segunda-feira, 5 de junho de 2017

Avatar: A lenda de Aang


Fala Pessoal como vão vocês? Hoje eu finalmente criei coragem de fazer um artigo sobre uma das minhas animações favoritas...só é uma pena que o vídeo que me inspirou a voltar a ver Avatar tomou um Strike da Viacom (Malditos).

Enfim, hoje é um dia especial pois irei falar sobre Avatar: A lenda de Aang. Antes de mais nada eu gostaria de dizer que pela primeira vez eu não tinha feito um artigo sobre uma animação por sentir medo/vergonha.

Como muitos devem saber (Pois vez ou outra eu acabo falando) esse blog teve como inspiração o BlogMil, e eles fizeram um artigo sobre Avatar que eu achei tão perfeito que nem precisava dizer mais nada, pois eles tinham descrito o que eu sentia.

Pois bem...se esse artigo não bater a mesma qualidade que o deles (O que é bem provavel) vocês poderam ler o artigo deles que eu deixei linkado logo acima.

Como já dei os esclarecimentos, vamos logo ao artigo.

(Aviso: Esse artigo contem SPOILERS, caso queira ver a animação antes, veja aqui)
Avatar: A lenda de Aang (Avatar The Last Air-Bender no original) é uma animação de gênero ação e aventura com elementos de drama, comédia e fantasia produzida por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko e publicada pela Nickelodeon em 21 de Fevereiro de 2005.


 Da esquerda pra direita: Michael Dante Dimartino (1974-) e Bryan Konietzko (1975-)
Ambos são formados em bacharel de artes e se conheceram ao se mudarem para Los Angeles e trabalharem para a Film Roman, onde desempenharam o papel de Diretor e Designer respectivamente. A partir dai eles começariam uma amizade e teriam trabalhando em até certo ponto com obras como Family Guy e Mission Hill. A partir dai cada um foi pro seu lado: Dimartino iria fazer o filme ''Atomic Love'', enquanto Konietzko conseguiria uma vaga na Nickelodeon onde ele iria trabalhar com Invader Zim. Eventualmente eles iriam se reencontrar de novo, dessa vez Dimartino iria entrar para a Nickelodeon e juntos iriam trabalhar em um projeto, esse que seria Avatar: A lenda de Aang.



A Nickelodeon é uma emissora de televisão criada pela Viacom em 20 de Dezembro de 1996, e seria voltada ao publico infanto-juvenil com uma programação composta por desenhos infantis e futuramente por seriados adolescentes (alá rebeldes) e novelinhas mexicanas...
(Que coisa triste)






Sinopsia:
A muito tempo atrás, a humanidade vivia em paz e eram compostos por 4 civilizações: A Tribo da Água, O Reino da Terra, A Nação do Fogo e Os Nômades do Ar.
Entre as pessoas que povoavam essas terras, haviam pessoas com dons incríveis, essas pessoas eram capazes de controlar seu respectivo elemento, e essa habilidade era chamada de DOBRA.
A Dobra de um elemento era feito através do uso de artes marciais e era vista como um elo da pessoa com a natureza. Entre essas pessoas dotadas de tamanho poder, somente uma era capaz de controlar os quatro elementos, e esse é o Avatar.
A função do avatar é de manter o equilíbrio e a ordem das quatro civilizações, e também servir de elo entre o mundo terrestre e o mundo espiritual, servindo de mediador para proteger o equilíbrio da vida.
Tudo ia bem, até que um dia a Nação do Fogo declarou guerra aos outros 3 reinos e decidiu impor sua soberania em cima dos outros. O Avatar é uma figura de grande poder, que uma vez que morre, ele renasce em outra tribo, fazendo a ordem (Terra -> Fogo -> Vento -> Água), sabendo disso, após a morte do ultimo avatar que era da Nação do Fogo, temendo que o novo Avatar (Que nasceria entre os Nômades do Ar) estragasse seus planos de conquista, decidiram exterminar os Nômades do Ar, e eles ficaram extintos. Após isso, 100 anos se passaram e a terra parecia ter entrado em desespero, até que dois irmãos da tribo da água do Sul acabaram encontrando um garoto congelado em um iceberg. Esse garoto é Aang e ele é o Avatar, e cabe a Aang a difícil tarefa de aprender a dominar os outros 3 elementos e parar a Nação do Fogo antes que seja tarde demais.



Personagens:


  • Aang: Aang é um garoto inocente e brincalhão de 12 anos que ao se deparar com um mundo totalmente diferente da qual ele se habituava (Ele estava congelado em um iceberg por 100 anos!) acabar acordando para a realidade e decide partir em uma jornada em busca de conhecimento e poder para poder derrotar o grande mal, o Senhor do Fogo Ozai para garantir a paz novamente ao mundo.
  • Katara: Katara é a ultima dobradora de sua tribo do polo sul. Katara é uma moça bonita, jovem, determinada, terna e maternal, mas também sabe ser vingativa e mandona. Katara apoia e acredita em Aang pois vê nele uma esperança e decide o acompanhar para ajuda-lo em sua jornada e para que ela possa aperfeiçoar suas técnicas de dominação de água.
  • Sokka: Sokka é o irmão mais velho de Katara, ele é um exímio lutador, estrategista nato e um piadista de mão cheia. Após a perca da mãe pela invasão da Nação do Fogo a sua terra e pela ida de seu pai a guerra, Sokka teve que amadurecer precocemente e por isso é sempre tão desconfiado e precavido. Sokka é um alivio cômico (E que alivio cômico) da série e vez ou outra vive se ferrando.
  • Toph: Toph é uma garota da mais alta nobreza de um dos reinos do Reino da Terra. Toph nasceu cega e por isso sempre foi paparicada e vista como uma coitadinha, mas ela é uma garota durona e uma habilidosa dobradora de Terra, que aprendeu a ''ver'' graças a vibração da terra que ela sente em seus pés. Toph é uma tomboy (Uma garota que fala, se comporta e se veste como um garoto).
  • Zuko: Zuko é o príncipe exilado da Nação do Fogo, que tem a impossivel tarefa de capturar o Avatar, pois acredita que isso ira recuperar sua honra. Zuko é um adolescente de uns 14 anos, ele é impulsivo, teimoso e rebelde, mas com um passado triste marcado na sua vida e no seu rosto. Zuko queria ser o ''filho pródigo'' de seu pai, o Senhor do Fogo Ozai, mas por discutir com um general de guerra durante uma reunião militar (Zuko achava errado mandar soldados para uma missão suicida) o próprio Pai de Zuko o desafiou para uma luta e marcou seu rosto com fogo.
  • Iroh: Iroh quando jovem era um general de guerra da Nação do Fogo com feitos lendários. Conhecido como o ''Dragão do Oeste'' por suas habilidades com o Fogo, ele sofreu uma grande perca (Seu filho morreu) ao tentar invadir a cidade de Ba Sing Se, que seria a capital do Reino da Terra. Iroh depois disso saiu da carreira militar, e agora no tempo atual da série, segue seu sobrinho Zuko (Iroh é irmão mais velho de Ozai) para o aconselha-lo e o ajudar a encontrar um proposito para a vida. Iroh é sábio, bondoso e engraçado, e ama beber chá.
  • Azula: Azula é a irmã de Zuko. Ela é uma garota fria, inescrupulosa e controladora, que se satisfaz da desgraçada dos outros e mantem a lealdade de seus súditos através do medo. Ela é uma vilã detestável, porem uma habilidosa lutadora, capaz de dobrar o fogo e realizar uma das dobras mais perigosas e restritas na Nação do Fogo, a dobra de raio.
  • Ozai: Ozai é o Senhor do Fogo (Líder politico da Nação do Fogo) e o grande mal que assola o mundo. Ozai é um homem desprezível que não se importa com a destruição que seus homens estão causando, a unica coisa que ele se importa é concluir um objetivo proposto por seu avô, que decidiu ''compartilhar'' as coisas boas da Nação do Fogo através da posse dos outros reinos. Para isso Ozai pretende esperar o Cometa Sozin para que seus poderes sejam ampliados e acabar de uma vez com a guerra com a vitória.

Entre outros...





Universo do Desenho:
(Sim, eu sei que essa cena é de Korra)

O universo de Avatar é todo construindo em cima de diversas culturas do Oriente, como na Asia com suas dinastias e impérios e em cima de diversas crenças tanto religiosas quanto filosóficas (Budismo) sendo adaptadas em uma história que trabalha esses elementos junto ao elementos da natureza.

O mundo de Avatar vive em um universo feudal com algumas pitadas de steampunk, como podemos ver em alguns episódios, com maquinas de guerra e dirigíveis
Cada uma das nações de Avatar possuem crenças e estilos de vidas diferentes, eu irei explicar rapidamente cada um deles.


Água:
A Tribo da Água são dominadores que residem em áreas com muita água, então são encontrados nos Pólos (Norte e Sul) e em áreas pantanosas, embora se ignore os remanescentes do pântano.
Os dobradores de água usam movimentos de Tai Chu Wan, que é um estilo marcial voltado para movimentos suaves, esses que dentro do universo do desenho, surgiu após as pessoas observarem como a Lua movimenta as mares. O povo da água é um povo calmo e cordial, devido a inúmeros fatores como o ambiente hostil e frio dos pólos, eles se tornaram adaptáveis a diversos problemas. Devido a guerra que durou 100 longos anos, a Tribo da Água parece bem pouco numerosa. Seus poderes se fortalecem durante a lua cheia, pois sua dobra se torna mais forte com o ''auxilio'' da lua.
A Tribo da Água vive por meio da caça de animais marinhos, e seus poderes são a hidrocinese (controle da água liquida), o poder de transformar e controlar água no estado sólido (gelo) e gasoso (vapor) e usar as propriedades puras da água para curar ferimentos.


Terra:
O Reino da Terra é o maior de todos territorialmente, e suas paisagens se dividem entre os mais diversos relevos e vegetações. Seu povo trabalha/sobrevive com a plantação e colheita, e seu reino é segmentado em diversas vilas e grandes metrópoles que possuem um forte comércio. O povo do Reino da Terra são homens e mulheres fortes, tanto de corpo quanto de espirito (personalidade). Em geral são pessoas orgulhosas e duronas. A sua dobra é inspirada no Hung Ga, uma arte marcial que mescla força física com paciência e resistência, esses fatores levados em conjunto fazem os dobradores de Terra verdadeiros monstros em batalha, pois os mais experientes (Como no caso da Toph) usam de seus ''sentidos apurados'' pela terra para prever os movimentos do adversário e contra-atacar com ataques fortes e destrutivos. Dentro do universo de Avatar, as pessoas aprender a dobrar a terra observando as Toupeiras Cegas, que usam de seu tato para sentir as deformações na terra e com suas fortes patas, escavar a terra. Os poderes dos dobradores de terra consistem em deslocar, levantar e moldar rochas, e em alguns casos o metal.



Vento:
Os Nômades do Ar são povos mais exilados, compostos inteiramente de monges, eles residem áreas mais afastadas e montanhosas. O povo dos Nômades do Ar acreditam em uma forte filosofia de paz interior, então são mais desprendidos do mundo real. Eles acreditam que toda forma de vida é preciosa e sempre buscam através da meditação a iluminação espiritual. Por serem pacificos, eles não são de lutar a menos que não haja outro caso, seu estilo de luta é inspirado no Ba Gua, estilo de luta mais focado em movimentos de desarme e que mesclam agilidade com leveza. Após a guerra dos 100 anos, os Nômades do Ar acabaram extintos, mas isso não impede de podermos ver alguns durante flashbacks do Aang. O povo dos Nômades do Ar aprenderam a fazer a sua dobra observando os Bisões voadores, criaturas consideradas sagradas para eles, e que eles tratam como amigos e bichos de estimação. Os poderes de um dobrador de ar consistem no controle da direção dos ventos, a capacidade de criar desde rajadas de ventos a fortes vendavais, além do poder da flutuabilidade de qualquer objeto sólido e a remodelação de nuvens.




Fogo:
E finalmente chegamos a Nação do Fogo. A Nação do Fogo é composta por pessoas que se estruturaram através do desejo e do poder, e por serem tão determinados e focarem em prosperidade, que eles foram a civilização que disparou na frente em poderio militar, econômico e tecnológico, sendo os detentores das mais variadas maquinas de guerra. A educação do povo da Nação do Fogo é focada em formar pessoas disciplinadas que dariam a vida pelo Senhor do Fogo, alem de ensina-los a serem habilidosos lutadores, estrategistas ou dobradores de fogo com finalidade de uso militar. O poder da dobra de fogo é a unica que independe da presença de sua manifestação na natureza para ser usada (Um dobrador de água só cria dobra de água com água por perto), sendo conjurada através do folego e sua arte marcial é inspirada na Shaolin do Norte, estilo marcial que valoriza a velocidade e a ferocidade de seus movimentos (São ataques mortais que são voltados para os pontos vitais). O território da Nação do Fogo do contrário de sua enorme influencia, consiste em uma grande ilha ao Oeste e um conjunto de arquipélagos vizinhos.O povo da Nação do Fogo aprendeu a fazer a sua dobra através dos ensinamentos passados pelos dragões, criaturas mitologicas que foram extintas porque muitos dobradores de fogo a fim de ganharem renome entre seu povo, caçaram e mataram essas criaturas.  Os poderes de um dobrador de fogo vão desde controlar as chamas, até a de interferir na terra com o uso da lava (no caso de vulcões) e o uso da ''Dobra de Raios''.


O desenho se resume em Aang, Katara e Sokka viajando pelo mundo através do Appa (O bisão voador de Aang) em busca de conhecimento, pois Aang necessita de alguém para lhe ensinar a dobra de água, terra e do fogo e tem um prazo de duas estações para fazer isso (É o tempo em que a animação dura, e é o prazo para a chegada do cometa Sozin)
Em cada viagem vemos os novos heróis aventureiros chegando a um lugar, neste lugar eles se deparam com pessoas infelizes sofrendo de algum mal, o Avatar ajuda elas e no final do episódio eles aprendem alguma coisa valiosa.

A animação trabalha de maneira perfeita o amadurecimento dos personagens, tendo momentos dos mais variados tipos, onde o telespectador ri, chora, se emociona, fica eufórico entre outras coisas.

Como os estilos de luta de Avatar são inspirados em movimentos de lutas reais, é de se imaginar que suas lutas sejam emocionantes, e de fato são, elas são coreografadas e consistem em inúmeros ataques que mesclam socos e movimentos marciais com o uso de dobra, e em alguns casos os lutadores usam outros fatores para dar mais emoção a luta, como o uso de estratégias utilizando objetos do cenário para confundir o adversário.

Essa é uma das lutas finais de Avatar, o confronto entre irmãos Zuko vs Azula.


Avatar possui um dos melhores elencos de personagens coadjuvantes que eu já vi, eles são uteis a trama e aparecem mais de uma vez, as vezes somos apreciados com o encontro de personagens de diferentes episódios e quando eles se juntam é para fazer algo grande.



Um personagem que eu posso citar é o Rei Bumi:
Um velho louco, porem muito poderoso que é monarca de uma das maiores cidades do Reino da Terra, a cidade de Omashu.
A 100 anos atrás, esse velho era um molequinho que brincava com Aang, e ele nunca foi de bater bem da cabeça, mas nos tempos atuais, ele é um velho que embora não seja lucido, é rico em conhecimento e ajuda em diversas vezes o grupo de Aang com conselhos que servem para os orienta-los sobre o grande perigo.

E como eu posso esquecer das guerreiras Kyoshi's? Em especial da Suki:
(Obs: É a do Meio)

Suki é a líder de um grupo de guerreiras denominadas Kyoshi, e que são habilidosas com o combate corpo-a-corpo, e eu particularmente gosto do traje delas, é algo que me lembra os samurais.

(Tosse)

Suki é uma garota forte e determinada, que de pouco a pouco vai sendo melhor explorada e acaba se tornando uma pessoa fundamental para o grupo do Avatar, ela não entra na party, lógico, mas ela tem serventia de vários aspectos, um deles é ser o par romântico do Sokka.


E já que comentei sobre romantismo:
Embora esse não seja o foco principal do desenho, os relacionamentos são um dos elementos narrativos melhor trabalhados em Avatar a Lenda de Aang.
Diferente de outras obras que podemos encontrar por ai, a forma como acontece as coisas aqui é muito mais organica e natural, começa de uma maneira sutil e vai acontencendo.
E mesmo casais antes do tempo presente/atual da série, como Zuko e Mai, funcionam pelo o que eu apelidaria como a ''2° Etapa'' de um relacionamento.

Veja bem (Estou divagando): Um relacionamento é a interação efetiva emocional e talvez física entre duas pessoas, um relacionamento jovem (acabou de surgir) consiste em alguns desentendimentos por parte de ambos, mas que sempre acabam se reconciliando, é uma forma diferente de se preocupar com a pessoa, pois vocês interagem de maneira conjuntiva, ambos trabalham com seus pontos fortes no relacionamento e com o tempo vão aprendendo a respeitar e ajudar o parceiro naquilo em que ele é falho.

O relacionamento de Avatar é uma coisa muito impressionante.

Outro ponto que quero tocar é na comédia do desenho: Ela é hilária, composta de diversos elementos tanto narrativos quanto visuais que são usados no repertório de piadinhas do Sokka, ou então são exploradas de forma cômica.

Uma coisa em Avatar que é usada para fazer comédia é a sua fauna: O universo dessa animação é algo surreal e paradisíaco, onde os animais que existem são na verdade híbridos dos animais que conhecemos na vida real, alguns exemplos que podemos ver são Urso-Ornitorrinco,  Lêmure Voador (Como o Momo, mascote do Aang) e Alce dentes-de-Sabre (Uma fusão de Alce com Tigre dente de sabre).

Em um determinado episódio, o grupo do Avatar é convidada pelo Senhor da Terra, e um fato curioso que confunde a todos é o fato que o Imperador possui um ''Urso'' como animal de estimação; um urso normal, em um mundo mágico onde todas as criaturas são hibridas.


Voltando ao assunto de amadurecimento, um dos meus personagens favoritos quando penso nisso é o Zuko:
Zuko começa a história como um ''vilão'' devido a sua busca obsessiva pelo Avatar, e também é responsável por cometer algumas atrocidades, mas ele é sem nenhuma dúvida um dos personagens mais ferrados da história.

Zuko fez uma ''desonra'' ao confrontar um general de guerra na frente do pai, e acabou sofrendo as consequências disso sendo marcado no rosto com fogo, mas isso não foi o suficiente...Ele podia ter sido morto, mas seu ''preço'' foi pago com sua mãe que se ofereceu no seu lugar, o Ozai então decidiu exilar ela para uma terra distante e Zuko que era muito ligado a sua mãe sofreu por isso.

Ele cresceu revoltado, sem a presença da mãe e sendo visto por toda a Nação do Fogo como um infeliz sem honra, tudo o que ele tinha foi lhe retirado e ele só poderia voltar ao seu lar se captura-se o Avatar.

Com a ajuda de seu tio Iroh, Zuko vai aos poucos percebendo que o que fizeram com ele foi injusto e que o Avatar é importante para a paz no mundo. O processo de amadurecimento de Zuko é lento, mas quando vemos aquilo em que ele esta se transformando é de cair o queixo.
Ele até chega a trair o tio para voltar a ter suas regalias, uma forma clara de recaída, mas vemos que ele se arrepende e demonstra tudo o que sente no episódio ''A Praia'' (Episódio esse que serve para explorar as reais intenções dos jovens da nação do fogo, falo de Zuko, Ty Lee, Mai e Azula).

Zuko se torna um Anti-Herói e quando vemos ele confrontando o seu pai e dizendo que a partir daquela situação ele iria se aliar ao Avatar e ensina-lo a dobrar o fogo...sério, vão assistir esse desenho.


O mundo de Avatar é separado por um elo, o próprio Avatar, que serve como mediador entre o mundo terreno e o mundo espiritual.
Diferente da crença religiosa daqui (Ocidente) a crença sobre um mundo espiritual em Avatar não se baseia em um paraíso onde pessoas após sua morte vão descansar.

O mundo de Avatar é um mundo repleto de mistérios e misticismo, e junto a eles existem criaturas que são denominadas guardiãs de coisas terrenas, como florestas e rios.
Essas criaturas são espíritos que invadem a terra quando aquilo a qual eles são atrelados é desrespeitado ou destruído pelas ações do homem (O que é uma mensagem ecológica bem interessante).

Em contraste com os espíritos, o Avatar Aang é somente um garoto que nem sabe como usar seus poderes, mas que faz de tudo para acalma-los (Isso é, até ele aprender como conversar com esses espíritos).

Como Avatar, Aang tem a capacidade de se desprender do plano terreno e através de uma viagem ao mundo astral, ele se projeta em diferentes planos e lugares.
Aang também usa isso para obter conselhos sobre o que deve fazer de outros Avatares do passado.
Como ele pode manter contato com os Avatares do passado, ele costuma usar isso quando se sente dividido com situações que geram conflito dentro dele mesmo.

Quando um Avatar é posto em uma situação de profundo desespero, perigo ou tristeza, ele desperta o poder oculto de todas as suas vidas passadas, essa ''transformação'' é conhecida como o Estado Avatar.
Nesse momento, Aang tem total poder sobre os elementos, mas não tem controle da situação, nesse momento o Avatar que é inexperiente (como o Aang nas primeiras ocasiões em que usou o estado avatar) pode acabar ferindo até a entes queridos, pois ele não sabe projetar seu ataque avassalador em um único alvo.


Agora que já falei de algumas questões presentes no universo da animação, quero falar sobre a guerra.
Apesar desse desenho ser destinada a crianças, ele trabalha questões muito realistas sobre o que acontece em uma guerra. Vemos pessoas refugiadas, desesperadas, e com medo pela situação, vemos também ataques estratégicos com o objetivo de enfraquecer e invadir territórios inimigos.
A série não da tanto foco as maiores desgraças da guerra (Morte) mas isso é mais fácil de ser relacionado a censura do que incompetência dos autores da obra.

Vemos um dos efeitos talvez mais óbvios das guerras: Os campos de batalha, por onde um exercito passa, só fica destruição, e talvez isso somada a narração e aos vilões da série que faça esse tema tratado ser tão sério.


A animação de Avatar é fantástica, são lugares bonitos e  movimentação e expressão bem feita, as pessoas são fluidas e sempre estão fazendo alguma coisa.


A trilha sonora do desenho é impactante também, em principio o tema de encerramento/vinhetas de abertura, esses sons de tambores parecem anunciar algo épico e com um olhar mais tribal, parece que vamos ver algo cheio de ação, mas também exclama por algo mistico, sem nenhuma dúvida é umbom tema de propaganda.


As músicas de Avatar caem como uma luva em diversos momentos, principalmente momentos de reflexão onde tudo dá errado e os personagens estão tristes, toca uma música muito bonita, porem triste.


Por fim, quero dizer que eu gosto muito dessa obra e que eu tinha recomeçado a ver ela no ano passado, mas fiquei desde essa época sem falar um pio sobre ela.

A história é fantástica, mescla de forma homogênea diversos elementos de gênero, como aventura, comédia, trama, e traz consigo mensagens valiosas que certamente deixaram marcas em quem se ater a assistir.

E Avatar é uma obra que possui um dos melhores finais que eu já vi. Então a unica coisa que eu posso dizer é 
10/10




Minha Opinião:
Sem a menor sombra de dúvidas Avatar a Lenda de Aang é uma das melhores obras a serem produzidas pela Nickelodeon, é uma pena que eu não possa dizer muito a respeito de a Lenda de Korra (Isso é tema para um próximo artigo).

Como eu não tenho nada mais a acrescentar, irei contar uma historinha (Como eu voltei a ver esse desenho) e depois irei puxar o saco da Ty Lee.

Eu redescobri minha paixão por Avatar quando eu estava navegando pelo Youtube e acabei encontrando um AMV (Animation Music Vídeo) sobre Avatar.

De forma resumida, AMV's são videoclipes feito por fãs que pegam alguma obra e colocam algumas cenas delas com uma música de fundo.
O vídeo em questão acabou sendo deletado do Youtube por causa da Viacom (Maldita desgraçada) que deu strike por causa de direitos autorais.

Como eu não tenho poderes para mudar o que aconteceu, eu apenas posso mentalizar as cenas enquanto ouço a música que tocava no vídeo, a música era ''Leave It All Behind'' da banda ''Cult To Follow'' que conheci graças ao vídeo.

Quando eu vi o  AMV de Avatar com essa música tocando de fundo...algo na minha mente explodiu, eu estava sonhando acordado como se estivesse em frenesis.
Sabe aquele pensamento de quando você tem uns 13, 14 anos e encontra algo que pra você é ''Fodasticamente Foda''? Então, eu fiquei tão fascinado com aquilo que me crescia um desejo de ver Avatar só para ver aquelas cenas ''ao vivo e a cores''.

E eu iria colocar esse vídeo originalmente no começo do meu artigo, mas como ele não existe mais, só basta eu dar crédito ao dono do canal que fez aquela obra de arte, obrigado GodAnimeBS.


Agora eu irei falar sobre a minha personagem favorita de Avatar, a Ty Lee.
O que falar sobre a artista de circo mais mortal que alguém já criou?
A Ty Lee é o braço direito da Azula, embora Ty Lee não seja má, ela faz o que Azula manda por ser ingenua.
Ela é uma lutadora perigosa, uma vez que ela é muito rápida e ataca diretamente pontos nervosos do alvo, o paralisando de vez.
Eu gosto dela pela história que ela carrega (Levando o fator história para gostar de alguém, é impossível não simpatizar com todos de uma vez (tirando uns soldadinhos meia-boca da Nação do Fogo) e também pelo caracter desing da moça, acho ela muito bonita.

Então era isso, se tiverem alguma sugestão ou crítica, favor escrever nos comentários ou mandar para o meu Twitter.

Até a próxima, e tchau.

sábado, 3 de junho de 2017

The King’s Avatar (Quan Zhi Gao Shou)

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo falar sobre um anime que tem ganhado muita repercussão ultimamente, falo sobre The King's Avatar (Quan Zhi Gao Shou no original)

De quebra eu irei falar um pouco sobre jogos e campeonatos de jogos já que é sobre isso que o anime aborda.

Sem mais delongas, vamos ao anime.

(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS, caso queira ver o anime, veja aqui)
The King's Avatar (O Avatar/Personagem do Rei) é um anime de origem chinesa (irei falar mais sobre isso) de gênero ação e aventura com elementos de fantasia e comédia, criado pela G.Cmay Amination & Film neste ano de 2017


A G.Cmay Animation & Film é uma empresa de animação que ganhou fama recentemente com seus trabalhos como Shuangsheng Lingtan, Nuwa Chengzhang Riji e Cupid's Chocolates (Animes dos mais variados gêneros que saíram nos últimos 2 anos).



Sinopsia:
Um jogo online multiplayer muito famoso chamado ''GLORY'' completou 10 anos recentemente, e conquistou 130 milhões de jogadores pelo mundo.
Entre eles, temos Ye Xiu, que é considerado uma lenda e o top 1 do jogo. Em uma certa noite, sem nenhuma explicação aparente Ye Xiu acaba sendo tirado de sua equipe, a ''Jia Shi''. Ye Xiu acaba aceitando isso numa boa e decide começar uma vida trabalhando em um cyber café (uma cafeteria que tem acesso a internet). Algum tempo se passa, e o 10° servidor de GLORY é lançado, e Ye Xiu aproveita a oportunidade para começar do zero e se tornar grande novamente.




Personagens:

  • Ye Xiu: Ele é um rapaz sério e que gosta de provocar, porém, ele é muito apaixonado pelo jogo. Ye Xiu ficou sem nada, pois quando tinha tudo ele dividia entre amigos. Seu novo nickname de jogador é Jun Mo Xiao, um habilidoso char sem classe (Isso mesmo que você leu) que tem feito renome pela sua destreza e suas estratégias, capazes de derrotar bosses e limpar dungeons em tempo recorde.
  • Su Mucheng: Melhor amiga (par romântico?) de Ye Xiu. Ela também faz parte da Jia Shi, e ficou muito frustrada com a saida de Ye Xiu, que só não deixou a Jia Shi junto com ele porque ele pediu para ela ficar. Mucheng é uma especialista com seu char que usa como arma uma machine gun.
  • Chen Guo: Ela é a proprietária do cyber café onde Ye Xiu trabalha. Chen Guo é uma fã encantada por toda a história de ''Ye Qio'' a grande lenda de Glory, mas ela é ingênua/burra de não acreditar que Ye Xiu que era o jogador por de trás do personagem. 
  • Tang Rou: Ela é a melhor amiga de Chen Guo e no começo dizia não gostar de Glory por achar fácil demais. Ao ouvir essas palavras, Yu Xiu desafiou e venceu 10 vezes consecutivas Tang. Motivada a derrota-lo um dia, ela decide criar uma conta, cujo nickname é''Han Yang Rou''. Como jogadora, Tang Rou é especialista em movimentos rápidos e joga com a classe ''Guerreiro Mago'' (Um hibrido que usa magias para complementar suas sequencias de ataques físicos)
  • Bao Rongxing: Esse cara é um alivio cômico, ele é um sujeito imprevisível e habilidoso, porem muito idiota. Bao foi um dos primeiros companheiros feitos pelo ''Jun Mo Xiao'', que o ajudou a derrotar um boss muito poderoso que várias EQUIPES estavam atrás. Bao usa um char vândalo (Que condiz muito com ele) que no principio não sabia usar suas habilidades, mas graças a orientação de Ye Xiu, se tornou um habilidoso jogador.
  • Qiao Yifan: Ele é um garoto tímido que faz parte de uma das maiores equipes de campeonado de Glory, a ''Tiny Herb''. Qiao não era reconhecido pelo seu verdadeiro potencial, mas quando Ye Xiu creditou confiança nas habilidades de Qiao, o mesmo acabou se unindo a ''party'' de Ye Xiu. Como jogador, Yifan usa um ''Espadachim Fantasma'' uma classe que beneficia os aliados com buffs (efeitos positivos de status) que aumentam a velocidade dos companheiros. Yifan é preciso com combos e é muito evasivo.



Entre outros.





Universo do Anime:

O anime é diferente de tudo o que uma pessoa já viu, ele trabalha a respeito dos jogos onlines, mas diferente de SAO (Swort Art Online) ele dá atenção aos personagens ''na vida real''.

O anime possui um traço muito bonito e tem uma qualidade técnica impressionante, em alguns casos são utilizados efeitos 2D com 3D que de tão bem feitos, se tornam homogêneos na tela.

Os personagens são algo incrível na tela, eles são muito bem desenvolvidos, uma coisa que me fascina são as expressões faciais presentes em cada um.

O universo do jogo Glory da qual diversas pessoas fazem parte é repleto de detalhes de um MMO RPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game/Jogo de ''rolagem'' multiplayer online) de aspecto medieval.

As lutas de The King's Avatar são frenéticas, cheias de movimentos rápidos e efeitos especiais, é excitante acompanhar as lutas desse anime, diferente de SAO, o protagonista é muito forte, porem ele não vence sem desafios seus adversários, o que da uma noção de batalhas equivalentes, que só podem ser vencidas com o uso de estratégias (Semelhante com o que acontece com um MMORPG de verdade).

Os personagens uma vez dentro do jogo como char, usam seus nicknames e se vestem a caráter. Por exemplo: Um ninja usa trajes que cubram seu rosto, enquanto um guerreiro usara uma armadura e uma arma que condiz com sua classe, como uma espada ou uma lança.
Esse cara é um mago.

As músicas dentro de Glory são bacanas, elas combinam com o momento, sendo épicas durante lutas (principalmente contra bosses) e até musicas mais festivas em lugares como cidades e tavernas.

O protagonista usa uma arma que eu particularmente achei bastante exótica (por isso vou dedicar um paragrafo inteiro para falar sobre), um ''guarda-chuva'' personalizado. A arma em si parece algo...semelhante a uma lança, mas em conjunto com a classe ''non-classe'' ela se torna uma arma versátil que adere estilos de combates de outras classes, coisa que não seria possível para o portador da arma em questão usar pois estaria preso a sua ''profissão''.  O Guarda-chuva pode aderir a forma de uma lança para movimentos rápidos em combate corpo-a-distância, o formato de uma metralhadora (Uma Machine Gun) para eliminar diversas hordas de inimigos entre outros tipos de ferramentas.

Já na vida real, o que nós temos?
O anime por se focar em campeonatos de jogos, era previsível que ele iria se voltar para o dia-a-dia de equipes de campeonatos e de jogadores em geral. Quando The King's Avatar atinge esse aspecto na narração, temos a presença do desenvolvimento dos personagens por de trás dos nicknames, vemos eles fazendo coisas como assistindo tv, empolgados por acompanharem o campeonato, jogando, se divertindo e ficando frustrados quando perdem...fora a gama de expressões que uma pessoa normal faz/teria.
Vemos os problemas de alguns personagens e como os jogos e a companhia de amigos são importantes para aliviar a pressão que eles passam/sofrem; a trama é bem madura e com o seu traço mais sombrio nesses momentos, tudo se torna mais sério, mas não pensem vocês que só porque o anime nesses momentos tem um ar mais adulto que ele não tem humor, a série é recheada de piadinhas, como eu disse lá pra cima boa parte do repertório de piadas fica em conta do Bao Rongxing que é um verdadeiro palhaço com seu senso de humor e sua visão otimista e brincalhona de ver as coisas.

Outra coisa que me chamou a atenção é o enfoque que a animação dá para as tecnologias presentes, vemos a forma como os personagens se comunicam durante uma partida online, seja ela por meio de um chat com o uso de headset's ou via mensagens.

O anime ainda esta em desenvolvimento (No momento há apenas 10 episódios) mas já me deixou querendo mais, faz tempo que um anime não me deixa empolgado desse jeito.

E já que estou falando sobre um anime cuja a história gira em torno de campeonatos de jogos, irei partir para esse assunto.


Nos últimos anos os jogos, principalmente do gênero Moba (Como Dota, League of Legends e Overwatch) tem conquistado uma legião de fãs...e não falo do aspecto de interação como jogo, mas sim de forma televisiva, sim, falo de entretenimento visual.

Como já citei e cito novamente, irei falar sobre League of Legends por exemplo.
Esse é um jogo online que mais cresceu nos últimos anos devido sua popularidade, tanto é que foi até considerado um esporte, acreditem se quiserem.
O jogo é de estratégia e consiste em conquistar o território inimigo por meio de trabalho em equipe e o uso de estratégias usando personagens únicos com técnicas e formas de jogar distintas.

Claro, jogadores que se destacam do casual, acabam crescendo e formando times, esses que eventualmente vão para encontros regionais e até internacionais para representar sua ''honra''. O anime também soube trabalhar isso de maneira bem-feita. O que mais vemos em relação a esse tipo de noticia são pessoas habilidosas que investem seu tempo e seu dinheiro em busca de recursos físicos (equipamentos) e de aprimoramento para sempre se manterem invictos em suas posições, e cada time possui um fã-clube que os idolatram feito Deuses (Ou feito uma celebridade de televisão, para alguns da mesmo).


Outra coisa que eu preciso falar porque eu fui pego despercebido foi como o mercado de animação chinês tem crescido recentemente.
Pesquisando  mais a fundo sobre The King's Avatar para fazer esse artigo, eu acabei caindo em um site que trabalha de maneira similar a minha, porem que tem retorno dos leitores (Isso Matteus, use uma indireta vai fazer seus leitores te responderem rapidinho...) e nesse site eu pude ver por meio dos comentários como o mercado de animações japonesas esta ficando...er, estagnada?
Claro, o Japão é um dos gigantes em produção (Diga-se de passagem eles que criaram o termo e o mercado de ''animes'') mas ultimamente é raro ver uma produção original ou fora do comum do Japão e que beira o estrelato, o que mais vemos são animes de gêneros e estilos variados que permanecem na Ásia ou no melhor dos casos acaba indo parar no Ocidente (Leia-se Europa e E.U.A).

O que quero dizer é que são raros os ''Shingeki no Kyojin's'' da vida, e são mais comuns produções bobinhas ou que apeteçam a um publico de nicho. O próprio mercado de shonens ainda vive com algumas produções novas saindo como Boku no Hero, mas ainda usa de diversos meios para lucrar em cima de marcas já terminadas, como Dragon Ball (Com o Dragon Ball Super), Bleach, Naruto (Como Boruto) entre outros... claro, não quero dizer que isso é ruim, são boas obras que continuaram a fazer lucros por várias décadas (vejam o caso de Hokuto no Ken) mas o Japão entrou em mesmice.

O Mercado de animação da China tem trazido produções com um ar mais exótico, são histórias narradas e produzidas de um outro jeito, pois são criadas por uma outra cultura, o que interfere na forma como eles desenvolvem a trama.

Produções como ''Suichenglixin Demon Curse Kuiyu Chouyuan'', ''Blade mountain spirit'', ''Bloodivores'' e ''Hitori no shita'' são animes de certa forma desconhecidos, mas que estão servindo para que a China comece a engatinhar no ramo dos animes.





Minha Opinião:

Estou vendo que esse ano de 2017 guarda muitas surpresas ainda, infelizmente irei me atentar apenas ao que diz respeito a séries e animações, já que jogos são caros e nem sempre consigo ir ao cinema.

Bom, o que eu queria repassar: Eu achei The King's Avatar um anime muito bom e que tem gerado uma popularidade muito grande em tão pouco tempo, meus amigos talvez estejamos vendo um artigo de analise do próximo ''BOOM'' vindo da animação japonesa.

Eu estou bem entretido e estou ansioso para o desenrolar dessa animação, mas pelo o que me pareceu ela tem muito potencial só falta ela ser concluída.

Então era isso que eu queria dizer, caso você tenha alguma sugestão ou crítica, favor escrever nos comentários ou mandar para o meu Twitter.

Até a próxima e tchau.