quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Detona Ralph

Fala pessoal, como vão vocês? hoje eu decidi fazer um artigo sobre uma animação que fala muito a respeito sobre o universo dos jogos, Hoje lhes trago, Detona Ralph.
(Aviso: esse artigo contém SPOILERS, veja o filme aqui)
Detona Ralph (Wreck-It Ralph no original) é um filme animado de ação e humor criado por Rich Moore e Clark Spencer no dia 2 de Novembro de 2012.



Rich Moore (1963-) é um cineasta, roteirista e dublador. Rich é vencedor do Emmy por seus trabalhos, já esteve presente no desenvolvimento de Futurama e Os Simpsons, e já foi diretor de filmes como Detona Ralph e Zootopia.

Clark Spencer (1963-) é um cineasta e homem de negócios, conhecido por seus trabalhos com a Disney. Clark já produziu/trabalhou em algumas obras, tais como Lilo e Stitch, Enrolados, Uma família do futuro (eu percebi que eu amo esse cara) e Bolt, o super cão.






Sinopsia:

A história de Detona Ralph gira em torno de Ralph, um vilão de um jogo de fliperama. Ralph tem vivido essa rotina de vilão por 30 anos, e nunca recebeu nenhum reconhecimento por seus méritos, e sempre foi odiado por ser o vilão, Ralph então decidiu em um dia, que ele mudaria isso e iria mostrar que ele também poderia ser um herói. Tudo o que ele precisaria era de uma medalha, mas a forma como Ralph faz para a obter poe todo os vídeo-games em risco e cabe a ele salvar a todos enquanto ajuda uma menininha com seu sonho de correr em um jogo.





Personagens:


  • Ralph: Ele é o protagonista do filme. Ralph é pavio curto, desastroso e um pouco burro também, mas ele também é corajoso, leal aos seus objetivos e muito forte também. Ralph é de um jogo, cuja a estrela é o mocinho chamado Felix. Ralph passou 30 anos de sua ''vida'' sem amigos e morando no lixo (literalmente) e decidiu que isso ia acabar,
  • Concerta tudo Felix: Ele é ''certinho'', todos o amam por ser o herói, sendo condecorado inúmeras vezes enquanto o Ralph não ganhava nada. Felix é altruísta, positivista (Ele é positivo, não a definição cientifica da coisa) e possui alguns poderes, como o de concertar tudo com o seu martelo, além de conseguir pular muito alto e muitas vezes.
  • Sargento Calhoun: Ela é a líder de um esquadrão de soldados de um jogo de ação sci-fi, ela é mandona, rígida e brutal, essas personalidades são uma casca grossa que protege a real Calhoun, uma mulher traumatizada por perder a pessoa que a mais ama no dia do próprio casamento (o Noivo dela foi devorado por um monstro que por uma falha dela, sobreviveu e fez o que fez). Calhoun carrega essa culpa e por causa disso trata de maneira rancorosa a todos que forem incompetentes quanto ao caminho em que trilham (principalmente se no processo ela acabar se ferrando).
  • Vanellope von Schweetz: Vanellope é de Sugar Rush, um jogo de corrida ambientado em um mundo doce (isso me abre portas para muitas piadinhas com a princesa jujuba de Hora de aventura). O sonho de Vanellope é vencer uma corrida, mas ela por alguma razão é tratada de maneira estranha e hostil por todos os habitantes de seu jogo, eles dizem que ela é um BUG, e por causa disso ela é descriminalizada. Vanellope é boca suja, um amor de pessoa e ao mesmo tempo irritante (é difícil explicar ela, ela é a mistura de tudo o que você acha de adorável em uma garotinha, somado com uma personalidade insuportável de garota mimada, mas mesmo assim é impossível não simpatizar com ela) 
  • Rei Doce (King Candy no original): A primeira vista ele parece apenas um personagem maluco e simpático, mas no decorrer do filme se mostra um Filho da fruta. Rei Doce é um cara instável, sociopata e egoísta, na verdade, ele é um personagem de um outro jogo, que se programou dentro desse para se tornar o soberano das pistas (Falo mais sobre).


  • Toda a ''rapá'': São alguns dos personagens marcantes de outras franquias a qual conhecemos e que fazem ponta nesse filme.









Universo do filme:


O Filme se passa em um fliperama...Mais precisamente dentro das maquinas.
Os personagens fazem aquilo que nós conhecemos a anos, ou pelo menos enquanto o fliperama esta em funcionamento; pois quando o fliperama fecha, os personagens saem de seu modo operantes e viajam pelos cabos de energia para a ''central de jogos'', que mais parece um grande metro, e de lá cada um vai para as suas ''casas'' ou para algum outro estabelecimento.
Esses personagens tem o livre arbítrio de ir para onde quiser, desde que não invada o jogo de outras franquias, esse ato é demonizado, pois uma vez, um personagem chamado de Super, de um jogo de corrida, havia invadido um outro jogo de corrida por ficar com inveja da fama desse novo jogo, o resultado? Dois ''mundos'' foram destruídos.

Existem algumas regras que um personagem deve seguir, como por exemplo: 
  • Se ele for se meter em um outro mundo, ele não deveria fazer alterações em sua programação, para evitar
  • Se estiver em uma situação de risco, tente não morrer em outro jogo, pois se morrer fora de seu universo próprio, o personagem é apagado da programação do jogo para sempre.
  • Existe uma espécie de pirâmide de popularidade/hierárquica, formada pelos heróis dos jogos e os vilões ficam lá em baixo, e eles não podem revidar sobre esse sistema. (É justamente por isso que Ralph se vira contra tudo e todos para mostrar que ele é alguém.)



O Filme:
O filme tem a dose certa de humor e ação, e possui uma boa história. O filme possui 2 horas, e nesse tempo é bem desenvolvida a trama e os personagens, vemos a motivação que move eles e vemos o amadurecimento de um vilão que esta apenas confuso e quer ser reconhecido por suas ações.
O Filme tem uma pegada de Toy Story, aquela ''magia'' que da vida aos personagens.

Jogos e suas inspirações: 

A aventura se passa em alguns jogos (ficticios), como por exemplo o jogo do Concerta Felix, na qual o Ralph é empregado como vilão.
O jogo deles funciona basicamente da seguinte forma: O jogador controla o Felix, e o seu objetivo é concertar todos os estragos que o Ralph fez e o derrubar do prédio. Uma clara referencia ao jogo de arcade de Donkey Kong.
Em resumo, o Ralph seria o Donkey e o Felix seria o Jumpman, essa é a referencia mais obvia do jogo, diga-se de passagem, a unica diferença clara de um jogo para o outro é o contexto histórico, pois em Concerta Felix não ha princesa para ser salva.

Depois disso, vemos o jogo de soldados espaciais, onde a Sargento Calhoun faz parte. Esse jogo é difícil de dizer de onde se origina, justamente porque ele possui mais de uma menção, mas é obvio que o jogo tem em sua gama ''jogatinesca'' a presença de elementos retirados de Metroid:
Neste jogo que é em primeira pessoa, você deve eliminar os robôs besouros e ir de encontro ao topo de um edifício tomado pela ameaça alienígena/robô.
 Eu até me arisco a dizer que a Sargento é inspirada em Samus Aran, devido a sua personalidade durona que foi causada por um trauma no passado, mas as histórias só se assemelham ai. Se esse filme não fosse ambientado em um fliperama e sim em alguma coisa mais ''atual'' eu até ariscaria dizer também que uma das inspirações do jogo da Sargento Calhoun seria Gears of War.

Em um certo avanço no filme, nossos heróis partem para Sugar Rush, um universo paradisíaco e  cheio de fases com elementos que são retirados de Mario Kart.



A diferença é que os personagens do Sugar Rush não tem o carisma de nossos tão queridos corredores da franquia do Mario, aqui nós temos uma fusão de Super Mario Kart com A Turma da Moranguinho.




Trilha Sonora:

As músicas escolhidas para o filme são ótimas, são musicas que se encaixaram muito bem para as ocasiões onde são inseridas, posso dar destaque a música Shut up and Drive da Rihanna que toca em um momento em que o Ralph esta treinando no volante com a Vanellope.





Trama:

O enredo do filme é muito interessante e te convence. É a história de um vilão que busca a redenção mas não sabe como atingir o seu objetivo sem parecer um monstro, e quando Ralph conhece Vanellope, ele ganha um ar mais adulto, como um protetor da menina, é visto um lado mais paterno (embora eu acredite que ''irmão mais velho'' seja mais apropriado), e eu sei por quais razões o Ralph ajuda Vanellope:

  • 1°: Ele se identifica com a história da Vanellope (isso já ta parecendo Naruto com toda essa questão de aceitação) A Vanellope não é um vilão, mas é desconsiderada por ser uma ''falha'' do jogo, e Ralph enxerga nela potencial.
  • 2°: Ralph é bom de verdade e se importa com as pessoas, mas assim como o Shrek, ele nunca teve momento para se aproximar de uma pessoa, pois todas fugiam dele ou ele nunca sabia o que falar quando a oportunidade surgia.
  • 3°: Pelo beneficio próprio, no começo Ralph até tenta fazer a parceria com Vanellope apenas pela medalha de herói que foi roubada, mas conforme os dois vão se conhecendo, ele começa a se importar mais com ela, e é justamente por isso que Ralph acaba sendo manipulado pelo Rei Doce, que mentiu a respeito de Vanellope para que ela não pudesse correr. 
''Quando eu era princesa do reino doce não havia essas coisas''






Aparição de personagens/EasterEggs:

Para explicar melhor sobre isso, é mais fácil vocês verem esse vídeo.
É um conceito genial a proposta por de trás de Detona Ralph, uma vez que temos um universo ambientado em um gigantesco ''CrossOver'' (Crossover são eventos onde personagens de mundos/mídias diferentes se encontram, como por exemplo o crossover Marvel vs Capcom)
É praticamente impossível não reparar em cenários ao fundo ou em elementos de cenário (quadros e monumentos) personagens de franquias tão adoradas, como por exemplo Super Mario, Sonic, Mortal Kombat, Mega Man, Street Fighter, Metroid, Pacman, dentre outros (OBS: Esses e outros jogos têm citações dentro de Detona Ralph).
A forma como é trabalhada a fusão de mundos em Detona Ralph me enche de nostalgia e Êxtase, uma vez que indiretamente isso me lembra de uma das melhores eras do Cartoon Network.

-Matteus, o que isso têm haver? - Bom meu caro jovem, houve uma fase do CN conhecida como a ERA CITY.

A proposta dessa fase, era mostrar em suas propagandas e transições entre programações que os personagens imortalizados da emissora agora viviam todos em harmonia em um mesmo território geográfico.
E presenciávamos cenas como isso:

É tanto personagem de histórias diferentes combinados...É difícil de explicar, só sei que é algo emocionante.

Em Detona Ralph nós temos ''cidades'' com outdoors e outros meios de comunicação, e podemos ver o Sonic fazendo propaganda.




O Final:

Eu não irei Spoilar muito, mas quem sabe da história de Detona Ralph sabe que ela é cheia de reviravoltas e cenas em que os telespectadores ficam aflitos ou cativados pelos personagens.
Detona Ralph é um ótimo filme, e promete muito para quem for assistir, é uma experiencia sem igual, pois de certa forma, eles souberam transferir todos os personagens dos jogos para um filme, então de certa forma isso o faz um dos filmes mais fieis ao universo gamer (Quem cresceu passando a infância nos fliperamas e jogando jogos como o dreamcast, nintendinho e Snes vai se apaixonar pelo número de refênrecias).
(Eu cheguei a divagar e não falei sobre o final).
Para mim, só o fato do Ralph voltar a trabalhar como um vilão, mas dessa vez sabendo que tem alguém que o entende e o considera um herói é de se emocionar. 

O final desse filme é uma coisa épica e para mim se fechou de maneira perfeita, todos conseguiram o que queriam e o Filme ainda promete uma continuação para 2018.




Minha Opinião:

Esse filme é incrível, possui boas mensagens, várias referencias e uma história bacana, tudo isso entrelaçado com um elenco bem escalado e personagens cativantes, não tem mais o que eu dizer.
Eu deixei o Filme para vocês assistirem no começo do artigo, por favor vejam e tirei suas próprias conclusões.
Então era isso pessoal, espero que tenham gostado, se tiverem sugestões ou críticas, escrevam nos comentários.
Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário