao comer alguma iguaria preparada pelos nossos personagens.

Em passo a passo seria isso:
Que levaria a isso:


Na primeira vez que eu vi esse anime eu até cheguei a cogitar que eu tinha sido enganado e estava vendo alguma animação adulta (De tão bizarro que é)

Mas como não acontece nada, eu estou fazendo um artigo sobre.
...
(Tosse)
...

Continuando:

O traço do anime é muito bonito, as paisagens e os pratos mostrados são bastante realistas, além de ter um elenco bonito aos olhos (Todo mundo é bonito nesse desenho, não tem ninguém feio)


Certos pratos te dão até água na boca.
E em relação a paisagens, é só vocês verem as aberturas que eu linkei no começo desse artigo, é de se surpreender.

A trilha sonora também esta de parabéns, são músicas envolventes, tanto em momentos épicos, de comédia, dramáticos entre outros.

Em momentos de humor da série, o traço adota um estilo Chibi (Estilo Chibi: É um estilo de traço japonês onde os elementos usados acabam ficando pequenos, personagens ficam cabeçudos e fofos).


O mundo existe em Shokugeki no Souma, podemos ver em diversos episódios o pessoal lembrando de países como Japão, China, Brasil, Estados Unidos, Itália e Índia por exemplo, quando eles vão preparar algum prato.

Alias, os personagens estrangeiros têm sotaque, um ponto forte se me perguntarem.

Esse anime é como se fosse um MasterChef para crianças, uma vez que os personagens principais estão entre 13 e 16 anos.

Os personagens são postos diariamente a provas onde eles são testados em criatividade, paciência e disciplina, e seus pratos precisam atender a inúmeros requisitos que vão de sabor, textura, consistência, cheiro entre outras exigências.

O foco do anime é o amadurecimento. Personagens vivem cometendo erros e aprendendo com eles, e futuramente usando o que aprenderam em pratos novos nunca antes vistos.

É surpreendente o desenvolvimento dos personagens, a Megumi graças ao Yukihira acaba ficando mais segura de si, e perder o medo de palco eventualmente.

Fora que no desenrolar da série, vamos descobrindo inúmeras coisas, como por exemplo o passado do Pai do Soma (Hora eu chamo ele de Soma, hora de Souma, uma hora vocês se acostumam)
Descobrimos que o Joichiro foi um dos formandos daquela Academia, e era uma lenda pois ele foi o 1° na Elite dos 10.

Após aquelas cenas de fazer você fechar a porta do quarto, os jurados/clientes/pessoas famintas, acabam dando uma de especialistas gourmet e falando o processo que levou a ser criado tal prato.
É um anime muito informativo neste aspecto, pois além de ter o ''modo de preparo'' daquela refeição, ainda contam a história que levou esse prato a ser concebido.

O Anime conta também com referencias, como por exemplo essa que fizeram de Hokuto no Ken (O Punho da Estrela Polar).
Na ocasião, tudo não se passava da imaginação do Isshiki pensando em como os colegas de quarto dele voltariam após prestar um evento em um resort.

Já que eu rasguei tanta seda em cima desse anime devido a sua música...


Encerramento:




Eu lembro de uma coisa engraçada... (Eba, historinha)

Eu descobri esse anime lá pelo começo do segundo semestre do meu terceirão.
Houve não faço ideia do que, mas eu sei que nossa sala de aula foi interditada (Ou dada para uma turma com a sala interditada)
Por causa disso, nossa turma ficou tendo aulas na sala de informatica (Eu poderia contar tanta coisa que rolou na sala de informatica enquanto estivemos ali).

Eu já estava praticamente passado (Saudades da época em que eu ia com notas boas...)
E eu gostava de passar meus finais de aula assistindo o 1° encerramento de Shokugeki no Souma.

Essa era a história.



Minha Opinião:
Antes de mais nada eu gostaria de  agradecer ao  canal OtakuDoidão pois foi ele quem me apresentou Shokugeki no Souma, O canal do cara é bom, ele é de Animes Cracks (São zoeiras com animes, onde o sujeito introduz músicas e memes nele), só é uma pena que ele é quase ausente em termos de vídeo.

Eu gosto muito de Shokugeki no Souma e graças a esse artigo eu decidi rever o anime.

Como eu prometi, aqui vai uma historinha sobre como o Shun Ibusaki me fez tirar 8,0 em portugues (Matheus Reis, caso veja isso, sim, foi baseado nesse cara que a gente montou aquela história).

A professora de português nos deu um trabalho em dupla e devíamos desenvolver alguma história.
Eu e meu amigo não tinhamos ideia para nada, mas eu gostava desse anime na época e me lembro de pagar um pau para o Ibusaki, então eu falei para o meu amigo: ''Cara, a unica ideia que eu tenho é do personagem, podíamos fazer um sujeito caladão/tímido.

A partir dai fomos modificando a história e chegamos no seguinte resultado: Era a história de um garoto de rua que era calado e que ficou doente (Não lembro qual foi a doença que estabelecemos, só sei que foi uma dessas três: Pneumonia, Hipoglicemia, Leucemia...Eu acho).
E no final o garoto é adotado pela médica que estava cuidando dele e tempos depois ele morre.

O projeto final se distanciou totalmente do personagem a qual eu me inspirei, mas ele serviu de base e sou grato a isso.

Enfim, um breve recapitulamento: Shokugeki no Souma é um anime bom, ele é muito informativo e bastante comico, mas também apresenta cenas que te deixaram sem jeito se for ''pego no flagra''.

Esse foi mais um artigo, espero que tenham gostado, se tiverem sugestões ou críticas, favor mandar nos comentários.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário