Lá na gringa esta ocorrendo o ''Valentine's Day'' (Dia dos Namorados), uma data especial onde as pessoas usam de pretexto para ficarem mais próximas, amigáveis e receptivas as outras, uma data com um olhar um pouco mais amplo do que apenas se preocupar com um conjugue, mas sim ser cordial e trocar carinho e presentes entre amigos e familiares também...
Como esse tipo de evento só acontece uma vez ao ano (falo do Valentine's Day), paralisei a produção dos demais artigos (que não sairão até agora por causa de dias corridos) para fazer uma pequena listinha sobre casais do mundo dos games em homenagem ao Valentine's Day.
Então sente-se confortavelmente em um sofá, deixe o parceiro/parceira se deitar com a cabeça no seu colo, e me acompanhem para o texto de hoje.
Aviso: Esse artigo contém SPOILERS.
Crono & Nádia/Marle (Chrono Trigger)
Chrono Trigger é um jogo excelente, isso todos nós sabemos. Foi um jogo que foi além de seu tempo e que contou com uma magnifica história (tanto o enredo do jogo, quanto a história da produção do game em si), gráficos e efeitos especiais que para a época eram de cair o queixo e uma lindíssima trilha sonora.
Nesse jogo, temos como protagonista Crono, um jovem espadachim de cabelos vermelhos que sofreu do problema de ''protagonista mudo'' recorrente de jogos de RPG, porem, isso não afetou o desenvolvimento que ele teve com seus companheiros ao longo do jogo, em especial, Marle.
Marle é na verdade Princesa do reino onde Crono reside, e seu nome real é Nádia, uma garota rebelde e aventureira que se sentia confinada dentro da realeza. No dia do aniversário de 500 anos da vitória contra demônios, Marle decide ir para a praça de Leena e lá acaba esbarrando em Crono e é ai que tudo começa.
Esse casal se encontra na lista pois vemos no decorrer das aventuras e sacrifícios, o quanto um se importa com o outro. Se você estiver com Marle na equipe na primeira aparição da Ayla, ela fica com ciumes, pois a troglodita avança para cima de Crono de um jeito bem...invasor.
Marle pode visitar vários lugares graças a Crono, ela amadurece e deixa de ter uma visão aborrecente com seu pai, graças a Crono e cia, e ela SALVOU o mundo ao lado de Crono e cia.
Da mesma forma, Crono correu contra o tempo para salva-la quando foi parar em 600 A.D e não pensou duas vezes antes de se sacrificar para salvar seus companheiros no Black Bird.
Alias, a imagem que eu ilustrei é uma fanart que ocorre alguns instantes após o retorno do jovem graças ao Chrono Trigger, e a primeira coisa que Marle faz ao reencontrar o garoto é tascar um abraço forte no mesmo.
Na versão de Playstation, existem CGs no decorrer do jogo (uma mais arrepiante que a outra) e uma das mais famosas por assim dizer, é a do casamento dos dois após derrotarem Lavos.
Kafei & Anju (Legends of Zelda: Majora's Mask)
Legends of Zelda: Majora's Mask foi um joguinho cretino...responsável por infartar muita gente do coração (pleonasmo ativado) graças a um sistema de horas, monstros bizarros e uma lua que se chocaria contra Termina dentro de 3 dias.
Para impedir que isso aconteça, Link terá que viajar ao redor de Termina em busca de misteriosas mascaras com algum tipo de poder embutido e solucionar os problemas que haviam naquele lugar, seja uma maldição, problemas pessoais dos habitantes, um monstro maligno ou a poluição de um pântano.
Em uma dessas empreitadas, teríamos que fazer uma ''side-quest'' longa e desgastante pra caramba envolvendo o casal da imagem em questão.
Kafei e Anju eram duas crianças residentes de Clock Town que um dia prometeram um ao outro se casarem usando mascaras cerimonias durante um evento lunar.
Os anos se passaram e Kafei teve a ''sorte'' de topar com Skull Kid e ser amaldiçoado voltando a ser uma criança. Desesperado e sem saber o que aconteceu, ele ainda tem a mascara cerimonial dele roubado por um ladrão local, sem muitas opções ao se sentir impotente e receoso de se mostrar para Anju, ele coloca uma mascara de raposa (Keaton Mask) e decide desaparecer. Anju por outro lado, não entende o sumiço de seu noivo e lamenta acreditando ser a culpada.
É então que durante nossa jogatina, recuperamos a mascara cerimonial de Kafei e o armamos de coragem para se mostrar a Anju...Mesmo tendo uma grande diferença de idade graças a maldição, o sentimento que eles sentiam um por outro não havia mudado, e sabendo da situação apocalíptica que estava prestes a acontecer (pois essa side-quest é finalizada bem próxima do fim do terceiro dia), eles decidem ficar juntos sem temer a morte, pois tinham um ao outro.
(Nota: recomendo para maiores detalhes, lerem o artigo do Blog Mil sobre Majora's Mask)
Fei Fong Wong & Elhaym (Elly) Van Houten (Xenogears)
Xenogears é um jogo interessante...acho engraçado como a desciclopedia conseguiu definir bem a moral do jogo:
''Xenogears é um jogo de RPG lançado em 1998 pela poderosa Final Fantasy soft Quadrado-Macio. O jogo, que conta com uma alternância entre lutas mano a mano e em robôs gigantes (novidade no Japão), cenas animadas que fazem lembrar chrono trigger de ds qualquer anime, diálogos que duram no minimo uma semana e uma história que é um milk-shake de referências religiosas, nanotecnologia, psicanálise e batalhas em robôs gigantes (não necessariamente nessa ordem).''
Adicione uma história pesada (no sentido brutal e polemico da coisa) e uma trama madura e é o que temos.
Para poder falar melhor a respeito sobre o casal citado, eu teria que dar spoilers comprometedores de pelo menos 80% da obra, então tentarei fazer um resumão caprichado (não tão caprichado quando um dogão de 5 reais, mas quase no mesmo nível).
Após perder seu lar e seus amigos ao sair de controle durante uma invasão, Fei acaba tendo como única opção fugir para a floresta que o mantinha afastado do resto da civilização. Ao procurar por uma saída, ele é abordado por Elly, uma militar de uma nação super-desenvolvida que foi deixada para trás após o ataque não previsto que ocorreu na vila onde Fei morava.
Tendo que juntar forças para sobreviver naquele lugar, Fei e Elly não gostavam um do outro, de fato, eram até indiferentes quanto a isso, porem existia aparentemente alguma ligação entre esses dois, e por essas e outras eles sempre acabam se encontrando e pelo calor do momento se antagonizando.
Após Fei mudar os pensamentos de Elly (ela fazia parte de uma elite supremacista que estava liderando um ataque contra a capital de Kislev) e faze-la entrar para o time, os dois começam a ficar mais íntimos e durante o desenrolar da história, vamos descobrindo mais a respeito do passado oculto daqueles dois...suas vidas passadas.
O relacionamento de Fei e Elly possui muitas reviravoltas e camadas, eram inimigos dadas as circunstancias, depois se tornaram aliados, e após passarem tanto tempo juntos lutando pelo mesmo objetivos, eles tem um desenvolvimento tão forte que chega a ser consumado (entenda-se: eles dormem juntos). Porem não é de uma forma corriqueira ou forçada para enaltecer Fei ou a Elly, mas é um acontecimento estabelecido off-scream (não é mostrado no jogo de forma explicita) de um jeito tão maduro e tão sentimental, que daria de 10 a 0 em muitas obras românticas voltadas para um publico jovem.
Sparda & Eva (Devil May Cry)
Devil May Cry foi o rascunho de Resident Evil 4 que seria jogado fora, se os produtores não tivessem achado potencial naquela história.
O jogo gira em torno de Dante, um caçador de recompensas filho de um poderoso demônio chamado Sparda e que agora luta contra Mundus, o rei dos demônios que foi traido por Sparda e selado até que algo quebrasse esse selo.
Não vou me aprofundar muito na história de Dante e Vergil em si, mas sim nos seus pais, Sparda e Eva.
Pois bem...agora chegamos a um dilema, essa história tem duas versões (por conta do reboot de DmC de 2013).
Na história original temos que Sparda era um dos generais de Mundus que decidiu trair ele depois de perceber que suas ações não eram boas. Sparda era tão poderoso que conseguiu sozinho derrotar uma horda inteira de cruz-credos e seu líder. Após esse feito lendário, Sparda se caracterizou com o uso de seus poderes em uma forma humana e vagou pelo mundo sem muito o que fazer, isso até conhecer Eva e se apaixonar por ela.
Nos diálogos dos jogos de Devil may Cry fica explicito que Sparda levava a alcunha de ''demônio'' a um novo patamar, ele era alguém muito poderoso e estratégico e sem esforços conseguia cumprir seus objetivos. Porem, relatos de Eva durante a infância do protagonista revelam que Sparda era um sujeito correto e que lutava com honra.
Aqui ficava mais ou menos uma versão de ''A Bela e a Fera'', onde a mulher conseguiu enxergar alem da aparência (falo no sentido figurado, a versão humana de Sparda é descrita como um belo e formoso homem, alto de cabelos grisalhos) do homem, e conseguiu ver o seu melhor lado, além de conseguir redimi-lo de qualquer mal.
Já na versão de 2013, houveram algumas mudanças drásticas quanto a origem do casal:
Em tempos antigos, uma guerra celestial travada entre anjos e demônios estava acontecendo. Liderando uma frente demoníaca estava Sparda, enquanto nas forças angelicais, quem liderava era Eva (aqui ela é um anjo e não uma humana). Porem, algo bem ao estilo ''Romeu e Julieta'' aconteceu e os dois se apaixonaram e tiveram gêmeos assim como na história original.
O jogo de 2013 foi massacrado por inúmeros motivos (e eu dou razão por eles), porém algumas de suas mudanças foram interessantes, para não dizer bem-vindas, como por exemplo essa nova origem de Dante e Vergil onde ao invés de serem mestiços de demônio com humano, eles são nefilins (anjo com demônio).
(Nota: Dentro da mitologia judaica, nefilins são descritos como mestiços de seres celestiais com humanos, sejam eles anjos (como aconteceu com a origem dos gigantes em Gênesis 6: 1-8) ou demônios).
Não vou me aprofundar muito na história de Dante e Vergil em si, mas sim nos seus pais, Sparda e Eva.
Pois bem...agora chegamos a um dilema, essa história tem duas versões (por conta do reboot de DmC de 2013).
Na história original temos que Sparda era um dos generais de Mundus que decidiu trair ele depois de perceber que suas ações não eram boas. Sparda era tão poderoso que conseguiu sozinho derrotar uma horda inteira de cruz-credos e seu líder. Após esse feito lendário, Sparda se caracterizou com o uso de seus poderes em uma forma humana e vagou pelo mundo sem muito o que fazer, isso até conhecer Eva e se apaixonar por ela.
Nos diálogos dos jogos de Devil may Cry fica explicito que Sparda levava a alcunha de ''demônio'' a um novo patamar, ele era alguém muito poderoso e estratégico e sem esforços conseguia cumprir seus objetivos. Porem, relatos de Eva durante a infância do protagonista revelam que Sparda era um sujeito correto e que lutava com honra.
Aqui ficava mais ou menos uma versão de ''A Bela e a Fera'', onde a mulher conseguiu enxergar alem da aparência (falo no sentido figurado, a versão humana de Sparda é descrita como um belo e formoso homem, alto de cabelos grisalhos) do homem, e conseguiu ver o seu melhor lado, além de conseguir redimi-lo de qualquer mal.
Já na versão de 2013, houveram algumas mudanças drásticas quanto a origem do casal:
Em tempos antigos, uma guerra celestial travada entre anjos e demônios estava acontecendo. Liderando uma frente demoníaca estava Sparda, enquanto nas forças angelicais, quem liderava era Eva (aqui ela é um anjo e não uma humana). Porem, algo bem ao estilo ''Romeu e Julieta'' aconteceu e os dois se apaixonaram e tiveram gêmeos assim como na história original.
O jogo de 2013 foi massacrado por inúmeros motivos (e eu dou razão por eles), porém algumas de suas mudanças foram interessantes, para não dizer bem-vindas, como por exemplo essa nova origem de Dante e Vergil onde ao invés de serem mestiços de demônio com humano, eles são nefilins (anjo com demônio).
(Nota: Dentro da mitologia judaica, nefilins são descritos como mestiços de seres celestiais com humanos, sejam eles anjos (como aconteceu com a origem dos gigantes em Gênesis 6: 1-8) ou demônios).
Tidus & Yuna (Final Fantasy X)
Final Fantasy X é um jogo belíssimo da qual eu não tive o prazer de jogar...porem isso não impediu de ir buscar sua história nos meus tempos de hype (obrigado PlayHits).
Tidus é um jogador de Blitzball que após um ataque de uma entidade maligna conhecida como Sin, acaba sendo jogado para um futuro de 1000 anos onde uma jovem chamada Yuna vive seguindo os passos de seu pai como uma Summoner com a finalidade de selar essa criatura (Sin) e enfim trazer paz a essa terra devastada.
Tidus fica sabendo que seu pai, Jetch foi responsável por anteriormente deter a criatura ao lado do pai de Yuna, e sem saber nada sobre esse novo mundo, decide acompanhar a garota em sua peregrinação em busca das Aeons Sagradas, pois só assim serão capazes de derrotar de vez a entidade.
Yuna e Tidus juntos com mais uma galera, embarcam em uma aventura em busca desses Aeons e nisso vemos os dois agindo como protagonistas de muitas cenas tocantes, como por exemplo quando Yuna desaba de chorar por se sentir pressionada demais com a responsabilidade de salvar o mundo e Tidus a reconforta.
A exploração do casal é tão boa no enredo, que foram considerados por alguns como a melhor dupla de protagonistas de todos os Final Fantasy.
Tidus é um jogador de Blitzball que após um ataque de uma entidade maligna conhecida como Sin, acaba sendo jogado para um futuro de 1000 anos onde uma jovem chamada Yuna vive seguindo os passos de seu pai como uma Summoner com a finalidade de selar essa criatura (Sin) e enfim trazer paz a essa terra devastada.
Tidus fica sabendo que seu pai, Jetch foi responsável por anteriormente deter a criatura ao lado do pai de Yuna, e sem saber nada sobre esse novo mundo, decide acompanhar a garota em sua peregrinação em busca das Aeons Sagradas, pois só assim serão capazes de derrotar de vez a entidade.
Yuna e Tidus juntos com mais uma galera, embarcam em uma aventura em busca desses Aeons e nisso vemos os dois agindo como protagonistas de muitas cenas tocantes, como por exemplo quando Yuna desaba de chorar por se sentir pressionada demais com a responsabilidade de salvar o mundo e Tidus a reconforta.
A exploração do casal é tão boa no enredo, que foram considerados por alguns como a melhor dupla de protagonistas de todos os Final Fantasy.
Considerações Finais:
(Bom...esse artigo devia ter sido finalizado ainda no dia 14, porem demorei uns dias para cumpri-lo...)
Aos que estão lendo esse artigo gostaria de fazer uma pergunta: Aproveitaram o Valentine's Day? eu não me refiro a passar com uma namorada/namorado, mas aproveitado ao lado de alguém especial, algum amigo da qual considera um irmão, ou com a família fazendo alguma coisa.
Eu passei o dia fazendo minha rotina normal, não cheguei a fazer nenhum artigo nesse meio tempo, porem assisti e li várias obras e espero em algum momento poder falar sobre essas obras aqui no blog. Outra coisa que ando acompanhando são as tendencias atuais, então meus artigos não serão tão dispersos e com a sensação de ''coisa velha''.
Então é isso, espero que tenham curtido esse tema, escrevam nos comentários o que vocês acharam, deem suas sugestões e criticas e eu acatarei na medida do possível.
Fiquem no aguardo que novos artigos viram, até a próxima e tchau.