domingo, 1 de janeiro de 2017

Um jogo para ensinar matemática

Fala pessoal, como vão vocês? espero que tenham curtido a passagem de ano em casa, na praia ou seja lá onde tenha passado.
Estou começando o mês temático (embora eu vá fugir muito desse tema) de volta as aulas, nele eu irei falar sobre jogos, filmes, séries e animações que ensinam algum conteúdo valioso que normalmente esta relacionado com a escola.
Pois bem, hoje o artigo será sobre Math Blaster.
Math Blaster é um jogo shooter (de navinha) lançado em 1993 pela hoje falida Davidson & Associates para Super Nintendo, Mega Drive,  DOS e Microsoft Windows

Davidson & Associates era uma softerhouse norte americana que surgiu em 1989 e trabalhava para alguns consoles como a Atari e o Famicon, com o objetivo de produzir jogos educativos, foi encerrada em 1999 por causa de prejuízos (falta de dinheiro) e não podiam mais se manter por causa das dívidas.



Sinopsia:

A história do jogo é conceitual, na verdade eu desconheço de boa parte dela, mas a principio você é um super-herói/astronauta que busca deter a vilania de alienígenas que buscam emporcalhar o espaço.




Mecânica:

O jogo é bem simples, ele é dividido em duas partes: a primeira onde você esta na nave viajando pelo espaço e deve acertar alvos em especial que possuem um valor desejado.
Nessa primeira parte do jogo, você tem o controle de uma mira de uma arma da sua nave, o seu objetivo é acertar o item que possui o valor correspondido da conta que aparece no painel da nave, exemplo: ''6+6=12'', então você deve acertar o lixo/objeto que possui o valor ''12'' em baixo dele.

O jogo possui as seguintes operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Se você errar o alvo ou errar a conta, você sera atingido pelo lixo e perdera vida (representada em formas de barras de energia localizados no canto inferior direito)

O jogo possui algumas variações de dificuldades (conforme vai avançando nas fases fica mais constante as contas complexas e extensas).
Claro, o jogo foi produzido para crianças de idade pré escolar ou ainda menor, mas mesmo assim é valido a experiência de testar esse jogo.

No segundo modo de jogo, você controla o astronauta, com ele o seu objetivo é coletar itens espalhados pelo cenário em estilo side-scroller  e atirar em inimigos, onde o alvo é a resposta de uma conta.
Nesse modo podemos atirar, andar e pular.
O jogo é muito simples e possui uma animação e sprites bem feitos, a trilha sonora é legalzinha e possui uma dificuldade baixa.

Apesar do jogo ter sido produzido por uma produtora já falida, o jogo tem sido reaproveitado (a marca) e foi criado alguns jogos que carregam o legado de Math Blaster.



Minha Opinião:

Esse meu artigo foi bastante curto, mas eu só queria falar sobre esse jogo, infelizmente eu demorei muito para começar a produzir esse artigo, então ele vai sair aos frangalhos.
O jogo tem uma mensagem boa de preservação do meio-ambiente e a moral como trabalham com a matemática é interessante, afinal muitas pessoas não curtem matemática por medo, então como atrair essas pessoas? Com jogos, é claro.
O grande problema é que esse jogo é uma gota de água no meio do oceano de jogos das plataformas onde foi produzido.
Ninguém vai lembrar de Math Blaster em Super Nintendo, o pessoal vai lembrar de Zelda, Mario, Metroid, Mega Man e outros clássicos produzidos pela Capcom, Squaresoft, Rareware e outras.

-Mas Matteus, qual a razão de você fazer um artigo sobre esse jogo?-Bom meu caro colega, eu como professor tenho visto como anda o desinteresse dos alunos das escolas publicas e estaduais, e me magoa saber que uma coisa que eu gosto tanto é demonizado por diversas crianças e adolescentes.

O provável culpado desse ódio/medo dessa matéria vem do trauma que esses discentes tiveram em seus primeiros anos como alunos, é apontado que na fase do primário os alunos ainda estão formulando o conceito deles de matéria, e tudo aquilo que eles não entendem ou desconhecem eles associam no futuro como sendo difícil ou sendo uma droga, problema esse que podia ser facilmente evitado se o professor se preocupasse mais com seus alunos (não só os professores, alguns pais tem uma grande parcela de culpa nisso também, por não correrem atrás do progresso de seu filho).
Mesmo que esse jogo seja ''bobinho'' e de fase pré escolar, ajuda a memorizar algumas operações básicas e se você gosta desse tipo de jogo (shooter) vai gostar desse também.
E eu sei que esse não é um problema só do Brasil, isso é uma questão educacional que toma proporções inter-continentais (um amigo de viagem me disse que um conhecido dele foi estudar a forma como funciona as escolas da Inglaterra, segundo ele, As escolas da Inglaterra não estão muito longe das nossas, a diferença é a forma como o pessoal enxerga a educação escolar, além de ter mais infraestrutura e marketing (eles vendem uma escola de qualidade a frente de tudo), eu não nego que as escolas da Europa ou da Ásia sejam boas, mas não sou eu quem diz isso, foi o colega de um amigo meu.

Era isso que eu tinha a dizer, espero que tenham gostado e até a próxima (se gostou, escreva nos comentários, sugira novos temas, novos blocos e seja crítico e educado e eu responderei de igual forma).
Então é isso, muito obrigado e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário