quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Street Fighter 1

Fala pessoal, como vão vocês? hoje eu decidi fazer um artigo sobre o primeiro jogo de uma saga aclamada e jogada pelo mundo todo, eu irei falar de um jogo que começou um legado, então hoje eu irei falar sobre o primeiro jogo de Street Fighter.
(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS)
Street Fighter (Lutador de Rua) é um jogo de luta em 2D criado pela Capcom em 1987, e foi desenvolvida para as plataformas Nintendinho (Famicom), DOS, TurboGrafx-CD e futuramente contaria com versões para consoles mais atuais, como o Nintendo Wii e o PS2.


  
(Momento Divagação: Esse artigo promete ser curto, devido as informações escassas da época.)





Sinopsia:

Esta acontecendo um grande torneio de luta, e diversos lutadores do mundo todo viajaram para competir neste evento. Dentre os participantes, estão Ryu e Ken, dois jovens lutadores aprendizes da arte do Ansatsuken, um estilo de arte marcial milenar voltado para matar (sério).







Personagens:

  • Ryu: Ele é o melhor amigo de  Ken. Ryu é um garoto japonês de origem desconhecida e que treinou a sua vida toda no templo do punho assassino. Ryu aprendeu a ser calmo como a água, firme como a rocha e poderoso como um dragão.
  • Ken: Ele é o melhor amigo de Ryu. Ken é um jovem norte-americano que foi trazido para o templo do punho assassino para aprender a ter disciplina.
  • Retsu: É um monge (Não tinha muita história no jogo)
  • Geki: É um ninja oriundo do Japão.
  • Joe; É um lutador de rua oriundo dos E.U.A
  • Mike: É um boxeador. (Vocês reconhecem ele? E se eu dizer que vocês já viram ele antes? Esse ai é o Balrog)
  • Lee: É um lutador de artes marciais da china.
  • Gen: Chines, Gen é um assassino.
  • Birdie: Birdie é um membro de uma gangue.
  • Eagle: É um lutador britânico
  • Adon: É um lutador de Muay thai. Nascido na tailândia, e ele é um admirador de Sagat
  • Sagat: Ele é o campeão do torneio.




(Gente, não me odeiem pela descrição porca e sem detalhes, o jogo não tinha história, deram a ele um conceito).




Jogo:


O jogo era estilo luta contra boss, onde você ia enfrentando os adversários um por um até avançar na luta final.
O jogo possuía uma movimentação meio lenta, mas com controles precisos e bem mapeados, isso fez SF ganhar uma fama muito positiva nos fliperamas, pois o jogo tinha 6 botões, sendo 3 tipos de soco (leve, médio, forte) e 3 tipos de chute (leve, médio, forte), assim, evitada do pessoal quebrar o jogo de tanto martelar os botões, como era a tendencia nos fliperamas.

O jogo desenvolveu um conceito de combinações de ataques, quando você realizada uma junção de movimentos, saia um ''poder'', como por exemplo o tão famigerado Hadouken.

O jogo possuía gráficos bem bacanas para a época e havia bastante elementos de cenário, mas o enredo dele era fraco, mas eles tinham uma carta na mangá, o final com o Ryu.


A micro história que contaram era a seguinte: Ryu vai para a final contra Sagat, a luta é brutal e Ryu é derrotado. Sagat sendo misericordioso estende a mão para o adversário e nisso Ryu se transforma no que seria no futuro o Evil Ryu, e abre o peito de Sagat com um Shoryuken com força total.




Detalhes técnicos

O jogo funcionava da seguinte forma, você escolhia qual dos países você iria enfrentar primeiro (E.U.A, Inglaterra, China ou Japão) após ''limpar'' o país selecionado, você passava por uma fase bônus, que poderia ser ao estilo ''Test your Might'' do Mortal Kombat (lembrando que MK não existia ainda) ou você ia para uma sala de treinamento e tinha que bater em troncos de madeira e evitar que eles te acertassem.


O jogo era em estilo plataforma arcade, então tudo o que você fazia tinha como proposito adquirir pontuação na maquina.

No jogo só tínhamos como personagens jogáveis Ryu e Ken, e o jogo tinha o modo versus entre 2 jogadores (mas só podia jogar com esses 2).

Em luta, existia na parte superior duas barras de vida, sendo a sua e a do seu adversário, vencia quem zerasse a barra do outro, fora o fato que para vencer uma luta, o sujeito teria que obter duas vitórias.




Explicando o que é Ansatsuken: 


O Ansatsuken é um estilo de arte marcial fictício (eu acho...espero que seja) voltada em técnicas de alto nível onde o usuário entra em sincronismo com seu corpo, mente e alma.
Ryu e Ken tiveram um duro treinamento para obter o poder que eles tem, basicamente o Ansatsuken é uma arte milenar que envolve o controle do CHI.
(Isso vai ficar um pouco parecido com aquela explicação sobre Chackra em Naruto)
O usuário desse estilo de luta aprende a concentrar a sua energia espiritual em volta de seus punhos, energizando eles e dando mais vigor ao lutador, ele também pode usar essa energia para energizar os pés, assim podendo gerar impulso para saltar e usar chutes que desafiam a gravidade, como no caso do Tatsumaki Senppu Kyako (O famoso Tractrectruguem.) 
Outras técnicas associadas a essa arte, são aquelas que manipulam a energia espiritual nas mãos, dando mais poder (Shoryuken) ou apenas sendo usadas para expelir uma forte rajada de energia (Hadouken)



Apesar do nome ser ''A arte do Punho assassino'', os usuários do Ansatsuken tentam viver de maneira pacata e sem ter que usar essa arte para ferir as pessoas, para uma pessoa usar tais técnicas é preciso que ele esteja em equilíbrio com o seu eu interior, caso o contrário teríamos o que teve com o Akuma.
(Mas isso já é outra história).





Continuidade:

Apesar de Street Fighter ter sido um sucesso, o pessoal da Capcom não sabia o que fazer com esse jogo, então eles criaram duas histórias que geraram dois jogos diferentes, um deles conta a história se o Ken tivesse vencido e a outra se o Ryu tivesse vencido.



SE o KEN tivesse vencido:

Neste caso teríamos uma desconstrução radical sobre o gênero que uma vez foi de luta e o jogo iria se passar em um futuro ambientado em um universo futurista e hostil.
Nós teríamos neste caso o jogo Street Fighter 2010: The Final Fight.
Esse jogo consegue ser uma ofensa para Deus e o mundo, uma vez que o jogo trabalha em cima de um enredo genérico de ficção cientifica. O jogo é um side-scroller sci-fi e você controla Ken, um ex lutador que agora se tornou um cientista e esta a procura de seu amigo desaparecido Roy (ou algo assim).
Os controles desse jogo são terríveis.

Só de pensar que a Capcom cogitou a ideia de fazer esse como sendo a história oficial me da dor de barriga.



Se o RYU tivesse vencido:

Neste caso seguiria a linha de tempo normal dos outros jogos da franquia de Street Fighter. Seria melhor explorado a nova rivalidade Ryu x Sagat e surgiria a Shadaloo, uma organização do mal que busca dominar o mundo enquanto esta atrelada a inúmeros casos de trafico de pessoas,drogas e armas além de assassinatos e outras coisas a mais.
Um exemplo do que iria acontecer, é que surgiria o Street Fighter 2 (apesar de cronologicamente, a série alpha ter surgido depois do primeiro SF)
Esse jogo foi aclamado pelo mundo inteiro e foi uma das maiores franquias do mundo em questão de lucros.




Minha Opinião:

Em si, eu não posso dizer muito sobre Street Fighter 1, não cheguei a jogar, mas eu fiz o máximo que pude para trazer esse artigo a vida.
O jogo tem os seus defeitos (não por ele em si, mas é que esse jogo é de 1987, ele envelheceu mal, e a nossa tecnologia gráfica acostumou os consumidores de tal mídia a repudiar um jogo que tivesse mecânicas tão arcaicas)

Dito isso, quero dizer que fico feliz que esse jogo tenha sido um sucesso, do contrário não teriamos Street Fighter 2 e suas sequencias, e ao mesmo tempo, não iriam ter jogos que foram inspirados nele, como The King of Fighters, Tekken ou Mortal Kombat.

O jogo renovou por inúmeras razões, como por exemplo os Bõnus Stages e também por incluir uma jogabilidade facil e divertida para a época. (Vale lembrar que foi SF2 que inseriu a primeira mulher nos jogos de luta, todos nós te amamos Chun-Li)

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado desse artigo, se tiverem alguma crítica ou sugestão, favor escrever nos comentários.
Até a próxima e tchau.

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