domingo, 30 de dezembro de 2018

Especial de Natal do Ben 10


Hohoho...Feliz Natal pessoal, estou aqui hoje para fazer um artigo natalino pós-época de natal. Espero que todos tenham passado bem essa data tão especial ao lado de pessoas queridas sejam em casa, ou em alguma localidade de férias.

Aos que estavam com saudades dos meus artigos e ficaram com a barriga doendo de se empanturrarem da ceia, não se desesperem pois estou aqui para fazer uma resenha (algo que não produzo a muito tempo) e de quebra irei falar sobre Ben 10 como artigo-tema.

Sem mais delongas vamos ao texto, lembrando que se quiserem ver o episódio em questão, podem acessa-lo aqui.



Nossa história começa no meio de um deserto escaldante com nossos protagonistas derretendo dentro do furgão com um ar-condicionado se matando para gelar o ambiente.

Ben e Gwen estão quase derretendo com o termometro ambiente indicando 108 graus em Fahrenheit...o que daria mais ou menos uns 42 graus Celsius...tenso. Cansado de passar calor, Ben decide que o melhor a fazer é...

Virar herói...

A ideia dele era de usar a inteligencia do Massa Cinzenta para melhorar o sistema de refrigeração do ar-condicionado para que tornassem suportável a viagem no Vale da Morte (o nome do deserto onde eles estão é esse mesmo)

Com resultados questionáveis...

Ben quase explode a lata-velha (belo nome para um veiculo) e são forçados a parar no meio do nada. É quando movidos pelo calor começam a ter alucinações e verem um edifício no deserto.

Com a energia e curiosidade que somente crianças de 10 anos possuem, Ben e Gwen arrastam o avô (que aproveita a hora para fazer uma piadinha oportuna com calor) para o local para descobrirem do que se tratam.

Ao se aproximarem da entrada, eles sentem um frescor gélido saindo da porta e decidem entrar...

E então eles acabam indo parar em Nárnia (Vila Natalina).

Mas enquanto isso, mal sabiam eles que estavam sendo observados por alguém...

Nos momentos iniciais, o casal de primos aproveita para se refrescarem fazendo anjos de neve e brincarem de atirar bolas de neve um nos outros (com o vô Max inclusive).

Ao rumarem para a zona mais urbana do local se deparam com uma surpresa, duendes que passam por ali (Que o tonto do Ben e todos os demais até o fim do episódio iram chamar de elfos...).

Ao verem um espetáculo de abertura iniciado pelos bonecos quebra-nozes, os três se sentem tocados pela alegria do natal e começam a falar sobre como é bom estarem juntos pela primeira vez em um ''natal''.

É quando Ben e Gwen tacam o foda-se pro Vô Max e decidem se separar para brincar por ai...

...é...

Parafraseando o Amer: Crianças são ''canalhinhas mirins''.

No meio tempo em que os dois se divertiam por ai, Vô Max estava em uma loja de brinquedos e guloseimas degustando um chocolate quente quando é ''raptado'' por uma trupe de ''elfos'' para o Sr Dingles que acreditava que o idoso era o papai noel. Através de magia ele faz o vovô Max se vestir de bom velhinho e passa a controlar ele através de um controle remoto.

Sr Dingles agradece a gentileza do ''bom velhinho'' de ter trazido duas crianças para vila natalina e diz que serviriam para serem elfos.
Enquanto isso, as duas crianças são cercadas por soldados quebra-nozes e são salvas por alguma coisa que dispara enfeites de natal (bolas de vidro).

É um elfo traidor (Elsgood) que diga-se de passagem parece estar segurando uma pokebola na mão direita. O elfo de costeleta diz para eles fugirem com uma expressão antiga que deixa os dois embasbacados, mas assim o fazem; Ben se transforma em XLR8 e começa uma perseguição que termina com uma enxurrada de bolas de neve.

Após darem conta dos soldados quebra-nozes, eles conversam um pouco com Elsgood que informa eles que a vila natalina possui uma maldição que afeta as crianças, fazendo se transformarem gradativamente em ''elfos'' e também avisa que que o avô dos dois foi capturado por Sr Diggles que acredita se tratar do papai noel.

Instantes após o relato, Ben e Gwen começam a sentir os efeitos da transformação.

Eles esperam até o anoitecer para invadir o escritório/fabrica de brinquedos de vila natalina, lá eles acabam descobrindo sobre os elfos (são todos crianças da década de 30 em diante que foram levados de suas famílias e ficaram presos ali trabalhando como mão de obra para fazer brinquedos).
Ao chegarem em um local com fotos do Sr Diggles eles sabem mais a respeito do lugar e são levados por Elsgood atraves de uma passagem secreta até onde se encontrava o ''vovô-noel'' e o doido por trás disso tudo.

Para passarem despercebidos, Ben se disfarça de ''rena'' uma vez transformado em Besta e juntos conseguem entrar no local (Eu acho essa cena do guarda quebra-nozes caindo nesse truque hilária).

Mas o disfarce dura pouco pois o X9 das renas, Rudolph entregou o pessoal.

Tecnicamente capturados, eles ouvem os planos de Sr Diggles sobre fabricar brinquedos e deixar o papai noel preso ali para servir de motivação para que crianças/elfos trabalhem na fabrica.

Ben consegue escapar transformado em massa cinzenta e é perseguido pelos ursos de pelúcia de Diggles, mas é salvo pelo pensamento rápido de sua prima que dispara um saco de bolinhas de gude que fazem os bichões caírem.

Sem muito tempo restante, Massa Cinzenta entra dentro do ''Diggelador'' (uma maquina que fazia as coisas funcionarem magicamente por vila natalina) e desativa o aparelho, fazendo tudo ir para o chão numa grande explosão colorida.

Frustrado por seus planos falharem, Sr Diggles explica que a maldição não se quebrara enquanto as crianças do mundo inteiro não receberem seus presentes e que dedicou todos esses anos apenas com essa finalidade.

Então Vovô-Noel explica a verdadeira intenção do natal, fazendo Sr Diggles abrir seus olhos e perceber que cometeu um erro...Mas como iriam fazer para entregar todos os presentes sem o ''Diggelador''?

Fácil...precisamos de um herói...

E então Rudolph tirou umas férias pois quem iria assumir seu lugar seria um inseto que parece ter saído de um pântano em Chernobyl.

E eles viajam o mundo graças ao trenó do papai noel, o veiculo aéreo mais sofisticado que eu já vi...

E em todas as partes do mundo, crianças recebem presentes de natal adiantado (vamos lembrar que a série clássica de Ben 10 assim como Phineas e Ferb se passa durante as férias de verão norte-americana, ou seja lá pelo período de Junho/Julho/Agosto).

Com a chegada da meia-noite...

Tudo volta ao normal...

E o trio de heróis acaba topando com Hiruzen Sarutobi, Konohamaru e o esquadrão dele...na verdade isso é uma homenagem a Naruto, esses seriam o Elsgood humano e seus netos.

Felizes por consertarem as coisas, a família Tennyson para em frente ao memorial de Thomas Diggles e descobre o rumo que ele tomou (dessa vez trilhando um caminho certo através das mensagens que ouviu de Vovô Max e Gwen)

A estatua de Thomas Diggles

E todos comemoram felizes botando o pé na estrada e curtindo o calor de 42 graus agora com um ar-condicionado novinho.




Considerações Finais:

Pensando muito a respeito sobre que especial natalino eu poderia transformar em artigo, diversos desenhos me vieram a mente, mas por questões de facilidade na hora de buscar o episódio em busca das screenshots e para assistir mesmo, fiquei com o especial do Ben 10.

E isso não é um demérito como se eu estivesse falando que só falei dele pois não haviam outros, nada disso: Esse episódio é ótimo, tem uma boa dosagem de humor, uma ação que mantem a qualidade da série, uma excelente mensagem aos telespectadores e muito bem produzido tanto pela parte técnica responsável pela animação quanto pelas músicas de fundo do episódio.

Eu já falei antes, mas volto a dizer: eu tinha um caso de amor e ódio com Ben 10: desprezava esse desenho em sua época de exibição pois desgostei da ideia do Cartoon Network limar da programação uma porrada de desenhos clássicos e colocarem esse aqui como um tapa-buraco...no final das contas eu precisei de tempo (e da versão Força Alienígena) para dar uma chance a essa animação.


Talvez minha resenha não tenha ficado tão boa (afinal fazem anos desde a última vez que eu fiz um artigo nesse formato), mas espero que tenham gostado, fiz algumas tentativas de piadinhas, mas acho que não foram tudo isso, no fim das contas foram mais um quebra-gelo para não deixar a leitura tão monótona e cansativa.

Lamento aos possíveis leitores que ficaram esperando por artigos durante esse mês...embora Dezembro seja mês de férias, não levei em conta o quão puxado seria os encerramentos e preparativos para fim de ano, esse mês foi incrivelmente puxado e eu tive que correr atrás das coisas que terei que fazer já para ano que vem.

Mas isso não é desculpa, por essa razão, irei fazer o máximo de artigos que puder entregar ainda hoje, fiquem no aguardo e tenham um próspero e feliz ano novo.

Então é isso, caso tenham gostado do artigo, me sigam no Twitter e no Facebook, me mandem por aqui ou lá sugestões e críticas para que eu possa estar sempre melhorando.

Até a próxima e Feliz 2019!

Nenhum comentário:

Postar um comentário