terça-feira, 24 de julho de 2018

A História do Cartoon Network


Esse é o meu 100º (Lê-se Centésimo) artigo...Lá por Janeiro eu tinha várias ideias sobre como seria o meu especial de 100 artigos; mas depois de muito pensar eu decidi mandar as ideias anotadas pro espaço e falar sobre a Cartoon Network, uma emissora de televisão que foi por muito tempo meu canal favorito de tv, pois minha infância toda foi marcada vendo os desenhos que passavam por lá...Assim sendo, aos que me conhecem pessoalmente ou os mais analíticos que me acompanham já devem imaginar que para mim o Cartoon Network sempre foi uma página dobrada do meu livro da vida.

Pois bem...No dia de hoje, eu irei por um fim nessa orelha de burro e seguir adiante, com vocês um artigo ao estilo ''por de trás de'' onde falarei de uma das maiores emissoras de canal fechado de todas (Ou pelo menos foi).

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu irei falar sobre a trajetória da emissora desde seu inicio até os dias de hoje e irei comentar sobre as fases do canal.


Sem mais delongas, vamos iniciar o artigo.

...

Na verdade, eu não irei falar logo do Cartoon Network; para iniciarmos esse assunto é preciso estar ciente de três coisas para isso: Quem  é Ted Turner/Warner Bros., o que é Hanna Barbera e talvez o mais importante: Em que contexto nasceu a emissora.


Então vamos pela ordem que foi citada:



Warner Bros.

Se cavarmos bem embaixo iremos saber que o que falo seria ''falacioso'' pois o peixe grande é a ''Warner Communications'' (Atual ''Time Warner'') que é um puta de um conglomerado midiático de entretenimento que esta na ativa desde 1920 e uns quebrados; mas irei me recluir apenas ao nome Warner Bros.. A Warner Bros. é uma produtora e distribuidora de filmes e animações norte-americanos que esta no mercado desde a década de 30. A Warner foi a ''mãe'' do Cartoon Network por questões de influencia: A Warner em parceria de nomes e empresas estavam comprando estúdios de animações e distribuidoras de filmes (Como a MDM, Vocês sabem, aquela do leão que ruge na introdução de seus filmes) com a finalidade de ganhar mais espaço no mercado de distribuição de entretenimento áudio-visual.






Ted Turner
Ted Turner (1938-) é um magnata da mídia norte americana, um dos chefões por detrás da ''Time Warner'' e foi o responsável direto pela criação na criação do canal CNN (Sim, aquele de noticias) e pela criação do Cartoon Network, emissora essa que foi fundada a partir de um negócio feito com a compra da Hanna Barbera (Isso aqui tá quase a Team Dream do Chrono Trigger de tanta gente importante envolvida nisso)






Hanna-Barbera
O Estúdio de animação ''Hanna-Barbera'' foi criado em 1957 por duas mentes brilhantes, seriam esses Willian Hanna e Joseph Barbera, que ao criar a empresa deixaram seus nomes como homônimo a mesma. A Hanna Barbera é um estúdio que carrega um forte legado como sendo a fazedora de infâncias de pelo menos três gerações com desenhos icônicos e obviamente sendo bastante  premiada por isso inclusive. A Hanna Barbera era filiada a MGM até ser comprada pela Taft Broadcasting e futuramente ser comprada por Ted Turner em 1991.






Contexto Histórico
Lá pro começo da década de 80 surgiram uma enxurrada de desenhos animados produzidos por empresas de brinquedos (Hasbro, Mattel, etc...), alguns desses desenhos eram muito queridos pela molecada da época e até hoje carregam um valor nostálgico a eles (He-Man, Thundercats, G.I. Joe e Transformers são alguns exemplos desses desenhos queridos), porem, uma esmagadora leva de desenhos eram imbecis, sem carisma, com investimento barateado e cuja finalidade era a de ter criancinhas comprando um boneco de ação ou de uma menina comprando uma pelúcia...foram uma época maluca.
Essa época ficou conhecida como a crise criativa da animação ou a Primeira Estagnação Animada e durou até o inicio da década de 90, quando houve a chamava ''Renascença dos desenhos animados''; representada com uma nova leva de desenhos animados com conteudo autoral e que buscava uma quebra da ''receita de bolo'' que eram os desenhos oitentistas; para isso eles se inspiraram nos desenhos da década de 40 e 50 e surgiram animações como Batman Animated Series e Tiny Toons.
O Cartoon Network? Como veremos mais a frente, ele estava envolvido em acontecimentos de grande importância no ramo do entretenimento áudio-visual infantil; sendo o Renascimento dos Desenhos o ponto de partida onde a Emissora passou a existir.





Pois bem, esclarecido quem são os nomes por tras do nascimento do Canal e em que contexto ele se encontrava; vamos passar para a próxima parte e falar sobre sua história, antes de começar é preciso que estejam cientes que o Cartoon Network ao longo de seus anos foi sendo repaginado, adotando novas posturas e criando novos desenhos, esses momentos são conhecidos por todos como as ''Fases do Cartoon Network'', e para um melhor compreendimento, irei falar sobre a história do canal, descrevendo ele por partes de acordo com sua fase.



História


ERA BLOCK/PRÉ-CHECKERBOARD (1992-1996)

Com a aquisição da Hanna-Barbera, a Warner tinha uma emissora recém-nascida em mãos, mas que ainda não apresentava animações próprias, por um tempo, o Cartoon Network vivia de reprises dos desenhos da Merrie Melodies (vulgo Looney Tunes como Pernalonga e Patolino) e dos clássicos da Hanna-Barbera, como Zé Coméia, Flinstones, The Jetsons, Corrida Maluca e Cia.
A Era Block não é muito recordada e tão pouco conhecida como ''Era Block'' (Por isso coloquei ''pré-chekerboard'') pois foi a primeira fase da emissora e que só foi exibida como tal lá nos Estados Unidos. O Cartoon Network seguiu essa estratégia de exibição até por volta de 1995 que foi quando Fred Seibert (Um executivo que trabalhava na Hanna-Barbera e atualmente é o criador da Frederator Studios) decidiu arriscar numa ideia que vingou muito, ele decidiu criar a ''World Premiere Toons''.
A World Premiere Toons foi um bloco criado em 20 de fevereiro de 1995 com a finalidade de exibir curtas animados de qualquer pessoa que quisesse entrar no mercado da animação. A WPT foi criada como uma forma de ''jogar seguro'' uma vez que a Cartoon Network chegou a produzir duas animações que causaram prejuízo devido ao seu fracasso de audiência (falo de Two Stupid Dogs e Swat Kats)

Fred Seibert apesar de não atuar diretamente na área da animação, sempre foi fã dos curtas animados e se lembrou que quando os desenhos animados surgiram, eles eram produzidos em forma de ''tira gostos'' exibidos antes de um filme nos cinemas lá em 1930, 1940. Naqueles tempos era mais ''fácil'' produzir um desenho com finalidade de alcançar notoriedade, eram produzidas histórias, as que obtinham retorno, eles davam sequencia (Foi assim que nasceu clássicos atemporais como Tom e Jerry, Pica-Pau, Mickey Mouse e Pernalonga) e os que não faziam eram descartados.

O World Premiere Toons funcionaria como um palco para que aspirantes a cartonistas pudessem revelar ao mundo o seu talento, e usariam a audiência e as cartas do publico como parâmetro para saber quais animações se tornariam séries e quais seriam irrelevantes.
Obrigado Seibert

E desse modo, muitos recém-formados das universidades em animação puderam ganhar destaque no mercado. Pessoas como Craig McCracken (Criador das Meninas Super-poderosas e Mansão Foster para amigos imaginários), David Feiss (Criador de A vaca e o frango e Eu sou o Máximo) e Genndy Tartakovsky (Criador de O Laboratório de Dexter e Samurai Jack) puderam ter o sonho de carreira realizado atuando na emissora. E ainda vou além, embora não fossem trabalhar  no Cartoon Network, Seth MacFarlane e Butch Harman (respectivamente os criadores de Family Guy e Padrinhos Mágicos) também deram as caras nessa época graças a esse bloco.

Surgiu assim a primeira leva de desenhos autorais da cartoon network, esses que ficaram conhecidos como ''Cartoon Cartoons''.

A Cartoon Network estaria começando a dar os primeiros passos para se tornar uma das maiores emissoras de tv de canal fechado.

Paralelo a criação do World Premiere Toons, o Cartoon Network realizou duas outras façanhas: a primeira seria ganhar renome o bastante para ter exibição e sede na América Latina; a segunda seria a criação de um bloco que mais futuramente seria um ''canal irmão''; falo do Boomerang.
O Boomerang era um bloco do Cartoon Network que reprisava os clássicos da Hanna-Barbera, eventualmente ganhou sua independência e foi atuar como um canal de televisão, infelizmente a mesma não vingou pois os desenhos da Hanna-Barbera tinham envelhecido mal e já não davam mais aquela audiência de sua saudosa era; a solução para isso? Investir em reprises de alguns desenhos produzidos pela Cartoon Network e a exibição de novelas e séries latinas (Como Rebeldes)

(Isso tudo que eu falei foi ocorrendo com o Boomerang ao longo dos anos; só estou me adiantando quanto a essa emissora pois o meu objetivo nesse artigo não é focar no desenvolvimento dela...quem sabe um dia).


Agora que o Cartoon Network já tinha se consolidado, vamos para a próxima fase da emissora, o que para muitos foi a verdadeira ''primeira-fase''. (Nota: Não se espantem se os anos não baterem, em muitos casos a Cartoon Network sera vista pelos aspectos da emissora nos E.U.A e outras vezes aqui no Brasil).




ERA CHECKERBOARD (1992-1996) nos E.U.A (1993-1999) no Brasil.

O que foi dito no decorrer de 1992 a 1996 se mantem, passamos a falar sobre os outros três anos que viriam.

Com a já consolidada primeira leva dos Cartoon Cartoons (Meninas Super-poderosas, Laboratório de Dexter, Du, Dudu e Edu, Mike, Lu e Og, Jonas o Robô, Eu sou o Máximo, A vaca e o frango, Jonny Bravo e Coragem o Cão Covarde), a World Premiere Toons (agora repaginada e batizada como ''What a Cartoon! Show'') daria vida a mais alguns outros desenhos que seriam fixados a antiga leva para criar os ''Cartoon Cartoons'' oficias. Dessa lista podemos citar Samurai Jack, KND A turma do bairro, Megas XLR, As terríveis aventuras de Billy e Mandy entre outros...

Na era Checkerboard seriam criados diversos blompers (propagandas narradas) onde os personagens dos desenhos faziam alguma palhaçada ou ensinavam sobre algo.

Reparem na propaganda que linkei acima, podem reparar que o fundo é quadriculado, pois bem, foi dessa ideia que partiu o logotipo em peças de xadrez para a emissora.

Também nessa época, o Cartoon Network seria responsável por criar inúmeros blocos, alguns que iriam continuar a serem exibidos até a era Power-House enquanto outras teriam seus últimos dias na era City.

  • Cine-Cartoon: Um bloco de exibição para filmes e especiais dos desenhos durante datas comemorativas (exemplo: Especial de natal das Meninas Super-poderosas)
  • Biografia-Toon: Um bloco comercial que narrava a história de origem dos protagonistas dos desenhos, contando detalhes curiosos e interessantes de suas vidas (como por exemplo a história do Jonny de Jonny Bravo)
  • Um amigo de um amigo meu: um bloco comercial que contavam histórias de ''terror'' que aconteciam com os telespectadores do canal e que enviavam cartas para a emissora contar suas ''histórias'' (Funcionava como aquelas histórias de terror que se conta ao redor de uma fogueira) algumas dessas histórias eram elaboradas pela própria emissora e todas eram ilustradas com personagens bizarros.

Entre tantas.

Alem dos desenhos autorais exibidos pela emissora, o Cartoon Network passaria a exibir a nova leva de desenhos da Warner também, isso incluía o Mascara, Pink e o Cérebro,Tiny Toons, Animaniacs e Freakazoid.

O Cartoon Network detinha posse do canal com maior audiência comparada a outros gigantes da animação da época como a Disney, a Discovery Kids e a Nickelodeon, porem ao final dessa fase os desenhos americanos que estavam lutando uns contra os outros para manterem o topo teriam que encarar a nova febre do momento: Os animes.






ERA POWERHOUSE (1996-2004) nos E.U.A (1999-2004)

A Era Powerhouse é conhecida como o ''auge dos anos de ouro'' da emissora e foi a era onde o canal começou a mesclar conteúdo importado do Japão para o canal.
Lá nos finaizinhos da década de 90 houve a grande exportação de mídia entre Oriente e Ocidente, evento esse que teve grande colaboração da C.P.M (Central Park Media) uma multi-nacional que trazia produtos licenciados do japão (cof,cof, Animes e filmes) para os Estados Unidos.

O Cartoon Network como era uma emissora das grandes na época pagou pelos direitos de uma parte dos produtos para exibição em seu canal.

Foi assim que surgiu a Toonami; bloco de exibição de filmes, animações de ação e OVAS. O Cartoon Network passou a exibir junto de seus desenhos clássicos durante o horario nobre animes como Hamtaro, Dragon Ball, DBZ e DBGT, Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco, Yu yu Hakusho, Ranma 1/2, Sakura Card Captors, Sailor Moon, Corretor Yui, Samurai X, Trigon, entre tantas outras obras.

Os desenhos que eram da Hanna Barbera pouco a pouco passariam a ser exibidos no Boomerang (dessa vez como um canal de televisão mesmo) devido ao sobressaturamento de animações dentro da grade de exibição do canal. O What a Cartoon! Show não tinha mais necessidade de existir então foi limado e os desenhos já consagrados da emissora eram quem ditavam os bumpers da época.

Embora o Adult Swim seja um bloco que já ''existia'', foi nessa e na próxima era em que ele ganhou bastante renome...e polemica.
O Adult Swim era um bloco de exibição que passava durante horários proibitivos (bem tarde da noite) e era voltado ao publico juvenil e adulto, pois era quando os desenhos exibidos apresentavam doses cavalares de humor negro entre outras coisas.


O Cartoon Network por meio da Warner estava exibindo também séries animadas de ação como por exemplo Liga da Justiça.

Nos anos 2000 surgiria o bloco ''Votatoon'' onde dois desenhos concorriam a uma maratona de duas horas aos sábados e eram escolhidos pelo telespectador via SMS ou pela Internet.

Também surgiria um bloco chamado de ''Cartoon Network Groovies'' que seriam clips musicais montados em cima dos desenhos animados (quase como uma AMV), esses eu recomendo que deem uma pesquisada atras deles pelo youtube para poder ver todos.

A emissora passou a ganhar um enorme prestigio, chegando a estrear um filme das meninas superpoderosas nos cinemas (Esse que teve algumas polemicas nos bastidores, mas não irei entrar em detalhes).
 

Em 2001 William Hanna morreu, e recebeu uma homenagem em forma de propaganda

O Canal estava no auge, tinha vários patrocinadores e obtinha um lucro desgraçado com a venda de produtos baseados em seus desenhos.


Mas mudanças estavam por vir...






ERA CITY (2004-2006) nos E.U.A (2004-2010) no Brasil.

E foi a partir daqui que o Cartoon Network é visto como muitos como o declínio e a ''NOVA Cartoon Network'' por se tratar da primeira fase após os anos 2000.

Até então a emissora estava sendo dirigida por Ted Turner que nesse ano foi afastado por motivos de batata e foi posto no lugar Pablo Zuccarino.
Esse Cara.

Deixando de lado por um momento a minha analise do tema e fazendo um desabafo: Esse cara não tem o menor tato para gerenciar a parte de animação e exibição da emissora. Zuccarino era um funcionário que cuidava do marketing da emissora, colocar ele como chefe desse departamento é como pegar um zelador de escola e coloca-lo como um diretor.

Enfim...

A Era City foi marcada por incontáveis mudanças tanto pelas politicas do cartoon network, quanto pelos desenhos exibidos em sua grade de exibição.

Mas como diria o Jack Estripador, vamos por partes, não é mesmo?

A começar pelo logotipo clássico do Cartoon Network que seria substituída pelas suas iniciais ''CN''


Surgiram novos desenhos no canal, alguns bons outros ruins, entre eles teríamos Hi Hi Amy and Yumi, Roboboy, Chowder, As Trapalhadas de Flapjack, Os Jovens Titãs, A Mansão Foster para amigos imaginários, O Acampamento de Lazlo, Edgar e Ellen, Juniper Lee, Frangos Kung Fu e Seis Dezesseis (6Teen) e é claro, Ben 10.

Aqui no Brasil ainda contávamos com a febre que foi o anime Histórias de Fantasmas que foi ganhador consecutivo do Votatoon duas vezes.

A emissora querendo começar uma nova fase para si, começou a valorizar os desenhos produzidos NESSA fase, o que acabou fazendo os clássicos cartoons perderem o seu espaço.

Desenhos como Naruto (estreante com muita audiência), Bakugan (estreante com audiência relativa) e Ben 10 (Nem preciso comentar) foram tantas vezes reprisados ao longo do dia que as demais animações foram sendo jogadas para horários aleatórios e muitas vezes proibitivos (até hoje passa ''cartoon cartoons'' um bloco dedicado aos antigos clássicos da emissora, lá pelas 4:00 da manhã).


Toonami aqui no Brasil foi encerrada inesperadamente enquanto nos demais países seguiu firme e forte, chegando até a possuir uma emissora própria para a mesma (rumores).

Adult Swim é uma história que seria engraçada se não fosse trágica: Os pais ligaram e reclamaram diversas vezes para o Cartoon Network devido aos filhos (crianças com menos de 14 anos) estavam madrugando para assistir as animações adultas do bloco.

O Adult Swim até chegou a parodiar aquela hipocrisia toda em um desenho que eu acho simplesmente genial (Frango Robô), chegou a mudar de horário varias vezes (das 2:00 as 4:00 e ainda tem criança assistindo? cadê o conselho tutelar?) até que desistiram e encerraram suas atividades com o canal aqui no Brasil (Novamente, nos outros países continuou firme e forte).

Os bumpers agora adotariam uma temática de cidade (O que batizou o nome da era, diferente da era Powerhouse que foi batizada pela música que tocava durante suas propagandas), os personagens dos desenhos animados agora viveriam numa espécie de cidade crossover onde eles interagiriam entre eles durante essas transmissões.

Nessa época também foi ocorrendo o encerramento de desenhos como as meninas super-poderosas e knd a turma do bairro (Episódio final).

Os únicos blocos que sobraram foram o Cine-Cartoon e o Votatoon, além de outros dois criados nessa era a ''Hora Acme'' que era um bloco de exibição dos clássicos looney tunes; e o DJ Toon (Carinhosamente recordada por mim como ''Tv com Dentes'') que era um bloco comercial ao estilo MTV, onde eram passados vídeo-clips musicais das musicas e bandas de maior sucesso (ou não) na época.

Aqui vai aos que assim como eu procuraram por muito tempo as músicas que passavam no DJ Toon, mas não se recordavam do nome da música, do cantor ou do bloco.
Fora essa lista existem outras músicas que eu não sei e nem o cara que disponibilizou essa lista, mas adicionei mais essas três:
 4 minutes- Madonna 
 Ok Go-Here it goes again
U2- I'll Go Crazy If I Don't go crazy tonight
Eu tenho uma história engraçada sobre essa música do U2: Eu gostei muito desse clip, mas era um garoto com uns nove, dez anos na época e que não entendia bulhufas de inglês tão pouco saberia gravar esse nome ''pequeno'' que é o da música. Eu redescobri essa música ano passado ou esse ano, não me recordo ao certo. E detalhe, eu só lembrava do trecho que dizia ''Baby, baby, baby, I know I'm not alone''

Em relação a animes o Cartoon Network seguiria forte, porem com animações focadas unica e exclusivamente em ação, teríamos One Piece (Na versão censurada da 4Kids), Naruto (Idem), Super Campeões, Rave Master, dentre outros menos conhecidos.

Essas alterações foram ocorrendo ao longo dos anos, mas seriam responsáveis por causar o efeito colateral que chamamos de ''Era Toonix'', de resto, o canal ainda soube se manter.

Agora bancando o advogado do diabo (acostumem-se irei fazer mais de uma vez nesse artigo): Essa fase foi ruim? Não, pior que não.

Nunca antes na história do Cartoon Network a emissora conseguiu tantos pontos com os bumpers (que eram muito criativos diga-se de passagem) quanto com a leva de desenhos novos que deu certo. Muita gente (eu incluso) ficou puta da cara pela ausência dos desenhos que crescemos assistindo em prol do enaltecimento de Ben 10, nisso eu continuo afirmando que foi uma cagada. Mas o fato é que Ben 10 foi um fenômeno que deu ao Cartoon Network tudo o que eles queriam: Money, Cash, Verdinha, Dinheiro, Grana, Dollar, enfim...

 A mentalidade da empresa tinha mudado, eles não buscavam só o renome, buscavam obter retorno financeiro, e Ben 10 se mostrou uma mina de ouro tão lucrativa ou mais do que As Meninas Superpoderosas foram; mas não pensem vocês que isso foi algo único do Cartoon Network, paralelo a essa época diversas emissoras tinham revelado o seu lado mais mercenário e/ou canalha, produzindo animações de qualidade duvidosa e erguendo as mesmas com uma campanha de marketing ferrada. É só ver a Nickelodeon por exemplo nessa época que praticamente só vivia de Padrinhos Mágicos, Bob Esponja e quase matou Avatar por negligenciar o mesmo durante os horários comerciais.

Bom...de modo geral a maioria dos desenhos da era city foram/são esquecíveis.

Eu quero deixar claro que a partir de agora irei apenas me referir ao Canal brasileiro, pois assim como a ''era block'' que não conta, no canal americano, o Cartoon Network norte americano foi criando eras menores que foram vistas como ''extensões da era City''.

Antes de passar para a próxima era, só quero comentar sobre a polemica dos últimos anos da era City brasileira.

Em determinada época o Cartoon Network tinha criado uma série de propagandas cuja com o título ''A gente faz o que quer''.

Esses comerciais tinha caráter de entretenimento, porem devido as inúmeras pisadas na bola, muitas pessoas usaram essas propagandas como um argumento para dizer que ''O Cartoon Network deu seu posicionamento e não liga para seus consumidores''.

Não foi a toa que surgiu uma porrada de sites, blogs e o escambau malhando a emissora e declarando a sua morte.

E para completar de vez o fim de uma era, Joseph Barbera morreu em 2006, e recebeu uma homenagem similar a de seu parceiro de longa data Willian Hanna.






ERA TOONIX (2010-2012)


Se a Era Powerhouse era o ''auge dos anos de ouro'', a Era Toonix foi o fundo do poço.

A Era Toonix foi iniciada em 6 de Agosto de 2010 trazendo como proposta/identidade de seus bumpers os ''Toonix's'', criaturinhas cabeçudas e brancas (muito parecidas com o sackboy de little big planet) totalmente customizáveis e que eram os ''avatares'' dos usuários do portal de jogos oficial do Cartoon Network (É sério).

O logotipo do canal passou a ser todo branco, mas eventualmente voltaria a ser em preto e branco.

Em relação aos novos desenhos, vários foram estreados e cancelados quase que na mesma semana.

O Cartoon Network sempre exibia a abertura de um desenho animado antes de mostrar o desenho, agora eles tiraram as aberturas e encerramentos para ter mais tempo com as propagandas (patrocínio?)

Uma politica adotada nessa época e que desagradou a muitos foram as censuras: Antes a emissora exibia os desenhos como esses eram entregues a ela; mas agora eles estavam cortando partes pelos motivos mais banais.

Os bumpers eram maçantes e funcionavam da seguinte forma: um ou mais toonix na tela fazendo alguma coisa até que são atingidos por uma bola de tinta e se caracterizando como um personagem de algum desenho animado.

Não tem muito o que se falar dessa era do Cartoon Network, talvez a unica exceção que fez o pessoal não abandonar de vez essa emissora tenha sido os seus desenhos novos que seriam os pilares da nova fase no canal, falo de Hora de Aventura, Apenas um show, O incrível mundo de Gumball e Ben 10 Força Alienígena/Supremacia Alien.

Outra politica que desagradou aos fãs é que agora o Cartoon Network, lar e berço dos desenhos animados pós renascença dos desenhos animados, passou a exibir séries com personagens reais e live actions.

-Mas qual o problema disso, Matteus? Quando os animes vieram para cá foi um sucesso essa medida de anexar conteúdo extra para o canal, por que dessa vez foi ruim? -Simples, pois esses programas eram horríveis.

Muitos comentam o que teria levado a Cartoon Network a esse famigerado estado de decadência; se foi falta de planejamento, se foi por pura burrice, ou se tinham se esquecido para que publico estavam produzindo suas obras.

O Cartoon Network sempre foi um canal com um publico alvo infantil, mas acontece que seus desenhos antigos eram tão bem feitos e multifacetados que os irmãos mais velhos, os pais e os avôs sentavam junto com a criança na sala para assistir.

Usando uma experiencia real minha, meu pai assistia Dragon Ball Z comigo e vivia dando risada do Dai Kaioshin.

Também nessa era teríamos dois reboots de desenhos nostálgicos entrando na grade, um bom e o outro meh.
O Bom: Thundercats de 2011, trazia personagens com uma nova origem, uma trama mais séria, traços belíssimos e tudo isso seria jogado na lata do lixo para tentar vender mais brinquedos o que culminou em um desenho lego ruim que no fim não vingou.

O Meh: Demashita! Powerpuff girls Z (Meninas Superpoderosas Geração Z) uma releitura do desenho de Craig McCraken com fortes inspirações ao estilo de animação dos animes, junto de seu estilo de narrativa e uma nova origem de todos os personagens, onde Florzinha, Lindinha e Docinho não são mais irmãs e que usam ARMAS para combater o crime (E diga-se de passagem, as armas menos práticas que eu já vi)

Outro agravante dessa época, os horários de exibição eram uma bagunça, o Cartoon Network não fazia a menor questão de anunciar as mudanças de horários que ocorriam esporadicamente, e juntando isso com os cancelamentos de desenhos, a ideia que nos passava era que determinada animação havia sido cancelada e deram por isso mesma, dai quando ela é realmente cancelada culpam pela falta de audiência pela própria cagada.

Embora tenha começado com o pé esquerdo, o Brasil conseguiu fazer a façanha de produzir animações para o Cartoon Network, demos os primeiros passos nesse sentido com a transição de mídia produzindo o desenho animado da turma da mônica e a criação do desenho Gui e Estopa.


Levou muito tempo para que esse estigma pudesse ser aos poucos quebrada e a Cartoon pudesse se reerguer novamente, mas até lá foi preciso mexer (Ou parar de mexer) em muita coisa.

Uma nova leva de produtores e animadores iria fazer parte da equipe do Cartoon Network, em especial Rebecca Sugar.





ERA CHECK IT (2012-ATUALMENTE)


A ultima e atual era do Cartoon Network é conhecida como era Check It, e vem ao longo dos anos sendo repaginada mas nunca alterando seu nome (tecnicamente falando, nos encontramos na fase ''Check It 4.0'')

Depois de quebrarem a cara se preocupando mais com o layout de seu site, o Cartoon Network voltou a ter juízo e focou nos assuntos pendentes do canal.
A começar por uma reformulação de seus bumpers que seriam agora algo com muitos elementos se mexendo simultaneamente.

A emissora parou com aquelas palhaçadas de mudanças de horários, mas continuou mantendo o lance das censuras.

Eles também acabaram acertando o seu passo, trilhando um caminho de produção de cartoons que agradassem o publico infanto-juvenil com desenhos que mesclam humor nonsense (Alguns exageram no nonsense e chegam a ser idiotas, como Titio Avô) com personagens bem construídos com tramas adultas e temas mais ''mente aberta'' (É só assistir Hora de Aventura para saber o que estou falando).

E falando em Hora de Aventura, Rebecca Sugar, uma das roteiristas por trás do desenho saiu da produção do mesmo para criar um novo desenho, este conhecido como Steven Universo e é intitulado como um dos melhores cartoons da atualidade.

Novos desenhos foram criados, entre eles Steven Universo, Titio Avô, Urso sem curso, Over the Garden Wall, Clarêncio o Otimista e outros dois desenhos nacionais: Historietas Assombradas para crianças mal criadas e Irmão do Jorel. (Gosto muito do segundo)
Over The Garden Wall é um desenho com uma atmosfera obscura e foi premiado devido a qualidade da sua trama e seus personagens carismáticos.

Ao longo dos anos o Canal voltou a se consolidar com uma nova leva de desenhos, mas houveram algumas coisas que quebraram as pernas do canal.

O trio de desenhos que manteve a emissora durante a era Toonix (Hora de Aventura, Gumball e Apenas um Show) acabaram ou estão acabando, Steven Universe vive atualmente o auge de sua popularidade, porem sofre com hiatos constantes (pausas em sua produção), e o pior, foram anunciados desenhos com um enorme potencial mas que por alguma razão a Cartoon não estreou ainda, entre eles encontra-se Infinity Train.


Atualmente (No sentido de dizer os últimos dois ou três anos) o canal voltou a dar uma decaída por resolver investir pesadamente na produção de desenhos de comédia nonsense e em reboots desnecessários e geradores de treta.

Alguns exemplos do que estou falando (lembrando que alguns deles por alguma razão desconhecida tem um sucesso enorme):

Teen Titans Go é o sucesso daquela série incrível que foram os jovens titãs. Essa coisa é puro nonsense e esta para estrear nos cinemas um filme deles.


Nunca tinha sido muito fã de Ben 10 até conhecer o força alienígena e o supremacia alienígena, mas eu devo dizer...Para alguém que foi uma mina de ouro, esse foi um fim trágico.

Be Cool Scooby-Doo é um reboot de um dos desenhos mais antigos e queridos da galera, infelizmente é outro intragável que ta ai para descaracterizar os personagens em prol de situações ''engraçadas''.

As Meninas Superpoderosas de 2016, um reboot que falha em muitos pontos e que acaba sendo polemico ao tentar trabalhar temas que eu acho que nem o primeiro se preocuparia em fazer.

Thundercats Roar um desenho previsto para ano que vem e que gerou uma guerra virtual por causa de temas que eu prefiro nem debater.

A nova She ra...O ''pão recém saído do forno'' no que diz respeito ao assunto pelo qual as pessoas estão batendo boca nas redes sociais.



Minha Opinião


Sabe...a sensação que me dava quando eu era um garoto de uns 10 anos (Era City) é que eu estava testemunhando uma estagnação e uma crise criativa dentro da industria de animações; poucos eram os desenhos que davam para se ver que foram feitos por paixão; os desenhos começaram a ficar bobos, sem graça e estúpidos. A rota de escape da Disney na época foi investir em seriados musicais como Hannah Montana; Boomerang e Nickelodeon exibiam novelas latinas, e o Cartoon? Por mais que mantivessem ainda a tradição de exibir desenhos, eles afundavam cada vez mais e mais e isso me doía um bocado.

Eu sou uma pessoa muito apegado a minha infância, e boa parte dela foi passada em frente a uma televisão zapeando canais em busca de algum desenho animado, a maioria da minha geração era assim, e mesmo aqueles que não tinham tv a cabo, naqueles tempos tínhamos a tv globinho, o SBT, A emissora Rede Tv, a Record, entre tantas outras que se preocupavam com as crianças como um publico consumidor...Ao longo dos anos esse posicionamento deles mudou e a unica emissora que eu ainda me pego assistindo algum desenho é o SBT.


Eu dei uma boa divagada, mas o que quero dizer é que quando eu vi uma porrada de desenhos que eu era tão apegado serem descartados em prol de conteúdo novo, em destaque Ben 10, eu tive total antipatia pelo mesmo.
Quando eu tinha meus 12 a 13 anos, comecei a estudar mais a fundo a respeito do canal, fiquei obcecado com isso e sei que devo ter enchido a paciência de todos com quem debati sobre o tema.

Um hobby nem um pouco saudável que eu praticava na internet era a de buscar por sites, fóruns, blogs o que fosse que metesse o pau no Cartoon Network, era um tipo de prazer, eu podia ver que eu não era o único indignado com isso.

Porquê estou contando isso a vocês, caros leitores? Pois foi numa dessas que eu acabei descobrindo o Blog do Amer, essa história eu já devo ter contado um trilhão de vezes ao longo dos meus artigos, mas foi graças a esse encontro que futuramente eu me inspiraria em criar o meu blog.

Agora percebem o porque o Cartoon Network foi tão influente em minha vida? Foi por esse motivo que decidi trata-lo como sendo meu 100º artigo.

Pois bem...Em relação a como anda o mercado de animação, eu sinto a mesma sensação de uns 10 anos atrás, mas eu sei que é passageiro e pelo menos existem ferramentas para que eu possa ir atrás de conteúdos de qualidade, seja a Netflix, na internet ou em uma locadora.

Esse artigo ficou imenso e peço desculpas por isso, agradeço aos mais destemidos por terem lido até aqui. Eu mencionei hoje no twitter e no facebook que eu estaria começando uma nova fase no meu blog, e caso esteja lendo isso já deve perceber do que se trata.

Enfim é isso, estarei trabalhando com uma visão mais abrangente de um tema, não serei aquele sujeito que analisa para catalogar uma obra como boa ou ruim, mas também irei atrás de suas mensagens e no quanto elas agregam em nossas vidas.

Quero agradecer ao blog Dentro da Chaminé pela inspiração e informação para escrever esse artigo.

O Cartoon Network tem uma wiki muito rasa em conteúdo.

Se você é novo, seja muito bem-vindo; quanto aos demais, escrevam nos comentários sobre o que acharam do texto, sugestões, criticas, receitas de bolo (porque não?), tomem a liberdade para falar e perguntar o que quiserem, só exijo respeito.

Então é isso pessoal, até a próxima e tchau.

2 comentários: