domingo, 10 de fevereiro de 2019

Chefes legais de Resident Evil


Com o sucesso do recente e badalado Resident Evil 2 Remake, eu tive uma ideia para um artigo...usar do momento em que Resident Evil voltou a estar em ''alta'' e falar de alguns dos meus monstros favoritos  da saga de jogos da Capcom, esses monstros que seriam chefões escolhidos por diferentes fatores, sejam pelo seu design, história, dificuldade ou apelo nostálgico de jogos específicos da franquia.

Sem mais delongas (afinal não temos tempo a perder), vamos a lista, na qual usarei de seu espaço para falar um pouco de sua obra de origem.



Aviso: Esse artigo contém SPOILERS.



Haos (Resident Evil 6)

Ah Resident Evil 6...Um bom jogo, embora polêmico e com algumas falhas e que já estava destinado ao fracasso já em sua época de produção...

Resident Evil 6 foi lançado em 2 de Outubro de 2012 (Meu Deus como estou ficando velho) e contava a história após os eventos presenciados em Resident Evil 5, uma nova ameaça havia sido criada (chamada de C-Vírus) e através de uma jogabilidade em Co-Op em três campanhas diferentes onde se controlava um dos icônicos protagonistas da saga, presenciaríamos encontros entre grupos e inimigos ainda mais perigosos criados pela Neo-Umbrella com o objetivo de infectar o mundo inteiro através do Bio-Terrorismo.

O jogo tinha uma jogabilidade interessante, por mais que seus controles e câmera fossem estranhos, uma primícia louvável e até tentou agradar a ambos os fãs: tanto os que gostavam da ação frenética de RE5, quanto os jogadores velha guarda que gostavam do terror e suspense dos primeiros jogos...Mas então qual foi sua falha?

A Capcom na época (geração Playstation 3) fazia tanta merda terceirizando seus projetos para outras empresas menores fazer, que o resultado foram jogos medíocres que não tinham a qualidade ou o carisma dos jogos que a produtora lançara em gerações passadas. Por conta disso, a Capcom resolveu criar Resident Evil 6 com o objetivo de quitar seu saldo negativo com jogos anteriores e obter algum lucro. A meta do jogo em questão era vender 7 Milhões de cópias até o final de 2012...algo que eles não conseguiram (chegaram na casa dos 5 milhões) e decidiram se reformular para voltar aos seus tempos de glória.

Agora que falei um pouco sobre a trívia, falemos de Haos.

Haos é/seria a arma biológica suprema criada a partir do C-Vírus e Boss final da campanha do Chris Redfield. Haos é um aglomerado de bio-massa gerado a partir de várias cobaias humanas e de fauna marinha, com o objetivo de espalhar o C-Vírus por água e por ar estando fora da instalação sub-aquática da Neo-Umbrella.

O motivo para eu ter escolhido Haos nessa lista é porque a criatura é gigante e possui uma forma (pelo menos para mim) perturbadora. No ano passado, eu fiz um artigo em homenagem aos monstros mitológicos japoneses, e nele eu citei o Gashadokuro, um esqueleto gigante formado a partir da fusão de almas atormentadas de pessoas que morreram de fome, vale destacar, que a criatura em questão e o Yokai japonês se parecem muito tanto pelo design quanto pela origem de sua concepção.




Del Lago (Resident Evil 4)

Resident Evil 4 foi sem dúvidas um dos jogos de maior sucesso da geração ''playstation 2'', responsável também por tretas internas na Capcom e a reformulação da equipe de produção do mesmo.

O motivo disso foi a quebra de exclusividade que o jogo iria possuir com o Game Cube da Nintendo com a finalidade de aumentar suas vendas. Shinji Mikami, até então o criador e produtor dos jogos de Resident Evil, fica ofendido com a quebra de parceria e abandona a Capcom, por essas e outras, Tokuro Fujiwara, um dos designers envolvidos com a franquia, assume a liderança do projeto e tempos mais tarde Resident Evil teria cada vez mais continuações que adotavam um estilo de ação frenético ao invés do terror sutil e perturbador de antes...algo de RE4 já flertava devido os ''momentos'' de Leon em sua empreitada em busca da filha do presidente.

A história do game se passaria na Espanha, onde uma seita religiosa denominada ''Los Illuminados'' comandada por Osmund Saddler traz a vida um antigo parasita conhecido como ''Las Plagas'' e utilizam da mesma para infectar os moradores de um vilarejo local e sua fauna presente com o objetivo de controlá-los por meio de sinais sonoros. O objetivo a longo prazo de Saddler era raptar a filha do presidente, Ashley Graham para infecta-la com o parasita e usa-la para contaminar o presidente dos Estados Unidos e depois o mundo.


Uma das criaturas mais icônicas e responsável pela morte mais imbecil do jogo é o Del Lago, uma salamandra que sofreu mutações após contrair o parasita. O resultado disso foi uma ''gigantificação'' e um aumento dos sentidos e da hostilidade da criatura que residiu o lago comendo qualquer coisa que fosse atirada na água.

Assim como o Haos, ela entra na lista por ser uma criatura gigante e também pela criatividade que os desenvolvedores tiveram em criar sua ''arena'', onde o Leon teria que desviar de barco dos elementos do cenário enquanto perseguia (o barco estava preso a criatura) o Del Lago atirando arpões no mesmo.



William Birkin (Resident Evil 2/2 Remake)

(Nota: por se tratar de um game recente, irei dar maiores detalhes no artigo focado apenas na analise do jogo)


William Birkin era um cientista e colega de trabalho de Albert Wesker dentro da Umbrella Corporation. Após anos de pesquisa com base no T-Vírus, Birkin conseguiu criar uma versão melhorada do vírus que seria feito a partir de amostras de DNA de Lisa Trevor após a mesma ser submetida a experimentos com o parasita Ne-Alfa (Os mesmo usados na criação do Nemesis), porém é traído pela Umbrella e fuzilado por mercenários, para sobreviver Willian injeta em si mesmo uma amostra do G-Vírus.

O grande trunfo do G-Vírus em relação ao T-Vírus era a sua forma de propagação (O infectado poderia infectar aos outros por meio de ''larvas'' que seriam depositadas dentro da vitima) e seu efeito mutagênico, onde a criatura sofreria de diferentes modificações ao longo do tempo ficando mais forte, ágil e letal.

E é por isso mesmo que o ''G-Type'' (Nome alternativo dado ao monstro que Birkin se tornou) entra na lista. Birkin se tornou uma das criaturas mais populares de toda a saga devido a ser um ''chefe recorrente'', um perseguidor em ambas as campanhas do jogo com uma grande variedade de transformações e formas de ataque.


U-8 (Resident Evil 5)

Resident Evil 5 foi um jogo produzido pela nova equipe da franquia após as tretas com RE4 em 5 de Março de 2009. O jogo tinha adotado uma postura mais agressiva em relação a ação e efeitos especiais, mas também foi o responsável por expandir o lore da franquia e melhorar as mecânicas criadas no jogo antecessor.

Claro, nenhuma dessas coisas interessam quando o pessoal com sangue nos olhos esbraveja contra esse game por ter ''perdido a identidade'' que a franquia seguia em seus quase 15 de existência e por causa de uma polemica estupida envolvendo racismo no jogo. Resident Evil 5 foi atacado por supostamente promover uma ''limpeza étnica'' ao matar negros, o povo que fez essa acusação em questão só se esqueceu que o jogo se passa na Africa (onde a esmagadora maioria da população atende a essa etnia) e que as supostas vitimas mostradas durante o gameplay são infectados/zumbis.

Ai ai....enfim...

Após os eventos de Code-Veronica, RE4 e Revelations, a Tricell, uma empresa farmacêutica que tinha negócios na Africa e que de alguma forma estaria envolvida com a Umbrella Corporations (agora falida), recruta Albert Wesker e usa os dados coletados de amostras dos vírus dos jogos anteriormente citados para criar uma arma de bio-terrorismo perfeita.

O objetivo do Uroboros (vírus criado com base nas informações dos anteriores) era infectar o mundo por meio de mísseis que contaminariam o solo e fariam todas as formas de vida evoluírem para criar uma ''raça humana suprema'', utilizando dos dados coletados da variante dominante dos Las Plagas para ter controle de todos os infectados.
Os jogos antigos de Resident Evil focavam em animais gigantes como inimigos especiais e chefes, fazendo vez ou outra um hibrido de humano com réptil ou inseto...Uma das criaturas mais feias (e que eu pensei em colocar nessa lista) geradas por experimentos quiméricos foi o U-3 de Resident Evil 4 que era uma fusão de DNA humano com réptil e insetos e que ''ganhou forma'' pelos poderes mutagênicos do Las Plagas.

Com base nos dados analisados dessa criatura (documentos possivelmente roubados pela Ada e entregues a Wesker), o U-8 foi concebido, usando de DNA humano com de criaturas locais do litoral africano como caranguejos e aranhas e sendo aditivado com o vírus Uroboros.

O U-8 entra na lista não por ser memorável ou ser difícil (embora tivesse alguns ataques one-hit-one-kill), mas sim pela sua repulsividade, sério a criatura é asquerosa...Se bem que tudo que é criatura afetada pelo Uroboros é asquerosa, a inspiração real para as formas monstruosas dos inimigos foram sanguessugas.


Tyrant-103/Mr X (Resident Evil 2/2 Remake)

Com incríveis avanços na pesquisa como T-Vírus, a Umbrella investiu na produção de armas biológicas que poderiam ser comandadas para seus serviços sujos como uma unidade de extermínio e coleta. Desses experimentos surgiu o Tyrant-001 (chefe de Resident Evil 0) que serviu de base para uma versão mais forte chamada Tyrant-002 (chefe final de Resident Evil 1) que serviu de base para uma versão mais forte ainda batizada de Tyrant-103.

Os T-103 seriam armas biológicas inteligentes o bastante para obedecer comandos, donos de uma incrível força física, resistência e regeneração e que possuiriam insertados em sua pele, um inibidor de força na forma de roupas (normalmente sobretudos) que manteriam a forma atual do T-103 e os protegeriam contra armas de fogo. Caso essas roupas fossem danificadas, o T-Vírus iria ''despertar'' fazendo com que a B.O.W (Bio Organic Weapon/ Arma Orgânica Biológica) entrasse no modo ''Super-Tyrant'' onde ficaria maior, mais bizarra e mais forte, porem teria severos danos em suas capacidades mentais, fazendo assim a criatura perder o controle.

Em Raccon City durante os eventos de Resident Evil 2, foram soltos pela cidade 6 exemplares do T-103, um deles em especial (conhecido por Mr X) iria ser enviado para a delegacia com o objetivo de coletar a amostra do G-Vírus e matar tudo o que visse pelo caminho.

Assim como Birkin, Mr X é um perseguidor durante o gameplay do jogador e que seria tão desafiante quanto para ser derrubada. O motivo dele estar na lista (fora o hype com o remake de RE2) é por ser um ''cara grande e intimidador''.

Como se já não bastasse tudo isso, a sede europeia da Umbrella desenvolveu um parasita chamado Ne-Alfa com o objetivo de fazer uma forma de vida simbiôntica com os experimentos do T-Vírus a fim de preservar e melhorar as capacidades físicas, cognitivas e mentais do hospedeiro, e a cobaia para isso foi um exemplar do Tyant-103, e o resultado disso foi...


Nemesis (Resident Evil 3)

Nemesis foi em sua época o maior motivo de jogadores de Resident Evil de ter pesadelos e crises de panico (exagero), uma criatura que era mais pé no saco do que Mr X ou Birkin no jogo anterior.

Nemesis é fruto da relação simbiôntica de um T-103 com o Ne-Alfa, e o resultado disso é uma criatura caçadora extremamente inteligente, capaz de se adaptar a situações e ser independente quanto a forma de cumprir seus objetivos, graças aos seus poderes regenerativos e sua grande inteligencia, a criatura era capaz de resistir a grandes impactos e até mesmo manusear armas de fogo (Nemesis não seria o mesmo sem sua bazuca).

Jogando como Jill Valentine antes e durante os eventos de RE3, Nemesis estará em nossa cola por boa parte do tempo, forçando o jogador a escolher entre lutar e fugir.

A razão de colocar Nemesis nesse lista é óbvia: ele é o monstro mais icônico da franquia, chegando a fazer aparição em filmes e até jogos (Marvel vs Capcom 3) de tão grandiosa que foi sua estreia no game. Se Mr X era intimidador sendo um grandalhão mudo de sobretudo (e chapéu no Remake), Nemesis nos perseguia de bazuca, falava em tom rouco e gutural ''S.T.A.R.S.'' e era ainda mais forte do que o Mr X.

A forma final dele é uma coisa irreconhecível e que pra mim perde um pouco o brilho, mas a segunda forma por outro lado deixa a criatura com um ar ainda mais sanguinário.




Considerações Finais:

Sabe...o mercado de survivor horror precisava mesmo desse hype que RE 2 Remake gerou, quem sabe assim as outras empresas de games não voltam a produzir seus títulos empoeirados pelo longo hiato ou então criam franquias novas de terror, eu como fã desse nicho ficaria muito contente com essa atitude, e é quase certo que a Capcom vai usar do renome e da fortuna que adquiriu com esse jogo para lançar um remake do Resident Evil 3 (e tomara Deus que Code Veronica entre nessa dança também).

Eu devo esse artigo ao REVIL e ao Enmynest pois foram de lá que eu coletei algumas informações a respeito dos jogos e dos monstros citados nessa lista, então se tiverem um tempinho, deem um pulo lá caso queiram ler (no caso do REVIL) a respeito do universo de Resident Evil ou assistir (no caso do Enmynest) sobre jogos de terror, já avisando que o Enmynest tem um quadro no canal chamado ''Enredo com Spoilers'' da qual é muito rico em detalhes e ajuda bastante a compreender a história dos jogos da qual ele faz analise.

Esse foi mais um artigo, espero que tenham gostado, caso queiram estar cientes de quando eu irei postar novamente ou saber de alguma novidade, me sigam no Twitter e no Facebook. Comentem também o que acharam, deem sua opinião a respeito do tema, sugestões e críticas também serão bem-vindas.

Então é isso, até a próxima e tchau. 

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