terça-feira, 31 de outubro de 2017

Monstros de games de terror


Fala pessoal, como vão vocês? Hoje é noite de Halloween, e como forma de comemorar essa que é uma das minhas datas festivas favoritas pela temática abordada nas programações de tv (Eu amo filmes de terror), eu decidi listar algumas das criaturas que eu mais admiro, seja pela bizarrice, pelo ''carisma'' ou pela dificuldade que a criatura nos proporcionou em nossas jogatinas.

Nota: Alguns monstros listados eu irei falar por cima pois seus jogos não foram jogador por minha pessoa, então só os deixo como uma forma de homenagear a ideia criativa que deve ter tirado o sono de muitas pessoas.

Sei que não postei nada nesse mês inteiro, e a culpa é minha, fiquei procrastinando, prometo parar, mas sempre acabo tendo uns ''ataques de ''agora não'''', e no fim acabo vendo que uma semana, um mês se passou e no fim não desenvolvi nada.

Esse blog é de caráter informativo e lazer baseado nos conteúdos com o qual eu gosto de dialogar sobre, eu o vejo como um passatempo, um hobby, mas quando eu ponho na cabeça que ''Eu preciso atualizar meu blog'' (Uma coisa que acontece com certa frequencia) eu acabo não desenvolvendo nada.

Então esta decidido, eu irei fazer esses artigos como se fosse uma coisa habitual e descompromissada novamente, prometo que serei (tentarei pelo menos) ser menos ausente... Fiquem no aguardo, pois tenho diversos temas para trabalhar e que ainda estou na cabeça do povo.

Agora que já notifiquei vocês do que anda acontecendo, vamos a lista:


(AVISO: Esse artigo contém SPOILERS e pode conter alguma imagem forte, caso você leitor seja uma pessoa sensível, esteja avisado)



Grunt (Amnesia)
Grunt é um inimigo comum em Amnesia, um jogo onde você só pode fugir e que a ambientação é tão escura que parece que os monstros estão surgindo da escuridão (Estão...mas não nesse sentido). Grunt começa nossa lista por ser uma criatura monstruosa, porem não tão mortal. Eu não simpatizo com esse infeliz, mas reconheço sua ''importância'' na série de Amnesia


Spider-Lady (Evil Within)
Spider Lady é como ficou conhecida uma das criaturas mais bizarras de Evil Within. Originalmente a Spider Lady era uma jovem normal, de nome Laura. Acontece que Laura morreu e a Spider Lady acabou sendo a versão monstruosa fruto dos pensamentos de culpa de seu irmão Ruvik. Fica óbvio que pela descrição que dei, não cheguei a jogar Evil Within (Eu morreria no processo), mas aqui decido abrir espaço para essa criatura pois seu desing combina duas coisas que aterrorizaram (Ainda Aterrorizam?) as pessoas: Uma típica moça com cabelos compridos e negros (cof cof Samara cof cof) com aranhas. Outro fator para dar gelo no jogador é a movimentação da criatura, ela é lenta, porem pode te perseguir ate nos quintos do inferno e é capaz de se teletransportar para curtas distancias e reanimar os cadáveres dos inimigos abatidos.





Lying Figure (Sillent Hill 2)
E mais uma figura feminina a lista, dessa vez eu falo do Lying Figure. Para quem jogou Sillent Hill 2 deve se lembrar, essa criatura foi seu primeiro monstro, inclusive devem se lembrar das inúmeras aparições desse bicho no decorrer do jogo e seu simbolismo. Um pouco da história de Sillent Hill 2 agora: Aqui você joga com James Sunderland, e decide ir para Sillent Hill em busca do paradeio de sua até então finada esposa Mary, que misteriosamente te manda uma carta, o que leva a James embarcar em uma busca por respostas que culminam em sua chegada em Sillent Hill. Chegando lá, James é atormentado por monstros bizarros com características femininas, esses monstros são seres baseados nos medos e no sentimento de culpa de James pelo ocorrido com sua esposa Mary (Não irei ''espoilar'' mais que isso, apenas saibam que James é um babaca)
O motivo de colocar essa figura na lista é meio óbvio, olhe para essa coisa: Parece uma pessoa presa dentro de uma pele cinzenta que a impede de por seus braços para fora, além dos sons e movimentação bizarra da criatura, ela ainda pode te atacar com um ácido que ela dispara de sua boca. 




Slasher (Dead Space)
Vamos nos lembrar do primeiro Dead Space: Um jogo de terror, com um nível de violência gráfica absurda, ambientação escura e uma sensação que em qualquer momento alguma coisa pode saltar na tela e te partir em dois. Claro, essa receita de bolo se repete nos outros jogos da franquia, mas houveram algumas alterações em suas mecânicas que culminaram no jogo se tornando mais frenético do que suspense. Enfim...Slasher's são mortos vivos reanimados com as criaturas que invadiram a nave Ishimura. Essas criaturas são o fruto da mente dos desings do jogo que ficaram estudando horas e horas simulações de cadáveres em acidentes de grande impacto (Como atropelamentos), o resultado disso são monstros em estado de decomposição (Afinal eles estão MORTOS) porem com uma fisionomia desengonçada, mas mesmo assim, mortais. O Slasher é o inimigo padrão da franquia, são rápidos, andam por dutos de ar e não são muito resistentes, mas como o jogo não pausa para acessar o inventário...Eu deixo vocês usarem a imaginação.




Chris Walker (Outlast)
Nunca subestimem a capacidade de uma''empresa'' de jogos indie de fazer games de terror, o resultado é você queimando a língua quando se depara com criaturas horripilantes e desgraçadas como o da imagem a cima. Chris Walker era um guerrilheiro que devido seu histórico de insanidade foi parar no sanatório do game. Lá ele sofreu de experimentos como todos os demais de lá, mas ao invés dele ser só mais um, ele acabou se destacando por sua extrema força física, inteligencia, velocidade e brutalidade. Chris Walker é seu perseguidor pela maior parte do tempo e figura carimbada do game. Chris tem essa cara ''linda'' por auto-mutilamento, e como se não bastasse esse desgraçado ser feio, ele ainda te acha pelos menores deslises cometidos. Um jogo como Outlast, onde você não pode se defender, apenas fugir, somado a essa criatura que é quase hitkill, é de se esperar que muita gente iria se lembrar desse sujeito como um dos maiores monstros/vilões dos games de terror. Então esta ai, receba essa homenagem Chris, e volte para o WalRider te matar (Ops, Spoiler).




Asphyxia (Sillent Hill Homecoming)
Olha...Eu sou um aficionado pelo universo de Sillent Hill, e digo que poucas coisas podem me dar um cagaço pelo desing (susto é outra coisa), mas Asphyxia acaba jogando sujo com essa aparência.
Asphyxia é a representação de Nora Hollowey que foi sacrificada pelo culto a Samael na cidade onde se passa esse jogo.
Asphyxia tem esse nome pois o método da qual foi usado para matar Nora foi o estrangulamento, o que explica parte de sua fisionomia: 10 pares de mãos, sendo um deles em volto de seu pescoço, tendo no sembrante da criatura uma expressão de agonia constante.
Sua fisionomia consiste em diversos troncos femininos fundidos formando uma espécie de centopeia humana, devido o peso de sua ''cauda'', a criatura anda de um jeito esquisito, porem muito assustador. Asphyxia é uma dos diversos bosses de Homecoming, sendo a inimiga lá pra metade do jogo. (Nota: Eu poderia listar o boss final de Sillent Hill Homecoming, mas nem eu sou tão louco ao ponto de postar uma atrocidade dessas aqui, então aqui esta o link para quem quiser ver)




Nêmesis (Resident Evil 3)
E agora falando de um dos peso pesados que mais assustou a molecada da geração do playstation, aqui temos o Nêmesis. Nêmesis é fruto de um experimento com a bio-arma Tirent com o novo vírus, o G Vírus. Nêmesis é uma criatura quase imparável que vivia nos atormentando com suas aparições, alem de ser um inimigo muito forte, ele era resistente e perigoso, como se já não bastasse os tentáculos parasitas em seu corpo, Nêmesis ainda conta com uma fucking Rocket Laucher (Lança Foguete). Nêmesis por muito tempo ficou sendo associado como a figura carimbada dos jogos de terror, mas em minha opinião existe alguém que o supera...Sim, esse alguém só pode ser...




Pyramid Head (Sillent Hill 2)
Os monstros de Sillent Hill davam medo, mas o que você me diz de uma criatura que mata e estupra eles como se fosse a coisa mais normal do mundo? Pyramid Head é a figura carimbada de Sillent Hill 2 (Deu as caras no Homecoming também), sendo uma criatura viva (Entenda-se sem uma necessidade de origem, apenas o significado): Eu explico: A primeira aparição de Pyramid Head foi como sendo um monstro inspirado na imagem dos executores de Sillent Hill na época de 1800 e guaraná com rolha da qual James viu em um retrato uma vez. Pyramid Head é uma figura imortal que anda por ai com uma roupa de açougueiro e uma faca gigante. O simbolismo inicial da criatura era que ele foi a forma como James achou de se punir pelo assassinato de sua esposa (Lembra que mencionei que James era um babaca? Então), sendo perseguido por uma criatura que ataca física e sexualmente suas vítimas, os demais monstros que de uma forma ou de outra lembravam mulheres. Tudo é muito vago em sillent hill, mas a forma como a narrativa trabalha essa criatura é de se arrepiar. Já no Homecoming não foi dada uma explicação para o surgimento da criatura, porem em um dos finais ruins do jogo, algumas dúvidas são levantadas sobre o ''nascimento''de um deles. Outra coisa que nos faz temer ao encontrar essa criatura é saber que a ''cabeça'' dele não é a piramide de metal, aquilo ali é um utensilio de tortura cuja parte interna é composta por diversos espetos, ou seja, o Pyramid esta morto, só esqueceram de falar pra ele.




Minha Opinião
E aqui uma imagem para os deixar mais calmos.

Sei que acabei não falando das inúmeras obras que prentendia, porem como disse mais pra cima do artigo, eu pretendo me tormar uma pessoa mais participativa, essas ideias não desapareceram, pois deixarei tudo anotado, e sei que ano que vem poderei falar delas e de outras que terão surgido até lá.

Espero que tenham passado bem o mês de Outubro, pois Novembro vem ai, ainda não tenho uma temática em mente, talvez eu trabalhe de forma livre, mas isso é o que veremos.

Espero que possam compreender que esse artigo não saiu com a qualidade normal que meus artigos possuem, ele foi desenvolvido em um pouco mais de uma hora, eu costumo levar de 3 a 4 horas desenvolvendo meus artigos para os deixa-los os mais impecáveis possível. Pretendo também modificar alguns artigos já feitos antes, não irei reestrutura-los pois acho que isso iria destruir a imagem de progressão que tive desde que comecei a fazer esse blog, ele tem me ajudado muito e quero deixar isso registrado.

Pois bem, esse foi mais um artigo, espero que tenham gostado, caso tenham alguma sugestão ou crítica, escrever nos comentários abaixo ou então mandar para o meu Twitter.

Até a próxima e tchau.