segunda-feira, 18 de março de 2019

5 Vilões que tinham ''boas'' intenções


No meu tempo livre, uma das coisas que eu gosto de fazer e que recentemente criei o habito é de ler mangás, de vez em quando eu faço artigos aqui onde uso informações e imagens tiradas de mangás. Isso se deve muitas vezes pois as vezes a história no anime não foi tão bem explicada ou não avançou até aquele ponto e porque eu gosto de fazer esse tipo de coisa, explorar mais de uma fonte faz meus artigos terem mais variedade...

Enfim, anteontem eu tinha acabado de ler ''Rave: The Groover Adventure'' (Conhecido também como ''Rave Master''. Eu sempre tive um xodó pelo anime de Rave Master, já comentei a muito tempo atrás que Rave foi eu primeiro anime da qual eu nutri um gigantesco hype, mas infelizmente o final do anime não podia ser mais banho de água fria. Isso aconteceu pois o último episódio deixou muitas pontas soltas e foi inconclusivo, no mangá ele teria terminado lá pelo capitulo 80 (Quando a obra em si tem 300 capítulos).

Enfim terminando a história da obra, pude conhecer mais daquele universo, além de dar uma boa olhada no grande final boss da obra, e ele era mais um daqueles casos de vilões que possuíam um objetivo humano ou nobre.

Após a montanha russa emocional que eu senti com a obra (entre choros e risadas), eu senti uma sensação de dever cumprido e parei para analisar o que eu acabei de ver, principalmente nos capítulos finais onde podemos ver as motivações do vilão.

E isso me deu uma ideia: que tal eu fazer um artigo a respeito de vilões com boas motivações? Ou com motivações ''humanas''? Se pararmos para pensar, esse tipo de roteiro não é incomum, é algo bastante explorado por exemplo no mercado de jogos japoneses e em alguns filmes. Um vilão desprezível que faz coisas abomináveis, mas que apresenta uma visão dos fatos que nos faz refletir se ele por acaso não tinha razão e somente foi infeliz em executar seu plano.

Por esse motivo listarei cinco vilões entre animes e jogos que buscavam se ''beneficiar'' ou beneficiar ao mundo, mas que as coisas sairão de controle.

Sem mais delongas, vamos a eles.



AVISO: Esse artigo contém SPOILERS




Lucia RareGroove (Rave: The Groover Adventure)

Fez o que fez para parar de ser perseguido.

Lucia RareGroove foi o vilão da qual estive rasgando seda a alguns parágrafos atras. Lucia parece inicialmente um caso de vilão genérico do tipo ''Sou uma versão maligna do herói/posso usar os mesmos poderes e vou usa-los para destruir o mundo''.

Lucia RareGroove também nomeado como ''aquele que possui o sangue do demônio nas veias'', era filho de Gale RareGroove, também conhecido como King e antigo grande vilão da obra e líder da Demon Card, uma organização do mal. Gale era um sujeito mal-estigmatizado por ser descendente de um tirano que provocou uma guerra que eliminou 1/10 do planeta devido as suas proporções, mesmo assim, Gale fez amizade com Gale Glory (pai do protagonista) e juntos fundaram a Demon Card, que inicialmente era uma organização mercenária de combate a demônios.

O problema foi quando Gale Glory saiu da Demon Card para viver sua vida. Sozinho e sendo perseguido pelo passado e pressionado em manter a paz, King sucumbe ao mal ao usar os poderes de pedras conhecidas como Dark Brings. King acaba sofrendo um ataque em sua base, na qual sua mulher e filho são dados como mortos. Lucia na verdade havia sobrevivido e foi parar em uma prisão de segurança máxima na qual era considerado o pior prisioneiro devido seu histórico familiar.

Alimentado com uma sede de vingança, ressentimento e pelo poder de uma Dark Bring, Lucia escapou dessa prisão e começou a tacar o terror. Seu objetivo era ''Resetar a humanidade'' e se tornar um ''Adão no paraíso'', onde assim ele poderia viver e criar um mundo sem medo, perseguições e incertezas sobre seu futuro.

Explicando desse jeito faz ele parecer apenas um vilão cretino, mas acreditem, ele é bem desenvolvido na história e você consegue ter alguma empatia ou pena por ele em seus momentos finais.

Pensem em por um momento sobre como seria a vida de alguém se ela fosse descendente de Adolf Hitler... O sujeito poderia ser a melhor pessoa do mundo, o mal que seu ancestral fez o perseguirá para sempre, e é essa abordagem que eu acho interessante em Lucia, só é um pouco clichê e fraco toda essa regressão de humanidade que ele tem off-screen por decorrência da Dark Bring.



Monika (Doki Doki Literature Club)

Fez o que fez pois se sentia solitária.

Monika é a tipica ''engana trouxa que julga que um rostinho bonito não pode ser caótico''. Monika é a líder do clube de literatura do jogo Doki Doki Literature Club, uma garota descrita como bela, atlética, popular e muito inteligente.

Acontece que Doki Doki Literature Club engana pela aparência bonitinha (assim como Happy Tree Friends) e por se mascarar um jogo de simulação de encontro. Na verdade esse jogo é um game de terror psicológico brutal devido as cenas detalhadamente perturbadoras, pelo tema recorrente da obra (depressão) e devido a diálogos com o uso da quebra da 4ª parede.

Monika é uma personagem que tem ciência que vive dentro de um jogo. Ela era solitária por viver em um mundo ''falso'' onde as pessoas viviam conforme o scripts. Isso tudo muda quando você aparece. Monika se apaixona por você, porém não é uma das garotas da trama que podem ser correspondidas. Por conta disso, ela acaba manipulando o ''mundo'' daquele jogo e faz as outras garotas terem mortes horríveis para poder ficar com você.

Uma vez que a ''vencemos'', ela demonstra arrependimento pelas coisas que fez e deixa claro que tudo o que queria era poder viver e ter as coisas do mundo real, um amigo e amante.



Krelian (Xenogears)

Fez o que fez para salvar e ser salvo

Se eu tiver que explicar todo o plot de Xenogears eu não termino mais, pois é um game com uma história gigantesca e que sempre da um jeitinho de aparecer aqui no blog.

Krelian foi inicialmente um mercenário contratado por Solaris para matar Sophia que estava liderando um grupo de resistência. Acontece que quando Krelian conhece Sophia ele acaba se apaixonando e se lavando de todos os seus pecados, se tornando parte dessa resistência.

Uma guerra foi travada entre Nissan (Cidade natal de Sophia e representante das forças do planeta) e Solaris (Utopia militar e tecnológica que se localizava no céu) e para terminar o derramamento de sangue, Sophia se sacrificou, mas não contava com as coisas que iriam acontecer por conta disso.

 Krelian desacreditado que sua amada (não correspondida só para deixar claro) havia perdido a vida para salvar a todos, acaba tendo um momento de desesperança e imaturidade e culpa Deus por não ter intervindo (Sophia era também uma líder religiosa de Nissan, e cuja religião pregava a paz).

Krelian jura então criar ''Deus'' com as próprias mãos para que ninguém mais passasse por isso de novo.

Por ser uma pessoa muito aplicada aos livros de ciências e tecnologia, Krelian acaba aprendendo como manipular a nano-tecnologia e assim dar a si mesmo uma espécie de imortalidade para que pudesse concretizar seus planos.

Quinhentos anos se passam (e vamos parar no tempo presente onde o jogo se passa), Krelian conseguiu se aliar a Solaris e manipulando a todos de lá, se fincou no topo de sua hierarquia e usou do poderio cientifico para fazer experimentos humanos afim de despertar ''Deus'' (Em Xenogears existe um robô com esse nome, com os mesmos poderes e que acredita de fato ser ele)

Krelian consegue cumprir seus objetivos, embora as coisas não tenham saído como planejado, ele conseguiu abrir seus olhos e pode perceber que depois da morte de Sophia, tudo o que ele queria era a sua ''salvação''.



Nagato Uzumaki (Naruto)

Fez o que fez para promover a paz.

Nagato, Konan e Yahiko eram três crianças órfãs de guerra no País da Chuva. Os três foram treinados por Jiraiya e foram levadas a crer que havia-se esperança para alcançar a paz, porém após a morte de Yahiko, Nagato se ''perde'' e acredita que a unica maneira de se ter a paz e submetendo a todos sobre seu completo controle através do medo e do poder.

Nagato após ouvir as ideias distorcidas de Tobi/Obito acaba formando a Akatsuki com o objetivo de reunir os ninjas renegados mais poderosos e concretizar suas metas. Para tal, umas coisas a serem feitas era ir atrás das bijuus.

Nagato então usou o poder de um jutsu proibido chamado Edo Tensei para trazer de volta a vida algumas pessoas - entre elas Yahiko - e formar o esquadrão dos Pain's. Pois somente através da ''Dor'' (Pain é dor em inglês) que as pessoas entenderiam sua nobre causa.

No anime Naruto Shippuden esse foi um dos melhores arcos da série, tanto pela ação da luta entre Naruto e Pain, como pela carga dramática presente.


Walter Sullivan (Sillent Hill 4: The Room)

Fez o que fez para ficar com sua ''mãe''.

Walter Sullivan é um vilão trágico. Abandonado pelos pais biológicos no apartamento 302 em Ashfield, o bebê foi criado em um orfanato ministrado pela seita demoníaca de Silent Hill chamada de Wish House.

Walter passou por todos os abusos físicos e psicológicos que se possam imaginar, viu amigos da Wish House morrerem (as crianças eram recrutadas para serem membros do culto doentio a Samael) e foi ensinado perante o caminho da seita, onde lá passou a conhecer sobre seus rituais e seus propósitos.

Walter foi convencido lá dentro que sua ''mãe'' ainda estava em Ashfield (cidade vizinha a Silent Hill) e que na verdade ela era o próprio quarto 302. Walter por conta disso viajava constantemente para lá em busca de sua ''mãe''. Na cidade é onde se enraíza mais ainda toda a depreciação de Walter pela humanidade ao se deparar com adultos cruéis que ficavam entre ele e sua mãe.

Walter cresce, vive uma parte da sua vida como mendigo e ao chegar aos 24 anos decide por em prática o ritual dos 21 sacramentos, ritual esse que exigia a morte de 21 pessoas (sendo as dez primeiras tendo seu coração removido, a 11ª vitima seria o próprio Walter para que ele virasse um espirito (Ritual da Assunção Sagrada) e as últimas dez pessoas sendo alvos específicos catalogados através de atributos).

Walter Sullivan apesar de ser um personagem trágico, ele pra mim é o melhor (isso não é algo bom) vilão da série de Sillent Hill. Ele é algo mais perturbador do que um demônio, ele é humano, e mesmo assim ele foi o único da qual vemos fazendo suas ações homicidas no decorrer do jogo.

Para se ter uma ideia do quão frio e perverso Walter se tornou pelo objetivo de ficar com sua mãe (só por isso que ele fez o ritual dos 21 sacramentos) duas de suas vitimas (Miriam e Billy Locane) eram um casal de irmãos gêmeos de uns 8 anos que foram mortos a golpes de machadadas (felizmente essa informação não nos é mostrada, apenas comentada...mesmo assim perturbador).



Considerações Finais:
Myria de Breath of Fire 3 é considerada uma ''vilã'' pelas perspectivas dos nossos heróis, pois ela quer matar ou aprisionar Ryu, mas ela é quem tem suprido as necessidades das pessoas desse mundo...Oh Well...


Bom, talvez nem todos tivessem de fato boas intenções, apenas intenções ''humanas'' como encontrar alguém ou deixar seus problemas de lado (por essas e outras que usei aspas no título), e certamente se tivessem sido postas em outros contextos, talvez ainda fossem redimidos, mas não é o que acontece com os personagens da lista (Krelian foi o único que conseguiu se redimir de certa forma).

Os personagens dessa lista não são dos mais famosos (O mais conhecido foi o Nagato de Naruto e olhe lá) pois eu não queria usar figuras já carimbadas quando se pensa em um vilão virtuoso e também porque na hora de fazer esse texto eu não consegui lembrar de quase nenhum de cabeça.

Personagens assim são enriquecedores para uma obra, são bons para confrontar o protagonista e ver se o mesmo não estava agindo por razões egoístas ou se não ha nada que ele não possa fazer com o aprendizado que é o confronto entre os dois (Avatar: A Lenda de Korra consegue fazer isso em pelo menos duas ocasiões diferentes).

Uma trívia quanto a alguns personagens que eu usei na lista: Lucia foi incluído pois eu havia terminado a uns dias o mangá de Rave Master, Doki Doki Literature Club idem, e eu estava me coçando (figurativamente) para falar sobre Walter Sullivan.

Eu espero que vocês tenham gostado desse artigo, e caso tenham ou não, façam o seguinte: escrevam nos comentários sobre seus vilões favoritos e quais eram as motivações deles, qualquer coisa eu posso fazer uma parte 2 desse artigo.

Então é isso, me sigam no Facebook e no Twitter e me mandem sugestões e críticas aqui ou por lá.

Vejo vocês no próximo artigo, até a próxima então e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário