quarta-feira, 17 de maio de 2017

A história de como eu fiz um amigo jogando Pokémon

(Piada Interna)




Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo fazer um artigo em homenagem a um grande amigo meu, Danilo.

Em si, esse artigo será focado em alguns assuntos, em geral eu irei falar sobre minha vida antes de conhece-lo, falarei sobre o Jogo de pokémon que proponho falar aqui, e também sobre as incríveis aventuras nos bate-papos que eu e o Danilo tivemos.




1° Parte: Eu
(Sim, esse sou eu, quando tinha uns 12 anos)

Ah, boas lembranças do tempo dos meus 12 anos...Época essa em que eu tinha um pc podre (comparado com o que tenho atualmente) e tinha recém descoberto a internet e suas várias ferramentas (Em destaque eu cito o Youtube).

A história que vou contar aconteceu em um dia em que eu estava muito entendiado, então decidi navegar pelo Click Jogos em busca de alguma novidade. Nesta época eu gostava de explorar diferentes gêneros de jogos, e pra falar a verdade eu gostava de tudo um pouco, games de luta, corrida, administração (Sim, existe na aba de gêneros de games da click jogos um estilo de jogo com esse nome), Mas em geral, eu curtia jogos de estratégia e puzzles.

Foi quando de repente, fuçando entre os games do gênero ''Tower Defense'' (jogos onde você deve impedir que os inimigos alcancem uma determinada área do mapa) eu encontrei um jogo chamado ''Pokemon Tower Defense''.
A versão de PTD (Pokemon Tower Defense) disponível no Click Jogos era um beta, e que só ia até o primeiro capitulo.


Curioso, porem encantado pelas mecânicas do jogo, procurei jogar a versão completa do jogo, e felizmente eu tinha achado, mas o jogo era pesado demais para o meu pc, e demorava quase 1 milhão de anos para carregar o jogo (Na verdade isso era problema da internet, que junto do layout das paginas que eu procurava, dificultavam minha experiencia com o jogo, pois carregar toda a pagina demorava muito). Foi quando achei a  Sam & Dan Games, os criadores do jogo.

Quando eu acompanhava o jogo, ele ainda estava se popularizando e estava na fase 4.5 (Que ia um pouco além do Tenente Surge (Líder do  ginásio da cidade de Vermilion)).


E já que citei o jogo, vamos a ele.



2° Parte: Pokemon Tower Defense

E chegamos ao jogo PTD.

Pokemon Tower Defense era um jogo de estratégia baseado na franquia de pokémon, lançado em 2010 aproximadamente pela Empresa Indie ''San&Dan Games''. (Nota: Eles tiveram aval da Nintendo e da Game Freak para lançar esse game)

E como ele funcionava?
Para joga-lo, você deveria criar uma conta com o seu E-mail e uma senha, a partir dai você tinha a liberdade de criar um nickname com até 10 caracteres (Sem modificar o nome, seu Nickname seria Satoshi, em homenagem a Satoshi Tajiri, o criador da obra Pokemon).

Em tela de seleção, tínhamos 8 abas: 
  • Modo História (Story Mode), onde com nosso personagem (Menino ou Menina) iriamos desbravar aventuras por toda Kanto, ao estilo de fases.
  •  Modo Desafio (Challenge Mode), onde concluíamos algumas fases bônus em troca de ferramentas (Como a Pokédex) e pokémons exóticos. 
  • Multiplayer (Que eu nunca cheguei a usar e que eu acho que deve ter sido inativado) onde você poderia jogar contra outros jogadores ao estilo x1 (Player x Player) com um pokémon por vez. 
  • Trading (''Trocagem'' porcamente traduzindo, ou Troca), É onde você vai ser direcionado para uma outra aba da internet, onde você inseria o seu e-mail e sua senha e iria realizar trocas com outros jogadores, e apostar seu dinheiro do jogo no Daily Gift e concorrer a pokemons raros, lendários e Shinys. 
  • Mystery Gift/Prêmio Misterioso (Que não existe mais), na época em que o jogo não estava terminado, ele sofria atualizações semanais, e toda semana eles (San&Dan) lançavam um código, que se você usasse no Mystery Gift, poderia ganhar pokemons shinys, peças de roupa pro seu treinador, e até pokemons lendários. 
  • PokéMart (Loja Pokemon) onde você podia comprar pedras de evolução para seus monstrinhos.
  • Inventory (Inventário): Onde você via as tralhas que você tinha.
  • Pokédex: Você ganhava ao completar o 3° desafio da Challenge Mode e poderia ver os pokemons que você já tinha pego, e trocar achievements (Troféus) por recompensas como pokemos shadows (Uma variante de Shiny, mas que tinham um brilho escuro/roxo, e possuíam o ataque Shadow Ball, independentemente que de tipo fosse esse pokemon.)


No Mystery Gift, a probabilidade de ganhar os prêmios
A lista de prêmios
Alguns pokemons exóticos
Na aba de Troca, você pode configurar como quer o pokemon que busca, com base nas suas exigencias, sera escalado uma lista de treinadores com o pokemon que você busca e que atendem a esses requisitos.



O jogo era bem simples em seu funcionamento.
O jogo consistia em defender os rare candys (Doces raros) dos pokemons selvagens.
O comando do jogo era todo realizado através do Mouse. Você arrasta os pokemons para as areas demarcadas no mapa e eles faziam o resto basicamente. Quando seu pokemon atacava o selvagem, ele (selvagem) pedia vida, e se estivesse com a barra de vida vermelha, você podia captura-lo com a pokebola. Quando seu pokemon ''mata'' outro, ele ganha xp, representado pela barra azul abaixo da barra de vida verde do pokemon. Quando ele tinha xp suficiente para subir de nivel, o quadrado com a foto do seu pokemon começava a piscar em vermelho.

Ao matar um pokemon, você ganhava dinheiro, esse dinheiro você usa para subir os lnls dos seus monstrinhos e para comprar itens (pedras de evolução e Hms/Tms).

Apesar dos comandos básicos (Para ajudar ainda mais, a primeira fase era um tutorial, não tem como não aprender a jogar) o jogo era bastante difícil.

Você também podia aumentar a velocidade do jogo, mas podia se ferrar caso aparecesse um shiny, pois você poderia acabar matando ele.

Em algumas fases, você tinha que enfrentar pokemons lendários (Cof, cof, Kyogre e outros) e em alguns casos, esses pokemons te atacavam de volta.

De resto, o jogo é similar ao jogos tradicionais de pokemon, com seus respectivos níveis para evoluir, aprender ataques (Onde só podem ter 4) e suas vantagens e desvantagens.

Esse jogo levou o nome estratégia ao topo, pois você era obrigado a ter um plano para passar de hordas e hordas de pokemons, e em certas fases, você precisava cumprir certos requisitos como manter um lnl médio ou só usar um tipo de pokemon para ganhar prêmios.

Outra coisa interessante sobre esse jogo era a sua história. O jogo conta com uma história que se passaria alguns anos no futuro, Ash se tornou um mestre pokemon e se casou com Misty, Gary se tornou o número 2 e líder do ginásio de Viridian e a Equipe Rocket retornou com um novo experimento: MewThree (Uma variante Shiny de Mewtho). Se você prestar atenção na história que esse jogo carrega, ira se surpreender, como por que o Brock esta trabalhando para a Equipe Rocket entre outras coisas.

O tempo passou, consegui um pc melhorzinho (Ainda não era esse que tenho hoje) e o jogo foi finalizado (Hoje em dia existem PTD 2 e PTD 3, sendo que esse ultimo eu nunca joguei).

Eu decidi jogar Pokemon Tower Defense em um site ''Principal'' que ao mesmo tempo que tinha o jogo, possuía um fórum alá MSN que reunia os jogadores.
Como eu já tinha zerado o jogo, eu estava apenas fazendo o básico (esperando pela chegada do tão aguardado PTD 2, e upando meus pkmns na caverna do Mewtho) e falando algumas coisas e lendo algumas coisas no fórum.

E foi quando a situação mais non-sense de todas aconteceu.
Lembro como se fosse ontem.

Um sujeito com o nickname de ''Pikachu'' (Não era esse o nome, mas era parecido, acho que tinha mais um ''a'' mas não arisco dizer onde) Estava pedindo ajuda pra passar a fase ''Pokemon Tower 2''

Eu, como uma bela anta, interpretei errado e entendi que ele tinha acesso ao jogo, então chamei ele no privado (Eu sei que eu fiz uma carinha com raiva no chat, mas na real, eu nem me lembro o porque)

Foi então que ele esclareceu a história, dizendo que não conseguia passar da fase de Lavander Town.

Como eu queria completar uns achievements que me faltavam e ele queria passar de fase, nós fizemos uma troca (Eu perguntei a ele se ele tinha Eevee's, pois eu precisaria de  Vaporeons, e o ''Pikachu'' disse que sim).

Foi uma coisa hilária, eu lembro do cara surpreso e me agradecendo durante uns 5 minutos pela troca (Por 1 Eevee dele, eu dei um Mewtho, 1 golem, e outros 4 pokemons que eu não me recordo)

Por outro lado, era algo preocupante, pois eu podia ter enfartado o garoto.

Após aquilo, nossa conversa foi evoluindo, passamos por vários assuntos e decidimos adicionar um ao outro no facebook.





3° Parte: Amigos (Danilo)

E chegamos a ultima parte desse artigo. Eu e o Danilo eramos amigos que todos os dias conversávamos sobre diversos assuntos, em geral sobre animes e jogos.

Eu lembro que quase todos os dias a gente madrugava jogando papo fora e competindo pra ver quem terminava um jogo antes do outro.

Normalmente o Danilo trazia um jogo de gênero puzzle (Do tipo saia da casa) e a gente tentava ver quem zerava antes. E era engraçado pois um de nós achava 2 itens e avançava até certo trecho da história, enquanto o outro achava 3 itens totalmente diferentes e ainda estava empacado, dai um ajudava o outro a solucionar o pedaço que tinha passado e zeravamos juntos.

O Danilo foi e é um forte contribuidor para a minha vida otaku e para esse blog, pois ele que me recomendou animes como FullMetal Alchemist, Tokyo Ghoul entre outros, e também foi quem sugeriu os artigos de Breath of Fire 1 e 2.

Sou muito grato de ter conhecido ele, e sempre dei apoio ao garoto quando ele trazia algum desenho (Ele desenha muito bem)

Agora antes de terminar eu irei contar qual é a da capa de apresentação desse artigo: Veja bem, eu e o Danilo conversavamos tanto pelo Facebook quanto pelo MSN, e lá no MSN a gente se soltava e apelidava um ao outro pelo personagem favorito de anime. 
Eu já contei pra vocês sobre minha admiração pelo L no artigo de Death Note. No caso do Danilo, ele gostava do Edward Elric, protagonista de Fullmetal Alchemist.

A gente recentemente não tinha mais se falando por causa do tempo e afazeres que cada um tinha, mas da ultima vez que um sugeriu um jogo para o outro, foi o jogo Legends of Zelda: The Oracle of Seasons

E uma promessa minha que ficou foi a de zerar esse jogo e fazer um artigo no final

No fim, acabou que eu não dei conta de zerar esse jogo, mas quando eu terminar ele, eu pretendo lançar um quadro novo no blog que será ''Detonados''

Então para quem se dedicou a ler esse artigo e gostou da noticia, fiquem no aguardo, por se tratar de um estilo de artigo mais recheado de informações esses serão mais raros de sair do que qualquer outro quadro do blog, mas se eu tiver um retorno positivo, posso fazer mais detonados para vocês leitores.

Essa vontade de fazer detonados surgiu pela necessidade mesmo, hoje em dia é muito mais fácil confiar em um vídeo de passo-a-passo (As tão famigeradas Walkthrough) do que um conteudo escrito, e simplesmente porque os sites atuais de detonados andam uma merda ultimamente, com informações cruciais como coletáveis e outros apenas no final do artigo.

Se eu fazer um detonado, eu irei fazer ele em ''Tempo Real'' mostrando quando e como é a melhor hora de fazer tal side-quest ou qual o momento certo para fazer tal coisa no jogo. Enfim, espero que tenham entendido.



Minha Opinião:
 Sei que esse artigo fugiu bastante dos temas que costumo tratar nesse blog, mas serviu para que vocês pudessem me conhecer um pouco melhor, e de quebra conhecer alguns ''colaboradores'' do blog pelas sugestões.

No próximo artigo, eu irei voltar com a programação normal, então não se preocupem se não forem de seu agrado artigos neste estilo.

Esse mês só esta na metade e eu ainda tenho muita lenha para queimar, pretendo lançar artigos sobre séries e planejo fazer uma verdadeira biblioteca/museu com os assuntos que irei trager com a temática games. Mas para que eu continue firme e forte, é importante sempre ter disponivel no meu estoque de ideias, sugestões para futuros artigos, então é sempre bom a participação dos leitores.

Enfim, era isso que eu gostaria de dizer, esse foi mais um artigo, e apesar de falar pouco sobre o Jogo, espero que tenham gostado, se tiverem sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários ou no meu Twitter.

Até a próxima e tchau.


Um comentário:

  1. I really enjoyed reading this post, I always appreciate topics like this being discussed to us. Information very nice. I will follow post Thanks for sharing.
    Friv300
    Friv200
    ZombsRoyale.io Best Guns
    HACK V3.1

    ResponderExcluir