quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Falando sobre a Mitologia no Mundo Pokemon


Boa Tarde, eu me chamo Professor Matteus, seja bem-vindo ao mundo pokemon, agora me diga, você é um menino ou uma menina?

(Risos)

Fala Pessoal, Como vão vocês? Como vocês devem imaginar eu amo pokemon, falo sério, tenho a coleção de revistinhas da Pokemon Club, sei de cabeça o nome dos primeiros 251 Pokemons, assisti a quase todos os filmes, acompanhei quase religiosamente o anime desde sua origem até a saga de Kalos e zerei todos os jogos lançados para GBA (Os jogos da 1ª a 3ª geração).

Mas não é sobre quão fanático e abitolado eu sou que iremos falar hoje; mas sim do universo Pokemon.

Veja bem, Embora não seja lembrado em uma roda de conversa nerd/otaku, Pokemon é uma franquia detentora de um vasto universo, isso se deve graças a genialidade dos caras da Game Freak (Eu já Mencionei essa história antes) que dispuseram de criatividade e dedicação para criar mais de 100 criaturas diferentes e ainda desenvolver uma história por de trás das criaturas tão ''fantabulosas'' que aprendemos a amar...(Essa frase soou estranha).

-Matteus a onde você quer chegar com esse falatório? -Bem, como devem imaginar pelo título desse artigo, hoje eu irei ''debater'' a respeito dos lendários e guardiões do universo de pokemon, explicando quem são, de onde vieram e sua importância dentro do universo da série (Já que nos jogos não existem consequências por derrotar/capturar tais entidades)

E para reforçar aquilo que irei falar usarei como referencias eventos tanto do anime quanto dos filmes do pokemon e também me disponibilizarei a usar a Pokedex quando for preciso.

Sabe, esse tipo de tema não é visto na internet, não é como se fosse mudar a vida de alguém, mas é o tipo de assunto que considero de certa forma fascinante e é sempre bom que ''alguém faça o trabalho sujo''


Só dando um adendo eu sinto que esse tipo de artigo é útil pois ao longo das temporadas, vão sendo criadas novos lugares, com novos monstrinhos e novos pokemons lendários/guardiões o que acaba tornando difícil a compreensão do posto de um determinado pokemon uma vez que dois ou mais compartilham desse cargo (Vocês já já vão entender o que quero dizer)


Alias, eu quero deixar bem claro que tudo o que eu irei falar é suposição, teoria fruto da minha imaginação e que a unica base veridica será dos argumentos que irei utilizar para realçar minha tese.


Sem mais delongas, vamos começar esse artigo.


(PS: Eu só irei explicar até a 4ª geração, que foi onde surgiu Arceus)



(AVISO: Esse artigo contém SPOILERS)





Trio de Pássaros Lendários (Articuno, Zapdos e Moltres): O Equilíbrio Climático
E para iniciar o artigo comecemos falando do primeiro trio de pokemons lendários, as aves cuja nomenclatura são baseadas nos números ''um'', ''dois'' e ''três'' em espanhol (É uma curiosidade boba que todo mundo (Ou quase todo mundo) sabe, veja bem; articUNO, zapDOS e molTRES)

É mostrado no segundo longa-metragem de pokemon (Pokemon 2000) a fúria dessas aves em ação, alem de sua função.

Articuno, Zapdos e Moltres são três aves lendárias que residem em ilhas separadas de uma mesma região de arquipelágos (Nos jogos da primeira geração (remake), eles habitam a ''Sevii Islands'' uma região nova composta por 3 ilhas, cada uma dedicada a uma das aves).

Não é certo dizer como as aves se reproduzem (Lembrando que TODOS os lendários e guardiões são seres assexuados) mas é quase certo dizer que esta relacionado a primeira vez que determinado evento climático com certa proporção ocorre. (Pokemons não vivem para sempre, então são obrigados a ''renascer'' de tempos em tempos; isto é, o caso dos lendários, os guardiões são imortais)

Eu falei falei, mas no fim não disse qual é a função dos pássaros lendários. Pois bem, cada um cuida de seu respectivo modo do clima do planeta.

Como dito lá em cima (Pokemon 2000) quando uma das aves se ausenta de seu posto, a influencia das outras duas acaba tomando conta o que causa um desequilíbrio climático no mundo e quase causa a sua destruição.

Moltres é responsável por manter a terra aquecida (Ele é o fogo que mantem o clima de lugares quentes); Zapdos é o responsável por controlar as tempestades (Acredito que é ele quem decide quando deve ou não haver tempestades; dando um adicional, acredito que ele também influencia os campos magnéticos do planeta); Articuno é o responsável por refrigerar o planeta (Ele é uma ave de gelo)

Quado Moltres é capturado (lembrando que o filme se passa no verão) começa a nevar em todas as partes do mundo; quando Zapdos é capturado o mar começa a se agitar, os ventos a soprarem e as nuvens carregadas de raios a cair...Se Articuno caísse é provável que seria o exemplo mais prático de aquecimento global, só que com efeitos instantâneos.

Além do posto de guardiões do clima; Cada uma das aves carrega consigo suas particularidades, como por exemplo Moltres que é dito ser capaz de produzir a chama que nunca apaga e Articuno que é capaz de criar e cessar as nevascas.






Mewtwo: O Guardião da Humanidade
Nascido em laboratório como um protótipo do Pokemon Mew com a finalidade de ser o pokemon mais forte do mundo, Mewtwo foi o antagonista do primeiro filme de Pokemon, e nele vemos os poderes e as motivações do pokemon.
Mewtwo é um pokemon psíquico extremamente poderoso, capaz de se comunicar com as pessoas por meio da telepatia (Até então um poder nunca antes mostrado por qualquer outro pokemon psíquico)
Mewtwo tinha um desejo de vingança por ser criado sem nenhum proposito que não fosse a dominação; incerto de seu destino mas com a consciência limpa após os eventos do filme, Mewtwo decidiu se exilar na caverna localizada aos arredores de Cerulean (Eventos da primeira geração de jogos)
Mewtwo é enigmático em relação ao seu posto, como ele não foi um pokemon nascido com um proposito fica difícil de entender sua função na terra; mas eu acredito que ele deva ter a alcunha de ''Guardião da Humanidade'' por ter sido criado pela mesma e por ter um nível avantajado de discernimento tanto por parte dos pokemons quanto pelos humanos; assim, Mewtwo se torna aquele que conhece as pessoas (Bem até demais, até decidiu se exilar por isso) e se necessário deve protege-los de ameaças (Como rola em um filme em que Mewtwo e Darkrai saem na porrada)






Mew: O Guardião da Vida/dos Pokemons
Segundo a pokedex das primeiras gerações, Mew é catalogado como sendo um pokemon genético, e a razão para isso é simples, de seu DNA partiu TODOS os pokemons que conhecemos hoje; dando uma atualizada em relação a história de Arceus, Mew seria um de seus ''anjos'' que seria responsável pela criação dos pokemons (Por isso a alcunha que dei ''Guardião da Vida'')
Embora Mew seja um pokemon com esse porte de poder e responsabilidade, talvez seja por seu design, mas lhe atribuiram uma personalidade infantil e brincalhona o que faz de Mew um dos pokemons mais passivos em relação ao seu cargo; atualmente ele apenas supervisiona o mundo dentro de sua bolha. (Tecnicamente, Mew é um dos pokemons mais poderosos da história; só perdendo para os três titãs do universo (Arceus, Dialga e Palkia)







O Trio de ''Cães'' Lendários (Entei, Suicune e Raikou): Os Terraformadores

Chamados erroneamentes de trio de cães lendários, Entei, Suicune e Raikou são respectivamente um leão, um jaguar e um tigre (É, eles são felinos).
É meio complicado atribuir a eles um posto, então eu dei a eles a alcunha de ''Os Terraformadores'' isso se deve a forma como eles ''renascem'' de tempos em tempos.
Segundo a pokedex da 2ª geração (Não me perguntem a versão) Um Entei ''nasce'' toda vez que um novo vulcão surge no mundo; partindo dessa lógica, Raikou nasce toda vez que um raio parte a terra gerando uma explosão (Isso é verídico também) e um Suicune nasce toda vez que surge uma nascente (Isso já é especulação)

Diferente das aves lendárias que cumprem seu papel estando fixamente localizadas em um determinado lugar; Os ''cães'' são considerados ''espíritos'' livres que vagam por toda Johto.

A razão para serem conhecidos como ''espíritos'' é por uma das diversas lendas atreladas ao trio; dizem que antes de sua concepção na forma atual deles; Entei, Suicune e Raikou eram respectivamente um Flareon, Vaporeon e um Jolteon (Evoluções do Eevee com pedras) que morreram quando uma das torres sagradas de Ecruteak foi queimada... Antes de partir, Ho-Oh deu a vida ao trio que acabou adquirindo poderes nunca antes vistos.

Segundo a lenda, Raikou representa o raio que caiu na torre; Entei o fogo que queimou a torre e Suicune a chuva que apagou o incêndio e deu vida aos mortos.

É poetico a forma como esses pokemons foram romantizados em suas histórias de origem (Nos jogos da segunda geração eles são encontrados adormecidos na torre queimada)

Assim como as aves lendárias, cada um dos membros do trio carrega uma particularidade; e embora muitas vezes seja demonstrado que o tipo fogo seja o líder do grupo, dessa vez o protagonismo cai em cima de Suicune, o jaguar das águas.
Para os que não sabem ou os que não assistiram ao 4º filme de Pokemon; Suicune é o protetor das águas, com seu poder ele é capaz de andar sobre as águas; purificar até o mais poluído rio e dar ordem aos ventos...E como se não bastasse, Suicune também é o guarda-costas de Celebi, o pokemon viajante temporal que representa a floresta viva.

E por essas e outras que Suicune acaba sendo um dos meus pokemons favoritos.






Lugia: O Guardião dos Mares
Lugia é o pokemon protagonista do filme Pokemon 2000; o guardião dos mares e o líder das aves lendárias.
Lugia é dito como um pokemon de extremo poder e conhecimento; sendo muitas vezes visto como uma autoridade apaziguadora quando ocorre um desequilíbrio entre o trio de aves; mas as pessoas esquecem que na lenda, Lugia é quem causaria destruição do mundo ao travar uma luta contra seus subordinados penosos.

Lugia é quem comanda os oceanos e assim como Mewtwo é capaz de se comunicar com os humanos com o uso da telepatia; mas enquanto Mewtwo se isola das pessoas em uma caverna de fácil acesso (Nos jogos); Lugia fica em estado de alerta no fundo do mar (Nos jogos ele é encontrado nas profundezas da whirlpool islands; e somente deixa sua presença ser detectada se o treinador portar a pluma de prata)
É dito (Pokedex) que Lugia é capaz de alcançar altas velocidade e suportar a pressão de grandes profundezas graças a composição de seu corpo; Lugia possui uma estrutura cartilaginosa ao invés de ossos (Semelhante a alguns tipos de tubarões)

Lugia é uma criatura marinha porem não é do tipo água, ele na verdade é psíquico voador e faz dupla com Ho-Oh.





Ho-Oh: O Guardião dos Céus
O que falar de um pokemon que foi inserido no primeiro episódio do anime numa época em que os produtores nem sabiam se a série iria tão longe ao ponto de cataloga-lo na pokedex?

Ho-Oh é o guardião dos céus e indiretamente é o líder do trio de cães lendários. Ho-Oh é um pokemon de descrição fênix; muitas lendas cercam ao seu respeito; uma delas diz sobre suas asas que são capazes de brilhar com as 7 cores do arco-iris.

Eu acredito que em um confronto, Ho-Oh e Lugia sejam equilibrados, mas enquanto a fera do mar detêm o intelecto, a fênix das 7 cores detêm o poder.

Não é certo dizer quando Ho-Oh foi criado; mas é sabido que ele é de eras lendárias e que acompanhou o desenvolvimento da humanidade que cultuavam a ave como um Deus; chegaram até a construir a torre sagrada de Ecruteak para abrigar a ave. É dito (as lendas) que Ho-Oh era um simbolo de poder e fortuna; e por causa disso foram travadas muitas guerras com o objetivo de obter a ave...O que resultou em Ho-Oh cansado dessa esbornia, ter incendiado o prédio e voado para longe... Uma coisa que fica confusa é o que irei dizer agora; pelo que se sabe, em Ecruteak (haja povo supersticioso) houveram duas torres; na teoria uma abrigava Lugia (Mas esse tipo de afirmação nunca houve) enquanto outra abrigava Ho-Oh (Isso faz sentido dentro dos jogos da 2ª geração quando analisamos os seguintes fatores:

  1. Em uma das casas de Ecruteak, você encontra um neto e seu avo que contam a história de um incêndio durante uma tempestade e descrevem que durante o evento eles presenciaram voando sobre as nuvens uma gigantesca criatura que se assemelhava a um dragão (Lugia).
  2. Tanto em Olivine quanto em Cianwood você pode conversar com alguns moradores locais que irão falar sobre uma criatura misteriosa que foi vista durante uma tempestade e que ''desapareceu'' próximo das Whirlpool Islands (Novamente, se você conectar as duas histórias terá o paradeiro de Lugia).
  3. Se a torre queimada era o antigo abrigo de Ho-Oh, como ele pode estar na outra torre nos arredores da cidade? Uma das explicações para isso é que clamaram pelo retorno do pássaro e construíram um novo prédio para seu repouso.


Ho-Oh é uma ave que diz ser capaz de realizar os desejos daqueles que conseguirem ver a ave; muitos aventureiros tentaram encontrar o pássaro, mas poucos a viram.

Ho-Oh possui a alcunha de ''Guardião dos Céus'' quase que pelo mesmo motivo de Lugia ser o ''Guardião dos Mares'' pelo seu incrível poder e pela sua influencia sobre aquela determinada região.






Celebi: O Guardião da Floresta/Viajante Temporal
Celebi é a estrela da 4ª longa-metragem de pokemon.
Celebi é dito como sendo o Guardião da Floresta; ele seria o que nós chamamos de ''Mãe Natureza''. Alem de portar essa alcunha, Celebi tem o poder de viajar no tempo, sendo capaz de ir para o passado ou para o futuro e inclusive levar alguém consigo para esse tempo (Foi o que ele fez com o Sammy (Futuro Professor Carvalho) ao leva-lo para o futuro; alias, puta plot-twist)

Celebi embora tenha essa aparência fofa e delicada; ele não é frágil (O que até poderia contradizer a existência de Suicune como seu protetor, se não fosse pelos dois estarem tão intimamente ligados a vida selvagem)

Celebi é um pokemon do tipo planta psíquico que possui a Fitocinese (O poder de manipular as plantas) e é capaz de deixar um rastro de destruição se ficar fora de controle... Celebi de certa forma também é capaz de conceder a vida; ele possui o dom da cura, e esse poder foi essencial para reanimar o Celebi do filme.

As consequencias de sua derrota/captura são graves: Ele é o responsável por manter a flora viva, sem ele as plantas morrem e de quebra a fauna também.

Celebi é uma criatura que age em harmonia com a natureza; nos jogos da 2ª geração ele supostamente (Ou realmente esta, nunca cheguei a testar isso no pokemon Crystal) esta localizado na floresta Ilex; sendo o guardião daquele lugar. O Treinador após derrotar Red no Monte Prata iria receber a pokebola GS e teria que ativa-la em frente ao santuário da floresta para conjurar o Celebi.






Os Titãs Lendários (Regirock, Regice, Registeel): Os Colossus da Contenção
Os Titãs Lendários são um trio de pokemons minerais compostos por Regirock, Regice e Registeel; eu os apelidei de os ''Colossus da Contenção'' pois ao longo da história sempre que acontecia alguma merda eles estavam presentes para conter a situação; um dos casos mais clássicos desses eventos foi quando Groudon e Kyogre se digladiaram e foi a primeira vez que os titãs entraram em ação com o objetivo de por os dois guardiões para dormir.

O trio funciona como agentes da ordem e quando não estão por ai combatendo ameaças, eles estão isolados do mundo dentro de camaras localizadas no interior de cavernas que aderem a temática deles. (Regirock fica em uma caverna no deserto, Registeel em uma caverna de minerais em uma montanha e Regice em uma caverna de gelo no meio do oceano).

Dando minha opinião como jogador, eu desgosto dos Titãs Lendários, primeiro por serem sem sal, segundo por serem criaturas de aparência e origem confusa (Até pouco tempo eu desconhecia totalmente qual era a importância dele) e terceiro pela sacanagem que foram os puzzles para encontrar esses malditos; você tinha que cumprir uma série de requisitos, muitos deles com pouca ou nenhuma explicação e a que tinha era escrita em braille (Eu não estou zoando).






Os Gêmeos (Latios e Latias): Os Guardiões do Infinito
E mais um grupo de pokemons cuja função é confusa estão os irmãos Latios e Latias, os Guardiões do Infinito.

Ambos os pokemons são do tipo dragão psíquico e possuem a capacidade de enxergar a alma dos seres vivos; a razão por Latios e Latias terem a alcunha de ''Guardiões do Infinito'' é que enquanto Celebi é capaz de viajar no tempo; eles são capazes de viajar entre dimensões (Algo que é mostrado/explicado no 5º filme de pokemon (Esse que eu nem lembro para falar a verdade).

Por serem pokemons psíquicos que viajam entre muitas dimensões, eles possuem uma inteligencia incomparável, sendo capazes de se comunicar com outros seres vivos (Também são usuários da telepatia).

Uma das razões para serem confusos é que não é deixado muito claro o que seria o ''Infinito'' a que se referem; alguns acreditam que isso tem mais a ver com o equilíbrio (?) e que cada um dos irmãos representa um lado do Yin Yang. (Sendo Latias (A vermelha) a parte pacifica, compreensiva e apaziguadora, enquanto Latios (O azul) é o robusto, selvagem e agressivo).






Kyogre: O Guardião/Criador dos Oceanos
Lembram que lá no começo do artigo eu disse que conforme iam expandindo o universo de pokemon alguns guardiões começaram a compartilhar o mesmo título gerando assim confusão? Então...ta ai Kyogre O Guardião dos Oceanos (Mesmo título de Lugia).

Embora tenham a mesma alcunha, é notória a diferença entre eles; o posto de Lugia se mostra relevante em UM Mar, enquanto Kyogre é reconhecido por todos os demais, não somente como aquele que representa o oceano, ele literalmente CRIOU os oceanos.

Kyogre é um pokemon ancião criado ao mesmo tempo que seu irmão Groudon por Rayquaza.

Cada um dos irmãos ficou encarregado de criar uma parte do planeta; Groudon gerou os continentes, Kyogre formou os oceanos; isso era tudo o que eles tinham que fazer e teriam dado o trabalho por terminado, mas acontece que os dois são rivais quase que mortais e por causa disso eles quase destruíram o mundo que recém acabaram de criar.

A luta travada entre eles foi tão intensa que fizeram os Titãs lendários entrarem em cena para para-los.

Kyogre não é somente o guardião dos mares, ele possui o poder da hidrocinese (Controle da água) e pode usar isso para interferir no clima do mundo (Kyogre pode gerar um dilúvio se quiser)

Kyogre é um pokemon do tipo água que pode ser localizado na caverna da origem na versão Sapphire de pokemon.

As consequências da derrota/captura de Kyogre seria literalmente os oceanos secarem!







Groudon: O Guardião/Criador dos Continentes
Kyogre era o Criador dos mares, por outro lado, Groudon é o criador dos continentes.

Groudon é um pokemon do tipo terra que enganou muita gente com sua aparência (As pessoas acreditavam que ele era Fogo e Terra); dotado de um grande poder, Groudon possui a capacidade de gerar calor sendo capaz de secar os mares e da porção de terra seca criar montanhas, vulcões entre outros tipos de relevo.

Como boa parte da história dele já foi contada quando falei de Kyogre; irei falar do que aconteceu com eles quando foram aprisionados pelos Regi's.

Groudon e Kyogre tiveram seu poder drenado na forma de orbes de energia (Vermelho Rubi para Groudon e Azul Safira para Kyogre).

Kyogre foi descansar em uma caverna no Oceano Abissal; já Groudon foi hibernar no Centro da Terra.

Nos jogos da 3ª geração, Groudon pode ser localizado na caverna da origem (versões Ruby e Omega Ruby).

Os Guardiões dos Continentes e dos Oceanos dão as caras no anime graças aos idiotas do time Magma e do time Aqua; duas facções rivais de bandidos (alá Equipe Rocket) cegados com uma filosofia terraplanista quase religiosa.

O Time Magma quer despertar Groudon para que o mesmo conquiste a terra; pois assim...slá o que aqueles caras queriam com isso.

Já O Time Aqua quer despertar Kyogre para cobrir a terra com água alegando que como a água é um recurso precioso e que todos dependem dela para viver, eles irão fazer com que todos tenham água...

O legal nesses especial (Que durou uns 3 episódios se não estou enganado) é que vimos os dois tomarem na cabeça por perceberem o óbvio (Eram extremistas que iam destruir o mundo com suas ambições e que não da para domar uma criatura com poderes quase que divinos) e vimos o retorno do Lance.






Rayquaza: O Deus Dragão/Guardião da Terra
Eu particularmente não me importaria se a franquia de pokemon parasse na 3ª geração; não é como se Sinnoh, Unova, Kalos e Alola não fossem bons (Não é nem essa a questão); o que eu quero dizer é que a mitologia de pokemon já tinha todos os requisitos para se encerrar a partir daqui; da 3ª geração em diante surgiram cada vez mais criaturas; algumas inclusive com finalidades bobas ou repetidas (Já já vocês vão ver).

Enfim, falemos de Rayquaza, o Guardião da Terra (Quando se fala em ''Guardião da Terra'', entenda, Rayquaza é o guardião do PLANETA Terra).

Rayquaza é intitulado como Deus Dragão, isso se deve ao fato dele possuir o poder de um Deus (Não um Deus absoluto, mas mesmo assim um Deus) e por ser do tipo dragão voador.

Rayquaza seria a entidade mais forte de todas se terminássemos a lista por aqui, não se conhece muito da criatura mas segundo a pokedex ele é uma criatura que habita o espaço (Ele fica vagando pela camada de ozônio protegendo o mundo de meteoros, como você me pergunta? Oras, comendo eles)


Nos jogos da 3ª geração é possível encontrar Rayquaza na Sky Tower, uma torre que ascende aos céus, e no topo dela descansa a criatura.






Jirachi: O Guardião dos Sonhos
Jirachi é um pokemon misterioso que protagoniza o 6º filme de pokemon. Jirachi possui a alcunha de ''O Guadião dos Sonhos'', ele é uma criaturinha que aparece na terra a cada mil anos e que visita lugares randomicamente; aquele que for digno poderá vislumbrar Jirachi abrir o olho que ele carrega na barriga (Isso o torna meio assustador, não acham?). Embora sua alcunha se dirija a ''sonhos'' esse não é o unico poder dele; ele pode entrar nos sonhos das pessoas, é verdade, mas ele também pode realizar os sonhos delas; ele é uma criaturinha que meche com a realidade.

Jirachi é um pokemon do tipo Psíquico Metálico que só era adquirido na 3ª geração de jogos por meio de eventos que rolavam no japão (Algo similar ao que acontecia com o Mew na 1ª geração)
Jirachi possui uma fisionomia semelhante a de uma estrela; isso me faz acreditar que os poderes dele vem delas (Isso é pokemon, Clefairy e Clefable eram pokemons cuja origem é a lua)






Deoxys: O Guardião do Universo (?)
A partir daqui começaram a forçar a barra...

Deoxys segundo a pokedex é uma forma de vida alienígena originado a partir de um vírus (Eu acho que o pessoal estava sem criatividade e foram ler as HQs do Venom)

Eu não considero Deoxys um pokemon lendário tão pouco guardião, pois na verdade ele não representa nada; eu o vejo mais como um pokemon exótico que conseguiu se adaptar a diferentes condições e por conta disso é capaz de viver no espaço.

Deoxys é um pokemon do tipo psíquico e que possui o poder de mudar de forma; ele adere uma fisionomia que lhe valorize atributos diferentes (Algo que acabou sendo inovador e que pelo que fiquei sabendo serviu de molde para no futuro criarem as mega-evoluções (Isso foi um rumor que eu ouvi, não confirmo nada)).
(Forma de ataque, Original, Forma de defesa e Forma de velocidade)







O Trio Espirito (Uxie, Mesprit e Azelf): Os Guardiões do Lago
O Trio Espirito é um conjunto de pokemons compostos por Uxie (O Amarelo), Mesprit (O Rosa) e Azelf (O Azul) e são denominados os ''Guardiões do Lago'' por viverem em um...meh.

Na realidade cada um deles tem o poder de dar e extrair características ''humanas'': Uxie é o detentor de todo o conhecimento (Ele é onisciente pelo que deu a entender) e tem a habilidade de compartilhar seus conhecimentos com os outros ou apagar a memória deles. Mesprit é a personificação das emoções; ele pode tanto reanimar uma pessoa quanto pode remover as emoções delas, já Azelf é a personificação da força de vontade (Determinação), trabalha de forma semelhante ao Mesprit.
Para ser sincero eu não sabia (E não me importava) com esse trio de lendários e o que são capazes de fazer, mas duas coisas deles me chamaram a atenção.

  1. Apesar do design bonitinho eles não são bons, na verdade eles não são nem bons e nem maus, é o primeiro caso que vemos de pokemons com essa fisionomia e que não carregam a personalidade de brincalhões inocentes.
  2. Segundo as lendas, esses três teriam o poder de controlar a fúria de Dialga, Palkia e Giratina...Isso me impressiona muito.

A partir daqui ficou de conhecimento a todos que com exceção do trio de aves e dos cães, TODOS os outros foram criados por Arceus.





Trio da Criação (Dialga, Palkia e Giratina): Os Criadores do Universo
E agora eu cheguei nos pesos pesados dos guardiões.

O Trio da Criação são pokemons que estão unicamente abaixo de Arceus.
Dialga criou o Tempo, Palkia criou o Espaço e Giratina preencheu o Espaço com a Antimatéria.
Com exceção de Giratina, Dialga e Palkia são os guardiões que estampam a capa dos jogos da 4ª geração; Dialga em Diamond e  Palkian em Pearl.

Falando agora em um sentido bíblico; O Trio da Criação seria como anjos, da casta mais elevada (Teoricamente Serafins ou Arcanjos), mas...Se Arceus esta para Deus, Giratina esta para Lúcifer; não é como se essa história tivesse sido bem trabalhada e polida ao ponto das pessoas notarem isso, mas é visível essa comparação.

Giratina (Lucifer) era o mais poderoso e importante ser criado por Arceus (Deus); mas acabou se rebelando; Giratina foi então confrontado por Dialga e Palkia (Na angeologia, quem deu conta de Lúcifer foi o Arcanjo Miguel).

Giratina então ficou responsável por cuidar do Sub-Mundo (Lucifer foi lançado ao inferno).


Giratina é o antagonista do 11º filme de Pokemon.






Heatran: O Guardião do Centro da Terra
E aqui sofre uma atualização dentro da criação do mundo; Antes ficou definido que Groudon e Kyogre que haviam criado o planeta; agora ficou o seguinte: Heatran criou o planeta terra (Quando a mesma era apenas uma bola de magma) e decidiu habitar o centro dela...Muito tempo depois ARCEUS criou Groudon e Kyogre para dar o acabamento do que Heatran tinha feito.

Heatran é um pokemon do tipo Fogo Metálico que possui a alcunha de ''Guardião do Centro da Terra'' por residir nela...é; acreditasse que ele seja o responsável por guiar o magma até a base dos vulcões.
Heatran é um pokemon meio misterioso, não por ser enigmático como o Mewtwo ou o Jirachi, mas sim porque ele supostamente faz parte do ''trio da criação'' (Neste caso quarteto), mas por algum motivo ele foi deixado de lado; tanto é que fica confuso a ideia de que ele seja um pokemon guardião uma vez que inclusive fizeram uma versão macho e outro fêmea da mesma criatura, até então nenhum pokemon desse ''posto'' tinha essa característica, todos eram/são assexuados.




Regigigas: O Líder da Contenção/Trio de Titãs
Regigigas é o líder do trio composto por Regirock, Regice e Registeel; ele teve o importante papel de pegar o que Groudon fez (Continentes/ até então era um único (Pangeia)) e quebra-lo gerando as outras regiões do mundo.

Regigigas é um pokemon guardião do tipo normal (Isso é novidade) e seu corpo é uma amalgama (Fusão) das propriedades de seus subordinados.

(Não tem muito o que dizer de Regigigas, apenas que ele fez com que o Trio de Titãs se tornasse um quarteto).





Os Espectros da Lua (Cresselia e Darkrai): Os Guardiões da Luz e da Trevas
Muitos são os títulos que são atribuídos a Cresselia e Darkrai; já foram intitulados como os pokemons das faces da lua (Cresselia representando a lua crescente e a luz que a mesma emana durante a noite, e Darkrai representando a lua nova e a escuridão da noite pela ausência da mesma (Lua Nova não emana luz, pois a mesma não aparece))

Cresselia é a personificação do bem, é dito que Jirachi pode entrar nos sonhos das pessoas e dos pokemons, mas é Cresselia que dá aos seres vivos a capacidade de sonhar; Do outro lado da moeda se encontra Darkrai a personificação do mal e aquele que traz pesadelos aos seres vivos.

Dizem também que Darkrai é o auxiliar de Giratina no sub-mundo.






Phione e Manaphy: As Jóias do Oceano
E mais uma vez temos o caso de um pokemon (No caso dois) com a alcunha de ''Guardião dos Mares''; mas como são apelidados de ''Jóias do Oceano'' preferi por essa alcunha.

Phione e Manaphy são descritos como os pokemons ''Jóias do Oceano'' alem do nome bonitinho, isso significa o seguinte: Eles como Lugia e Kyogre são aqueles que zelam dos mares, mas diferente dos outros dois; Phione e Manaphy cuidam da fauna marinha e são capazes de fazer duas coisas em particular: Acalmar até o mais destrutivo e indomável pokemon (No 8º filme de Pokemon onde Manaphy é o protagonista, ele acalma a fúria do Kyogre) e apaziguar as tempestades. Phione e Manaphy possuem uma relação com a vida marinha similar a relação Celebi e as florestas do mundo.
Embora sejam uma dupla; Phione e Manaphy possuem uma relação esquisita entre si; tecnicamente é como se Phione fosse a pré-evolução de Manaphy, mas nada é muito claro em relação a isso.






Shaymin: O Protetor da Natureza
Ambos os pokemons são o Shaymin, ele é capaz de mudar sua forma,

Shaymin compartilha da mesma alcunha que Celebi ''Guadião da Floresta''; mas enquanto Celebi esta associado as florestas; Shaymin seria a personificação de toda a flora presente no planeta.

Seus poderes são similares ao de Celebi, com a exceção de que Shaymin não pode viajar no tempo, por outro lado ele pode purificar a terra revivendo a vegetação daquele lugar; Celebi não dispõe dessa habilidade.
Juntos eles mantem a vida do planeta.


E Finalmente...




Arceus: DEUS
Arceus esta em um patamar tão elevado que nem título de guardião ele carrega, ele já é definido como ''Deus''.

Arceus é um pokemon catalogado como lenda/divindade; e  foi aquele quem criou tudo (Direta ou indiretamente).

Foi ele quem criou o Trio da Criação e os demais pokemons guardiões; Ele quem dava as ordens e foi ele quem criou a vida na Terra.

Arceus como esperado de um Deus Absoluto; É onipotente (Mega Rayquaza não é porcaria nenhuma), onisciente e transcende o tempo e o espaço (Criações de suas criações)

Uma das coisas que eu acho mais fascinantes nessa criatura é o fato que mesmo com todo o seu poder ele é ''apenas'' um pokemon do tipo Normal (Um tipo tão banalizado quanto o tipo inseto; o que indiretamente os fazem parecer meh)

Não tenho o que falar sobre Arceus; a gente sabe de seus feitos e sabemos de seu incrível poder, simplesmente não há mais o que saber de tal criatura; ela tem um ar mistico.






Linha do Tempo da Criação
Antes de partir para a ''Minha Opinião'', eu gostaria de explicar a ordem em que as coisas foram feitas.

No começo Arceus existia e não havia mais nada, então ele criou o Trio da Criação

Os cinco (Arceus, Dialga, Palkia, Giratina e Heatran) criaram o Tempo, Espaço, Antimatéria e os corpos celestes; então Heatran criou a Terra primitiva.

Arceus então cria Rayquaza para supervisionar a Terra e Groudon e Kyogre para dar forma ao planeta.

Paralelo a esta época, Cresselia e Darkrai são criados.

Latios, Latias, Mew e Jirachi são criados.

Giratina vai para o Submundo e Mew se torna o braço direito de Arceus.

O resto dos pokemons lendários/guardiões (Com exceção de Articuno, Zapdos, Moltres, Raikou, Entei e Suicune) são criados.

A Era dos pokemons fósseis surge.

A Era dos pokemons fósseis acaba

Lugia cria o trio de pássaros lendários e Ho-Oh cria o trio de cães lendários.

Surgem TODOS os outros pokemons.

Surgem os humanos.

Mewtwo é criado em laboratório.


Eu gostaria de dar maiores detalhes a respeito desses eventos mas se conhece muito pouco do universo pokemon nesse aspecto para poder dar complemento a linha do tempo da criação.






Minha Opinião
(Morram de fofura com esses piratinhas)

Antes de terminar meu artigo eu gostaria de dizer que estou muito feliz; ontem eu descobri que um youtuber que eu acompanhava voltou a fazer vídeos depois de 2 anos parado (Nesse meio tempo surgiu tudo quanto é história, uma delas é que ele tinha morrido). Eu estou me referindo ao TirantGamer

Então eu vou pedir uma coisa para vocês: Deem uma força para esse cara, o canal dele é de gameplays de terror/hacks de jogo, creepypastas e mitos e lendas a respeito do universo de pokemon; espero que gostem do material que ele produz (Alias, ele tem a voz do BrksEdu).



Ufa, como esse artigo demorou para ser feito (Comecei a produzi-lo as 13:00), eu achei que esse  de artigo era de necessidade publica, não porque as pessoas precisam saber do que se trata; mas é o tipo de coisa que como foi dito no começo do artigo (Será que foi? Nem me lembro mais e já estou ficando cansado) não se vê esse tipo de tema sendo discutido/falado na internet; alguns até chegam a explicar quem são os pokemons lendários e guardiões mas falam de forma superficial.

Pois bem, mais um artigo feito, espero que tenham gostado, caso tenham sugestões, críticas ou querem falar alguma coisa do que acharam, comentem nos comentários abaixo ou no meu Twitter.


Então era isso; até a próxima e que Arceus os abençoem.
Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário