domingo, 25 de novembro de 2018

Venom


Fala pessoal, como vão vocês? depois de algumas semanas desde a minha última postagem (Viva - A Vida é uma Festa) estou trazendo hoje a analise de um filme que assisti no começo do mês com um amigo meu, o Alexandre; dessa vez irei falar sobre Venom.



AVISO: Esse artigo contem SPOILERS
Venom é um filme de gênero ação, ficção cientifica e suspense criado por Ruben Fleischer com a parceria da Columbia Pictures e da Marvel Entertainment e distribuído pela Sony Pictures Entertainment em 1 de Outubro de 2018.





Ruben Fleischer (1974-) é um diretor de cinema norte-americano que começou na industria produzindo comerciais de televisão e videoclipes além de fazer parte da produção de seriados de curta duração como por exemplo ''Escape my Life'' e ''Rob & Big''. Além desses trabalhos, como diretor ele dirigiu a produção de ''Zombiland'', ''30 Minutes or Less'' e ''Gangster Squad''.




Columbia Pictures é uma das maiores produtores e distribuidoras de filmes do mundo, criada em 19 de Junho de 1918 pelos irmãos Jack e Harry Cohn, com parceria de um amigo de longa data chamado Joe Brandt originalmente como ''Cohn-Brandt-Cohn'', a Columbia Pictures atualmente se encontra como sendo uma subsidiaria da Sony, sendo uma das principais produtoras de seus trabalhos. Sua sede se encontra em Culver City, Califórnia nos Estados Unidos.




Marvel Entertainment é um aglomerado de mídias de entretenimento áudio-visual nascida da fusão da Marvel Comics com outras industrias menores em Junho de 1998. Atualmente ela detêm posse de diversas subdivisões como por exemplo a MCU (Marvel Cinematic Universe), a Marvel Comics, Marvel Toys, dentre outras. A Marvel acabou sendo comprada pela Disney em 2009.





Sony Pictures Entertainment é uma divisão do conglomerado midiático Sony voltado para a produção de filmes, séries, animações e canais de entretenimento. Essa divisão da Sony foi produzida em 21 de Dezembro de 1987.






Sinopse:
Eddie Brock é um repórter investigativo que levava uma vida perfeita com um emprego bem pago, uma noiva adorável e com uma grande popularidade devido a audiência de seu programa, mas acaba pondo tudo a perder quando decide investigar a Fundação-Vida, uma Corporação que trabalhava com avanços tecnológicos na área farmacêutica e aeroespacial, mas que por debaixo dos panos faziam experimentos ilegais usando amostras de vidas alienígenas como simbiontes para tornar a raça humana adaptável a viver no espaço e imune a doenças. Eddie Brock agora perdeu tudo depois de tentar desmascarar Carlton Drake (o Líder da Fundação-Vida) e vivia como um moribundo até receber uma denuncia anonima sobre as instalações da empresa farmacêutica, lá ele acaba sendo ''contaminado'' com um dos simbiontes e se torna Venom que busca frustrar os planos de Carlton Drake ao mesmo tempo que luta para se manter vivo.





Personagens:

  • Eddie Brock/Venom (Tom Hardy): Eddie Brock é um repórter que após a tentativa falha em incriminar a Fundação-Vida acaba perdendo seu emprego e sua noiva. Eddie após investigar mais afundo sobre a Fundação-Vida acaba se tornando hospedeiro de Venom. Eddie Brock é um cara idealista, compromissado com a verdade e obstinado; já Venom é selvagem, impaciente e dono de um humor acido e sarcástico.
  • Anne Weying (Michelle Willians): Ex-Noiva de Eddie, Anne Weying trabalhava como promotora publica de uma empresa filiada a Fundação-Vida; graças ao seu conjugue, acabou perdendo o emprego e decidiu largar ele e namorar Patrick Mulligan. Anne aos poucos vai voltando a confiar em Eddie depois que descobre sobre Venom.
  • Patrick Mulligan (Reid Scott): Patrick Mulligan é um médico que tenta ajudar Eddie Brock depois que o mesmo começa a apresentar vários sintomas de ''parasita'' depois de ser infectado pelo simbionte...ah, sim, ele é o novo namorado de Weying.
  • Carlton Drake (Riz Ahmed): Carlton Drake é um homem brilhante que tenta fazer a humanidade evoluir e avançar cientificamente ao ponto de irmos viver no espaço; inicialmente era um sujeito com uma ambição enorme e uma ambiguidade moral, levando a crer que ''os fins justificam os meios'', mas acaba se corrompendo com essa ideia com o proceder da história quando descobre sobre os simbiontes.




Universo da Obra:


Resumindo de maneira simples o filme do Venom? Ele é feito para o publico jovem ou com a mentalidade de um jovem.

Venom é um filme produzido pela Sony em uma época onde os direitos de imagem do Homem-Aranha pertencem a Marvel, por conta disso, o filme precisou dar uma nova origem aos simbiontes de forma que estes estivessem totalmente desvinculados com o ''Amigão da Vizinhança''...e foi o que fizeram.

O filme começa com uma nave norte-americana caindo em algum lugar remoto da Malásia Ocidental, dentre os mortos estavam o filho do J. Johan Jamenson (Algo que eu acho importante falar), mas o mais importante, alguém sobreviveu a queda, uma pessoa que estava infectada por uma das amostras de vida alienígena que foi coletada no espaço pelos astronautas, na verdade aquela era uma missão financiada pela Fundação-Vida. E então vamos para o nosso protagonista Eddie Brock e o resto é história...

O que quero dizer é que muita coisa foi ''mudada'' a respeito da origem nos quadrinhos, mas isso quer dizer que o filme é ruim por isso? Claro que não, esse tipo de argumento é estupido, é claro que as pessoas presam pela fidelidade de uma obra que retrata uma conversão de mídia sobre um determinado produto, mas isso não quer dizer que a readaptação não seja boa, é só pensar no primeiro filme do Rambo que foi adaptado de um livro e vocês vão entender o que quero dizer.

Agora, esse filme comete erros? Vários, como por exemplo a forma como a história fica truncada mais a frente: Eddie Brock depois de ter invadido a Fundação-Vida e ''roubado'' uma de suas amostras, acaba sendo perseguido o resto do filme pelos mercenários contratados pela empresa; mas sem mais nem menos, Eddie decide que a melhor coisa a se fazer é parar com os seus planos indo pra cima de Carlton. Sei que essa ideia foi algo apresentado pela persona de Venom, mas mesmo assim não soou tão natural.

Alguns comentam que o filme tem um ritmo lento até a parte ''interessante'' da história, no caso estariam se referindo ao prologo do filme que mostra a vida de Eddie Brock antes de perder sua carreira para se tornar o monstro protagonista de Venom. É válido pensarem que foi um começo lento e até maçante, mas era necessário para estabelecer quem são os personagens e quais as suas motivações, embora alguns personagens não tenham sido totalmente desenvolvidos.

O grande trunfo para mim em Venom se consistem em duas delas...ambas que acabaram sofrendo algumas criticas dos ''críticos especializados'' que seriam o desenvolvimento de Eddie Brock/Venom e as cenas de ação.
Após a primeira manifestação de Venom que deixou um rastro de destruição, Eddie consegue voltar parcialmente a si e vemos nele uma figura doente e assustada lidando com um alter-ego movido pela fome. Desse ponto em diante o ex-repórter passa a atuar em busca de seus objetivos de maneira que ajudem tanto ele quanto a Venom. 

Quanto ao primeiro; o filme decidiu dar uma nova identidade ao Venom, ao invés dele ser um vilão genocida e descontrolado, ele passou para um ''anti-herói selvagem com um pé no caos e age por instinto''. O grande destaque dessa mudança esta na forma como hospedeiro e simbionte acabam se desenvolvendo como estranhos até se tornarem parceiros e uma ''extensão'' do outro. No filme inteiro é retratado que os simbiontes são alienígenas que possuem outros seres vivos em busca de um hospedeiro para poder sobreviver nas condições do planeta Terra (Simbiontes são muito sensíveis aos efeitos da nossa pressão atmosférica (embora não seja mencionado, é deixado algumas menções sutis ao fato deles poderem morrer em contato com o oxigênio), a barulhos agudos e ao fogo) já Eddie Brock é considerado um ''hospedeiro perfeito'' e por conta disso não sofre dos efeitos colaterais que as cobaias de Carlton acabaram sofrendo.

É interessante a forma como os dois acabam se envolvendo e acabam se ajudando, com Venom podendo viver em nosso planeta, e Eddie ganhando ''poderes'' como super-força, regeneração celular acelerada e a manifestação de saliências negras que servem para diversos fins.
Esse que até serve de ponte para explicar sobre a ação do filme, mas antes irei comentar a respeito da critica que foi elaborada em cima dos dois: A reclamação em si não se encontra nos dois personagens, mas mais propriamente nos simbiontes em si. A reclamação gira em torno dos mesmos pela existência de mais de um e a forma como eles acabam sendo usados ou desperdiçados ao recorrer do filme.

Um exemplo citado seria a forma como o filme avança em paralelo com os eventos retratados com o protagonista enquanto um simbionte solto pela Ásia ruma a Fundação-Vida trocando de hospedeiros enquanto causa um rastro de matança. Pois bem, os testes realizados com simbiontes não davam sucesso e os hospedeiros eram estraçalhados em questão de instantes sendo que o ''Riot'' (nome do outro simbionte) conseguia se adaptar rapidamente a outros corpos. A explicação que eu encontro é a seguinte: Nos laboratórios da Fundação eram escolhidos pessoas chaves, normalmente pessoas que se voluntariavam ou então gente sequestrada pela Fundação-Vida para servirem de cobaia, essas pessoas não serviam para o simbionte, mas só tinha aquela pessoa dentro da camara onde ele estava, a criatura não tinha outra opção senão pereceria; já Riot tinha liberdade de possuir qualquer um que ele visse pela frente, imagino que a raça dos simbiontes (chamada de Kylntar, embora o filme nunca faça menção a esse fato) tivesse um grande intelecto apesar da brutalidade e por decorrência disso ele podia escolher o melhor hospedeiro.

Já a ação do filme é repleta de cenas de explosões, lutas, tiros e cenários sendo parcialmente destruídos e gente sendo morta com um certo nível de violência gráfica (em três ocasiões diferentes no filme, Venom acaba decapitando alguém). A reclamação que o filme tomou em relação as suas cenas foram a ausência de sangue e os efeitos especiais. Eu não tenho o que dizer sobre os efeitos especiais do filme, para mim eles parecem normais, não vi nenhuma anormalidade, não são a 7ª maravilha do universo mas também não são intragáveis, agora quanto a ausência de sangue acho uma sacanagem já que se fossem levar a sério a incrementação de sangue nas cenas o filme teria que aumentar e muito a sua classificação etária e talvez não pudesse ter a visualização que teve. A Sony devia ter noção disso e decidiu então dar uma escapulida fazendo as cenas de luta de Venom serem rápidas e com muitas mudanças de câmera, assim não precisando focar em detalhes como pessoas sendo pulverizadas pela criatura.
Essa luta na estação espacial entre os dois Simbiontes é muito Foda, e acaba de certa forma servindo de reflexo aos ''monstros''/obstáculos que um se tornou para o outro.

Venom tem um elenco bom porem mal trabalhado, alguns personagens acabam se tornando até esquecíveis em certos momentos (a própria Michelle Willians é uma delas), suas história parece apressada em alguns momentos e demorada em outros, mas contem um repertório de ''piadas bobas'' e cenas de ação que são o que cativa o publico. 

Era evidente que o vilão do filme acabaria se tornando um hospedeiro também, e a luta final é boa, mas faz pouco sentido Carlton Drake quase sabotar o lançamento de seu foguete por conta de um acesso de raiva após um de seus funcionários tentar o trair.

De maneira geral, é um filme bacana para assistir e dar umas risadas ou então para vibrar com as cenas de luta (embora existam filmes melhores em ambos os gêneros).

Considerações Finais:

Embora não faça parte do Universo Cinematográfico da Marvel, esse filme ainda contou com a participação do Stan Lee, este que veio a falecer no dia 12 desse mês.

O filme é mediano, mas devemos lembrar que foi a última participação (Ou ante-penúltima já que os filmes ''Miss Marvel'' e ''Vingadores 4'' que ainda estão em produção já tinham gravado cenas da aparição do Stan Lee) desse gênio que foi um como um pai para a editora em quadrinhos e o responsável direto pela infancia de muita gente seja pelos que colecionaram os quadrinhos, os que assistiram os desenhos ou os que jogaram os jogos da Marvel; por essas e outras eu encerro dando minhas notas de agradecimento a esse cara, que vá em paz.

Então é isso,  lamento por toda essa demora para postar artigos aqui no blog, mas infelizmente esse mês de Novembro foi muito corrido para mim, principalmente agora que comecei a fazer academia e o pouco tempo que me restava agora ficou ainda mais apertado. Espero que no mês de Dezembro as coisas melhorem com as férias, mas até lá eu estarei lançando outros projetos.

Enfim....esse artigo em partes vinha sendo planejado apenas a falar sobre o filme, mas devido aos últimos acontecimentos precisou ser reformulado, espero que entendam e deem um desconto por não conseguir manter o padrão de qualidade dos meus artigos, infelizmente acabei ficando mais de 20 dias sem postar nada e acabo enferrujando também.

Sejam bem vindos aqueles que começaram no blog por meio desse artigo, e nos veremos em breve.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário