segunda-feira, 25 de março de 2019

Minha Opinião sobre o Google Stadia


Nessa última terça-feira (19/03/2019) houve um pronunciamento da Google na Game Developers Conference (GDC) -em São Francisco, Califórnia- na qual a mesma apresentou ao mundo uma proposta ambiciosa voltada ao púbico gamer. Trata-se de uma plataforma de games com uma biblioteca de jogos em nuvem com disponibilidade de acesso em tempo real.

Esse projeto a qual foi batizado de ''Google Stadia'' tem gerado as mais diversas reações no publico, alguns entrando em um nível de ''histeria hype'' enquanto outros apresentam cinismo quanto a noticia.

Por motivos de ''furo de reportagem'' estarei fazendo um artigo a respeito desse tema, parafraseando alguns sites de noticias e dando o meu parecer e minhas expectativas quanto a essa que promete ser a mais nova revolução no mercado de games.

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje lhes trago um artigo sobre o Google Stadia, o que ele é, qual sua proposta, seus possíveis prós e contras.

Sem mais delongas, vamos ao tema desse texto então.



Diversos portais e sites de grande destaque ao público gamer tem feito matérias sobre o evento da GDC. Alguns tiveram o prazer de estarem lá ao vivo para poder assistir as conferencias e testar os novos produtos nas bancadas. Dentre os produtos anunciados eis o Google Stadia.


O Google Stadia será uma plataforma de games produzida pela Google e que tem como objetivo dar capacidade de acesso e transmissão em tempo real a jogos que estiverem disponíveis em sua biblioteca virtual em qualidade 4k a 60 fps, com a promessa de chegarem na marca de qualidade de 8k e 120 fps.

Essa plataforma gerá mantida no ar graças ao uso de diversos Data Centers (Centro de processamento de dados) do Google em sintonia para seus usuários acessarem os jogos que lá ficaram (já foram confirmados Assassin's Creed Origins e Doom Eternal)

O Project Stream como também fora batizado tem como proposta inicial ser lançado nos Estados Unidos, Canadá e Europa, porém sem data de previsão para demais países e nem uma data de lançamento da mesma.

Os requerimentos para seu funcionamento é o uso de uma conexão a internet constante a pelo menos 25mbps (Megabytes por segundo).

Seu grande trunfo são suas características como uma plataforma de ''jogos streaming''. Os jogos seriam disponíveis através de algum aplicativo por meio do Google Chrome e do Chromecast e não seriam necessários o uso de consoles, downloads ou loadings, pois seriam acessíveis em nuvem para Pcs, Tablets, Celulares e Notebooks tendo a possibilidade de serem gravados e compartilhados através de um botão em seu controle similar ao usado pela Microsoft.


O controle do Stadia seriam controles Wireless (sem-fio) com conexão direta ao servidor da plataforma e que teriam a capacidade de procurar pelos jogos, assistir outras pessoas jogando, compartilhar seu gameplay e até mesmo comando de voz.

Acho que a melhor definição que eu já ouvi sobre o Google Stadia (Obrigado Amer) é que ele se equipara a um ''Netflix dos jogos''.

Pois bem...

Para um maior compreendimento do assunto leiam essas matérias aqui e aqui sobre o Google Stadia.

Se vocês repararam, a grande sacada da Google é inovar criando uma plataforma virtual para jogos sem a necessidade de consoles. Algo que parece fantástico e que caso de certo provavelmente se tornaria tendencia no mercado de jogos. O problema começa já pela sua proposta...é algo muito futurista para se termos em mãos em pleno 2019. A ideia foca em servidores online com a necessidade de estar conectado a internet durante toda a experiencia e não obstante com uma exigência de operadora de pelo menos 25 megas.

Isso acaba quebrando as pernas de muitos consumidores (boa parte dos brasileiros inclusos) pois os serviços de operadoras móveis de internet são caras por aqui (Lá fora também é assim) e seus pacotes de banda-larga não possuem na prática uma conexão tão forte quanto a esperada.

Eu não sou de dizer estas coisas, mas o fato é que o projeto do Stadia acaba sendo muito elitista pois apenas uma parcela minuscula de pessoas terão acesso aos recursos para joga-lo.

Pode parecer besteira com lugares onde os planos de dados passem de 25 mbps, mas fora a necessidade de conexão minima para jogar no Stadia, o servidor estará processando e enviando uma quantidade imensa de dados...algo que em escala global -como eles planejam atingir como público alvo- acaba exigindo muito mais da internet, fora os efeitos colaterais disso como por exemplo o lag que deixaram partidas online injogaveis.

Outro ponto que pode ser preocupante seriam os servidores do Google: Como tudo ficaria alocado por lá, caso os servidores caiam, tchauzinho jogos.

Eu gostaria de ter mais para falar, mas acho que tem gente capaz de dar uma noção melhor da situação, com isso estarei encerrando o texto.

Colocarei aqui um podcast do Amer, na qual ele fala mais a fundo sobre alguns dos problemas que o Google Stadia pode vir a ter e fazendo algumas previsões a respeito.

(Aviso: O Amer possui um humor ácido e pode falar alguma coisa que lhe ofenda).


Outro comentarista a respeito das propostas do Google Stadia é o Minicastle Org


As opiniões deles são bastante similares e ao mesmo tempo complementares, pois um foca no público (Amer) enquanto o outro aborda os problemas do Google Stadia pelo ponto de vista de mercado e tecnologia.

Eu estou um pouco com o pé atrás do Stadia, as cobranças que ele faz parece faze-lo se direcionar a público nenhum...é um suicídio de mídia.

Como sempre quando eu tenho uma péssima previsão de alguma coisa eu sempre tento ser no fundo um pouco otimista e torcer para queimar a língua, mas aqui fica difícil. A Google fez promessas e não deu nenhuma garantia ou previsão de seu lançamento, não parece algo profissional vindo de uma grande companhia da tecnologia como ela.

Esse artigo claramente morreu durante seu desenvolvimento...lamento quanto a isso, mas eu tinha um ''script'' mental sobre o tema, mas acabou se perdendo logo em seguida. Eu esperava citar os pontos fortes e os fracos, mas estaria trabalhando apenas com suposições.

Meu conselho aos que leram isso aqui (ou melhor, aos que viram os vídeos anexados) é que permaneçam cínicos, o que vier é lucro, pelo menos não serão abatidos pelo hype.


Então é isso, não tenho mais o que dizer, espero que tenham gostado do artigo, caso não eu compreendo, recomendo que vejam outros artigos se você for novo para ter um melhor compreendimento da forma como trabalho aqui nesse blog, e caso venha a gostar, será muito bem vindo para dar suas sugestões e críticas.

Quanto a mim, voltarei a programação local, me aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário