domingo, 10 de dezembro de 2017

Thor Ragnarok

Fala pessoal como vão vocês? Hoje eu retorno depois de tantos dias para trazer a analise de um dos filmes mais aguardados de 2017 e que eu assisti recentemente com um amigo meu (Valeu Alexandre).

O Filme que trago hoje é o recém lançado Thor Ragnarok.

Antes de darmos inicio ao artigo eu queria me desculpar (Estou parecendo o Darui de tantas vezes que peço desculpas aqui no blog), vocês me conhecem e provavelmente continuarei com esse habito nocivo até o pessoal perder a credibilidade da qual eu mal tenho...Enfim, no ultimo artigo eu falei que iria mudar isso, e dito e feito estarei ''aditivado'' a trabalhar nos meus futuros artigos, estou pegando o gancho de que estamos em periodo de quase término das aulas e nesse tempo eu posso me concentrar mais em fazer meus artigos de hobby (Considerando que na faculdade vira e mexe sempre fazemos algum artigo cientifico ou coisa do tipo, e estamos no período de ultimas provas). Eu aproveitei para assistir algumas coisas novas, experimentar jogos e dar uma de nômade e dar uma fuçada pelo mundo (O virtual, não o real).

Enfim, chega de tanta baboseira, o que interessa é a analise desse filme que ainda esta fresco, mas como sei que muita gente ainda não viu, já vou colocar como de costume em letras garrafais o aviso dos Spoilers, sem mais delongas, vamos a analise.



(AVISO: Esse artigo contém SPOILERS)

Thor Ragnarok é um filme de ação, drama e comédia criado por Taika Waititi (diretor), sendo o 3º filme da trilogia do Thor (Marvel) lançado em 26 de Outubro de 2017.


Taika Waititi (1975-) é um diretor, produtor, comediante e roteirista neozelandês. Seus trabalhos mais conhecidos e recentes foram o filme do Lanterna Verde (2011), Doutor Estranho (2016) e Moana (2016).






Sinopsia

Após os eventos de Avenger: Age of Ultron (Vingadores 2: A Era de Ultron), Thor regressa a sua casa em Asgard, mas não sem antes ser capturado por um monstro. Acontece que Thor passou a sonhar com o Ragnarok, o apocalipse que sentencia Asgard. Thor derrota a criatura e vai para sua terra onde descobre que Loki não morreu e se passava por Odin, alem de manda-lo para um asilo na Terra. Juntos, Thor e Loki encontram seu pai em um lugar remoto na Noruega e acabam sendo advertidos de um grande perigo que estava por vir, uma vez que Odin morra, Hela a Deusa da morte e irmã mais velha de Thor se libertara para reclamar o trono de Asgard. No primeiro confronto contra Hela, Thor acaba perdendo seu martelo, Mjonir e juntamente de Loki vão parar em Sakaar uma dimensão remota do espaço onde são obrigados a escapar para salvar Asgard. Lá em Sakaar, Thor recontra Hulk e uma ex-valquiria, juntos eles decidem sair dali para um confronto final contra a Deusa da Morte.



Trailer/Abertura




Personagens



  • Thor (Chris Hemsworth): Thor esta em uma espiral de emoções nessa sequencia, uma vez que tem tido premonições com a destruição de Asgard, seu pai, Odin morreu, ele foi enviado para um lugar desconhecido como um prisioneiro e é claro sua arma inseparável, o Mjonir se foi. Thor busca ajuda para deter uma inimiga imbatível enquanto tentar controlar seus ''novos'' poderes.
  • Loki (Tom Hiddleston): Loki sempre foi uma pessoa perturbada e ciumenta pela forma como Thor era tratado por Odin. Com a morte de seu pai adotivo, Loki acabou ficando mais consciente de suas ações e decide dar uma trégua as suas traições para poder ajudar Thor a derrotar um inimigo em comum.
  • Hela (Cate Blanchett): Primogênita de Odin e uma conquistadora nata. Hela possui uma forte relação com Asgard, como se o lugar lhe desse poderes ilimitados. Hela é mortal, impiedosa, prodigiosa e o motivo de Loki e Thor deixarem suas diferenças de lado e finalmente se ajudarem. (Nota: Hela no primeiro confronto deu um pau nos dois)
  • Hulk/Bruce Banner (Mark Ruffalo): O Verdão esta de volta após os eventos de Avengers 2. Acontece que Hulk saiu de controle e para conter os estragos que ele poderia fazer na terra, ele foi despachado para o mais longe possível (Sakaar) através de uma nave. Hulk fez reputação em Sakaar como campeão de um coliseu organizado pelo Grão-Mestre. Em termos de personalidade, Hulk ficou 2 anos inteiros nessa forma o que deu um certo intelecto a besta esmeralda, sendo capaz de pensar e falar mais do que ''Hulk Esmaga'' (Antes que me chamem de ignorante, eu assisti ao Planeta Hulk, eu sei que ele não é um idiota, mas reconhecemos que na forma humana ele é mais genial).
  • Grão-Mestre (Jeff Goldblum): Imperador de Sakaar e um sujeito Hedonista e louco que mantem a todos os ''estrangeiros'' como prisioneiros forçados a lutar contra seu campeão (O Hulk) pela sua liberdade.
  • Valquíria (Tessa Thompson): A ultima sobrevivente das tropas de elite de Asgard após a guerra travada contra Hela para aprisiona-la da primeira vez. Valquíria fugiu em desonra após a morte de suas companheiras de guerra e se tornou uma caçadora de Sakaar. Valquíria captura Thor e o leva de prisioneiro para o Grão Mestre. Eventualmente ela acaba aceitando o pedido de ajuda de Thor para lutar contra Hela por uma ultima vez após saber das motivações do Deus do Trovão.
  • Skurge (Karl Urban): Loki como Odin acabou tirando Heimdall de seu posto do guardião do portão e em seu lugar ficou Skurge, um asgardiano confiante, tagarela e cretino, porem que se esforça em ser reconhecido por algum mérito importante. Com a chegada de Hela em Asgard, Skurge acaba se tornando seu executor pessoal. Skurge no fim se sacrifica para salvar o seu povo da tirania de Hela.
  • Heimdall (Idris Elba): Heimdall após ter saindo do comando da Bifrost (A ponte que liga Asgard aos outros reinos da Yggdrasil) se tornou uma unidade de resistencia contra Hela, Heimdall orienta Thor nos momentos finais em relação ao paradeiro de Hela e seu exercito de mortos-vivos.
  • Odin (Anthony Hopkins): O Pai de Todos tem pouco tempo na tela devido o fato dele morrer logo no inicio da história. Mas possui uma participação significante sendo mentor de Thor e o auxiliando a controlar os poderes ocultos do Deus do Trovão.
    A Imagem que eu procurava eu não achei... Esta aqui serve apenas como meramente ilustrativa

 Entre outros.






Universo do Filme
 Existe tanta coisa para se comentar que nem sei por onde começo, mas vamos faze-lo do inicio.

Um dos motivos desse artigo sair tardiamente foi o fato de que parei para refletir a respeito do desenvolvimento da história do personagem Thor, o que me fez assistir aos dois filmes que antecedem a essa obra, e olha, tiramos alguns pontos interessantes para serem comentados a partir dai.

Já tirando um enorme peso dos ombros eu vou declarar que o Thor nunca foi meu personagem favorito da Marvel...Nem em top 10 (A maioria das posições eu deixo para membros do X-Man), e os filmes do Thor também não eram lá grande coisa para me fazer gostar do personagem, (Quando falo gostar eu estou me referindo a um prediletismo, algo que faço com os filmes do Homem-Aranha por exemplo) uma coisa que sempre me incomodou pra falar a verdade é a narrativa por de trás da história de Asgard como um todo na Marvel; Nunca me desceu bem a ideia de que eles são alienígenas e não divindades, esse é um ponto pessoal e não é visto como uma interferência na minha analise, agora, eu estou muito impressionado em relação a esse terceiro filme.

Vamos trabalhar então por partes:


Por parte do Desenvolvimento eu não tenho do que reclamar, alias eu tenho até que dar uma salva de palmas para esse filme pois conseguiu pegar personagens novos ou pouco trabalhados e darem um desfecho para eles que me deixou arrepiado, a morte de Odin foi uma das cenas mais lindas porem tristes desse filme, o carisma dos personagens nessa película é sem igual.
Em especial eu preciso falar sobre o Loki, sim, o Loki.
Um dos pontos mais fortes do filme na minha opinião foi o desenvolvimento do Loki. Ele não deixou sua personalidade traiçoeira e malandra de lado, mas aparece nessa película com uma visão nova. O personagem é retrabalhado agora que ele e Thor estão sozinhos contra um perigo eminente. Em meio a uma enxurrada de acontecimentos um dos arcos mais marcantes acaba sendo a redenção do Deus da trapaça, o que nos garante cenas incríveis tanto de alivio cômico quanto de ação. (Mas esse tópico eu deixarei para depois).

Outro ponto forte por parte do desenvolvimento, é trabalharem melhor a relação de companheirismo entre Hulk e Thor, dois personagens que embora fossem de um mesmo grupo que tinham interesses em comum, pouco ou nada interagiam entre si, isso é claro se levarmos em conta que pela maior parte do tempo nos filmes anteriores quem assumia o corpo era o Doutor Banner.
Imagem relacionada

Esse tipo de desenvolvimento trouxe frescor a obra pois permitiu que novos diálogos pudessem surgir.

Ao assistir e refletir sobre a trajetória do Deus do Trovão ao longo de seus filmes solos, pude perceber que mais do que nunca a sua personalidade mudou. O ''antigo'' Thor era alguém com um ar de realeza, nobre, seguro de si, confiante e destemido. Embora ainda mantenha essas características, o ''novo'' Thor apresenta uma certa insegurança pela morte de seu pai, Odin, e por causa de Hela que acabou destruindo o Mjolnir, até então a única arma e fonte de poder de Thor.

Uma coisa que é aos poucos apresentada é que Thor detem posse de um incrível poder oculto relacionado aos trovões, este poder amplifica as capacidades de Thor além de torna-lo apresentável para um publico novo. O argumento apresentado no filme para esse Deus-EX Machina (Quando um poder, arma ou situação impossível acontece para solucionar todos os problemas do roteiro) é que Thor sempre foi avatar desse enorme poder, mas por não saber como expor ele pra fora, ele necessitava do Mjolnir para controlar PARTE desse poder latente, e toda a pressão e o perigo  enfrentado após a perda de sua arma acarretaram no despertar do ''poder do trovão''

Imagem relacionada

Outra mudança (Essa óbvia) foi a mudança no corte de cabelo do Thor. Dentro do set de bastidores, essa foi uma medida usada para dar uma renovada no personagem, não só em seu design, mas para dizer que era o término e o começo de uma era. O Chris Hemsworth elogiou essa mudança (rumores), pois ele usava uma peruca, e uma vez sem usar a mesma, o ator relatava uma liberdade para se movimentar e interagir de forma como nunca antes lhe foi proporcionado.

O filme oscila entre momentos de seriedade e ação e momentos de humor. Em ambas as cenas o filme é impecável em sua exibição.

Nesse aspecto o filme acaba sendo comparado a Guardiões da Galáxia, mas infelizmente para alguns idiotas, isso é visto como um demérito. Algumas pessoas não gostaram da forma como o filme transitou de um gênero para outro, mas a verdade é que era bem merecido, os filmes do Thor não eram lá muito bons, eles falhavam na progressão de ritmo do filme, uma coisa que nesse filme eles acertaram.

A luta final ocorre com um confronto em dois lugares diferentes, na Bifrost temos Loki, Valquiria, Skurge e os gladiadores de Sakaar contra o exército de mortos vivos de Hela. Enquanto no palácio ocorre a luta entre Thor e Hela, o que acaba custando um dos olhos de Thor no que pareceu um momento de desvantagem. Eu seria um idiota se não mencionasse uma luta que ocorre debaixo da Bifrost: Hulk versus Fenrir, o Lobo que na mitologia original é o causador do Ragnarok.


Como basicamente apresentei os pontos em destaque a respeito da narrativa, iremos analisar outros aspectos  do filme.


Atuação

Não tenho o que criticar desse filme, os personagens antigos apenas trabalharam em seus respectivos papéis, só que dessa vez com uma cara nova: Odin como um mentor espiritual em momentos de crise, Thor como um guerreiro sem rumo, inseguro e bobo-alegre (No sentido bom da coisa), e Loki como sendo o mesmo canastrão de sempre, mas que dessa vez demonstra preocupação como Thor. Ainda temos personagens novos, estes que são introduzidos e bem desenvolvidos ao longo do longa metragem de quase duas horas.

Skurge aparece como um zé que paga de bonzão, um disfarce para uma pessoa que buscava reconhecimento, ele acaba se unindo a Hela com a promessa de ser alguém, mas quando vê a desgraça que ocorre com o seu povo, se sacrifica e consegue o reconhecimento que tanto buscava. Valquiria era uma guerreira de elite que havia perdido todas as companheiras de guerra e que havia se fechado, buscando novos rumos até parar em Sakaar, onde cresceu as custas de seu serviço de caçadora. No fim, Valquiria se redime por sua covardia e decide encarar mais uma vez ao confronto que decidira o destino de Asgard.



Ambientação

O filme se passa em diferentes lugares no decorrer da história, nos é apresentado lugares novos, como por exemplo Sakaar, este que por sua vez nos apresenta personagens novos que de uma forma ou de outra foram cruciais na passagem de Thor de um estranho sem poderes, para um Deus do Trovão autentico.

No primeiro arco nos é apresentado a Terra, não é como se já não tivesse sido explorada nos filmes do Thor, mas dessa vez há um forte simbolismo nela quando, por exemplo, Thor começa a ter momentos de meditação que o leva para a Noruega, lugar onde viu Odin pela ultima vez e que seria um novo lar para o povo de Asgard.

No segundo arco é apresentado Sakaar, um lugar descrito como o limite entre o universo e o total desconhecido. Sakaar é um planeta/cidade que se assemelha a uma capital, esta que por sua vez é comandada pelo Grão-Mestre, um sujeito louco que busca apenas entretenimento. O lugar é palco de cenas como a do Coliseu, onde Thor e Hulk se enfrentaram, entre outros momentos impactantes ou importantes para o desenrolar da obra.

E por ultimo contamos com o terceiro arco, que é a volta dos nossos heróis para Asgard para o confronto final. As cenas de ação parecem ficar cada vez mais frenéticas conforme o final do filme foi se aproximando.


Aqui vai um spoiler: No final de tudo, Thor decide resgatar o povo de Asgard e com a ajuda de Loki, fazer renascer Surtur (Um monstro de fogo que aparece no começo do filme, mas que é facilmente derrotado e só volta a ser relevante para o final da história) para que este cumpra seu objetivo (Destruir Asgard!).
O resultado disso é a criatura se tornar um monstro gigante e destruir toda a Asgard, Hela tenta impedir que sua terra desapareça e é finalmente derrotada.

Vale ressaltar o misto de comédia e ação que foi a cena do Hulk vê Surtur e decide partir pra cima do ''monstrão'' 



Minha Opinião

Antes de finalizar eu gostaria de ressaltar algumas coisas, primeiramente irei dar um epilogo ao filme e comentar algumas coisas a respeito do que sera o ultimo filme do universo marvel antes de fazerem um ''reboot'', depois irei me justificar pela ausência.


Uma coisa que achei muito interessante e incrível foi a ''passagem'' de Thor de um herdeiro para um líder, diga-se de passagem, Thor acabou assumindo o papel de ''Odin'' de seu grupo até em sua fisionomia: Na luta final, Thor acabou perdendo um olho, agora ele usa um tapa-olho semelhante ao que Odin usava.

Outro ponto que abre margem para muita interpretação do que ira acontecer é a cena final, onde a nave de Thor acaba sendo atracada pela espaçonave de Thanos.

Isso é de certa forma um prologo do filme Vingadores guerra infinita:



Uma observação a ser feita é que Thor Ragnarok foi o ultimo filme que precisávamos ver para ter uma noção de onde cada personagem estaria no momento da invasão de Thanos; no caso do Thor e do Hulk, sabemos que eles estavam no espaço no momento da invasão, o que significa que (Considerando que eles vão sofrer um ataque) eles irão entrar em cena lá pela metade do filme.

Avengers: Infinite War (Vingadores: Guerra Infinita) lançou fogo no cinema e na comunidade nerd, é um filme que esta sendo muito aguardado e que conta com a presença de mais de 20 personagens do universo cinematográfico da marvel. Muitos estão esperançosos e ao mesmo tempo temerosos pois esse filme certamente sera o fim de uma era.

Uma coisa que fico na expectativa é ver como sera o desenvolvimento dos personagens, pois como teremos diversos personagens presentes em tela, é óbvio que alguém(ns) irão se destacar na história.

Antes de passar para o meu próximo recado, aqui vai uma curiosidade sobre o filme Thor Ragnarok, o filme conseguiu em pouquíssimo tempo ser a terceira maior bilheteria da marvel, o filme deixou sua marca e certamente será reprisado muitas vezes na tv daqui uns 10 anos.

...
(tosse)
...

Agora, vamos falar de mim:
 Pois é...

E como todos sabem, estamos em Dezembro, mês de festas com temática natalina, uma época de paz, prosperidade e férias, e como sabem...Novembro passou e não postei nenhum artigo.

Pois bem, acontece que meu computador deu pau de vez (Pelo motivo mais idiota do mundo, mas prefiro não comentar), eu também fui imprudente e não cheguei a avisar no meu Twitter, eu lamento por isso.

Mas se fosse somente por isso, acredito que eu daria um jeito de continuar a fazer meus artigos, o que acontece é que estou na faculdade, e novembro foi um mês corrido e puxado mediante aos trabalhos que precisavam ser entregues. Inclusive, essa é a ultima semana de aula, dedicada a entrega dos últimos trabalhos e provas.

Eu prometo que irei compensar por todas as vezes que mantive esse blog em hiato e irei buscar uma forma de administrar melhor ele.

Esse artigo era para ser um de vários a ser publicado no mês de Novembro, talvez por isso achem ele estranho, pois foi criado durante varios dias, então talvez ele não esteja tão bom por causa dessa minha ''enferrujada''.


Nos artigos futuros irei fazer tudo no seu devido tempo.


Então era isso, se você é novo aqui, seja bem-vindo, aos mais antigos espero que tenham gostado, caso tenham uma sugestão ou crítica a fazer, escrevam nos comentários ou me mandem no Twitter (O link esta mais acima).

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário