quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Uma ''série'' para ensinar a ter boa saúde

Fala Pessoal, como vão vocês? É o seguinte, eu imagino que muitos de vocês possam ter ficado mal acostumados naqueles últimos dias de Dezembro; sabe como é né, o sujeito é um palito e vai festejar e cear na casa dos parentes...e no final todo mundo fica parecendo uma bolinha. Então eu decidi tomar a decisão de conscientizar vocês sobre ter hábitos mais saudáveis, e é ai que entra esse artigo.
Hoje eu lhes trago...LAZY TOWN.
Lazy Town (Cidade da Moleza) é uma série de gênero musical com elementos de animação e non-sense, criado por Magnús Scheving na Islândia em , mas que contava com a parceria de outros países para a sua criação (Reino Unido e Estados Unidos). Lazy Town passou no Brasil pela Discovery Kids e por um tempo no SBT.


Magnús Scheving (1964-) é um campeão de ginástica aeróbica. Nascido na Islândia,Magnús era conhecido por ser um garoto alegre e de muito vigor, trabalhando desde cedo como ''entregador de telefone'' (Em sua cidade (Borgarnes) naqueles tempos havia um único telefone para a cidade toda, e ele entregava o mesmo para as pessoas que precisavam usar em caso de emergência). Magnús desde pequeno era muito habilidoso com as suas pernas, conseguindo correr e fazer acrobacias com certa facilidade. Magnús foi entrar para a ginástica aos 23 anos e foi premiado durante a sua carreira como sendo um dos melhores do mundo (e um dos melhores da Europa também, a maioria de seus títulos vieram de lá.) Lá pelo começo de 2000, Magnús decidiu trabalhar em uma forma dinâmica e divertida de ensinar as pessoas desde cedo a terem hábitos saudáveis, e em 2004 nasce Lazy Town. Magnús hoje em dia é um ginasta, ator e produtor de tv, divorciado e com três filhos.  

Discovery Kids é uma emissora filiada a Discovery Channel e criada 1996 com o objetivo de passar conteúdo educativo voltado para o publico infantil de idade pré-escolar (sou grato a Discovery Kids pois graças a ela que sei ler as horas de um relógio).

Sinopsia:



Sthephanie é uma garota energética e cheia de vida que se muda para Lazy Town, a cidade onde os seus tios moram. Chegando lá, Sthephanie conhece os garotos da vizinhança; crianças que procuram outras formas de entretenimento que não envolvam atividades físicas (É a cidade da preguiça, queriam que os moradores fossem como?) Sthephanie descobre a existência de um vilão que mora nos arredores da cidade, ele é Robbie Rotten e seu maior desejo é que todos sejam preguiçosos como ele. Sthephanie fica sabendo sobre um Super-herói chamado Sportacus, este que usa seus ''poderes'' para ajudar os outros em diversos lugares do mundo, além de espalhar a palavra da boa forma (Tenha uma alimentação saudável e faça exercícios todos os dias) com as pessoas. É então que Sthephanie envia uma carta para Sportacus, para que ele ajude aquelas crianças.  E a partir dai ele é o herói local da cidade, ajudando a todos que precisam ser salvos e dando bons exemplos de conduta e boa forma.

Alías, esse episódio mostra tudo.





Personagens:


  • Sportacus: É o protagonista principal (A Sthephanie seria a protagonista, mas o Sportacus quem tem o maior destaque). Sportacus é um homem cheio de energia, atlético e atencioso que vive em um dirigível. Sportacus jurou proteger Lazy Town de qualquer ameaça que ponha em risco a integridade física ou de saúde das crianças e de seus moradores. 
  • Sthephanie: É a outra protagonista, ela é uma garota jovem, alegre e atlética, sempre disposta a ajudar os outros quando preciso e que busca seguir os passos de Sportacus.
  • Ziggy: É um menino comilão que passa o dia todo comendo porcarias (doces) e vive sempre se metendo em confusões. Ziggy é um garoto alegre, bobo e ingênuo.
  • Pixel: É um garoto muito inteligente e fã de computadores e video-games. É um garoto sedentário e que não possui muita participação na série.
  • Stingy:  É um menino com ''complexo de Kiko'' (Eu sou o riquinho perfeito e todos se curvem a mim, e é tudo meu). Stingy é um garoto bom, mas tem horas em que ele é egoísta e individual demais.
  • Trixie: É a melhor amiga de Sthephanie. Ela é a personagem dentre as crianças/bonecos que mais gosta de brincar e de fazer exercícios.
  • Prefeito Milford: Ele é o tio da Sthephanie. É um homem de idade avançada e que possui um certo senso de humor, sendo brincalhão e atrapalhado.
  • Bessie Busybody: Ela é a tia da Sthephanie. (Não há muito o que dizer sobre ela)
  • Robbie Rotten: Ele é o ''vilão'' da série. Robbie é um homem preguiçoso e solitário que vive arquitetando planos para fazer Sportacus se dar mal. Não levem a mal...Robbie é só um sujeito infeliz que por não ser porcaria nenhuma na vida, queria que os outros fossem que nem ele (Ele já chegou a subornar as crianças com doces para que elas abandonassem os esportes, isso que eu chamo de desespero). Robbie também é um inventor. Ele seria o alivio cômico da série.




Universo da série:

Lazy Town é uma pequena cidade situada em uma vasta extensão de terras verdejantes (o que leva a crer que ela seja uma cidade que é movida através de trabalho agrário, apesar de isso nunca ser o palanque de nenhum episódio).
É incrível que não existe praticamente nada fora do território dessa cidade, como o pessoal viaja para ela sem ter estradas é um mistério.

A grande sacada de Lazy Town é a seguinte: Em cada episódio temos uma ''abertura''/transição diferente do Sportacus acordando. Essas cenas podem dizer muito a respeito de qual vai ser a mensagem a ser tratada no episódio.

O desenho sempre segue essa linha de desenvolvimento: Sportacus acorda e começa a fazer a sua rotina matinal (exercícios) enquanto isso, a história segue para Sthephanie e/ou uma das crianças que poderão tomar a dianteira do episódio (Serão os pivôs para essa história). É nesse momento que as crianças decidem brincar ou se aventurar em algum afazer e alguém acabara em apuros, o que acionara o sensor do macacão de Sportacus, que prontamente vem salvar a quem precisa. 
Nisso o pessoal bajula ele, ele apresenta algum esporte novo ou um jeito novo de fazer alguma coisa, enquanto o pessoal é vigiado por Robbie Rotten que arquiteta algum plano maluco para tirar proveito.
Robbie se disfarçando ao bom e velho estilo equipe rocket
Nessa etapa da série, ela adota um gênero musical, onde na sua letra fala sobre como é importante fazer exercícios. Robbie finalmente termina seu plano e põe ele em pratica (podendo ou não entrar em perigo pela própria criação) E Sportacus salva a todos e tudo termina com outro musical.




Curiosidades:

  • A série foi criada por Magnús Scheving, com o objetivo de inspirar as crianças e pais a terem hábitos mais saudáveis, como comer bem e fazer exercícios, além de que, Magnús deu vida ao personagem Sportacus.
  • Houveram duas atrizes que interpretaram a Sthephanie: Julianna Mauriello que apresentou Lazy Town nas primeiras duas temporadas; e Chloe Lang que tomou o papel a partir da 3° temporada.
  • A série conta oficialmente com 4 temporadas, além de outros especiais (episódios onde o Sportacus viaja ao mundo e conhece personagens reais e/ou faz apresentações de diversos esportes ou artes pelo mundo (apresentações culturais)).
  • Os resto do elenco, tirando Sportacus, Robbie e Sthephanie são bonecos, pois eles buscavam entreter e chamar a atenção das crianças com algo que fosse mais a gosto delas, então foram usados bonecos com o uso de CG para fazer as ''animações'' contidas nesse desenho/série.
  • O valor médio de produção para cada episódio era na casa dos 60.000 dólares.
  • Lazy Town é famoso lá fora, e já foram responsáveis por diversas tour's onde viajaram por vários países fazendo apresentações, estrelando Sportacus e Sthephanie usando de inúmeros saltos, acrobacias e números para seu espetáculo.
Dentre outros.









Minha Opinião:



Eu sei que o pessoal mais ''sério'' e ''maduro'' não vai se importar com esse programa, devido ao seu desenvolvimento ser...''Bobinho''.
Acontece que não é esse o espirito da coisa, a razão para que eu falei dessa série é para os curiosos vejam como era essa série e se gostarem do conteúdo se divirtam assistindo, pois ele é um programa educativo (diga-se de passagem, ele é direcionado para um publico de 0-12 anos, o que o pessoal pode reclamar quanto a forma como a série é trabalhada, não é mesmo?)
Eu gostava de ver Lazy Town, era uma programação de certo destaque na época em que passava no Discovery Kids. Hoje em dia não passa mais então...decidi falar sobre o assunto.
Eu sei que esse artigo acabou curto e eu devo uma explicação para ter ficado tanto tempo sem escrever...Acontece que eu tinha começado a jogar GTA San Andreas (pode não ser uma resposta satisfatória, mas é uma resposta verdadeira).

Eu espero que tenham gostado, se tiverem alguma sugestão ou crítica, escrevam nos comentários, até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário