quinta-feira, 1 de junho de 2017

A Matemática presente nos jogos de FPS (First Person Shot)


Fala pessoal como vão vocês? Antes de mais nada eu gostaria de agradecer aos 5000 views que completei recentemente, muito obrigado mesmo e vamos sempre subindo.

Hoje eu pretendo falar sobre jogos de tiros (FPS e TPS (Third Person Shot/Tiro em terceira pessoa)) e como a matemática esta presente nesses jogos, essa foi uma sugestão feita no comecinho desse ano (Ou no final do ano passado, sendo sincero eu não me recordo) pelo meu amigo e colega de sala o José.

Sinto muito pelo atraso, mas agora esse artigo sai.


E como vai funcionar esse artigo? Eu irei fazer um breve resumo da história dos jogos de FPS/TPS (por isso classifiquei como ''A história por de trás de'') e irei para a atualidade e vez ou outra irei traçar um paralelo com as guerras da vida real (E então irei insertar a matemática no artigo).

Então lá vamos nós.



Antes de tudo, vamos nos lembrar como o gênero de FPS foi criado.
Isso nos leva a 1981, quando a Id Software criou seu primeiro grande sucesso, Wolfenstein 3D.

O jogo agradou a muitos, sendo o primeiro jogo a encorporar uma visão em primeira pessoa usando a finalidade de atirar em inimigos (FPS)

O jogo era simples, ele era inspirado na Segunda Guerra Mundial, e seus inimigos aqui eram os nazistas. O jogo apesar de ser o primeiro FPS normalmente é ofuscado quando imaginamos quem foi o ''Pai'' do gênero.
Em relação a essa pergunta, muitos respondem esse aqui.

Doom. Esse jogo também foi criado pela Id Software, só que em 10 de Dezembro de 1993.
O jogo apresentava uma certa evolução gráfica e uma melhora dos menus do jogo.

Aqui você é um Marine que acabou sendo despachado para uma base militar em Marte por ter desacatado ordens, acontece que os cientistas da base estavam trabalhando em um projeto com portais e sem querer acabaram conjurando criaturas do inferno, e cabe a você matar todas elas.

O jogo assim como Wolfenstein era meio primitivo em um aspecto; ambos não tinham o sistema de mira, para acertar um alvo era preciso ficar na frente dele e a ''física'' do jogo cuidava do resto (pois haviam desnivelamentos entre outras condições que poderiam atrapalhar o game)

Apesar de alguns imprevistos, esse jogo foi um sucesso, tão grande e tão importante que serviu de base para os futuros jogos que eu irei listar obviamente, fora o fato que o próprio Bill Gates estreou o Windows 95 com Doom rodando de fundo.
(Procurem pelo vídeo e ativem as legendas em inglês para poder entender (já que legendas em PT/BR no youtube são bugadas))

E em 22 de junho de 1996 surge Quake, um jogo mais polido, porem ainda com as mesmas mecânicas em relação ao sistema de tiro. Esses três jogos foram produzidos pela ID Software e serviram de base para futuros jogos que fossem trabalhar nesse estilo.


E em 1997 a Rareware seria responsável por expandir a tecnologia por de trás do gênero FPS. A Rareware lança para Nintendo 64 o todo poderoso 007 Goldeneye (Inspirado nos filmes do James Bond). Esse jogo foi tão lucrativo que passou Legends of Zelda: Ocarina of Time para terem uma noção.
Esse jogo iria implantar a mecânica de mira e junto dela o ''nível de destruição'' dos personagens, um tiro na cabeça iria causar morte instantânea e um tiro em alguma outra parte do corpo iria gerar uma reação nesse lugar, primeiramente pelo impacto que ia jogar essa parte do corpo pra trás, a outra que isso iria servir para retardar o inimigo atingido.


Agora eu irei dar uma ''pausa'' no artigo para explicar a evolução dos games.


Estamos em 1997, nesta época estávamos com uma disputa entre o Nintendo 64, o Playstation e o Sega Saturn.
Se analisarmos o mercado de games como um geral, tivemos grandes produções, franquias novas surgindo, outras começaram a perder o gás, mas em geral todos os públicos se sentiam bem representados, haviam diversos gêneros presentes no mercado, enquanto outros começaram a nascer agora, como por exemplo o Survivor Horror.
A onde que eu quero chegar, você me pergunta? Veremos uma grande transformação nos ''gráficos da vida'' em relação a popularidade e a produção de jogos no mercado de games, a partir do Playstation 2 e do Xbox caixotão, teremos um crescimento agressivo dentro do mercado de FPS e uma queda na produção de jogos ''genuínos'' vamos assim dizer de outras plataformas, em alguns casos, veremos jogos de outros gêneros que iram adotar algumas características de FPS e TPS e que irei citar mais a frente.

Pois bem, tenham todo o trecho a cima como base e me acompanhem agora.


E lá pra 2000 surge uma das maiores febres das Lan-Houses, o Counter Strike, conhecido intimamente como CS.
Counter Strike em comparação aos títulos antes citados no artigo foi quem mais trouxe evoluções (Claro, não posso esquecer de fazer certas menções a Medal of Honor)
Em Counter Strike tínhamos a presença do modo mata-mata, uma disponibilidade enorme de tipos de armas (Pistola, Sub-Metralhadora, Metralhadora, Fuzil e Armamento Pesado) e suas variações, cada uma delas com características únicas, como quantidade de balas por pente, distancia máxima atingida, poder de fogo entre outros.
O jogo também trouxe inúmeros mapas e um sistema de co-op Online, o que fazia com que aqueles lugares fossem lotados por diversos jogadores que se adaptavam e formavam estratégias nesse lugares (Em especial eu cito a Dust, Rio e Assault).
O jogo trazia a presença de granadas, como a flash, a incendiaria e a explosiva, além de bots com algumas mensagens padronizadas que ficaram iconizadas e até referenciadas e reaproveitadas em futuros jogos desse gênero (Como ''Roger That'' e ''Fire in the Hole'')


Em 15  de Novembro  de 2001 nasceria uma das maiores franquias exclusivas da Microsoft, surgiria Halo.

Halo seria revolucionário por diversos motivos, um deles seria por trazer um dos protagonistas mais Badass de um jogo de tiro, o Master Chief, outro fator em conta seria que agora esse tipo de jogo teriam mais proximidade com jogos de ficção cientifica, o que permitiriam trajes futuristas com armaduras e equipamentos HI-Tech capazes de fazer ''BOOM'' e tudo mais...
Halo seria importante por trabalhar questões como a movimentação do personagem, um dos elementos que embora fossem evoluindo junto de outras mecânicas nos jogos anteriores, ainda era algo ''travadão'' e robótico (alguns jogos ainda acompanhavam bugs ou lags devido a conectividade de partidas, o que dava a sensação de personagens deslizando por ai).



Depois de toda essa evolução, o mercado de games de Tiro iriam sofrer um grande pico de popularidade e quase todos iriam acabar sofrendo da febre de uma das maiores rivalidades
da geração do Playstation 2: Battlefield x Call of Duty.




Ambos os jogos teriam um impacto significativo e iriam ter suas respectivas continuidades. Esses jogos trabalham de formas semelhantes mas com estilos diferentes.

Call of Duty é um jogo de ação que leva seus jogadores a desbravarem cenários como a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria (Embora futuros títulos da franquia fossem se adentrar a cenários e eventos fictícios regados a tecnologia futurista e histórias dramáticas)

Já BattleField por outro lado trás consigo confrontos históricos de menos impacto mundial (Leia-se nem todos se f*deram) como na Guerra do Vietnã e era mais focado em cenários mais ''contemporâneos''  como conflitos na Africa entre outros lugares.

Em aspectos gerais, BattleField trabalha melhor o uso de estratégias e combates entre jogadores online, mas Call of Duty não fica muito atrás, sempre revolucionando pela criatividade e pelo frenesi em suas fases.

Até hoje ha uma rixa entre quem é melhor, BF ou CoD, e eu simplesmente prefiro ficar na minha, pois nunca fui um fã devoto de FPS e tão pouco sou conhecedor dessas franquias, mas pelo o que posso afirmar, as duas dependem uma da outra pra sempre melhorarem, pois como rivais uma tenta ganhar no que a outra perde, enfim...é muito falatório e pouco conteúdo (por minha parte)

Esses jogos também foram importantes pela implementação de outros modos de jogo como uma espécie de ''caça bandeira'' e por desenvolver o Stealth.

Nos anos seguintes surgiriam outros jogos, esses que não seriam de muita significância dentro da evolução ou disseminação do gênero, como Killzone e Black.


Agora 2 titãs que surgiram e que foram responsáveis no futuro pelo aprimoramento de aspectos na jogabilidade sem nenhuma dúvida foram Sniper Elite e Gears of War.


Sniper Elite com o decorrer dos anos iria ser responsável por introduzir uma ideia muito importante para o surgimento desse artigo, os X-ray dos tiros que acertavam os alvos.
Além da evolução de aspectos do mapa, como vegetação e o fator ''camuflagem'' e as condições necessárias para dar um tiro de Sniper (Como prender a respiração)

Já Gears of War ganhou renome mesmo lá pra geração do Playstation 3, e junto desse renome vieram o sistema de Cover (Se abaixar/esgueirar para se proteger durante o tiroteio) melhorado e uma cacetada de ordens que você poderia dar para seus companheiros como ''siga'', ''pare'', ''me cubra'' etc.


Já na geração seguinte (falando do Xbox 360 e Ps3) diversos jogos de outros estilos adotaram como padrão o gênero FPS ou TPS, enquanto outras se deixaram influenciar para dar uma experiencia mais frenética.

No primeiro caso, eu posso citar Mass Effect por exemplo, que possui elementos de RPG e em modo de missão o jogo adota uma jogabilidade em 3° pessoa, muitas das características empregadas de Gears of War

Já no segundo caso, eu posso citar jogos como por exemplo Dead Space que começou bem badalado com uma violência gráfica de deixar a pessoa chocada e com jumpscares (''Pulo de susto'' onde alguma coisa pula na tela com o objetivo de te atacar/assustar) de deixar a pessoa curada de prisão de ventre.
No seu segundo jogo Dead Space foi perdendo um pouco de seus elementos de survivor horror e dando mais espaço para ação e no ultimo jogo que saiu (Dead Space 3) o jogo mescla momentos onde você deve enfrentar Necromorphs e momentos em que você deve enfrentar humanos alá tiroteio desenfreado.

E já que falo de jogos de terror, como me esquecer de um ''queridinho'' da Capcom:

Sendo sincero, eu acho que todos os ataques que Resident Evil sofreu por causa do quinto titulo uma babaquice. Lógico, a série tinha sofrido uma transformação abrupta, mas isso já havia acontecendo desde a época do 4° e todos pagavam pau pro Leon, então rola uma bela hipocrisia ai.
E eu nem posso esquecer da treta que rolou por você matar zumbis negros na AFRICA! 
Tipo, predominantemente o povo africano é composto por pessoas negras, como caralhas queriam que não tivesse um ou outro (ou uns 30) negros vitimas da Umbrella para atirar? Não teve o mesmo alarde no 4° jogo (cito ele novamente) quando o alvo dos tiroteios eram os espanhóis.

Indo direto ao ponto: Resident Evil 5 é um bom jogo de ação, ele é legal e tals, mas de fato a descaracterização de uma hora para outra da série acabou prejudicando muito e fez esse ser um dos jogos mais odiados da franquia.


E tivemos outras pérolas, mas a partir dai todos bebiam da fonte que foi construída com base em Gears of War, BF ou CoD (até porque os demais títulos passam em branco para os gamers de hoje em dia...)

Agora irei falar de um jogo em especial, o Sniper Elite 4, pois sem ele nada seria possível (falo da produção desse artigo)
Sniper Elite 4 é um jogo tático com elementos de stealth em terceira pessoa (Ou seja, um TPS) produzido pela Rebellion Developments em 14 de Fevereiro desse ano (2017).

Esse jogo tem agradado e surpreendido a todos devido a quantidade de detalhes que o jogo nos proporciona, em primeiro lugar pela questão gráfica.
Que cenário bonito.

Outra coisa que tem feito esse jogo dar o que falar é a preocupação de seus desenvolvedores em relação a anatomia humana e dar uso da tecnologia x-ray para fins de mortes cinematográficas onde órgãos e ossos são mutilados ou explodidos por um ataque fatal.





E já que falei o que eu queria, irei para o mundo real.

O exército sendo visto como poder bélico é dividido em esquadrões, como equipe tática, infartaria, marinha e aeronáutica.
 Uma pessoa após ser ingressada dentro do exército, ou seja lá qual sua divisão, passa por um longo treinamento tanto disciplinar quanto físico e mental, em prol de habilitar este individuo para futuras ocasiões de extrema urgência.

As pessoas militarizadas passam por um treinamento árduo desenvolvendo habilidades de combate corpo-a-corpo, armado, estrategia de campo e aulas teóricas a respeito de geografia e outras areas para melhorar sua percepção de conhecimento de campo (Eu falo de aulas de geografia, mas quero dizer que é algo mais ''ao vivo'' mesmo, com simulações e missões em ambientes selvagens, em meio a vegetação ou outros solos para melhor adaptar o militar)

E o que acabo de falar é algo importante, pois por falta de conhecimento de solo estrangeiro que os E.U.A se ferraram no Vietnã. 

E já que falei de treino em áreas em meio a vegetação, sabia que nós (Brasil) temos as melhores condições de treinamento para este tipo de preparo? Os soldados são testados em suas habilidades de sobrevivência na Selva amazônica e pelo o que ouvi dizer, até os americanos mandam suas unidades para fazer testes lá (Agora se isso for verdade já são outros quinhentos)

Uma das funções de mais difícil formação é a do Camper/Sniper, pois a pessoa deve ser fria, precisa e ter pensamentos e visão rápida, pois trabalham com o objetivo de cuidar de flancos e desarmar/matar unidades perigosas a distancia que poderiam prejudicar a Infartaria.

Pondo em prática os ensinamentos, um Sniper precisa levar fatores como inclinação, direção dos ventos, coordenada do alvo, distância e condições climáticas para poder ser bem efetivo no seu desempenho.
Uma coisa que eles levam em consideração é o MOA (Minuto por Angulo) que é uma medida usada para calcular a trajetória da bala.

As vezes, eles tem que prender a respiração ou ficar parados por horas em suas posições, e apesar de não sair correndo igual uns doidos avançando, o equipamento deles não é nem um pouco leve, alias, um rifle de precisão tem um peso médio de 4 quilos e meio  (4,5 kg) Aqui tem uma lista de Rifles de Precisão e algumas características como calibre e nação.

Outra coisa que snipers são treinados é na camuflagem por terra, eles se trajam com os elementos encontrados no lugar, se misturando a terra, folha, areia, o que for só para passarem despercebidos, os verdadeiros ninjas da atualidade.



Em geral, a matemática usada por militares serve como complemento de suas manobras e estratégias, como posição (Usam-se as coordenadas para se deslocarem) 
aqui algumas atividades elaboradas por soldados em aula (Escola de cadetes)

Eles usam a matemática também para treinar um raciocínio rápido, pois em uma guerra cada segundo conta para virar uma situação desfavorável a seu favor (quantos de vocês já não viram filmes (mesmo aqueles que não tem nada a ver com o tema debatido) onde numa fração de segundos alguem faz alguma coisa para desarmar um inimigo ou algo parecido?)






Minha Opinião:

Espero que tenham aprendido com o tema trazido aqui, a matemática esta presente em diversas áreas e eu falo como professor de tal matéria, o quão importante é aprender a matemática (ainda que seja só a de uso comercial/familiar que é usada no dia-a-dia).

Também espero que tenham gostado da história e da progressão que os jogos de tiro foram tomando, embora eu prefira mais um jogo de luta ou um rpg a um FPS eu reconheço sua importancia dentro do mercado de jogos...só gostaria que seus fãs não fossem tão infantis (quem nunca se deparou com aquela gurizada que diz que ***** sua mãe em uma partida?)


Então era isso, espero que tenham gostado, se tiverem sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários ou mandar para o meu Twitter.

Até a próxima e tchau.


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