sábado, 29 de julho de 2017

Animes de Esportes que eu recomendo


Fala pessoal, como vão vocês? Hoje pretendo trazer um artigo a respeito de ''meus melhores animes de esportes''.

Como bem devem saber, eu sou um amante de animes, e meus favoritos sempre foram os shonens. Embora o tema que irei tratar hoje não seja a respeito desses animes, os animes de esportes carregam aquela adrenalina e aquela emoção que encontraríamos em um anime de luta qualquer (Valendo lembrar que algumas modalidades de luta são esportivas). Pensando nisso, decidi listar aqui alguns animes de ''ação'' esportiva das quais alguns de vocês podem já ter assistido ou ficarem interessados em assistir.

Uma coisa que devem ter em mente antes de começarmos é que não irei listar eles em forma de primeiro, segundo e terceiro lugar, mas sim em forma de modalidades. Por essa razão irei falar de apenas UM único anime que retrate de tal modalidade para representar o esporte como um todo.

Outra coisa que devem estar cientes é que eu usarei como fator para decidir os animes representantes sua história, personagens, traço ou apenas puro valor nostálgico por minha parte

Espero que gostem e lá vamos nós.



Futebol: Super Campeões/ Captain Tsubasa
E pra iniciar a lista, a modalidade de futebol com Captain Tsubasa como representante.
Captain Tsubasa é um anime de futebol criado por Isamu Imakake em 13 de Outubro de 1983 e o mangá por Yõichi Takahashi em 1981. A história de Captain Tsubasa começa com a chegada de uma nova criança em uma cidade, essa criança é Oliver Tsubasa Oozora e ele é apaixonado pelo futebol desde pequeno. Em sua nova escola ele conhece um grupo de crianças que querem participar de um campeonato entre escolar e se tornarem os melhores. Acontece que eles são horríveis e com a ajuda de Oliver eles irão em busca de seu sonho. Esse foi um resumo rápido e até carece de melhores informações, mas dá pra dar um desconto pois faz tempo que não assisto Captain Tsubasa. O anime é dividido em algumas fases como a primeira onde eles são crianças e estão jogando entre escolas, a segunda, onde o time do Tsubasa cresce e agora representam o Japão em partidas contra outros países como a Itália e a Indonésia, e por ultimo a terceira onde Tsubasa ganhou um grande renome e acaba saindo de seu time para ir jogar para os ''Brancos'' (São Paulo) no Brasil. A história de Oliver Tsubasa é contada e recontada em diferentes versões do anime, a mais recente, ''Captain Tsubasa  Road to 2002'' é um remake do começo, mas que avança até a segunda fase da história. Eu assistia esse anime no Cartoon Network e adorava escultar a música de encerramento Feel so Right. Esse anime por mais mentiroso que alguns digam que seja (Campo de Futebol que lembra uma melancia?) o anime tratava de maneira fiel a dedicação ao esporte, amizades e rivalidades dentro do time e sempre era mostrado o pessoal se empenhando para ficarem cada dia melhores.




Basquete: Slam Dunk
E como representante do Basquete eu nomeio Slam Dunk. Slam Dunk foi criado pelo mangaká Takehiko Inoue em 1 de Outubro de 1990 e foi adaptado em anime por Nobutaka Nishizawa em 16 de Outubro de 1993. A história de Slam Dunk conta com um enredo de certa forma bastante ''inovador'', a história gira em torno de Hanamichi Sakuragi, um delinquente que não se dava bem com garotas (Todas elas o dispensavam) até conhecer Haruko Akagi, a garota dos seus sonhos. Haruko fica admirada com o porte físico de Sakuragi e o questiona sobre jogar basquete no time da escola. Sakuragi então entra para o time, com o único intuito de impressionar a garota, mas acontece algo inesperado, ele realmente acaba gostando de jogar basquete. Junto de outros colegas, Sakuragi agora joga basquete representando o time Shohoku com o objetivo de torna-lo grande e vencer o campeonato nacional. O anime trabalha temas como superação e a vida de cada um de seus jogadores. Uma coisa impressionante em um anime de esportes é o fator ''ausência de protagonismo'', os personagens treinam duro todos os dias para conseguirem ser os melhores, mas nem sempre esse treino acaba sendo correspondido. A trama em si é bem madura por diversos elementos que vocês imaginam que devam ser tratados em um anime de vida colegial, só que aqui são bem trabalhados.






Rugby: All Out
E como representante de Rugby temos All Out. All Out foi criado por Shiori Amase em Janeiro de 2013 e adaptado em anime por Kenichi Shimizu em 7 de Outubro de 2016. Em All Out a história gira em torno do personagem principal, Kenji Gion, um tampinha pavio curto e briguento que decide entrar no time de Rugby da escola para liberar toda a sua energia e insegurança. O time de Rubgy da escola é a Jimko Team, composta por estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio (Colegiais) que amargam o título de um dos times mais fracos da região. O time é liderado por Sekizan Takuya (O cara de cabelo vermelho no meio), um sujeito durão e assustador na primeira vista, mas é o membro mais responsável da equipe e quem toma conta de tudo praticamente. Takuya não queria a entrada de Gion no time até enxergar nele o mesmo ''fogo'' que Takuya possuía na época da sua entrada no colegial. Esse anime é FODA. Ele possui uma boa comédia e um desenvolvimento por parte dos jogadores de se espantar. Aqui temos de tudo: Sujeito que ''abandonou'' o Rugby por ter quebrado o braço do melhor amigo em uma partida amistosa, fulano que tem problemas com seu irmão mais velho e babaca, mas que tem um sentimento de culpa por se sentir frustrado pois seu irmão mais velho é o único parente vivo e quem tomou conta do fulano quando perderam os pais. Ciclano que era um convencido arrogante e que aprendeu a virar gente quando conheceu o Rugby, entre outras histórias. O anime é frenético e muito bem animado, sentimos o impacto de cada porrada que o pessoal toma na partida e temos o conceito de trabalho em equipe elevado a milésima potência (Atenção Hipérbole).






Tênis: Prince of Tennis
E como representante de Tênis temos Prince of Tennis. Prince of Tennis foi criado em Julho de 1999 por  Takeshi Konomi e adaptado para anime por Takayumi Hamana em 10 de Outubro de 2001 (Haja anime de esporte criado em Outubro...)
Em Prince of Tennis temos como protagonista Ryoma Echizen, um aluno recém transferido para a Seishun Gakuen, uma escola particular renomada por seus alunos talentosos e em principal por seu clube de tênis. Ryoma acaba ganhando destaque na escola por bater as habilidades de diversos veteranos dali e acaba ganhando a atenção das garotas e a rivalidade e amizade dos garotos. O capitão do clube de tênis, Kunimitsu Tezuka acaba chamando Ryoma Echizen para o time e tem como objetivo em comum vencerem o torneio nacional de tênis das escolas secundárias. O anime é meio antigo e é bem extenso, o protagonista é orgulhoso e possui o dom de aprender o estilo de jogo do adversário após o observa-lo poucas vezes, vemos o desenvolvimento de Ryoma quando ele deixa de usar as habilidades herdadas de seu pai e começa uma busca por seu próprio estilo de jogo...é.






Boxe: Hajime no Ippo
E como representante do Boxe... Hajime no Ippo. Hajime no Ippo foi criado por George Morikawa em Outubro de 1989 e foi adaptado em anime por Satoshi Nishimura em 10 de Outubro de 2000. A história  do anime gira em torno de Ippo Makunouchi que quando tinha 16 anos foi cercado e espancado por bullyings na saída da escola, quem o salva é nada mais nada menos que Mamoru Takamura, um boxeador famoso que espanta os bullying's residentes e decide erguer a moral de Ippo o treinando para poder se defender. Ippo mostra então que tem talento para o Boxe devido a enorme força de seus braços e a partir dai surge o sonho de ser um boxeador. O anime avança então em oito anos e vemos a entrada de Ippo Makunouchi para a modalidade de peso pena, onde ele luta com o sonho de ser o melhor e blablablá. O anime possui um traço muito lindo para esse tipo de anime, com um detalhismo muito abrangente no jogo de luz e sombra e nos detalhes mais minuciosos presentes, como os braços musculosos o suor que voa a cada pancada que alguém desfere em alguém e pela presença de sangue...coisa que hoje em dia seria meio difícil de ser vista em um anime pelas regras de censura (Basta ver o que houve com Dragon Ball ao longo desses anos). O anime é carregado de ação e possui uma boa trama.





Wrestling: Tiger Mask W
E como representante de Wrestling (Luta livre) temos Tiger Mask W, criado por Toshiaki Komura em 1 de Outubro de 2016.
A história gira em torno de Naoko Azuma que a três anos atrás viu seu mestre Daisuke ser brutalizado por um lutador intitulado Yellow Devil. Daisuke acabou ficando paraplégico dada as circunstancias da luta e tanto Naoko Azuma (discipulo de Daisuke) quanto Takuma Fuji (Filho de Daisuke e melhor amigo de Naoko) prometeram se vingar de Yellow Devil. Para isso, ambos se dedicaram a treinar Wrestling para um dia vencer Yellow Devil. Acontece que Takuma busca treinar com a GWM (Global Wrestling Monopoly/ Monopólio global de luta livre) a mesma federação que treinou Yellow Devil para poder derrotar o grande vilão. Sem ter noticias de Takuma, Naoko decide ingressar para o ramo da luta livre adotando o nome de Tiger Mask em busca de crescer no ramo e poder confrontar Yellow Devil que se encontra com paradeiro desconhecido. No caminho de Naoko surge um rival lutando em nome da GWM, e esse é o Tiger the Dark, que nada mais é que Takuma Fuji, só que um não sabe a identidade do outro, e ambos buscam a mesma coisa. Esse anime é uma readaptação do anime Tiger Mask de 1969 (Aquele lá...aquele que inspirou o King do Tekken). O anime conta com efeitos visuais impressionantes, possui incontáveis reviravoltas e movimentos de luta fiéis aos da Luta Livre.






E por fim a modalidade de Beisebol cujo representante é Diamond no Ace. Diamond no Ace foi criado por Yuji  Terajima em 2006 e adaptado em anime por Mitsuyuki Masuhara em 6 de Outubro de 2013. A história do anime gira em torno de Eijun Sawamura, um jovem que tem a função de arremessador de seu timeco de amigos da escola. Um dia em uma partida amistosa entre escolas, Eijun acaba chamando a atenção de uma olheira do colégio Seidou, um colégio grande e conhecido pelo seu Beisebol. Após isso, Yuki acaba transferido para a Seidou e lá ele acaba passando por inúmeros desafios para se tornar um grande arremessador. Eu não cheguei a ver esse anime, mas pelo o que eu ouvi dizer, ele tem um certo potencial...então tá.






Minha Opinião:
E finalizando com maestria  (Nossa quanta humildade) esse artigo eu trago minha opinião.

Na verdade eu já expressei minha opinião quando eu falava a respeito desses animes então só resta eu dar uma enrolada aqui...

Bom, eu gostaria de pedir desculpas pelo desaparecimento por quase o mês todo, prometo correr atrás do tempo perdido pois quero fazer algo grande pro Blog e meu prazo esta ficando apertado...mas creio ser capaz de fazer mais alguns artigos até a chegada dessa data. (Ficou curioso? Pois suas perguntas serão respondidas no próximo mês)

A respeito da minha ausência...foi pura burrice de minha parte, eu basicamente deixei minhas férias passarem e não atualizei o blog, mas por outro lado, eu acompanhei diversas séries e jogos e tenho conteúdo para falar nos próximos artigos então fiquem no aguardo que irei trazer mais temas.

Quero agradecer também a quantidade de leitores que tenho agora, quase chegando aos 6.000, muito obrigado mesmo, continuem me acompanhando, me sigam aqui no Blogger ou no Twitter, comentem nos comentários façam sugestões ou críticas, divulguem pra amigos, tudo isso vai voltar para vocês de maneira positiva, pois estarão me ajudando a crescer.

Então era isso o que eu tinha a dizer, espero que tenham gostado, se tiverem sugestões ou críticas escrevam nos comentários ou mandem para o meu Twitter.

Até a próxima e tchau.




Nenhum comentário:

Postar um comentário