quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O Legado de Chrono parte 2/2

E como prometido, aqui vai a parte 2 do ''Legado de Chrono''


Mas antes de tudo, aqui esta a Parte 1, vejam e se situem da história do ''Legado de Chrono''.

Chrono Cross foi lançado em 18 de novembro de 1999 para o console PS1 (Playstation da Sony)
Esse jogo é a sequencia de Chrono Trigger, e pra ser sincero não sei direito como vai ficar esse artigo, tentarei ser imparcial até chegar a parte dos Detalhes tecnicos, ok? Então vamos:

https://www.youtube.com/watch?v=923fVDDwaHo (Antes de mais nada, apreciem a abertura desse jogo)
Pois bem, Chrono Cross se passa alguns anos no futuro onde Lavos nunca existiu, e a ideia do jogo mudou tambem (Chrono Cross- Cruzada Temporal)
Dessa vez a equipe que produziu foi a Square mesmo, tirando Akira Toriyama, a galera da Enix e o fundador de Dragon Quest, e temos em mãos um jogo que abusa de um gráfico belissimo e de uma aventura com tantos detalhes narrativos paralelos que é muito facil de se perder.
Então vamos por partes:

História

Há alguns anos atrás, um garoto havia sido atacado por uma puma, seu destino era cruel, mas o seu choro atravessou dimensões e foi ouvido por Schala,(sim lembra de Schala?pois ela esta presente no jogo) e ele foi salvo com uma ''leve'' distorção temporal, onde o garoto continuou existindo, mas que gerou graves estragos no seu universo espelho.
Esse garoto é Serge
Serge é um garoto de 17 anos, residente de uma vila de pescadores, quando era para ele morrer, seu pai interveio e fez de tudo para salvar o seu filho, quando tudo parecia perdido, uma ''luz'' sugeriu para que ele fosse para Cronopólis, pois lá havia como o garoto ser salvo...
Anos se passam e estamos na pele de Serge que, er...(Essa parte já falei...)
Prosseguindo, o jogo começa a partir de nossa entrada no hall principal do inimigo do jogo
Fazendo alguns puzzles nós conseguimos ativar a plataforma no centro de uma sala que mais se parece com esse quadro:
Quando prosseguimos para o andar superior algo acontece e você acorda
Você desperta na sua vila (Arni)
Então você  vai ate o cais da vila e encontra uma garota te esperando:

Essa ruivinha é Leena:
Leena é uma garota simpatica da vila, ela gosta de você (mas considerando que o seu personagem é o tipico protagonista bobo que não se toca disso, ela vai só ficar querendo mesmo) Que trabalha como babá.
Enfim, Leena te pede um colar como presente, e você diz que sim.
E assim começa nossa primeira quest, na floresta ao sudoeste da vila.
Seu objetivo aqui é matar três inimigos semelhantes a esse:
Para conseguir ataca-los terá que os prende-los, pois eles são muito rápidos, depois de usar a estratégia, haverá a luta e vencendo os 3, a Mãe deles aparece (se me lembro bem) e vencendo ela conseguimos o ''colar'' da moça.
Quando voltamos a vila, descobrimos que ela esta esperando na praia, então vá ver ela (obs: a praia fica ao sul da floresta)
Lá os dois ficam conversando, ate que o clima esquenta e você passa mal, algo esta errado, é quando você ''desmaia'' e acorda em outra dimensão, conhecida como ''Another World''
 Serge sendo Teletransportado
Another World

Chegando em Another World, você não se sente diferente, mas repara que algo esta estranho, decidido que devia ser algo de sua cabeça, você volta para a vila para descançar, mas percebe que tudo esta mudado, as pessoas te estranham, como se nunca tivessem te visto antes, ao chegar em casa é recebido por um homem (em Home World, você mora com sua mãe) então o mesmo te explica que nenhuma mulher viverá ali.
Você já esta assustado com essa conversa e é quando você procura Lenna.
Mas vocês se desentendem, uma vez que você tenta perguntar o que aconteceu ela te trata como estranho, você pergunta o que houve e ela diz que sente saudades de Serge, quando prontamente você diz que esta ali, ela fica furiosa pois pensa que você esta zombando, e ela diz que Serge morreu quando criança e sua lápide fica no topo da colina.
E você chega lá.
Quando prontamente é atacado por soldados.
Você não sabe o porque, mas eles simplesmente querem te matar, você ate luta bem,mas não é páreo, mas quando tudo parece perdido, chega ela, A incrivel, a  fantastica, a personagem que carrega a história desse jogo nas costas:
KID
Aqui ela é apresentada como uma garota doida, ladrãozinha e que tinha assuntos inacabados que de alguma forma envolvia aqueles soldados... Mas na verdade é bem mais profundo que isso
Ela te salva, e é a partir dai que temos nossa primeira ''bifurcação histórica''
Você tem a opção de ir com ela, ou resolver problemas pendentes e encontra-la mais tarde.
Bom, essa foi a ''intro'' do jogo para analise, a partir dai, o jogo se torna uma teia de ações que resultam no famoso ''e se''
E se eu salvar fulano, eu irei invadir o castelo pela frente
E se eu pagar o drink do siclano, eu irei escalar pela costa 
E se eu chamar belclano, nós usaremos uma estrátegia

O jogo é cheio de eventos que podem ser desencadeados a partir de um dialogo ou de uma ação que você tome no jogo, agora, que expliquei o conceito de como é dificil explicar como chegaremos ao final, darei o meu parecer dos fatos, mas não sem antes falar dos detalhes tecnicos:

Detalhes Técnicos:
  
O jogo apresenta uma evolução gráfica notável em relação ao seu antecessor (até porque esse jogo é da plataforma PlayStation) e em diversos momentos é introduzido CGs para mostrar as primeiras vezes que você faz algo ou quando estamos presenciando cenas de ação ou cenas dramáticas. (Algumas pessoas criticam os aspectos gráficos do jogo, alegando que ele é muito "forçado", pois é um jogo muito brilhante e é muito colorido, minha opinião? Isso não tem nada haver).

A trilha sonora do jogo é a versão remixada de algumas faixas de CT, e outras músicas que transmitem bem o "clima" de masmoras, cavernas, pântanos e cidades.
Aqui vai um compilado das faixas de Chrono Cross: https://www.youtube.com/watch?v=YoEMaWrQBQM&list=PL04ADB121151A2C5E

O sistema de batalhas do jogo é semelhante ao de Chrono Trigger, onde os inimigos são presentes nas dungeons, mas dentro do combate a coisa muda de figura:
Aqui não é mais no sistema de turno em tempo real, ele é em turno e é demonstrado pelo painel do seu personagem, mostrando seu HP e uma barra composta de 7 pontos, esses pontos são gastos em  ações, essas ações são luta e magia:
Em luta temos 3 tipos de ataque: Light (o mais fraco,mas com mais chances de acerto) normal (mais forte que o light, mas com menos chances de acerto) e Heavy (que é o ataque mais forte, porém que gasta mais energia e tem menos chances de acerto)
Nas lutas de CC o que vale muitas vezes acaba sendo a estratégia do que a força bruta e já chego lá, devido a esses 3 tipos de ataques, podemos executar diferentes combinações de ataques usando eles.
Em magia abrimos um painel cheio de slots, onde usamos magias ou habilidades.
Quando batemos em um inimigo, vamos enchendo um ''LV'' que é responsável pelo uso da magia.

Nos Status do pessoal fora de combate, acessamos uma tela com um plano fundo formado pela nossa party de perfil, nessa tela podemos acessar o status do personagem, mudar as configurações do jogo (audiovisuais), acessamos inventário e vemos  nosso equipamento, além de acessar os "slots" de magia
 Agora visualizem comigo: imaginem uma mochila, essa mochila é composta de diversas tralhas, sendo elas itens usáveis e elementos mágicos, você equipa esses elementos nos espaços de slots e assim pode utilizado em combate, esse slots são expandidos de acordo com o seu progresso no jogo e vai derrotando os bosses do jogo (apesar de parecer bom, isso foi um tiro no pé, mas já chego lá)

Também presente em combate está a ''elements Field'', que é um medidor oval formado por 3 ovais, ele é meio inútil no começo, mas no futuro irá influenciar a decisão de uma luta.
Uma mecânica criativa do jogo foi a caracterização de "novos" elementos nesse jogo
Aqui eles são mostrados como "cores"
São seis , eles são:
  • Vermelho (ele representa o elemento fogo)
  • Amarelo (ele representa o elemento terra e relâmpago)
  • Azul (ele representa o elemento água e gelo)
  • Verde (ele representa o elemento vento e o madeira)
  • Preto (ele representa o elemento trevas)
  • Branco (ele representa o elemento branco)

Aqui fica melhor de ver a Field, que esta composta pelos elementos amarelo,vermelho e Preto
Menções e ligações a Chrono Trigger

A moral de CC se baseia em cruzadas temporais, mas não no sentido de viagens no tempo, a sua proposta aqui é as viagens entre universos alternativos, irei explicar um do pouco do que aconteceu, e tentar falar mais sobre Kid, sua importância e o que aconteceu com o elenco de  Trigger.
Como dito no começo da análise, Serge devia ter morrido para um puma...
(Aqui vai um spoiler de CT caso não tenham jogado: havia uma rainha chamada Zeal, ela era a governanta do reino de Zeal, uma terra que se mantia no ar com o usa da magia, naquela época de 12,000a.cC, Zeal era boa, mas criaram a máquina ''Mammom Machine'' que extrairia uma enorme fonte de poder do centro da terra (essa força era de Lavos) ela acabou se corrompendo e decidiu usar sua filha para acessar mais poder, Zeal virou um monstro e Schala foi tragada para uma dimensão onde ela vive presa ao corpo de Lavos, luando para manter sua sanidade, acrescentando aqui o final de CT em 3ds foi justamente isso)
Como uma forma de se libertar de sua ''prisão'', Schala dividiu sua essência em duas, e a sua outra parte foi parar em Guardian (1000a.C) na forma de uma bebêzinha que foi acolhida por Lucca.


Lucca aqui em CC é descrita como uma mulher inteligente que abriu espaço em sua casa para criar um orfanato, tudo ia bem até que ela foi assassinada por Linx, que não só matou a ''mãe'' de Kid, como também incendiou o orfanato (Sim, a garotinha essência de Schala e Kid são a mesma pessoa)
Deste então ela esta decidida a ir atrás de Linx para o matar.

LINX o culpado por isso


Chrono Cross faz inúmeras referencias ao seu antecessor, como por exemplo o personagem Gleen.
Façam as comparações

Muitos acham que ele é o ''Sapo'', mas é pouco provável, é mais fácil ele ser um soldado que foi batizado em homenagem ao Sapo do que ser ele, ate porque sapo só voltaria ao normal se Magus morre-se.
Também temos a presença de Leah, uma menininha das cavernas que lembra muito Ayla, tanto na aparência, quanto no seu estilo de se comportar e lutar.
O universo de CC é ambientado em um mapa múndi onde houve uma fusão dos tempos, o mapa é composto de diversas ilhas e arquipélagos  que se desenvolveram em seu próprio ritmo, o jogo em si é grande (ele é comportado em 2 cds, algo não tão comum para época) e para ele ser aturado, deve funcionar em seus mínimos detalhes, tanto técnicos quanto narrativos, como um gênio uma vez disse: ''Se a mecânica não presta, toda a experiencia do jogo se perde''

Minha Opinião

Pois bem...
Acho que deixei claro como funciona as mecânicas do jogo, e assim você já podem formular suas próprias opiniões a respeito do jogo, quero que fique claro que em hora nenhuma eu tentei ludibriar vocês com uma falsa ilusão do jogo ser bom, não, ele é ÓTIMO, mas pequenas partes dele comprometem a sua jogatina, então vamos a elas:
  1. O jogo é baseado em escolhas e essa escolhas refletem em quais personagens nós iremos recrutar na nossa party, o problema de CC nesse aspecto é que temos personagens demais: Temos ao todo 45 personagens, e nem todos contribuem (na verdade a grande maioria) para o desfecho da história, eles não acrescentam nada no enredo e tão pouco na party, pois boa parte deles são só coadjuvantes com status medianos ou com algum status elevado, mas para compensar, ele tem 2 que são ruins.
  2. O sistema de ''compras'' do jogo: para evoluir os equipamentos dos personagens de um RPG normal, normalmente vamos a uma cidade nova, e compramos novas equips, ou lutamos com inimigos em especial que sabemos que iram dropar determinado item, em CC não é assim, você tem  que pagar para ferreiros criarem uma arma/armadura/acessório alem de dar a eles os ingredientes para formular o item necessário, e ai que tá, é uma droga para conseguir tais itens, pois são de difícil drop.
  3. O sistema porco de Gridding: ''Grind'' é o termo gamer que se refere aos jogadores passarem horas e horas batalhando contra inimigos em busca de XP e GOLD, bem, veja bem, lembra quando falei dos Slots das magias e que ao longo do tempo, íamos expandindo ele? Então, para expandir os slots, você precisa colecionar ''estrelas'', essas estrelas você ganha para cada chefão morto, -E qual o problema Matteus? parece bom. -Esse sistema é ate criativo e bem gostosinho de usar, mas o pessoal da Square quis inovar e fez um sistema porco de Grind, em um jogo normal, lutamos com x inimigos para upar de level, onde ganhamos novos poderes, aumentamos nossos status e desbloqueamos novos modos de luta/estrategia/magia, aqui você PRECISA MATAR OS BOSSES PARA PODER UPAR! você poderá upar seu personagem em ate x de força por exemplo, e para poder subir mais, precisamos derrotar mais bosses, e se ao vencermos um personagem morreu em combate, ele ficara atrás dos outros, pois vai perder o ''boost'' da primeira vitória pós ganhar estrela, é por isso que falei mais acima sobre esse jogo utilizar mais a estratégia do que a força, o jogo em si tem partes super fáceis, mas tem partes onde os bosses limpam o chão com sua cara se você não estiver devidamente upado.
  4. A Desconstrução dos seus próprios elementos: Aqui você pode equipar magias, isso significa que você dropa elas, e essas magias podem ser comercializadas (na verdade esse nem é tão sério, é até bom, considerando que podemos formar nosso próprio time de magos, mas podiam ter slá, já um equipamento chave neles, fora isso os personagens já vem com seus ataques próprios que não são removíveis).
  5. Kid/Harlem: Essas duas moças cumprem um papel fundamental no jogo, não irei descrever tudo, pois estou fazendo apenas a analise, (recomendo ir atrás do jogo para poder saber mais) o problema delas é que são fundamentais  na narrativa, beleza. Agora me diz: Que raios de jogo poe em um pedestal narrativo duas personagens que quase não estão presentes no jogo? Kid é uma das melhores personagens de se jogar, ela é carismática, tem seus mistérios, suas fraquezas e seus medos (o que faz com que possamos nos identificar com ela) e ela por diversas razões dentro do jogo acaba tendo que sair da nossa party, ela é jogável em apena 1/3 do game.
  6. O jogo é dividido em 2 partes: Esse não é nem o problema, acontece que o jogo não para quando pede para trocar o cd, o ideal seria se ele pudesse salvar seu progresso antes de pedir a troca de disco, mas esse é um minimo detalhe (por isso que nunca zerei CC, mas talvez seja do meu CD, pessoal que já zerou como fizeram a troca de cds?)

Quanto ao que aconteceu com a galera de Chrono Trigger em Chrono Cross:


  1. Chrono/Marle/Lucca: foram assassinados, os dois primeiros nós não sabemos por quem
  2. Robô: ele é destruído para garantir seu progresso quando você for para Chronopolis
  3. Ayla: Não aparece, mas alguns dizem que ela é mãe ou filha de Leah (como eu disse o tempo ficou bagunçado)
  4. Magus: Não aparece, mas alguns dizem que ele é Guile mantendo um disfarce, muitos engrandecem essa ideia, pois ele também age como Magus, usa o mesmo elemento e anda de forma parecida.
    Guile
    Magus
  5. Gleen: Alguns dizem ser o Herói de Termina
Devido a isso, muitos fãs de CT acabaram criando diversas teorias, algumas interessantes, outras simplesmente malucas demais para serem levadas a sério.
Lembram de Chrono Break? ou melhor não lembram? acontece que aquele jogo seria responsável por explicar as mudanças que iriam ocorrer no enredo para chegarmos ao ponto de CC ser concebido.
A moral histórica do jogo existir é por causa da nova ameaça: Frozen Flame, que também é dito como um tesouro/relíquia que realiza sonhos, acontece que Frozen Flame é um rastro do que sobrou de Lavos que se manteve dentro de uma brecha temporal, e lá ficou se ''alimentando'' da energia de Schala.

Enfim, essa é MINHA opinião a respeito das falhas de Chrono Cross, não o desmereço, pois é um jogo incrível, mas por bobagem escapou de suas mãos a nota máxima, é um jogo que promete uma experiência incrível ao jogador, vai que você não se encanta no gênero de JRPG?
Sinto muito se acabei ficando agressivo nessa parte do artigo, mas é que passamos de um parâmetro para outro totalmente abaixo do nosso Hype, CT era incrível e isso gerou uma expectativa demasiada grande para o seu sucessor.
Bom, esse foi o artigo ''O Legado de Chrono'' e o que acharam? quais são suas sugestões? querem analises? peçam, e irei agendar para mais tarde, comentem o que acham de interessante e assim vamos melhorar esse blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário