quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Boku no Hero Academia: O amadurecimento e a rivalidade de Midoriya e Bagukou


Feliz 2019 galera!!!!!!
...

(tosse)

...

E então, quais as novidades que vocês contam? Passaram o Réveillon ao lado de seus amigos e familiares? que bom. Para começar o ano com o pé direito eu irei dar continuidade a temática de Boku no Hero Academia da qual falei da última vez sobre a Visão de Mundo dos Vilões.

Dessa vez, o meu objetivo será explorar as origens e o desenvolvimento de dois dos mais importantes personagens da obra da série; basicamente o protagonista e o co-protagonistas, falo de Izuku Midoriya e Katsuki Bakugou.

Sem mais enrolações, vamos a analise (Eu já falei antes sobre a sinopse do anime no artigo anterior, mas irei dar uma breve pincelada mesmo assim).

Ah, quase esqueci de comentar uma coisa:

''Eu não vou tentar nutrir uma bolha de hype por esse anime''

Então...Eu acabei sendo tomado pelo hype e acabei lendo o mangá online de Boku no Hero até onde ele lançou (Sim...eu li em um dia uns 100 capítulos), neste caso, esse artigo será recheado de SPOILERS de coisas que nem sairão ainda, e usarei parte dos eventos do mangá para dar complemento ao crescimento pessoal, acadêmico e heroico dos dois personagens, traçando em diversos momentos paralelos entre eles durante as fases da obra.

AVISO: Esse artigo contém SPOILERS, veja o anime aqui.

Boku no Hero Academia (Conhecido nos Estados Unidos e em outras regiões como ''My Hero Academy) é uma obra Shonen (ação & aventura) de comédia dramática, fantasia e ficção cientifica criado por Kõhei Horikoshi em 7 de Julho de 2014, adaptado para anime por Kenji Nagasaki em 3 de Abril de 2016.

Na obra acompanhamos um mundo onde ''super-poderes'' existem e a forma como eles acabaram modelando a sociedade, girando em torno de Super-Heróis e Super-Vilões que se confrontam por seus ideais usando suas ''individualidades'' (O nome dado aos ''super-poderes'').

Nessa obra acompanhamos os passos de Izuku Midoriya de um garoto sem individualidade com uma forte ambição de se tornar um herói seguindo os passos de seu maior ídolo, o ''Simbolo da Paz e Herói Nº1, All Might, para um herdeiro do poder ''One for All'' e indo estudar em uma escola para super-heróis para aprender a usar seus poderes e aprender valores que serão essenciais para o futuro.

Pois bem...vamos então nos ater em Midoriya:
Midoriya é um menino gentil e de forte ideologia, inspirado nos grandes heróis, a criança fala pelos cotovelos e segue para cima e para baixo com um caderno de anotações da qual usa para escrever sobre individualidades de outros heróis com o objetivo de estudar elas e descobrir com elas alguma forma de se aprimorar.
Embora fosse uma criança sonhadora, o mundo inteiro colocava ele para baixo no que se referia ao seu sonho: Izuku nasceu sem individualidade em um mundo onde 4/5 da população global possui alguma característica especial, e por conta disso seria impossível ele poder se tornar um herói.
Por conta desse tratamento que ele recebe, Izuku Midoriya cresceu até seus 14,15 anos com uma baixa alto-estima e uma grande timidez, mesmo quando é posto contra a parede e confrontado pelos seus sonhos, o garoto não reagia por ser inseguro quanto a ausência de suas habilidades.
Izuku tem como pais pessoas com individualidades (O pai ausente pelo trabalho tem poder de ''cuspir'' fogo e a mãe tem o poder de atração de objetos) e que vendo as limitações do filho, nunca deixaram de o apoiar, mas já houveram momentos em que eles foram realistas e precisaram falar para o filho que seu sonho não era realidade.

Agora vamos falar de Katsuki Bakugou, um colega de infância de Midoriya, a qual ele (Midoriya) via como um amigo, mas a relação não era reciproca:
Katsuki Bakugou é um garoto aventureiro, impulsivo e violento que conheceu Midoriya nos tempos de Jardim-de-Infância e seguiram estudando juntos até o Ensino Fundamental. Filho de uma mãe de temperamento explosivo e exigente, Katsuki cresceu em seus moldes e se tornou um pavio-curto que não leva desaforo para casa. Onde ele ia, Bakugou se destacava devido sua enorme coragem e sua individualidade de gerar nitroglicerina a partir de seu suor e assim poder criar explosões.
Assim como Midoriya, Bakugou nutria uma enorme admiração por All Might, visando em ser FORTE como ele e um dia poder supera-lo.
Por se destacar por sua personalidade e força, a criança cresceu com um enorme ego e passou a destratar aqueles que ele visse como inferior, o que resultou no Bakugou destratando o jovem Midoriya.

Isso acaba nos trazendo para os eventos iniciais do anime quando All Might chega na cidade dos dois, em busca de um monstro de lodo.

 Ao ser salvo do ataque do Sludge (o monstro de lodo) por All Might, Midoriya tenta com todas as forças se agarrar ao herói com o objetivo de perguntar a ele se seria possível ser um herói mesmo não nascendo com nenhuma individualidade. All Might que não queria saber do garoto de cabelo de brocolis, nega e vai embora, mas acaba tendo que salvar outro garoto (dessa vez o Bakugou) do ataque do sludge que havia escapado por culpa do Midoriya.

All Might se surpreende em meio ao caos que estava acontecendo e vendo que mesmo sem nenhuma individualidade, Midoriya tenta fazer de tudo para salvar a Bakugou, não se importando em por sua vida em risco. Sem maiores dificuldades o herói derrota em definitivo o vilão e decide ter um papo com o Midoriya.

Dentro de uns 10 meses haveriam vagas para novos alunos que ingressassem na U.A (A escola de super-heróis) e ao ver o potencial de Midoriya, All Might se encontra disposto a treina-lo e concede-lo o seu poder.

E então 10 meses de um duro treinamento se passam e vemos os resultados:

Midoriya depois de crescer muito em força física e resistência, estaria com o minimo necessário para poder suportar o One for All em seu corpo, porem, ainda era um garoto inseguro e chorão que não sabia controlar bem seus poderes. Devido a enorme força que ele carregava agora, sem maiores esforços seus ataques tinham como efeito colateral vários de seus ossos quebrados o limitando muito no fim de cada luta e o forçando sempre a treinar mais e mais.

E então começa as aulas na U.A

Midoriya acaba fazendo amizades com quase todos, com exceção inicial de Todoroki Shoto que seria em determinado ponto um rival de Midoriya por questões ''familiares''.
Entre seus amigos, Midoriya conheceu e se afeiçoou com Ochako Uraraka da qual gosta muito porem não tem coragem de assumir e Tenya Lida, o líder de classe certinho com uma história incrivel de admiração pelo irmão que o fez crescer para ser um herói.

Midoriya passa por muitas transformações graças a seus amigos e professores, fazendo despertar um lado mais competitivo, corajoso e até imprudente em relação aos perigos. Midoriya sempre acaba ganhando os holofotes de grandes acontecimentos por sempre usar de sua inteligencia para formar planos mirabolantes que ajudam a sair de uma situação arriscada sem maiores prejuízos.

Já Bakugou passou por algumas leves mudanças, continuava arrogante e destratando a todos, porem fez duas amizades da qual uma em especial é com alguém da qual ele não trata feito lixo, seria o caso de Kirishima Eiijirou (o Ruivo) e Denki Raminari (o loiro).
Bakugou era competitivo, ansioso por mostrar suas habilidades e tinha uma visão bruta do oficio, da qual se fosse preciso ser rude e quase matar uma pessoa com uma de suas famigeradas explosões para salva-la, ele o faria.
Em alguns momentos desse arco seria possível ver um lado que só mais tarde seria desenvolvido por parte de Katsuki, que é a impotência que ele sente e guarda para si mesmo; ele vive eternamente em guerra com o Midoriya e não consegue acreditar que alguém que ele humilhou tanto do nada adquire um grande poder e consegue supera-lo em diversos momentos.

No primeiro confronto em que Midoriya e Bakugou travam em um teste de desarmamento entre ''heróis e vilões em duplas'', Midoriya não era páreo para o poder de fogo e a agilidade de seu oponente, mesmo assim usando de trabalho em equipe com Uraraka, conseguiu ludibriar seu adversário e chegar ao objetivo, fazendo Bakugou sentir o gosto amargo da derrota e ficar PUTO com Midoriya. 

E então vemos mais um crescimento em Midoriya (já que o estágio não surte efeito no Bakugou) após os eventos da competição entre salas e o ingresso para o estágio com um super-herói.

Ao treinar e receber ensinamentos sem-nexo de Gran Torino (Antigo mestre de All Might), Midoriya aprende a controlar melhor seus poderes, fazendo com que a energia do One for All percorresse por todo seu corpo de maneira continua, podendo assim aumentar sua velocidade e usar todo o seu corpo para superar obstáculos além de ter controle total de 5% da força do One for All.

Essa saga esta interligada com a do assassino de super-heróis Stain, e foi o ponto de partida para grandes eventos da qual eu expliquei no ultimo artigo; Midoriya ficou de frente para a morte e precisou treinar mais seus movimentos, o que fez ele em um breve momento se inspirar na movimentação agressiva de saltos do Katsuki.


Após o pessoal da 1-A (Sala de aula ministrada por Aizawa Shouta da qual Midoriya é aluno) passar em um teste de aptidão, eles vão fazer um treino rigoroso sob pretexto de que iam tirar uma folga em um acampamento de verão, mas as coisas não saem como planejado e o pessoal é atacado pela Liga dos Vilões e Katsuki é sequestrado.
Prestem atenção em dois detalhes: Midoriya todo machucado pelas consecutivas lutas que travou durante esse arco, e Bakugou sendo raptado diante de seus olhos dizendo para que Midoriya não o siga...um raro momento de preocupação de Katsuki perante Midoriya que seria morto assim que fosse parar do outro lado do portal (era destinado ao covil da Liga dos Vilões que embora tenham sofrido algumas baixas, os demais membros estavam levemente feridos ou ilesos).

Esse acontecimento é responsável por uma série de eventos catastróficos porem necessários para o amadurecimento de ambos: Midoriya teve que lidar com a ''perda'' de seu amigo e foi as escondidas com alguns amigos resgata-lo e tremeu diante de All for One, e Bakugou mesmo tendo sido resgatado, ficou com um enorme peso na consciência pelo fato de All Might ter se ferrado na luta contra All for One e deixado de ser o Herói número 1.

Após esses eventos, o pessoal se recupera quase que totalmente, com exceção do Midoriya que após quase perder os braços pelo uso excessivo do One for All (também, queriam o que? o garoto usou ''1.000.000%'' em um golpe para derrotar o Muscular), é advertido de que se abusar demais de seu poder de novo, se tornaria irreversível.

Com o objetivo de fazer modificações em seu uniforme para dar melhor segurança em seus ataques durante um treino de ''golpes próprios'', Midoriya acaba tendo a ideia de sair da sombra do All Might e começar a usar chutes como técnica exclusiva.



Alem desse crescimento pessoal e de destreza, Midoriya saberia controlar em todo o seu corpo o poder de 8% de sua individualidade e de usar ataques com até 20% sem maiores efeitos colaterais.

Por outro lado, Bakugou não estava muito distante:
Bakugou aprendeu a criar explosões muito maiores e a canalizar todo esse poder de fogo em um único ponto para que a força de seus golpes fosse muito maior.

E então temos o mini-arco da competição entre escolas de heróis na qual Midoriya acaba aprendendo mais sobre resgates e trabalho em equipe e acaba sendo aprovado recebendo uma licencia temporária para atuar como herói, enquanto Bakugou falha devido sua personalidade violenta.

No final desse arco, Bakugou acaba ligando os pontos e percebendo que Midoriya herdou os poderes de All Might e decide tirar essa história a limpo com Midoriya.

E os dois lutam novamente, diferente da última vez, eles lutam de forma equilibrada (e que luta senhoras e senhores), mas mais importante que isso, essa luta acaba ajudando os dois a verem o lado do outro e a dicotomia que eles levavam em suas vidas começa a trilhar um caminho mais próximo.

Após o fim do combate (Midoriya perdeu), All Might aparece para separar a luta e conta toda a história para Bakugou.
Diante o sentimento de culpa pelo fim da era do All Might, Bakugou se martiriza e remoí sua fraqueza, chegando ao ponto de admitir diante de Midoriya que ele se sentia fraco.


E a partir desse ponto (finalzinho da 3ª e até então última temporada do anime), Midoriya e Bakugou começam a trabalhar melhor sua amizade (Isso não significa que Bakugou tenha mudado a forma ofensiva e arrogante de ser, porem reconheceu Midoriya como um rival e faz de tudo para se espelhar nele em suas ações, da mesma forma que a partir dai Midoriya faz um juramento de nunca mais perder e passa a lutar com mais coragem e até desafia Bakugou).


...

Só daqui vocês já podem sentir o progresso que ambos carregaram: Midoriya teve um crescimento constante, aprendendo com seus erros e sempre superando desafios usando de sua inteligencia e força de vontade. Já Bakugou vemos um lado aflorado nunca antes mostrado dele, um sujeito que possui uma casca forte de violência e orgulho, porem que era abalado por dentro por acompanhar em ritmos irregulares o crescimento de Midoriya e em determinado momento passa a enxerga-lo como uma inspiração para crescer, desenvolvendo mais compaixão e paciência (por mais que não demonstre).


Ainda existem os eventos presenciados no mangá, mas pensando bem, acho que irei parar por aqui pois esse artigo já esta ficando longo, e já usei alguns trechos futuros para explicar melhor a relação de confiança que ambos um dia terão e quão fortes ficaram. Aos curiosos que queiram saber o progresso que eles tiveram, eu deixei linkado acima o mangá para vocês acompanharem.



Considerações Finais:

E é isso, esse artigo focou apenas em explorar a dicotomia (olha que legal essa palavra aparecendo de novo, não é mesmo?) que é a personalidade e relação entre esses dois personagens, mas se eu quisesse abordar como tema universal o amadurecimento do elenco, dai eu não iria mais acabar o assunto, pois o anime tem um cast de jovens em fase de adolescência onde as transformações são constantes.

Eu poderia citar o desenvolvimento de Todoroki Shouto de um garoto frio e sem a menor intenção de fazer amigos ou de usar seus poderes de fogo herdados de seu pai desgraçado, para um sujeito que encontrou a verdadeira paz, fez amizades com Midoriya e Momo e que mesmo com grande ressentimento de seu pai, aprendeu a usar seu poder de fogo.

Eu poderia citar o caso de Tenya Lida que mesmo sendo tão centrado, caiu por conta de sua sede de vingança durante o arco do ''assassino de super-heróis'' por conta de uma das vitimas ter sido seu irmão.

E mais uma porrada de outros personagens da qual o anime trabalha de maneira maravilhosa um sistema de ''rodizio'' que permite que todos tenham em algum momento a oportunidade de brilhar.

Então era isso, espero que o pessoal tenha gostado de ler até aqui, desejo a todos boa sorte com esse ano que acabou de começar e vamos nos esforçar para sermos pessoas melhores do que no ano passado.

Pois é...

Caso tenham sugestões, dúvidas e críticas para fazerem, me mandem nos comentários, me sigam no Twitter e no Facebook, é isso, que venham mais artigos, até a próxima e tchau.

3 comentários: