Fala pessoal, como vão vocês? Hoje pretendo falar sobre um excelente filme que trouxe o fim de uma era e o começo de um legado (talvez). Hoje eu trago Logan.
Sem mais delongas, vamos ao filme.
(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS)
Logan é um filme de ação, ficção cientifica, fantasia e drama, produzido por James Mangold em 2 de março de 2017.
James Mangold (1963-) é um diretor e roteirista norte americano conhecido por ter trabalhado em obras como Cop Land (1997), Identity (2003) e Wolverine: Imortal (2013).
Sinopsia
A história se passa no ano 2024, os mutantes foram mortos nos últimos anos, ao ponto de poucos remanescentes restarem. Nesse cenário caótico e decadente se encontra Logan, já velho e amargo com a vida, este junto de outro mutante chamado Caliban cuidam do professor Xavier que agora se encontra muito debilitado e doente; o plano inicial deles era arrumar um barco e viverem no mar, mas esses planos são adiados quando uma mulher passa a seguir Wolverine e a implorar por ajuda. Logan acaba cedendo e ouve o que a mulher tem a dizer: ''Ela era uma das médicas de uma instalação secreta que usava crianças com genes mutantes como armas de guerra, mas temendo pelo pior, acabou libertando todos, e agora cabe a Wolverine tomar conta de uma das crianças, uma garota chamada Laura''. Infelizmente ambas, Laura e a mulher estavam sendo seguidas pelos vilões que trabalhavam nas instalações, e agora cabe a Logan e ao Professor Xavier levar a jovem mutante até o Éden, um lugar que faz fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, antes que seja tarde demais.
Personagens
Universo do Filme
O filme se passa em um mundo futurista e sombrio, nessas condições nos é apresentando dois tipos de personalidades em nossos protagonistas Logan e Xavier, que seriam respectivamente a descrença de um futuro melhor e a esperança do mesmo.
A trama do Enredo é muito mais madura e sombria do que os filmes anteriores onde Hugh Jackman participou. Em partes, isso se deve ao fato desse filme ser uma adaptação da Graphic Novel ''Velho Logan'' (Old Man Logan) que retrata um Estados Unidos tomado por vilões em um mundo onde os heróis foram extintos ou vivem exilados do que sobrou da humanidade.
Acontece que esse filme só bebe parte da fonte da Graphic Novel (No caso, sua sinopsia), pois muitos personagens presentes na obra foram excluídos nesse filme (Nem é como se não pudessem pagar para atores interpretarem esses personagens, é que ocorre dois problemas com isso)
Dito isso, vamos falar da atuação, Logan é sem nenhuma dúvidas o legado cimentado de Hugh Jackman que ira perdurar por muitos anos. A atuação dos protagonistas esta perfeita.
Hugh Jackman interpreta um Wolverine velho, cansado e amargo que só quer um pouco de paz para poder passar o resto dos seus dias de vida (Vale lembrar que na obra nos é apresentado que Logan começou a enfraquecer; era como se ele estivesse com uma doença que afetasse seus poderes).
A atuação dele foi inesquecível, tanto nas cenas dramáticas quanto nas de ação.
Patrick Stewart da vida a uma versão caquética e doente do professor Charlies Xavier, que outrora já foi jovem, autoritário e poderoso; é de dar pena ao que já foi um dia um dos mutantes mais poderosos que o mundo já conheceu. Xavier nas mãos de Stewart se torna uma pessoa frágil que busca por atenção e que enxerga em Laura uma chance de melhorar o mundo; de inicio é Xavier quem apresenta o arquétipo de figura paterna, mas aos poucos essa responsabilidade é passada ao Logan (O motivo vocês já devem imaginar)
Dafne Keen é a criança por trás do papel de X-23. Sua personagem é uma criança que já passou por inúmeros experimentos que a tornaram uma arma de combate impiedosa e incansável, embora tenha a capacidade de matar os outros, em boa parte do tempo Laura age como uma garota normal, ela sabe ser manhosa, inocente e curiosas com as coisas ao seu redor. Em relação a isso (Pelo fato de sempre ser criada dentro de um laboratório) ela possui uma certa semelhança com a Eleven de Stranger Things (Embora ST claramente seja uma obra criada com base em X-Man), são garotas superpoderosas que desconhecem as leis e os costumes da população, isso gera um sentimento novo aos telespectadores que podem ver um ''gancho'' para um melhor desenvolvimento de personagem.
Uma das razões para apontar Dafne Keen como a estrela principal do filme é pelo fato dela ser uma ferramenta para dar um olhar nunca antes visto ao Logan dos cinemas, a figura paterna. Esse tipo de desenvolvimento garante frescor a obra e faz com que até os menos fãs do Canuck (E será que existe isso?) se identifiquem e simpatizem pelo personagem...O que só torna mais traumatizante o final do filme.
Não há muito o que se falar de Boyd Holbrook como Donald Pierce, ele não chega a ser um vilão memorável e nem tem muito tempo de tela, mas faz bem seu papel de ser um ser desprezível, você com certeza irá querer dar um soco na cara do vilão por suas atrocidades.
O gênero do filme apresenta cenas de ação e drama, e por se tratar de um universo tão desgraçado e mórbido, o filme tem momentos de descontração (Momentos em que o roteiro não da foco a perseguição de mutantes ou na matança generalizada).
As cenas de ação são poucas e bem espaçadas, mas muito bem feitas e frenéticas; nessa obra esta presente o gore, sangue jorrando, pessoas sendo estripadas, decapitadas, mutiladas, cortadas, despedaçadas entre outras coisas. Esse tipo de cena acrescenta muito a obra pois da concreticidade ao universo construído onde mais do que nunca nossos heróis precisam sobreviver.
Essas cenas só foram possíveis pois o filme do Deadpool teve um bom retorno e serviu de sinal verde para trabalhar em um roteiro onde as pessoas poderiam matar umas as outras sem dar alguma merda pros criadores.
As cenas de drama são os momentos impactantes que ocorrem ao longo da história, normalmente são ocasiões onde presenciamos um perigo eminente, o desenvolvimento de um personagem mais melancólico ou a morte de alguém.
Alias dando um puta de um SPOILER para os que não viram o filme ainda: Ao longo da obra um a um, os protagonistas (Com exceção de Laura) vão morrendo em prol do objetivo de leva-la a salvo para o Eden.
A morte de Xavier foi sem sentido; foi algo injusto e inesperado pois foi um momento de fraqueza emocional do personagem que morreu nas mãos de um clone do Wolverine (A ultima cartada dos vilões para terem Laura de volta...Ou elimina-la de uma vez)
Todas as mortes tem impacto, seja sentimental ou pelo peso dramático que trouxe, como por exemplo o caso da família que abrigou Logan, Laura e Xavier em sua residencia em uma propriedade rural, eles foram apenas estatísticas de um objetivo nefasto de captura que não se importava com as possíveis vitimas de sua tirania.
Por conta do desenvolvimento temos muitas cartas na mesa, uma das tramas apresentadas é a da fragilidade de Logan, ao longo dos tempos Logan foi sendo ferido, mas agora parece que seus poderes foram perdendo sua intensidade, resultado? Um Wolverine com pouca resistência e que tem risco de vida. Em diversas cenas de ação podemos ver Wolverine correndo e lutando com muita garra, mas que certamente não demonstra a mesma força e energia que o mutante já teve um dia.
Todas as fases de Logan
Uma coisa que eu acho particularmente engraçada (E interessante) é a presença de comics dos X-Man dentro do universo do filme.
Esse é o tipo de coisas que não vejo ser comentada nas analises dos críticos de cinema, não sei se sou eu que sou desinformado, mas eu acho que seria um tópico interessante de ser analisado.
Dando uma divagada de leve, como é possível esse tipo de material? Digo, eles não poderiam nem coexistir se quisessem, se existem quadrinhos de heróis da marvel dentro do universo marvel é porque alguém documenta as histórias deles e lucra com isso.
Duas perguntas:
Antes de partir para ''Minha Opinião'', irei dar uma ilustrada com a X-23, pois ela é incrível.
Minha Opinião
Antes de mais nada eu gostaria de me desculpar pelo atraso desse artigo, ele devia ter saído antes do dia 20 mas acabei ''segurando'' ele por tempo demais pois estava atarefado com outras coisas.
Antes de encerrar esse artigo eu gostaria de comentar a respeito do ''fim'' do legado de Wolverine como Hugh Jackman (Pelo menos na Fox) e a possível estreia dele como um personagem já presente a MCU.
Uma das coisas que mais foi berrada a plenos pulmões aos 4 ventos é que esse filme seria a despedida de Hugh Jackman como Wolverine. Isso claro deixou uma legião de fãs com o coração partido, Jackman foi por muito tempo o ator que deu vida ao personagem, as pessoas haviam se acostumado com ele como Logan, era um sujeito que dava confiança em seu papel, seu Wolverine tinha carisma e demonstrava a selvageria necessária para dar vida as inúmeras cenas de ação que estariam por vir...E no fim, nos despedimos dele em Logan, onde o ator como uma forma de dizer adeus nos dá o melhor de si para interpretar Wolverine mais uma vez.
Isso gera um desafio para o próximo que tomar a pele do mutante canadense: Ser reconhecido tendo um legado como esse como rival de carreira.
Um dos rumores que circularam após o lançamento de Logan é que o ator voltaria a interpretar esse papel se ele estivesse presente em algum filme dos vingadores...Eis que coincidentemente a Disney (Que é dona da Marvel) compra a Fox (Ou boa parte dela) o que faz ela deter posse de todos os direitos de personagens, animações e séries produzidas e exibidas pela emissora.
E agora fica no ar se vão ou não produzir alguma coisa com o nome Hugh Jackman presente no elenco...Eu espero que sim, mas não será fácil superar o trabalho feito em Logan.
Então era isso pessoal, espero que tenham gostado, caso tenham sugestão ou criticas, favor escrever nos comentários ou mandar para o meu Twitter, me sigam lá e aqui no blogger para que possam ser notificados quando sair outros artigos.
Agora que minha tarefa acabou o que resta fazer são os especiais de natal.
Fiquem no aguardo.
Até a próxima e tchau
Sem mais delongas, vamos ao filme.
(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS)
Logan é um filme de ação, ficção cientifica, fantasia e drama, produzido por James Mangold em 2 de março de 2017.
James Mangold (1963-) é um diretor e roteirista norte americano conhecido por ter trabalhado em obras como Cop Land (1997), Identity (2003) e Wolverine: Imortal (2013).
Sinopsia
A história se passa no ano 2024, os mutantes foram mortos nos últimos anos, ao ponto de poucos remanescentes restarem. Nesse cenário caótico e decadente se encontra Logan, já velho e amargo com a vida, este junto de outro mutante chamado Caliban cuidam do professor Xavier que agora se encontra muito debilitado e doente; o plano inicial deles era arrumar um barco e viverem no mar, mas esses planos são adiados quando uma mulher passa a seguir Wolverine e a implorar por ajuda. Logan acaba cedendo e ouve o que a mulher tem a dizer: ''Ela era uma das médicas de uma instalação secreta que usava crianças com genes mutantes como armas de guerra, mas temendo pelo pior, acabou libertando todos, e agora cabe a Wolverine tomar conta de uma das crianças, uma garota chamada Laura''. Infelizmente ambas, Laura e a mulher estavam sendo seguidas pelos vilões que trabalhavam nas instalações, e agora cabe a Logan e ao Professor Xavier levar a jovem mutante até o Éden, um lugar que faz fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, antes que seja tarde demais.
Personagens
- Logan/Wolverine (Hugh Jackman): Logan já passou por dias melhores...Hoje ele vive fazendo alguns serviços de chofer de limusine para adolescentes alcoolizados filhinhos de papai e pessoas moribundas. Logan se tornou uma pessoa fria, amarga e ranzinza (Mais do que já era) após perder todos aqueles que lhe foram queridos um dia. Logan agora tem mais uma chance de ver o lado bom da vida, estando ao lado de sua ''filha''.
- Laura/X-23 (Dafne Keen): Laura foi uma das crianças geradas a partir de DNA mutante, no seu caso fora usado o DNA de Logan. Laura é uma criança habilidosa com garras ósseas que se projetam em suas mãos e pés. Laura é uma criança ''normal'' como qualquer outra, mas que por viver fugindo de seus algozes acabou desenvolvendo um lado agressivo/inseguro, onde a moça demora para se relacionar com as pessoas.
- Professor Charlies Xavier (Patrick Stewart): Xavier após todos esses anos se encontra velho, cansado, doente e instável. A muito tempo que Xavier deixou de ser lúcido, hoje ele vive como esquizofrênico e perigoso, considerando que a qualquer momento ele pode descarregar uma quantidade de energia mental suficiente para provocar abalos em cidades (população) inteiras. Embora viva a base de remédios, Xavier diferente de Logan, não abandonou a humanidade, ele ainda tem fé de que dias melhores viram, e enxerga em Laura um resquício de esperança.
- Caliban (Stephen Merchant): Um mutante remanescente com poderes de rastrear qualquer outro mutante. Caliban é uma pessoa precavida e que toma cuidado constante para não ser atingido pela luz solar (Ele QUEIMA!).
- Donald Pierce (Boyd Holbrook): É o vilão da obra. Pierce é um ciborgue que comanda um grupo de bandidos filiados a uma organização que planeja produzir soldados mutantes.
Entre outros.
O filme se passa em um mundo futurista e sombrio, nessas condições nos é apresentando dois tipos de personalidades em nossos protagonistas Logan e Xavier, que seriam respectivamente a descrença de um futuro melhor e a esperança do mesmo.
A trama do Enredo é muito mais madura e sombria do que os filmes anteriores onde Hugh Jackman participou. Em partes, isso se deve ao fato desse filme ser uma adaptação da Graphic Novel ''Velho Logan'' (Old Man Logan) que retrata um Estados Unidos tomado por vilões em um mundo onde os heróis foram extintos ou vivem exilados do que sobrou da humanidade.
Acontece que esse filme só bebe parte da fonte da Graphic Novel (No caso, sua sinopsia), pois muitos personagens presentes na obra foram excluídos nesse filme (Nem é como se não pudessem pagar para atores interpretarem esses personagens, é que ocorre dois problemas com isso)
- Os personagens não presentes na obra (filme) são da autoria da Marvel (Gavião Arqueiro, Hulk entre outros).
- Essa foi uma medida tomada para melhorar a digestão do filme, se houvessem tantos personagens assim para serem trabalhados em um longa de 2 horas, a história ficaria confusa ou pelo menos não seria tão bem abordada a relação de pai e filha que é uma das coisas mais cativantes nesse filme.
Dito isso, vamos falar da atuação, Logan é sem nenhuma dúvidas o legado cimentado de Hugh Jackman que ira perdurar por muitos anos. A atuação dos protagonistas esta perfeita.
Hugh Jackman interpreta um Wolverine velho, cansado e amargo que só quer um pouco de paz para poder passar o resto dos seus dias de vida (Vale lembrar que na obra nos é apresentado que Logan começou a enfraquecer; era como se ele estivesse com uma doença que afetasse seus poderes).
A atuação dele foi inesquecível, tanto nas cenas dramáticas quanto nas de ação.
Patrick Stewart da vida a uma versão caquética e doente do professor Charlies Xavier, que outrora já foi jovem, autoritário e poderoso; é de dar pena ao que já foi um dia um dos mutantes mais poderosos que o mundo já conheceu. Xavier nas mãos de Stewart se torna uma pessoa frágil que busca por atenção e que enxerga em Laura uma chance de melhorar o mundo; de inicio é Xavier quem apresenta o arquétipo de figura paterna, mas aos poucos essa responsabilidade é passada ao Logan (O motivo vocês já devem imaginar)
Dafne Keen é a criança por trás do papel de X-23. Sua personagem é uma criança que já passou por inúmeros experimentos que a tornaram uma arma de combate impiedosa e incansável, embora tenha a capacidade de matar os outros, em boa parte do tempo Laura age como uma garota normal, ela sabe ser manhosa, inocente e curiosas com as coisas ao seu redor. Em relação a isso (Pelo fato de sempre ser criada dentro de um laboratório) ela possui uma certa semelhança com a Eleven de Stranger Things (Embora ST claramente seja uma obra criada com base em X-Man), são garotas superpoderosas que desconhecem as leis e os costumes da população, isso gera um sentimento novo aos telespectadores que podem ver um ''gancho'' para um melhor desenvolvimento de personagem.
Uma das razões para apontar Dafne Keen como a estrela principal do filme é pelo fato dela ser uma ferramenta para dar um olhar nunca antes visto ao Logan dos cinemas, a figura paterna. Esse tipo de desenvolvimento garante frescor a obra e faz com que até os menos fãs do Canuck (E será que existe isso?) se identifiquem e simpatizem pelo personagem...O que só torna mais traumatizante o final do filme.
Não há muito o que se falar de Boyd Holbrook como Donald Pierce, ele não chega a ser um vilão memorável e nem tem muito tempo de tela, mas faz bem seu papel de ser um ser desprezível, você com certeza irá querer dar um soco na cara do vilão por suas atrocidades.
O gênero do filme apresenta cenas de ação e drama, e por se tratar de um universo tão desgraçado e mórbido, o filme tem momentos de descontração (Momentos em que o roteiro não da foco a perseguição de mutantes ou na matança generalizada).
As cenas de ação são poucas e bem espaçadas, mas muito bem feitas e frenéticas; nessa obra esta presente o gore, sangue jorrando, pessoas sendo estripadas, decapitadas, mutiladas, cortadas, despedaçadas entre outras coisas. Esse tipo de cena acrescenta muito a obra pois da concreticidade ao universo construído onde mais do que nunca nossos heróis precisam sobreviver.
Essas cenas só foram possíveis pois o filme do Deadpool teve um bom retorno e serviu de sinal verde para trabalhar em um roteiro onde as pessoas poderiam matar umas as outras sem dar alguma merda pros criadores.
As cenas de drama são os momentos impactantes que ocorrem ao longo da história, normalmente são ocasiões onde presenciamos um perigo eminente, o desenvolvimento de um personagem mais melancólico ou a morte de alguém.
Alias dando um puta de um SPOILER para os que não viram o filme ainda: Ao longo da obra um a um, os protagonistas (Com exceção de Laura) vão morrendo em prol do objetivo de leva-la a salvo para o Eden.
A morte de Xavier foi sem sentido; foi algo injusto e inesperado pois foi um momento de fraqueza emocional do personagem que morreu nas mãos de um clone do Wolverine (A ultima cartada dos vilões para terem Laura de volta...Ou elimina-la de uma vez)
Todas as mortes tem impacto, seja sentimental ou pelo peso dramático que trouxe, como por exemplo o caso da família que abrigou Logan, Laura e Xavier em sua residencia em uma propriedade rural, eles foram apenas estatísticas de um objetivo nefasto de captura que não se importava com as possíveis vitimas de sua tirania.
Por conta do desenvolvimento temos muitas cartas na mesa, uma das tramas apresentadas é a da fragilidade de Logan, ao longo dos tempos Logan foi sendo ferido, mas agora parece que seus poderes foram perdendo sua intensidade, resultado? Um Wolverine com pouca resistência e que tem risco de vida. Em diversas cenas de ação podemos ver Wolverine correndo e lutando com muita garra, mas que certamente não demonstra a mesma força e energia que o mutante já teve um dia.
Todas as fases de Logan
Uma coisa que eu acho particularmente engraçada (E interessante) é a presença de comics dos X-Man dentro do universo do filme.
Esse é o tipo de coisas que não vejo ser comentada nas analises dos críticos de cinema, não sei se sou eu que sou desinformado, mas eu acho que seria um tópico interessante de ser analisado.
Dando uma divagada de leve, como é possível esse tipo de material? Digo, eles não poderiam nem coexistir se quisessem, se existem quadrinhos de heróis da marvel dentro do universo marvel é porque alguém documenta as histórias deles e lucra com isso.
Duas perguntas:
- Quem é que cria essas histórias?
- Quem as compra?
Se analisarmos pelo óbvio, os X-Man eram odiados por todos pelo simples fato de nascerem, quem iria comprar algo que retrata a vida deles? Por qual motivo?
Enfim, de qualquer forma, o filme trabalha essa relação entre as duas mídias para definir um objetivo; tanto Laura quanto a enfermeira acreditavam que as coordenadas impressas em uma das paginas indicam onde estaria o Eden.
Antes de partir para ''Minha Opinião'', irei dar uma ilustrada com a X-23, pois ela é incrível.
Minha Opinião
Antes de mais nada eu gostaria de me desculpar pelo atraso desse artigo, ele devia ter saído antes do dia 20 mas acabei ''segurando'' ele por tempo demais pois estava atarefado com outras coisas.
Antes de encerrar esse artigo eu gostaria de comentar a respeito do ''fim'' do legado de Wolverine como Hugh Jackman (Pelo menos na Fox) e a possível estreia dele como um personagem já presente a MCU.
Uma das coisas que mais foi berrada a plenos pulmões aos 4 ventos é que esse filme seria a despedida de Hugh Jackman como Wolverine. Isso claro deixou uma legião de fãs com o coração partido, Jackman foi por muito tempo o ator que deu vida ao personagem, as pessoas haviam se acostumado com ele como Logan, era um sujeito que dava confiança em seu papel, seu Wolverine tinha carisma e demonstrava a selvageria necessária para dar vida as inúmeras cenas de ação que estariam por vir...E no fim, nos despedimos dele em Logan, onde o ator como uma forma de dizer adeus nos dá o melhor de si para interpretar Wolverine mais uma vez.
Isso gera um desafio para o próximo que tomar a pele do mutante canadense: Ser reconhecido tendo um legado como esse como rival de carreira.
Um dos rumores que circularam após o lançamento de Logan é que o ator voltaria a interpretar esse papel se ele estivesse presente em algum filme dos vingadores...Eis que coincidentemente a Disney (Que é dona da Marvel) compra a Fox (Ou boa parte dela) o que faz ela deter posse de todos os direitos de personagens, animações e séries produzidas e exibidas pela emissora.
E agora fica no ar se vão ou não produzir alguma coisa com o nome Hugh Jackman presente no elenco...Eu espero que sim, mas não será fácil superar o trabalho feito em Logan.
Então era isso pessoal, espero que tenham gostado, caso tenham sugestão ou criticas, favor escrever nos comentários ou mandar para o meu Twitter, me sigam lá e aqui no blogger para que possam ser notificados quando sair outros artigos.
Agora que minha tarefa acabou o que resta fazer são os especiais de natal.
Fiquem no aguardo.
Até a próxima e tchau
Nenhum comentário:
Postar um comentário