UNDERTALE:
Fala Pessoal como vão vocês? Hoje é 1° de abril, e por nenhuma razão aparente eu decidi iniciar o mês falando sobre um dos jogos que mais me gerou Hype no ano passado. Hoje eu pretendo falar de Undertale.
(Nota do Matteus: Eu pensei em fazer uma piadinha de 1° de Abril, mas no final seria uma bost@, pois não sou bom com piadinhas e todo mundo iria achar sem graça...)
(Tosse)
Enfim, eu quero falar desse jogo e depois irei exclarecer algumas coisas sobre ele em ''Minha Opinião'' ou em alguma outra nota que anteceder ela. Sem mais enrolações, vamos ao jogo.
(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS)
Undertale (Conto debaixo da terra? Fabula debaixo da Terra?) É um jogo Indie de RPG com elementos de puzzle de estilo retro produzido por Toby Fox em 15 de Setembro de 2015 e disponível para Windows, via Steam.
(Jogos retro são jogos que utilizam de um traço/animação que é toda trabalhada no estilo 8 e 16 bits.)
(Jogos Indie: São jogos que são feitos por pequenos grupos ou uma pessoa só, com ou sem apoio de ninguém e feitos na raça (Exemplos: Undertale, Slender Man, Outlast, etc...))
Toby Fox (1991-) É um jovem brilhante e amante de games. Toby Fox quando criança gostava muito de jogar a série Mother (EarthBound) e se inspirou na mesma para criar um jogo do zero. Toby Fox era um garoto muito inteligente e sabia tocar piano, então usando suas habilidades de música, ele compôs a trilha sonora de Undertale e desenvolveu o jogo com referencia na Engine de EarthBound
(Comparação)
EarthBound (Snes)
Undertale
Sinopsia:
Há muitos anos atrás, haviam duas raças que povoaram a terra: Os Humanos e os Monstros.
Houve um conflito entre humanos e os monstros, e tudo levou a uma guerra, que, mesmo com vantagem numérica, os monstros acabaram perdendo a guerra. As consequências disso foram os monstros sendo selados no subsolo pela magia dos humanos.
Muitos anos se passaram...
Há muitos anos atrás, haviam duas raças que povoaram a terra: Os Humanos e os Monstros.
Houve um conflito entre humanos e os monstros, e tudo levou a uma guerra, que, mesmo com vantagem numérica, os monstros acabaram perdendo a guerra. As consequências disso foram os monstros sendo selados no subsolo pela magia dos humanos.
Muitos anos se passaram...
E uma criança chamada Frisk acabou caindo em um buraco localizado no Monte Ebott. Ao invés de morrer, Frisk sobreviveu a queda e foi parar no mundo dos monstros. Cabe a Frisk sobreviver naquele lugar desconhecido e buscar uma maneira de sair daquele lugar.
Personagens:
- Frisk (Você): O protagonista do jogo. Frisk é uma criança de gênero não definido e que caiu por acidente dentro do mundo dos monstros, Frisk é uma criança determinada (Já falo sobre o que é ''DETERMINAÇÃO'') e que tem o livre arbítrio sobre o que fazer lá embaixo.
- Flowey the Flower: Ele é o grande ''vilão'' do jogo. Flowey é uma flor girasol que não possui nenhum sentimento, e devido a isso ela tenta preencher esse vazio com pensamentos genocidas. Flower segue a regra a qual a mesma diz ''Aqui neste mundo, é matar ou ser morto!''. Flowey é um dos personagens com mais material a ser desenvolvido dentro do jogo (Já falo mais sobre ela também, aqui só vai ter SPOILER)
- Toriel: Ela era a antiga rainha do reino dos monstros. Toriel te salva de Flowey e desde então ela tem cuidado de você como se fosse seu filho. Toriel é uma maga poderosa na magia de fogo, e também uma mulher meiga, terna e muito cuidadora. Toriel sonha no dia em que os monstros sejam livres, ela possa abrir uma escola e se tornar uma professora. (Sarcasmo ativado: Eu não me identifiquei nem um pouquinho com ela) (Nota: Eu jurava que ela era uma vaca na primeira vez que a vi, mas na verdade ela é uma cabra)
- Sans: Ele é um cara misterioso, gosta de fazer trocadilhos com ''osso'' e é bastante preguiçoso. Sans é um esqueleto e que de alguma forma esta por toda parte, ele é muito ligado a seu irmão Papyrus e é capaz de fazer tudo pelo seu irmão.
- Papyrus: Ele é o irmão de Sans e é um sonhador. Papyrus quer um dia ser da guarda real e da duro todos os dias para isso, estando sempre em vigia e pronto para pegar o humano para poder ser reconhecido por todos. Papyrus é confiante, leal e engraçado, ama fazer armadilhas e cozinhar spaghetti.
- Undyne: Undyne é a líder da guarda real e treinadora do Papyrus. Undyne é corajosa, forte e destemida, vista como uma guerreira amazona a qual todos gostariam de se tornar; Mas ninguém sabe que por debaixo daquela valentia toda, esta uma garota sensível e compreensiva.
- Dr Alphys: Dr Alphys é a cientista real, ela é muito inteligente e constrói de tudo mais um pouco para ajudar as pessoas de seu reino. Apesar de ser inteligente e estar em um cargo alto, Alphys sofre de baixa autoestima e é uma mulher atrapalhada. Ela gosta da Undyne e ela é Otome (O feminino de Otaku, em miúdos: Ela é fã de animação japonesa)
- Metatton: Ele é um robô construído pela Dr Alphys e que desenvolveu sentimentos. Metatton sonha em ser um sujeito famoso, (Ter um programa de tv, participar de Reality Show's, essas coisas).
- Rei Asgore: Ele é o rei dos monstros e ex-marido de Toriel. Toriel deixou ele, depois que seu filho, Asriel faleceu devido a irresponsabilidade do pai. Asgore é um rei adorado por todos, sábio, pacato e benevolente, mas que nunca se perdoou pelo ocorrido.
Dentre outros.
Detalhes técnicos:
No jogo podemos andar e interagir com os elementos a nossa volta, falar com npc's e ler placas.
O jogo possui batalhas randômicas e um limite de inimigos presentes em uma área (É importante lembrar disso)
O mapa de Undertale é dividido em seções, são 5 no total:
- Ruinas
- Snowdin
- As cachoeiras/cavernas
- Hotland
- O Palácio
Cada uma dessas seções possuem inimigos próprios e pelo menos 1 dos bosses (Personagens importantes).
No decorrer do jogo vamos encontrar diversas partes com puzzles (quebra-cabeças) essas que só são resolvidas se você ativar algum mecanismo, ou completar algum desafio proposto.
Quando entramos em uma luta aparece 4 ações:
O jogo contém algumas mecânicas que vou explicar agora: Existe uma ''estrela'' que serve para você salvar o seu progresso, toda vez que você salva ele, aparece alguma frase inspiradora, como por exemplo:- Fight (Lutar), onde você desfere um ataque que causa um dano associado a sua arma (graveto, faca, pistola, etc...)
- Act (Ação): Onde você interage com o adversário, conversando com ele, essa interação é util para fazer a criatura mudar de ideia e deixar de querer te atacar.
- Item: Você acessa o seu inventário (composto por 20 slots)
- Mercy (Piedade): Usado para encerrar uma luta sem ter que matar o seu alvo.
Independente da forma como você vai reagir numa luta, você deve desviar dos ataques dos inimigos:
No turmo do seu adversário, surge uma tela quadrada e o coração no centro dela representa você. O inimigo ira disparar diversos objetos/armas que condizem com o seu estilo (no caso da Muffet a aranha com bules de chás, ela ataca usando aranhas) Você deve desviar desses objetos que são disparados em sua direção e a jogabilidade nesse momento é bastante semelhante aos jogos Shooters (Jogos de navezinha)
Alguns inimigos são afetados por suas ações, como por exemplo: A Toriel te dá uma torta de caramelo-canela, se você guardar a torta para a luta contra o Rei Asgore, você pode acabar com a luta comendo a torta na frente dele.
O jogo te dá a escolha do que fazer, matar todos ou poupa-los, neste quesito ele é bastante diferente dos jogos do gênero RPG, permitindo você evitar confrontos e podendo poupar suas forças e a vida do inimigo.
Olhando esse aspecto, o jogo foge da linearidade de um game comum, e já que eu falei sobre isso...
O jogo apresenta 9 finais diferentes, sendo de verdade apenas 3 finais que são totalmente distintos um do outro; seriam o final bom (pacifista), o final neutro e o final ruim (genocida).
Tradução: A escuridão das ruínas se dissiparam, isso te enche de determinação.
Em alguns lugares do jogo você poderá encontrar um baú
Esse baú funciona da mesma forma que nos jogos de Resident Evil; Ele guarda seus itens, e no próximo baú que você achar, lá estarão eles.
Você ainda possui um celular dado por Toriel, com ele você pode ligar para os personagens com quem você já passou, eles te dão algumas dicas sobre o que fazer e até contam mais de suas histórias.
O jogo apresenta alguns lugares onde você pode comprar itens (O dinheiro você consegue derrotando inimigos (Entendam que eu disse ''Derrotando'' e não MATANDO, então até poupando eles você consegue dinheiro)
Mas há um lugar onde você pode vender suas tralhas, na vila Temmie:
Temmie's são uma raça de hibridos de cães e gatos e que possuem o mesmo nome, com exceção do Bob
(E isso seria uma piada dentro do jogo).
Se você decide matar os seus inimigos, você ganha xp, que no jogo é chamado de L.O.V.E
-Matteus, isso não é bonitinho ou fofo/estranho? Digo, você ganha ''amor'' quando mata os monstros?
-Então...Em Undertale L.O.V.E Significa ''Level of ViolencE'' (Nível de violência).
Conforme você vai matando os personagens, você vai ficando mais forte mas o dialogo dos monstros também muda, eles te tratam como um assassino desgraçado e imoral.
E isso acaba te transformando no final em Chara (Explicação mais aprofundada sobre CHARA em ''Universo do Jogo''.
A trilha sonora do jogo é fantástica, as músicas de Undertale foram compostas por Temmie Chang e Toby Fox para o próprio jogo.
Aqui estão todas elas para que você possa escultar:
Em especial, quero falar da música ''propaganda'' de Undertale, Memory (Coloque nos 32 minutos para ouvi-la)
Ela é uma música muito ligada aos eventos tristes e emocionantes do jogo, pois é quando ela mais toca, e há um puzzle de um piano que consiste em tocar algumas notas dessa melodia.
O jogo é desafiador e muito divertido, tem traços simples e personagem bastante presentes a trama.
Universo do jogo:
No universo do jogo é dito que os monstros foram derrotados pelos humanos, pois os humanos possuem uma arma imbatível: SUA ALMA.
A alma de um ser humano lhe da a sua fonte de vida, seus sentimentos, e de seus sentimentos o mais forte deles é a sua DETERMINAÇÃO.
Em Undertale, a determinação é um sentimento que dá poderes ao seu usuário, permitindo ele sobreviver a situações extremas. Também é dito que, se um monstro conseguir obter a alma de um ser humano, o mesmo terá um poder jamais visto, podendo se equiparar a um Deus.
Os monstros que nós encontramos no jogo a principio queriam sua alma, com qual finalidade vocês me perguntam? Os monstros quando perderam a guerra foram selados no subsolo por uma barreira encantada e nada podia quebrar o feitiço, a menos que tivesse o poder de um humano, sua Determinação (Nota: Centenas de monstros reunidos equivalem a um único humano em matéria de poder)
Agora deixe-me explicar quem é Chara.
Ao fazermos a rota pacifista (não mate ninguém) descobrimos a verdade sobre a história de Asgore e Toriel.
Era uma vez um casal de monarcas no mundo dos monstros, eram Asgore e sua espora Toriel.
Eles tinham um filho chamado Asriel. Eles eram muito felizes juntos.
Um dia, uma coisa que iria mudar a vida deles aconteceu: Um humano caiu no mundo dos monstros.
Seu nome era Chara. Chara foi criado como um filho pelo casal, e tudo ia bem; Mas em um fatídico dia...
Toriel saiu e deixou Asgore tomando conta das crianças, Chara comeu alguma coisa que acharam no jardim e ficou muito doente, e veio a falecer.
Como ultimo pedido, Chara pediu a Asriel leva-lo a sua vila para morrer em paz.
Asriel cumpriu sua promessa e foi morto pelos moradores da vila, pensando que Asriel havia matado Chara.
Toriel não acreditou no que ouviu e deixou Asgore.
É por isso que Toriel é tão materna com Frisk, alias, Frisk e Chara não foram as unicas crianças que cairão naquele lugar, houveram outras 6.
Asgore ficou louco, e queria a liberdade de seu povo, mas para isso, precisaria do poder de 7 almas de humanos...O que levou a isso.
O caixão com coração vermelho era destinado ao seu personagem.
Jogando a rota pacifista descobrimos outra coisa também.
Dra Alphys fez um experimento para trazer monstros de volta a vida, ela tentou trazer Asriel de volta, mas o experimento falhou e as ''cinzas'' de Asriel se espalharam em um campo de gira-sois, e delas, nasceu Flowey.
Após uma cena surpreendente nos momentos finais do modo pacifista, Flowey se transforma em Asriel, que absorve o poder de todos os monstros e se proclama o Deus da Hyper Morte.
E o mesmo no final se sacrifica para que todos possam ser livres após Frisk salvar a ''alma'' de Asriel.
-Mas e quanto a Chara?
Fazendo o modo Genocida...
Descobrimos que a essência de Chara ficou guardada no sub-solo e que só conseguiria despertar com uma grande quantidade de determinação e poder.
Ao matar a todos, Frisk vai aos poucos sendo ''possuído'' por Chara, que em contato de tanta maldade acaba se tornando aquilo que jamais ousou ser.
É por causa dessa coisa vaga, que há muita margem de erro quando vemos por ai gente contando a história de Chara, alegando que aquela garota era o demônio em forma de criança e tudo mais, mas na verdade ela é apenas o reflexo do que o jogador fez...Poético não?
O jogo trabalha inúmeros temas, como amizade, companheirismo, família, determinação/perseverança, sonhos e até aborda a relação de um casal LGBT.
A forma como é trabalhada a relação das duas é digno de um oscar. Não temos aqui uma relação afrescalhada e jogada goela abaixo para mostrar a representatividade dos gays.
Em Undertale, temos a toda poderosa Undyne e a brilhante Dra Alphys, e que mesmo sendo muito diferente uma da outra, elas tem uma relação de carinho, confiança e amor, não é nada explicito, mas fica evidente que uma gosta mesmo da outra no sentido cônjuge da coisa.
O jogo apesar de ser retro, ele possui paisagens bonitas como por exemplo a cena da caverna com o Monster Kid.
O jogo foi inspirado em diversos outros jogos a quais Toby Fox era muito fã, e cuja algumas mecânicas foram pegas e trabalhadas junto ao enredo, tais como:
Shin Megami Tensei, produzido pela Atlus e cuja uma de suas mecânicas inseridas é a de dialogo durante as lutas.
E EarthBound (Mother) que muitos elementos foram aproveitados, como o estilo de luta dos personagens e a interação com o cenário.
UnderTale é um jogo profundo que pegou todos de surpresa pelo estilo dele. TODOS os seus personagens possuem história, possuem vida, todos são bem desenvolvidos e é impossivel você não sentir empatia por eles.
Esse foi um fator que levou ao público a loucura criando uma legião de fãs que constroem fanarts como essas:
Undertale tem um universo gigantesco a ser explorado, e de certa forma, os finais do jogo afetam o seu new game. O jogo deixa salvo nos registros o que você fez, e com base nisso todo novo jogo a partir dai trara algumas mudanças de diálogos por conta disso.
Minha Opinião:
Antes de mais nada gostaria de explicar como funciona o meu hype e como eu conheci Undertale.
Eu cresci devorando (sentido figurado) inúmeros produtos das mídias de ação, e isso acabou me deixando saturado (Eram shonens em animação, e filmes de ação/terror) e toda vez que eu via algo que diferenciasse dessa gama, era um frescor para mim.
Quando eu fico ''hypado'' por um produto, eu encho o saco de todo mundo ou ajo de outro jeito, escultando músicas, assistindo vídeos e paródias de todo o tipo sobre aquele determinado produto.
Foi assim com Rave Master
Foi assim com Death Note
Foi assim com Sillent Hill
Foi assim com Katekyo Hitman Reborn, enfim, vocês entenderam.
E eu achei curioso a moral e a idolatração de Undertale, até que eu decidi procurar sobre ele, e encontrei os vídeos do canal do ElectronicDesireGE.
E da mesma forma que aquele cara se encantou com o jogo, eu também fiquei.
Em resumo: Eu gosto de Undertale e no final do ano passado eu obtive de presente do meu amigo Alexandre esse jogo. Acho ele bacana, possui musicas que ficam na sua cabeça e personagens carismáticos
Alias: Eu acho que Frisk e Chara são garotas.
Enfim, era sobre esse artigo que eu pretendia ter falado em Fevereiro, e agora eu trago ele, espero que tenham gostado e se tiverem sugestões ou críticas, mandem nos comentários.
(E sim, eu sei que eu sou burro, se eu quisesse fazer fama com esse artigo, eu teria que ter feito ele no máximo no ano passado.)
Bom, era isso, até a próxima e tchau.
Agora deixe-me explicar quem é Chara.
Ao fazermos a rota pacifista (não mate ninguém) descobrimos a verdade sobre a história de Asgore e Toriel.
Era uma vez um casal de monarcas no mundo dos monstros, eram Asgore e sua espora Toriel.
Eles tinham um filho chamado Asriel. Eles eram muito felizes juntos.
Um dia, uma coisa que iria mudar a vida deles aconteceu: Um humano caiu no mundo dos monstros.
Seu nome era Chara. Chara foi criado como um filho pelo casal, e tudo ia bem; Mas em um fatídico dia...
Toriel saiu e deixou Asgore tomando conta das crianças, Chara comeu alguma coisa que acharam no jardim e ficou muito doente, e veio a falecer.
Como ultimo pedido, Chara pediu a Asriel leva-lo a sua vila para morrer em paz.
Asriel cumpriu sua promessa e foi morto pelos moradores da vila, pensando que Asriel havia matado Chara.
Toriel não acreditou no que ouviu e deixou Asgore.
É por isso que Toriel é tão materna com Frisk, alias, Frisk e Chara não foram as unicas crianças que cairão naquele lugar, houveram outras 6.
Asgore ficou louco, e queria a liberdade de seu povo, mas para isso, precisaria do poder de 7 almas de humanos...O que levou a isso.
O caixão com coração vermelho era destinado ao seu personagem.
Jogando a rota pacifista descobrimos outra coisa também.
Dra Alphys fez um experimento para trazer monstros de volta a vida, ela tentou trazer Asriel de volta, mas o experimento falhou e as ''cinzas'' de Asriel se espalharam em um campo de gira-sois, e delas, nasceu Flowey.
Após uma cena surpreendente nos momentos finais do modo pacifista, Flowey se transforma em Asriel, que absorve o poder de todos os monstros e se proclama o Deus da Hyper Morte.
E o mesmo no final se sacrifica para que todos possam ser livres após Frisk salvar a ''alma'' de Asriel.
-Mas e quanto a Chara?
Fazendo o modo Genocida...
Descobrimos que a essência de Chara ficou guardada no sub-solo e que só conseguiria despertar com uma grande quantidade de determinação e poder.
Ao matar a todos, Frisk vai aos poucos sendo ''possuído'' por Chara, que em contato de tanta maldade acaba se tornando aquilo que jamais ousou ser.
É por causa dessa coisa vaga, que há muita margem de erro quando vemos por ai gente contando a história de Chara, alegando que aquela garota era o demônio em forma de criança e tudo mais, mas na verdade ela é apenas o reflexo do que o jogador fez...Poético não?
O jogo trabalha inúmeros temas, como amizade, companheirismo, família, determinação/perseverança, sonhos e até aborda a relação de um casal LGBT.
A forma como é trabalhada a relação das duas é digno de um oscar. Não temos aqui uma relação afrescalhada e jogada goela abaixo para mostrar a representatividade dos gays.
Em Undertale, temos a toda poderosa Undyne e a brilhante Dra Alphys, e que mesmo sendo muito diferente uma da outra, elas tem uma relação de carinho, confiança e amor, não é nada explicito, mas fica evidente que uma gosta mesmo da outra no sentido cônjuge da coisa.
O jogo apesar de ser retro, ele possui paisagens bonitas como por exemplo a cena da caverna com o Monster Kid.
O jogo foi inspirado em diversos outros jogos a quais Toby Fox era muito fã, e cuja algumas mecânicas foram pegas e trabalhadas junto ao enredo, tais como:
Shin Megami Tensei, produzido pela Atlus e cuja uma de suas mecânicas inseridas é a de dialogo durante as lutas.
E EarthBound (Mother) que muitos elementos foram aproveitados, como o estilo de luta dos personagens e a interação com o cenário.
UnderTale é um jogo profundo que pegou todos de surpresa pelo estilo dele. TODOS os seus personagens possuem história, possuem vida, todos são bem desenvolvidos e é impossivel você não sentir empatia por eles.
Esse foi um fator que levou ao público a loucura criando uma legião de fãs que constroem fanarts como essas:
De fato, Undertale é um dos jogos com a maior fandom de todas. Infelizmente isso foi uma faca de dois gumes, pois se por um lado tivemos inúmeros fãs usando de sua criatividade para promover o jogo com fanarts incríveis, tivemos outros que só usaram o jogo para a produção de material de entretenimento adulto.
O jogo foi até ''expandido'' por alguns fãs que produziram as AU's (Alternative Universe/ Universos Alternativos).
São jogos que exploram mais os personagens, sendo vistos e trabalhados de outras formas.
E tudo isso começou a partir do Sans. Sans na rota Genocida apresenta ser um inimigo formidável e que de alguma forma, conhece as linhas do tempo, isso o leva a proferir frases como ''Em outra ocasião seriamos amigos'' e coisas do tipo.
E alias, o sugeito (você) se sente mal fazendo a rota genocida se fez a pacifista antes, pois tem que matar todos que te trataram tão bem. Mas em destaque (Já que estou falando do Sans) vou citar o Papyrus.
Mesmo você trucidando o coitado, ele ainda tem esperanças que você possa mudar, e isso é o mais forte soco no estomago que você poderia tomar, e alias, é isso que motiva o Sans a querer te matar a partir dai.Undertale tem um universo gigantesco a ser explorado, e de certa forma, os finais do jogo afetam o seu new game. O jogo deixa salvo nos registros o que você fez, e com base nisso todo novo jogo a partir dai trara algumas mudanças de diálogos por conta disso.
E para não perder o assunto em relação a Fandom de Undertale, vejam esse vídeo do Sr Wilson como Odiador:
Minha Opinião:
Antes de mais nada gostaria de explicar como funciona o meu hype e como eu conheci Undertale.
Eu cresci devorando (sentido figurado) inúmeros produtos das mídias de ação, e isso acabou me deixando saturado (Eram shonens em animação, e filmes de ação/terror) e toda vez que eu via algo que diferenciasse dessa gama, era um frescor para mim.
Quando eu fico ''hypado'' por um produto, eu encho o saco de todo mundo ou ajo de outro jeito, escultando músicas, assistindo vídeos e paródias de todo o tipo sobre aquele determinado produto.
Foi assim com Rave Master
Foi assim com Death Note
Foi assim com Sillent Hill
Foi assim com Katekyo Hitman Reborn, enfim, vocês entenderam.
E eu achei curioso a moral e a idolatração de Undertale, até que eu decidi procurar sobre ele, e encontrei os vídeos do canal do ElectronicDesireGE.
E da mesma forma que aquele cara se encantou com o jogo, eu também fiquei.
Em resumo: Eu gosto de Undertale e no final do ano passado eu obtive de presente do meu amigo Alexandre esse jogo. Acho ele bacana, possui musicas que ficam na sua cabeça e personagens carismáticos
Alias: Eu acho que Frisk e Chara são garotas.
Enfim, era sobre esse artigo que eu pretendia ter falado em Fevereiro, e agora eu trago ele, espero que tenham gostado e se tiverem sugestões ou críticas, mandem nos comentários.
(E sim, eu sei que eu sou burro, se eu quisesse fazer fama com esse artigo, eu teria que ter feito ele no máximo no ano passado.)
Bom, era isso, até a próxima e tchau.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirQue bom que gostou, Davilson. Qualquer coisa, é só sugerir outros temas para futuros artigos aqui.
ExcluirQue jogo ruim a historia é mó chata
ResponderExcluirDiferenças de opiniões
Excluirbabaca esse tal unknown (desconhecido)
ExcluirNão precisa xingar o cara, são questões de opinião, ele não gostou, vida que segue.
Excluirjorge um pouco maais
Excluirgostei
ResponderExcluirAmo Undertale! Espero que tenha uma continuação :D
ResponderExcluirVamos torcer que sim, embora recentemente Toby Fox tenha se pronunciado a respeito da fanbase do jogo e dando a entender que não ira publicar uma sequencia.
ExcluirAdoro undertale alguém me ajuda no canal??
ResponderExcluirBom dia anônimo, você tem um canal de Undertale? que legal, mas me diga, o que espera encontrar aqui, digo, que tipo de ajuda precisa?
ExcluirGaler que curti gameplay de undertale passa no meu canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UC2jE5_h-0KLs5SUaRXWSnGw/videos?view_as=subscriber
ResponderExcluirgg
ResponderExcluir