domingo, 2 de julho de 2017

Minha opinião sobre o filme do Pica-Pau


Meu Deus...a que ponto chegamos?

Fala pessoal como vão vocês? Hoje eu pretendo fazer uma analise sobre o filme do Pica-Pau (Ou melhor, tacar o pau nesse filme) com base no que eu vi no trailer.

Irei fazer esse ser o meu primeiro artigo de Julho, e já vou me adiantando dizendo que eu sinto muito pela ausência no mês anterior, eu havia sido tomado pela graça de voltar a jogar World of Warcraft, e ao mesmo tempo, me dedicava aos trabalhos finais do meu período da faculdade, como agora não irei fazer o primeiro e nem me preocupar com o segundo, me parece uma boa hora para voltar a ação.

E para quem tem surgido recentemente ao meu blog, sejam bem-vindos, para os mais antigos, esse artigos funcionara entre aspas como uma ''parte 1'', onde irei acentuar meus pontos a respeito do filme segundo o trailer, e quando ele lançar irei fazer um artigo descrevendo o filme...algo semelhante ao que eu fiz com Moana.

Antes de dar progresso a analise do trailer, quero deixar ao povo uma breve história de quem é o Pica-Pau, contando sua origem e suas traquinagens.


Pois bem...E lá vamos nós.



1° Parte: A história do Pica-Pau:
Tudo começou com Walter Lantz (1899-1994), um cartonista norte-americano criador de algumas obras como Dinky Doodle, Oswald the Lucky Rabbit e Andy Panda, estava em decadência pois suas obras já haviam perdido o gás. Walter Lantz era um empregado da John R. Bray Studios, um estúdio de animação estadunidense que teve seu auge antes da primeira guerra mundial. Walter ganharia renome por trabalhar com eles, e eventualmente (Em 1928) ele iria ser contratado pela Universal Studios para trabalhar com algumas obras (foi quando, em parceria com a Disney, Oswald the Lucky Rabbit foi criado). 

Os anos passaram e em 1940, Walter Lantz se casa com Grace Stafford, e foram comemorar a noite de nupcias/lua de mel em um chalé na floresta, só que a ''diversão'' do casal foi interrompida por um pica-pau que abriu diversos buracos no telhado (vamos lembrar que esse tipo de edifício pode vir a ser feito totalmente de madeira) e logo depois choveu, o que arruinou a noite de Walter e sua esposa.

Com o pensamento no pássaro maldito,  Walter finalmente sabia o que podia ser feito para voltar a ser um sucesso dentro do mercado de animação, assim surgiria a ideia de Pica-pau, um desenho cujo protagonista seria um Pica-pau que aprontaria com todo mundo e que vivenciaria a cada década uma fase, voltada a públicos diferentes.


2° Parte: As fases do Pica-Pau:



  • 1° Fase (1940-1947): Essa fase era caracterizada pelo protagonista com um design grotesco e insano. O pica-pau tinha pernas segmentadas (tinham ''risquinhos'') amarelas, uma mancha vermelha e volumosa (dava a impressão de gordo) na barriga, um bico fino e comprido e penas verdes em sua cauda. A personalidade do pica-pau nessa fase era de um pássaro maluco que gostava de ferrar a tudo e todos, e utilizava de diferentes meios para isso, seja com violência, ou com o uso de artifícios como fantasias. De modo geral, os episódios dessa fase não eram tão populares...digo, os personagens que apareciam nesse arco não eram nada mais que coadjuvantes, somente nas próximas fases que seria explorado mais a história de seu elenco secundário e surgiriam personagens como o Leôncio. (Foi uma fase marcada por episódios com frases de efeito que em alguns casos trouxeram um efeito negativo, como por exemplo ''Sou um Diabo Necessário'', no episódio ''Roubo de Gasolina'').
  • 2° Fase (1947-1951): Nessa fase, o Pica-pau sofreria uma ''repaginada'' ficando desse jeito mais atrativo aos olhos das pessoas; e do seu visual bizarro, ele daria forma para um Pica-Pau com pernas azuis, penas pretas em seu rabo, uma grande faixa branca que ia de sua barriga até o seu pescoço, seu colarinho agora era mais ajeitado e seu ''cabelo'' era maior e jogado para trás. Em termos de personalidade, o Pica-Pau estava praticamente o mesmo, e seria a fase responsável por introduzir alguns elementos conhecidos como o Leôncio. (Todos amam o Leôncio) (Essa fase é uma fase conhecida por ''clássica'' e tem alguns feitos em seu nome, como o episódio O Barbeiro de Sevilha, onde o Pica-Pau quase mata um cliente de uma barbearia enquanto canta Fígaro). Também é a fase onde o Pica-pau teria sua clássica risada.
  • 3° Fase (1951-1961): Nessa fase o Pica-pau passaria novamente por mudanças, dessa vez o Pica-Pau agora seria mais infantil (De todas as maneiras possíveis), com uma estatura e uma fisionomia que lembrassem uma criança (Tanto é que em alguns episódios há uma mudança brusca de tamanho do pica-pau em relação a sua vitima, algumas vezes ele bate na altura da barriga do sujeito, quando outras ele é do tamanho do pé do sujeito). Agora o Pica-Pau teria um bico menor e mais largo, uma cabeça arredondada e um topete jogado pra frente. Essa fase e a próxima eu posso chamar carinhosamente de a fase ''Pica-Pau na Record'' pois foram as fases mais reprisadas pela emissora. O elenco secundário teria mais espaço e seriam até o centro do episódio, teríamos  o Zeca Urubu entre outros pequenos mitos, como o Corvo Jubileu (''Alguém disse Pipoca?'') e um coadjuvante bigodudo que vez ou outra faria uma ponta em episódios de velho-oeste. O Pica-Pau era politicamente incorreto (segundo as pessoas de hoje) pois ele ela traiçoeiro e brincalhão com todos, de um jeito mais Looney Toones (Tipo Pernalonga e Patolino), mas com algumas cenas um tanto peculiares, como o episódio do Narguile, ou os diversos em que ele ferrava com os índios.
  • 4° Fase (1961-1973): Por diversas reclamações de Pais e terceiros, o Pica-Pau passou por uma transformação radical. Em termos visuais, ele estaria o mesmo, mas agora com o colarinho mais ajeitado e um pouco mais alto. Em personalidade, o Pica-Pau seria mais calmo e menos destrutivo, adotando agora uma personalidade mais curiosa e aventureira. O elenco da série estaria completo agora, com todos os personagens em seus designs finais. Pica-Pau teria uma pegada mais musical, com diversas musiquinhas (Não é como se não houvesse isso nas fases anteriores, mas agora eram mais usadas) e teríamos a dupla inseparável: Pica-Pau e Pé de Pano.
Nota: Irei por agora uma sequencia de imagens de ''mitadas'' dos episódios da 4° fase:






Acho que já deu...

Essas fases até agora faladas (Da 1° a 4°) foram passadas aqui no Brasil por diversas emissoras, como SBT, Globo, Record, Jetix e Band.


  • 5° Fase: (1999-2003): Conhecido como ''O Novo Pica-pau'' seria um desenho revitalizado produzido pela Universal como uma forma de atrair um publico novo. Em termos de fisionomia, o Pica-Pau lembra muito a sua segunda fase, agora em se tratando de personalidade, o Pica-Pau agora seria preguiçoso, ''caseiro'', mal-humorado, amante da Escócia, desleixado e burro (As antigas versões ele era ingênuo, mas aqui ele é burro mesmo). Esse desenho seria voltado para um humor mais pé no chão (Leia-se chato) embora a cada episódio apresentasse situações esdruxulas envolvendo outros personagens. Agora alem do Pica-Pau, contaríamos com uma Pica-Pau, a Winnie, que seria irmã do Pica-Pau (Isso fica evidente em um episódio) e dos sobrinhos do Pica-Pau, que dariam as caras novamente desde a 2° fase. De maneira geral esse é a unica versão do Pica-Pau que apresenta continuidade, mas meh...O Pica-Pau sofreu uma boa descaracterizada nas ultimas décadas. Essa versão passava no Cartoon Network e não me lembro se chegou a ser exibida em alguma outra emissora.


Agora que vocês estão situados do óbvio...digo, das fases do desenho do nosso querido cabeça de fósforo, vamos dar inicio a analise do filme com base no trailer.

Divirtam-se.

Analise:

O que nos leva ao ano de 2017, com promessa de um filme do Pica-Pau por meio da Universal Animation Studios e com a direção do filme nas mãos de Alex Zamm. (O filme está previsto para Outubro desse ano.)

E qual é a moral (Sinopsia) do filme?

Uma família viaja para o meio da floresta onde decidem residir, o homem da família é  Lance Walters (Timothy Omundson) que pretende desmatar toda aquela região para construir um edifício de Luxo, e cabe ao Pica-Pau deter Walters e seus homens, antes que eles destruam a floresta e o seu lar, e para isso Pipa-Pau contara com a ajuda de uma protetora dos animais chamada Vanessa (Thaila Ayala).

E é essa a nossa sinopsia.

Ok...irei pedir para que vocês vejam o trailer acima, leiam a sinopsia, e vejam mais uma vez o trailer, só para pegar alguns pontos.


Eu irei tecer minhas críticas então, vamos a elas:


  • 1° Ponto (A escolha dos atores): Não tenho nada de ruim em especifico a dizer, só que, o elenco escalado tirando uma atuação ou outra em sua carreira, eles são bem dispersos (digo isso no sentido de esquecimento). Vamos começar com Timothy Omundson: Ele esta no ramo desde 1995 e coleciona um pouco mais de 10 obras, não sei se posso opinar a respeito de sua habilidade de ator, pois dos filmes dele eu só conheço o Missão Impossível 3 (2006). O cara tem rosto de galã, fazer dele um vilão de pica-pau é...meh. Dando uma olhada no elenco, boa parte deles dá pra se tirar da lista, já que irão fazer o papel de dublagem e/ou coadjuvantes menores, mas posso citar em destaque Jacob Davies (O Pinóquio de Once upon a Time), ele vai ser o filho do casal e será o laço entre humanidade e o pássaro, dependendo de como for trabalhado isso pode vir a ser interessante. Temos também Jordana Largy e Emely Holmes, mas não sabemos onde elas estarão inseridas no filme, nem em que contexto. Mas o grande foco da história será Thaila Ayala...Eu havia me sentido um ignorante por não saber de quem se tratava e fui ver quem era...e Thaila Ayala é conhecida por ter feito algumas novelas e ter dado as caras em Malhação... Eu vou ser babaca agora: Eu não gosto das obras onde a garota participou e nem sei se ela foi boa nos papéis das quais ela participou nessas obras (Se bem que se fosse ruim, ela não estaria contracenando com atores norte-americanos). O fato é que tenho um medo dela ser só um ''rosto bonito'' que está ali apenas por status e para tentar atrair o publico adolescente brasileiro para assistir nas telonas. É ver para crer.
  • 2° Ponto (Falta de coerência de sinopse com trailer): Se a Vanessa (Thaila Ayala) é a esposa do ''grande vilão'' do filme, e é uma protetora dos animais...por que caralhas ela é alvo das investidas do Pica-Pau...embora o Pica-Pau seja neutro em relação a quem ele ira ferrar, ele nunca foi de prejudicar um aliado, aqui ele ferrou a Vanessa não uma, não duas, mas três vezes, e isso apenas no trailer.
  • 3° Ponto: (Pica-Pau): Acho que a Universal perdeu a moral de mexer com o Pica-Pau depois que o Walter Lantz morreu, pronto falei. Digo, após a morte do autor do pássaro tão consagrado, o que surgiu? ''O novo Pica-Pau'', que foi criticado pelos brasileiros (diga-se de passagem o Brasil é onde mais se concentra fãs do desenho, pois o mundo todo até então deu as costas para o Pica-Pau). Uma coisa que vi muitas pessoas reclamando foi a personalidade do Pica-Pau...me digam com sinceridade, esse pica-pau do filme parece mais com que fase? Para mim ele parece uma fusão das fases clássicas, que embora sejam muito boas, cada uma tinha um ponto forte e outro fraco, e da mesma forma, isso pode acabar se tornando uma faca de dois gumes, pois horas o Pica-Pau parece insano e genocida, em outros momentos ele é inocente e brincalhão, essa troca de personas, acaba quebrando a credibilidade do personagem.
  • 4° Ponto: (Vai Planeta?): Na boa...de quem foi a ideia de fazer o Pica-Pau um protetor da floresta? Sério, esta estampado no trailer que ''A motivação do Pica-Pau é salvar a mãe-natureza''. O Pica-Pau nunca foi um protetor da fauna e flora, vemos isso em diversos episódios onde ele é considerado uma praga por destruir casas e arvores esburacando eles. O Pica-Pau que conhecemos era aquele bicho espertinho que enganava o Zeca Urubu, fumava Narguilé, tapeava policia e dava charutos explosivos para índios.
  • 5° Ponto: (A proposta do filme): O filme será uma mescla de live-action com CG (Computação gráfica)...é uma ideia até legal, funcionou com mógli, por que não daria certo aqui? Simples, porque a animação usada para fazer o Pica-Pau é distante demais da realidade. Fica uma coisa forçada e estranha, parece as CGs do 2° filme do Mascara de tão ruins que são.
  • 6° Ponto (Universo do Filme): Tenham em mente que Pica-Pau tem um universo relativamente grande, com diversas histórias paralelas e uma gama de personagens...por que não investiram em um filme totalmente em CG de uma vez e que trouxesse os personagens como Zeca Urubu, Pé de Pano, Leôncio, Andy Panda, Chili Penguim e Minnie Ranenta? Seria uma jogada mais segura e traria uma sensação de familiaridade com seu antigo publico ao ver a obra, mas não, tem que jogar o Pica-Pau de personagem único em meio a personagens reais.
  • 7° Ponto (Publico Alvo): A grande pergunta é, pra quem é destinado esse filme? O publico antigo só iria assistir pelo fator nostalgia, mas pelos pontos apresentados acima, eles iriam hesitar em gastar seu suado dinheirinho nesse longa...Então assumimos que esse filme é voltado para o publico novo, e isso é um tiro no escuro, eu não sei se a garotada ainda da algum crédito ao Pica-Pau, a molecada de hoje gosta (Ou segundo os executivos de canais de animação nos fazem acreditar) de desenhos com humor non-sense e personagens idiotas, não sei se terá peso positivo se levarmos em conta que esse filme apresenta atores reais, o que daria um ar mais ''sério'' ao filme, mesmo a proposta dele sendo ser comédia.

Apesar de ter esculhambado esse filme pelo trailer (Uso do argumento de ''Um trailer é composto das melhores cenas do filme e de sua narrativa, se ele não impressionou, é porque o filme vai ser uma droga'') eu tenho um lado mais esperançoso e torço para que ele me faça queimar a língua.

Algumas pessoas estão reclamando que a dublagem do pica-pau é ruim...ela não é a original, mas é próxima disso, e vale lembrar que os dubladores do pica-pau em terras tupiniquins ou estão velhos demais para exercer o seu papel ou já morreram a um bom tempo.


Alex Zamm (O diretor desse filme) tem um histórico de filmes de comédia, então ele esta em casa, certamente ele vai saber trabalhar com o material que lhe foi dado; algumas de suas obras foram Perdido pra cachorro 2 (2011), Os Batutinhas (2014) e Inspetor Bugiganga (2003).


Bom...eu não tenho mais o que dizer a respeito do filme, creio que ele tem muitos pontos negativos, e não nos foi apresentado devidamente todo o elenco, mas alguma coisa ou outra se salva, apesar da descaracterização do pica-pau, as pessoas vão justamente ver ele no cinema para ver ele aprontando com as pessoas e ver de que formas ele ira fazer isso...quem sabe alguma mente criativa não vá usar isso para montar uma série do Pica-Pau que traga frescor a obra (De preferencia respeitando os elementos já construídos no desenho) e as pessoas voltem a gostar do pássaro.



Minha Opinião:

E essa foi minha crítica ao trailer do Pica-Pau...e quanto a vocês, o que acham desse trailer, acham que ele foi bom? tem alguma sugestão ou crítica para fazer? Então escrevam suas opiniões nos comentários, ou no meu Twitter.


Então era isso, até a próxima e tchau.

4 comentários:

  1. Vi o trailer no Youtube e imediatamente procurei uma crítica que batesse com a minha opinião. Eu não botei nenhum pouco de fé nesse filme a partir do trailer exatamente por tudo que você disse. Mesmo que eles convençam com um filme relativamente bom, não me agradaria visualmente. Ficou muito esquisita essa mistura de realidade e CG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em atender a sua procura. Pois é, a mistura de CG com personagens reais não ficou boa.

      Excluir
  2. Acredito que criticar um filme sem assisti-lo não é uma coisa sensata a se fazer,sempre procuro assistir a obra primeiro.Mas ao fazer isso com Pica-pau o filme a única coisa que eu consegui foi desperdiçar mais de uma hora do meu precioso tempo.O filme não tem nada a ver com o desenho que tantas alegrias me deu na infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, respeito sua opinião (alias, eu concordo com ela, é tolo julgar um livro pela capa), mas a proposta desse quadro do meu blog (analises de trailers) é justamente aquilo que diz: analisar os trailers de filmes e com base neles deduzir qual é a moral do filme e se segundo o trailer ele aparenta ser bom.
      Mencionei ao final do texto sobre a esperança de queimar a língua, mas infelizmente esse filme já demonstrava suas falhas através do trailer. Enfim, só tenho a sentir muito pela sua experiência com o longa não ter sido boa.
      Qualquer recomendação estarei a dispor, um grande abraço e tenha uma boa noite.

      Excluir