segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O meu primeiro Jogo (Pokemon)

Olá pessoal, estou aqui para falar para vocês sobre uma das mais fantasticas épocas de nossas vidas: a Infância
Veja bem, eu era um garoto gordinho, fim
Bem, a moral desse artigo é falar do primeiro jogo que eu me lembro por gente de ter jogado, e eu tenho uma nostalgia muito grande por ele, senhoras e senhores eu estou falando desse jogo:

No meu caso, seria a versão Silver.
Eu gosto muito desse jogo em cada pedacinho dele, então vamos por cada parte dele

AVANTE POKE-TREINADORES

A nossa história começa com um garoto, não me lembro direito a versão, mas se não me engano aqui ele é retratado como ''Silver'', ele esta saindo de sua cidade (NewBark) para seguir seu sonho de ser um mestre pokemon assim como foi com Red nas gerações RED/BLUE/GREEN/YELLOW.
Aqui vc toma a dificil decisão de escolher entre 3 pokemons da nova geração:

Dentro daquelas pokebolas existem 3 pokemons:

Temos aqui os Iniciais Jotho
  • Chikorita (esta no meio) essa plantinha simpatica é a nossa representante do tipo planta
  • Cyndaquil (o da esquerda) esse é o meu pokemon favorito disparado, ele seria um rato de fogo em teoria, ele é o nosso representante do tipo fogo
  • Totodile (o da direita) esse crocodilo é bem energético e bastante util, ele é o representante do tipo água
Enfim, uma vez tomada nossa decisão o professor Elm nos manda ir ate um professor pokemon que tem algo importantíssimo para nos dar, em nossa jornada atravessamos uma cidade e 2 rotas cheias de mato, eu não sei se eu era ''cagado'' de sorte ou foi azar mesmo, pois nessa etapa do jogo você não possui as pokebolas ainda, e me apareceu isso aqui
Alguns podem estar achando que o meu jogo deve ter bugado, pois como raios um ratata pode ser amarelo?
O que acontece é que ele é um ratata especial, ele é um exemplar raro dentro dos outros de sua especie por causa de sua cor, nós dizemos que ele é um pokemon ''Shiny''
PKMN-Shiny são pokemon que na segunda geração são listados em seus estados com uma ''estrelinha'' em baixo de sua foto, ele tambem é caracterizado por entrar em combate com uns ''brilhinhos'' por isso a alcunha ''shiny''


Vocês, alguns mais antigos devem estar lembrados do tão temido e cobiçado Gyarados Vermelho, ele era uma variante shiny de um gyarados, no anime haviam introduzido toda uma história da equipe rocket mechendo com os minerais do lago furia o que desencadeou uma ''super'' evolução do magikarp, mas na realidade isso não tem como ter acontecido, pois pkmns shinys, já nascem shinys
Desculpem por divagar, precisavar ressaltar esse ponto...
(Barulho de tosse)
...Enfim, chegamos ao nosso objetivo e encontramos nada mais nada menos do que o Professor Carvalho, ele e um outro senhor nos dão um estranho item chamado ''ovo'' que serve para a pesquisa do pesquisador Elm, saindo de lá o professor nos liga e avisa para chegarmos imediatamente ao laboratório, pois algo grave havia acontecido (um pokemon havia sido roubado)
Durante nosso trajeto encontramos essa ''moça''

Esse é o seu ''Rival'' a qual você batizara mais tarde, você pode não ter reparado, mas ele já tinha sido havistado em New Bark observando o laboratório, então concluimos que ele é o ladrãozinho, até porque ele te chama pra briga com o pokemon roubado, que é o pokemon que possui vantagem contra o seu inicial.
Ganhando ou perdendo a gente volta para o laboratório e é explicado a situação, você entrega o ovo para o  Professor e então recebe sua pokedex e suas pokebolas, é ai que sua jornada começa.
Eu enrolei bastante para narrar a intro, mas queria deixar uma sensação de passo-a-passo, sem muitas demoras irei dar sequencia nesse artigo explicando suas mecanicas, e a razão de eu AMAR esse jogo:

MECÂNICAS 

Se compararmos esse jogo que é de 2000 com as versões das primeiras que surgiram em 97, houve uma evolução MUITO GRANDE
deixa eu situar vocês desse detallhe:
  • Surgiram cores (a palheta ainda era meio primitiva, mas pra época dava pra dar pirueta de alegria)
  • Havia divisão de dia e noite (e isso afetava sua jogabilidade em diversos casos devidos diferentes eventos presenciados tanto de dia quanto de noite, como pokemons de habitos noturnos)
  • Haviam dias da semana (essa mecanica foi retirada junto da antecessora na geração seguinte, mas tinha só pra reforçar o item anterior, pois como o dia e a noite, as semanas influenciavam)
  • Você podia pegar uma variedade gigante de pokemons tanto da geração Kanto quanto a de Jotho (de 251, você poderia ter 200, fora os que poderia obter por troca/cheat/hack ou qualquer seja seu metodo)
  • Surgiram os Ovos de pokemon
  • Pokemons do tipo Metalico e do tipo Noturno deram as caras aqui.
  • Alem da liga Jotho, esse foi o unico jogo com a ideia inovadora de explorar outra região
  • Melhor surpresa para o final, quem é fã do anime vai gostar muito
  • e muitas outras coisas...
Não é brincadeira não, eu poderia ficar listando uma quantidade absurda de detalhes presentes nesse jogo, dentro da cronologia dos jogos a geração G/S/C (Gold/Silver/Crystal) se passa 3 anos depois da geração R/B/Y (RED/BLUE/YELLOW)
Acho incrivel como um jogo era tão simples, mas tão atento a detalhes, acho que socaram o que dava no cartucho e criaram esse game.
Alguns devem estar boiando, o que raios é ''Crystal''? Bom, não deve ser surpresa para ninguem que todas as gerações de jogos de pokemon tirando a 4 em diante (acho) possuem 3 versões, 2 rivais antagonizadas e protagonizadas por titãns dotados de um poder em especifico (na primeira geração eram os iniciais na forma final, depois da 2° eles passaram a colocar nas capas e na intro dos games os lendários e guardiões) E havia uma 3° versão, essa que era ''batizada'', era lançada tempos depois com certo avanço gráfico em comparação as outras duas e tambem vinha com eventos baseados do anime, como a tão polemica pokebola GS.
Ah, sim, falando em Lendários e Guardiõens
Aqui contamos com a presença do trio de Cães lendários
Eles são:
  • Suicune (Lendário de água na esquerda)
  • Entei (Lendário de fogo no meio)
  • Raikou (Lendário de raio na direita)
Eles estão presentes na torre queimada e quando você desperta eles você ganha a missão de viajar pelo mundo todo para encontrar randomicamente esses três.
Tambem esta presente:
Do Fogo, do Gelo e do Raio, não devem a harmonia pertubar, para que estes titãs não provoquem a destuição do mundo, que a luta encerra, embora o guardião da água vá se levantar para a luta sufocar, somente sua música falhará, e assim, virará cinzas a terra. ó escolhido, tuas mãos os três juntos devem guiar. Seus tesouros combinados domam a Fera do MAR''.
LUGIA
e tambem esta presente a Fenix das 7 cores, o sinal da sorte e lider dos 3 cães:
HO-OH
pega-los sera uma tarefa dificil principalmente o Ho-oh se trantando da versão aqui falada.

Considerações Finais

A razão de adorar tanto esse jogo esta associada a nostalgia de ser o meu primeiro game que me lembro por gente de ter jogado, esse e Chrono Trigger pra mim são muito nostálgicos
Uma história engraçada é que todos os games aprendem muito mais alguma coisa ensinada em escola jogando do que assistindo aula, pode ver, se aprende mais sobre mitologia jogando Smite por exemplo do que estudando história, principalmente no Brasil onde mitologia não entra na grade curricular escolar, mas estou divagando.
No meu caso, esse jogo me ensinou Inglês, e...slá, ele tem essa ''magia'', só acho uma pena que hoje em dia os jogos de nicho são baseados em experiencias como FPSs, Mobas, e RPGs, nada contra, gosto muito desse genero, mas hoje em dia vem se criando uma geração gamer muito mimada no quesito grafico, e muito conteudo se perde por causa dessa preferencia.

E quanto a você leitor? Gostou do meu artigo? foi util de alguma forma? comente suas histórias de infancia, situações parecidas e/ou engraçadas e sugiram novos temas, artigos ou o que seja.




Um comentário:

  1. No meu caso era o Silver, jogado no ainda vivo gameboy pocket, o problema era que a pilha de save estava fraca e soh suportava o save por alguns segundos, entao ja viu neh, eram horas e mais horas tentando zerar o jogo, e quando acabava era aquela correria pra trocat antes que se perdesse hahahha, momentos épicos, com toda certeza, infancia memoravel...

    ResponderExcluir