Meu Deus como demorou para sair esse artigo...
Fala pessoal, como vão vocês? Hoje é uma data especial (meu aniversário) o que exige um artigo especial, e por conta disso eu finalmente criei vergonha na cara para poder fazer a analise desse jogo que querendo ou não foi o responsável pela criação desse blog.
(Tosse)
...
Lá pelo finalzinho de Agosto de 2016 eu escrevi meu primeiro artigo, na qual eu batizei de ''Apresentação para os seguidores'', hoje lendo ele percebo que eu fui bastante vago na minha descrição, mas nele eu deixei claro que tinha criado o blog como uma forma de ajudar outros gamers como eu, a passar por certos obstáculos em jogos por meio de dicas e analises de jogos e outras obras, essa atitude foi tomada pela minha frustração ao jogar ferrenhamente o jogo ''Naruto Online'' e sentir que eu não estava indo a lugar nenhum. Por conta disso eu decidi criar um blog para falar mal dele e ensinar como fazer as coisas já que não encontrava nada na internet sobre como superar as dificuldades na qual eu me encontrava na época.
Vocês podem achar que é uma coisa estupida (porque é mesmo), mas aos que seguem o Zangado (um dos maiores canais gamers do Brasil), devem saber que o motivo dele criar o canal dele foi por estar puto com sua experiencia com ''Golden Axe: Beast Rider''.
Enfim...depois de enrolar tanto, irei finalmente analisar (de maneira breve) esse jogo e apontar seus principais defeitos e qualidades.
Divirtam-se com a leitura.
Naruto Online é um jogo in-Adobe Flash de gênero MMORPG de Ação & Aventura criado pela empresa Oasis Games em 2012.
OASIS GAMES é uma empresa de games fundada em 2011 em Hong Kong (China) com o foco em jogos online multi-plataforma com variedade de gêneros e estilos de gameplay, tendo como seus maiores sucessos Naruto Online, Legends Reborn e DDTANK.
Naruto Online foi/é um jogo inspirado na obra de mesmo nome de Masashi Kishimoto, ambientado em um universo que reconta a história mostrada no anime/mangá e que lhe poe na pele de um entre 5 personagens novos que acompanharam a jornada de Naruto Uzumaki nos grandes acontecimentos da história.
Cada um desses personagens possuem seu próprio estilo de combate e elemento da natureza, tendo devido a essas características únicas ritmos diferentes de desenvolvimento que é responsável pela dificuldade do jogo.
Pois bem...vamos apresentar cada um deles:
Dançarina dos Ventos
Ela é usuária de Fuuton (Vento) e é excelente em atacar vários oponentes ao mesmo tempo, suas habilidades parecem uma fusão de Naruto e Temari (Ah sim, todos os personagens principais desse jogo são espelhados em um ou mais ninjas de Naruto em seu modo de ataque).
Por saber usar Jutsu Sexy (habilidade do Naruto), ela pode causar debuffs nos oponentes masculinos que abaixam a guarda (defesa), enquanto seu time pode se aproveitar da oportunidade para varrer a vida dos oponentes. Seus ataques causam mais dano a ninjas de Relâmpago e sofre mais dano de ninjas de Fogo.
Garra das Águas
Ela é usuaria de Suiton (Água) e seu estilo de luta é o mais próximo possível da ideia de um suporte. Inicialmente ela saberá utilizar algumas técnicas básicas de água que causam dano individual e habilidades de cura para a party, mas um jogador mais experiente com a moça pode usar técnicas agressivas de buff e debuff como cura de status, cura de vida, habilidade de envenenamento, roubo de chakra e anulação de Exotéricos (Os ataque mais forte e marca-assinada do personagem). A Garra das Águas tem seus ataques elementais inspirados no Zabuza e no Kisame. Seus ataques causam mais dano a ninjas de Fogo e sofre mais dano de ninjas de Terra.Punho de Pedra
Punho de Pedra é o mais forte em força física e defesa, além de ser um misto de ataque individual e grupal; ele é usuário de Doton (Terra) e Taijutsu e é baseado em modo de ataque no Rock Lee e algum usuário de terra (não conheço muitos de Naruto). Tem como debuff passivo cancelar ataques exotéricos com ataques individuais e pode aumentar a própria força e defesa e a de seus aliados. Seus ataques causam mais dano em Ninjas de Água e sofre mais dano de ninjas de Relâmpago.
Olho das Chamas
É um dos personagens mais populares e ofensivos dentre o elenco. Olho das Chamas é usuário de Katon (Fogo) e Geijutsu. Ele possui habilidades inspiradas em personagens do clã Uchiha, como por exemplo Itachi e Sasuke; por conta disso já podem imaginar a apelação que ele é capaz. A maioria de suas habilidades são em área, além de ser hábil em ataques que causam debuffs de selamento (oponente confuso, paralisado, sem ataque exotérico etc...) e poder desviar de ataques usando geijutsu. Seus ataques causam mais dano contra ninjas de Vento e sofre mais dano de ninjas de Água.
Lâmina das Trevas
Assim como o Olho das Chamas, é um dos personagens mais populares, porem de graduação mais lenta. Ele é usuário de Raiton (Relâmpago) e seus atributos giram em torno de ninjutsu (dano elemental) e acerto critico. Lâmina das Trevas como dito anteriormente é o mais lento entre os personagens para ficar forte, mas quando fica...Sai da frente... Um jogador experiente com esse ninja é capaz de atacar várias vezes na mesma rodada, causar paralisia aos oponentes atingidos e é uma das melhores escolhas para jogadores iniciantes em formar combos de muito dano. Seus ataques causam mais dano contra Ninjas de Terra e sofre mais dano contra ninjas de Vento.
Baseado em seus gostos, você escolhe um deles, fora o fator gameplay durante as lutas, não muda nada a escolha de personagens pois dentro do modo história todos eles possuem os mesmos diálogos e interações.
Como todo bom MMORPG que se preze, ele é cheio de painéis, layouts, ícones interativos, enfim, é uma bagunça na tela. A maioria desses ícones servem para você realizar um modo alternativo de jogo que consiste em lutas PvP (Jogador vs Jogador), PvE (Jogador vs Maquina), Mini-games com itens raros como prêmios e Puzzles em formato de Quiz (Pergunta e Resposta), sendo esses eventos programados dentro de um horário, sendo eles eventos diários, semanais ou em casos especiais eventos mensais.
No canto superior esquerdo fica uma foto do seu personagem e ao seu lado uma barra que corresponde a energia dele, cada evento de luta dentro dos modos história (Fases), Chegada do Campeão, Sala da Abundancia e Fases de Grupo gastam 10 de energia por vez (a menos que você perca naquela luta, neste caso se você desistir são devolvidos os pontos que seriam gastos).
No Canto Inferior Esquerdo esta localizada a aba de chat, onde você pode se comunicar com membros do servidor, Time (chamado aqui de ''Guilda''), amigos, e etc...
No Canto Superior Direito está um minimapa que possui alguns ícones presentes nele, sendo os pontos verdes npcs amistosos e pontos vermelhos inimigos.
No Canto Inferior Direito há uma aba com os mais importantes ícones na hora de upar seus personagens, basicamente é isso o resumão do jogo.
E como ele funciona você me pergunta?
No ícone ''Ninjas'' você pode criar uma formação de time com até 4 personagens, sendo o seu avatar obrigatório entre eles. Esses ninjas são recrutáveis a partir do colecionamento de ''fragmentos de Ninjas'', itens adquiridos em eventos e em fases especiais do modo história; ao se recrutar um ninja, ele tem um nivel base determinado a partir do número de estrelas que ele carrega, quanto maior o número de estrelas mais poderoso ele é, e quando você completa a barra de fragmentos de um ninja já adquirido você promove ele, fazendo ele aumentar o número de estrelas, além de ensina-lo técnicas novas e mais fortes.
Na hora de formar um time, você deve ter em mente duas coisas: o sistema de vantagens e desvantagens (que eu já expliquei no começo) e a formação dos ninjas, que vai desde que membros compõe a sua party até o posicionamento deles que pode ser colocado em qualquer espaço de um tabuleiro 3x3, sendo os da linha de frente a atacarem primeiro e os que estiverem na linha de baixo ou traseira os últimos a atacar.
A Importância disso se deve pois seguindo a ordem de ataque, se seu ninja iniciar um combo, os demais formaram sequencia a partir do mesmo.
Os Combos são gerados a partir de ataques comuns e exotéricos de seus ninjas, sendo cada um deles responsável por causar um efeito ao alvo atingido, como por exemplo Voo, Queda, Flutuação, Repelimento ou Status Negativos. A dica que dou é pensar em um personagem especifico para ser fixo no seu time, e formar um combo a partir de suas habilidades de forma que o resto do esquadrão siga os comandos do mesmo
(Desconsiderem a filmagem amadora, prestem atenção no combo que gerei a partir do meu Lâmina das Trevas com os demais personagens do time).
O jogo te recompensa por atividades diárias, te estimulando a jogar mais e mais. Isso até é bacana considerando todo o conteúdo que esse game tem a oferecer, e uma vez que é sobre o universo de Naruto da qual estamos falando, lugares para explorar é o que não falta, só é uma pena que você só ira para lugares distantes como por exemplo o País da Chuva se o modo história ou algum evento te forçar a isso, caso contrário é meio desnecessário.
No modo ''Fases'', podemos escolher entre estágios do modo história e o modo elite (liberado quando você atinge níveis múltiplos de 10), essas fases são agrupadas em capítulos que representam um arco da série e ao serem escolhidas, o personagem entra no mapa da missão em questão e seu objetivo é derrotar todos que achar pelo caminho, em alguns casos com o auxilio de personagens do anime (como npcs) que te acompanharam.
Todas as fases possuem três objetivos para serem totalmente finalizadas (representadas por shurikens), concluindo todos esses objetivos, você libera o modo raid, onde pode coletar as recompensas daquela fase sem precisar enfrentar tudo aquilo de novo.
Em todas as fases você encontrara material para forjar equipamentos ninjas que aumentaram o poder de seus personagens, algo crucial para se manter atualizado diante os desafios.
Agora que eu expliquei um pouco das coisas quanto a utilidade de certos ícones, irei ser objetivo e falar mais sobre jogabilidade e outros detalhes técnicos.
A jogabilidade desse jogo é dividida em dois modos, em batalha e em mapa-mundi:
No modo batalha as lutas são automáticas, dando ao jogador a tarefa (opcional) de coordenar as estratégias por meio do uso dos ataques exotéricos, técnicas poderosas que gastam chackra que é representado por uma barra azul abaixo da barra de vida do grupo. Cada exotérica é única e tem seus próprios efeitos, debuffs e tempo de recarga. Você tem a opção de colocar tudo no automático e assistir a luta (em alguns trechos recomendo não fazer isso, algumas vezes a I.A é bem burrinha) e de acelerar o tempo da luta em até 2x.
Já no mapa-mundi você faz todas as interações com o mouse ao estilo point-and-click.
Graficamente, o jogo é bastante caprichoso, cheio de detalhes, a ambientação esta fiel ao retratado na obra de Kishimoto e as cores são boas; claro, para alguns não é tão impressionante, mas vale lembrar que esse jogo é de 2012 e o foco da Oasis Games foi de atualizar o jogo em variedade de eventos, personagens e correção de bugs.
A trilha sonora desse jogo é meh...ela é legalzinha, mas nada que renda comentários positivos ou negativos, como ela é muito alta, eu acabo mutando ela pois é muito barulhenta.
O jogo possui dois tipos de lutas contra a Inteligência Artificial: a do modo história que já é programada para um determinado nível de poder, e as dos eventos que é atualizada de acordo com o nível do seu personagem principal.
A dificuldade desse jogo é mediana, mas em alguns casos ela acaba sendo injusta, isso se deve pois os requisitos a serem cumpridos para você ficar mais forte é dedicar horas e horas buscando prêmios de eventos menores e farmando itens...ou se tornando jogador premium.
Reparem em quantos modos existem para você fortalecer seu personagem....agora imaginem fazer isso com os outros 3 personagens da equipe.
Esse jogo é mais um daqueles famigerados ''Pay to Win'', onde você só ganha acesso a certas coisas (como versões especiais de personagens) com o uso de lingotes (moeda premium do jogo).
Para sentirem o peso da diferença entre dois jogadores que jogam no mesmo ritmo, mas um é premium e o outro não: o primeiro já começa o jogo com o Gaara da Guerra Ninja.
Outro ponto negativo nesse jogo é o emparelhamento PvP, ele é feito da maneira mais porca e despreocupada possível, não tem outra explicação: O jogo tenta equilibrar as coisas no modo arena pondo todos em nível 100, mas como viram em uma das imagens acima, são diversos os fatores de desempate na hora do confronto, fora que existem personagens que são simplesmente roubados sem nenhum pudor da palavra.
Alguns exemplos de personagens roubados.
O que mais acontece nesse jogo quanto a isso é o seguinte: lançam em versão comemorativa de alguma data especial x personagens, esse tanto de ninjas repetidos serão versões tunadas do personagem mundano adquirido naturalmente com esforço ao fazer o modo história ou que esteja dentro do seu alcance sem ter uma conta premium...Isso acaba desnivelando e muito o jogo, pois se usassem um sistema de filtro para colocar jogadores experientes contra gente de seu nível seria uma coisa, mas no modo arena é uma confusão liberal.
Se atentem ao seguintes detalhes: Eu ganhei um título/achievement ''Inútil'' por ter perdido 100 lutas no modo PvP, eu ganhei ao todo umas 15 e mesmo assim não consegui subir de rank. (O rank da arena funciona através de promoções, da qual para adquiri-la você é obrigado a vencer 3 lutas seguidas).
Por essas e outras eu me senti frustrado com o jogo a uns anos atrás e parei com ele e iniciei o blog para falar sobre, mas por motivos desconhecidos nunca nem mencionei direito o tema. Claro que esse jogo tem seus pontos fortes, jogar com amigos é sempre algo recomendável para esse tipo de gênero, mas se você e seu brother são tão fãs de Naruto ou de MMORPG ao ponto de gastar horas do dia jogando esse jogo, porque não buscam opções melhores em lojas virtuais como por exemplo a Steam ou a PSN?
Sei que pareço agressivo com esse jogo, mas poxa, eu fiquei chateado com todo o meu esforço se mostrar em vão diante o abismo de poderes que existia entre outros jogadores, no fim até fazer o modo PvE se tornou massante e difícil, pois como falei antes, a dificuldade esta associada ao seu nível, e fazer o modo história upa muito rápido seu nível, porem não suas habilidades, fazendo esse ser um dos primeiros jogos que eu joguei onde você deve estagnar seu level para poder crescer.
Eu voltei a jogar esse game lá pela semana do Natal pois fiquei curioso a respeito do que havia acontecido com ele, se foram corrigidos os seus problemas, se tudo o que eu pensava a respeito era exagero e porque cedo ou tarde eu acabaria falando sobre ele, não tinha jeito, assim como o Cartoon Network foi uma pagina virada da minha história, eu precisava falar sobre esse tema para prosseguir sem pontas soltas.
O jogo teve um acréscimo de vários personagens, o modo história que estava lá na Invasão do Pain progrediu até meados da Guerra Ninja e ficou menos doloroso adquirir personagens fortes, porem ainda são extremamente raros, forçando você a fazer muito com pouco. Mesmo a minha formação atual, o membro mais ''apelão'' que eu tenho é o Maito Gai (reconheço que ele é forte para caramba na série, mas nesse jogo, existem muitos outros personagens que são mais exóticos e quebrados que o mesmo).
Mesmo assim, minha opinião: por mais que eu apresente esses pontos, eu não sou o dono da razão, talvez você discorde comigo em algum ponto, tenha a liberdade para faze-lo, caso queira experimentar o jogo, pode jogar ele aqui, a única coisa que irei cobrar será respeito.
Considerações Finais:
Como diria o ditado: ''Há males que existem para o bem''. Esse jogo não foi uma total perda de tempo, naquela época de uns 18 anos de idade, eu me encontrava super atarefado por causa da faculdade e precisava encontrar alguma coisa para me distrair (sabem aquela situação em que você tem a disposição um monte de jogo, mas não tem vontade de jogar nenhum e dai resolve fuçar na internet em busca de algo? Garotas talvez compreendam melhor com a analogia de ''Não ter nenhuma roupa para usar'' sendo que o guarda-roupa esta quase explodindo de tantas peças), esse jogo cumpriu seu papel, foi divertido enquanto não levei a sério (eu tenho um problema com jogos online, sou muito competitivo, mas não escancaro esse tipo de personalidade por ai), e quando não prestou mais, me serviu de inspiração para fazer um blog...algo que uso até hoje sob o pretexto de sair da minha rotina monótona quando não tenho nada melhor para fazer.
Eu pensei em falar desse jogo em tantas ocasiões diferentes, mas nunca achava um bom momento para faze-lo, felizmente o fato de ser uma data importante, me serviu como uma luva para dar fim a essa pendencia.
E quanto a vocês? que jogos vocês acharam divertidos por um tempo, mas acabaram se enjoando de jogar quando viram que ele apresentava um monte de falhas? Escrevam ai nos comentários junto de suas sugestões para os próximos artigos e para fazer críticas construtivas também.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado, me sigam no Twitter e no Facebook (que nesse ano tentarei ser mais presente lançando comentários por lá de previsões de próximos artigos ou qualquer coisa que eu bolar), até a próxima e tchau.