Sabe, nesse clima natalino que permeia o mês de dezembro, muitas pessoas comemoram o natal.
De forma majoritária, as pessoas que comemoram o natal possuem uma característica em comum: Suas crenças.
As religiões cristãs (Cristianismo, Judaísmo e Catolicismo) são as que reúnem o maior número de adeptos no mundo, isso claro quando falo de um grupo geral, o Cristianismo é a religião mais presente no mundo, mas isso não ocorre com Judaísmo e Catolicismo que estão nas posições de 7º lugar (Eu chuto esse dado).
O que quero dizer é que essas religiões que possuem uma mesma vertente detêm posse de milênios de ensinamentos, lições, leis e filosofias.
O mercado de games é uma das coisas mais fascinantes por vez ou outra nos surpreender com a sua história que funciona como um pano de fundo enquanto os personagens se desenvolvem.
Fala pessoal, como vão vocês? Hoje pretendo listar alguns jogos que apresentam personagens ou filosofias extraídas do universo bíblico, espero que gostem.
Sem mais delongas, vamos aos jogos.
(AVISO: Esse artigo contém SPOILERS)
Xenogears
E pra começar com o pé direito falemos de um dos melhores porem mais injustiçados jogos de RPG da geração do playstation one. Xenogears é um JRPG de ação e aventura com elementos plataforma produzido pela Squaresoft em 11 de fevereiro de 1998.
Xenogears é um jogo magnifico onde vivenciamos a jornada de Fei Fong Wong, um jovem de 18 anos que após uma tragédia com seu vilarejo, Lahan, viaja pelo mundo a fim de por acabar com as vilanias de uma poderosa nação utópica que reside no céu. Essa sinopse ficou MAGRA (Para maiores detalhes, aguardem que irem fazer um artigo desse jogo) para vocês terem uma noção.
O jogo é todo estruturado em filosofias, crenças e fundamentos de diversas partes do mundo, mas uma das fontes que Xenogears mais bebe é da bíblia. O jogo é um RPG com robôs gigantes que lutam kung fu, mas que possuem referencias como Adão e Eva no Éden, Caim e Abel, As 12 tribos de Israel, Gólgota entre outros; além de também trabalhar conceitos da psicanalise de Sigmund Freud e da filosofia de Friedrich Nietzsche.
Shin Megami Tensei
Shin Megami Tensei é uma das maiores franquias de JRPG que existem, estando atrás unicamente de Final Fantasy e Dragon Quest da SquareEnix em termos de popularidade. O primeiro título lançado foi ''Megami Tensei'' lançada pela Atlus em 30 de outubro de 1992.
Na maioria dos jogos (Em sua totalidade na verdade) há algum evento cataclísmico, como o fim do mundo; você é um humano que deve contornar a situação e se estabelecer entre o lado da Ordem, Caos ou permanecer Neutro. O jogo traz consigo uma gigantesca gama de entidades oriundas de diversas mitologias, crenças e religiões, como por exemplo: Mitologia Judaica, Japonesa, Hindu, Maia, Asteca, Céltica, Babilônica entre outros.
Eu recomendo que quem for jogar esse jogo e possuir um certo nível de fanatismo religioso passar longe ou dar uma chance de conhecer novas culturas...O jogo é bem reflexivo em sua abordagem narrativa e em suas escolhas que irão determinar um final. No jogo você usara criaturas que irão desde criaturas folclóricas, até anjos/demônios e deuses- Essas criaturas no jogo são intituladas demônios (Em um sentido mais neutro da palavra, os ''demônios'' como são intitulados as criaturas em Shin Megami Tensei são qualquer criatura sobrenatural não humana, ou seja, até anjos cairão nessa definição). Eu não tenho muito o que complementar desse jogo pois não cheguei a jogar nenhum titulo de nome Shin Megami Tensei, mas a franquia é bastante popular no mercado de games pela sua série Spin-off, Persona, e por vários outros jogos que acabaram sendo influenciados por SMT, seja em suas mecânicas de jogo ou pela sua narração.
Shadow of The Colossus
Shadow of The Colossus é uma das obras primas mais reverenciadas do Playstation 2. Criada em 18 de outubro de 2005, o jogo conta a história de Wanda, um rapaz que para trazer a sua amada de volta a vida, decide fazer um acordo com a entidade Dormin. O jovem rapaz teria que matar 16 Colossus, criaturas gigantescas que habitam a terra de Forbidden Land. Eu já falei de Shadow of The Colossus no ano passado, para maiores detalhes, deem uma lida nesse artigo.
Enfim, o jogo apresenta algumas referencias bíblicas, como a passagem da Torre de Babel e o Jardim do Éden, o último inclusive esta até presente no game, é um ''jardim secreto'' localizado no topo do templo onde se começa o jogo (Shrine of Worship).
Assassin's Creed
Assassin's Creed é uma das franquias de games mais popular da Ubisoft (Juntamente de Far Cry) desenvolvida em 14 de novembro de 2007. Se eu tentar explicar o conceito do jogo eu irei me enrolar então aqui vai mais um artigo para ajudar na explicação. Em especial estarei me referindo ao primeiro título da saga, mas todos os outros jogos que o sucedem partem de uma primícia similar. Você é um membro de uma irmandade de assassinos que tem travado uma guerra ideológica contra os templários. O objetivo dos assassinos é garantir a liberdade das pessoas, e para isso eles guardam a localização da ''arma'' mais poderosa que tem a capacidade de conquistar nações com o seu poder, a Maçã do Éden. Nem preciso dizer que os Templários estão em busca da maçã para dominar o mundo.
El Shaddai: Ascension of the Metatron
El Shaddai: Ascension of the Metatron é um game de ação e aventura com elementos plataforma desenvolvido pela Ignition Entertainment no dia 28 de abril de 2011 para Xbox 360 e Playstation 3.
Em El Shaddai você controla Enoch, um sacerdote que tem como missão, deter anjos corrompidos (demônios) antes que eles destruam a terra. A simbologia por de trás desse jogo faz menção ao conceito de céu e inferno cristão, além da passagem bíblica que se refere a Enoque, o homem bondoso e justo que foi levado para o céu. O jogo possui gráficos lindíssimos e uma jogabilidade estilo Hack and Slash (Jogos como Devil May Cry e God of War usam do bom e velho '' Mata tudo que se meche).
Darksiders
E para finalizar o artigo, um game que se baseia no ultimo livro da bíblia (Apocalipse). Darksiders é um game de ação e aventura (Também Hack and Slash) produzido pela Vigil Games em 5 de janeiro de 2010.
A primícia do jogo é que desde tempos antigos uma guerra sangrenta entre céu e inferno foi travada, esta que só deu trégua temporária quando o reino dos homens (A Terra) foi criada. Para manter a Ordem e impedir que a destruição desenfreada aconteça no universo, foram escalados 4 cavaleiros para conter a guerra. O dia final (Apocalipse) chega, e a Terra se torna palco da guerra entre anjos e demônios, e para conte-los, foi chamado Guerra, um dos 4 cavaleiros para dar fim ao caos.
O jogo fez um certo sucesso, era decente na maioria de suas mecânicas, porem a câmera do jogo é uma das piores provações que jogadores de PC tinham que enfrentar.
Minha Opinião
Então era isso pessoal, o meu objetivo com esse artigo foi de apresentar games que possuíam alguma base teórica em fundamentos cristãos, alguns desses jogos possuem um universo rico em lições e reflexões, além de valer cada hora jogada pela experiencia, vale apena testa-los.
Esse foi mais um artigo publicado, espero que tenham curtido o tema, se tiverem alguma sugestão ou crítica, favor escrever nos comentários abaixo ou mandar para o meu Twitter. Se acham que ficou faltando algum jogo para eu falar ou simplesmente querem escrever algo que achem importante vão em frente.
Até a próxima e tchau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário