sexta-feira, 5 de maio de 2017

Great Teacher Onizuka


Meu Deus, como demorou para sair este artigo...


Fala Pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo falar sobre um anime que me impressionou muito, tanto pela qualidade do desenho, quanto por suas mensagens e pela forma a qual ele me foi recomendado.

Great Teacher Onizuka é um anime recomendado pelo meu amigo de faculdade, o Israel. Valeu pela sugestão.

Hoje pretendo falar sobre Great Teacher Onizuka, para os íntimos: GTO.

(Aviso: Este artigo contém SPOILERS, caso queira ver o anime, veja aqui)
(PS: Esse anime não é recomendado para crianças, pode conter cenas provocantes (nada proibido para menores de 18, mas não presta para uma criança ver, só isso)).
Great Teacher Onizuka (Grande mestre/professor Onizuka) é um anime de ação, comédia, ecchi e vida escolar criado por Naoyasu Hanyu e Noriyuki Abe em 24 de Abril de 2000 e o mangá foi criado por Tohru Fujisawa em 16 de Maio de 1997.


Noriyuki Abe (1961-) É um diretor de animação, roteirista e diretor de som (Hã?) conhecido por seus trabalhos na Pierrot Studios. Noriyuki tem uma vasta lista de animes a qual ele esteve envolvido na produção, como Yu Yu Hakusho, Bleach, Tokyo Mew Mew, Kuroshitsuji e acreditem, até o anime de Boruto esta sendo produzido pela equipe na qual Noriyuki faz parte.

Tõru Fujisawa (1967-) é um mangaká nascido em Hokkaido,Japão. Tõru Fujisawa é mais conhecido pela criação do universo na qual Onizuka vive, em destaque a fase adulta dele, que se passa em GTO.



Sinopsia:
A história gira em torno de Eikichi Onizuka, um rapaz de 22 anos, virgem e ex-membro de gangue. Onizuka decide sair da vida de malandro junto a seu melhor amigo Ryuji Danma. Ryuji conseguiu um trabalho com uma concessionaria, mas Onizuka não tinha achado sua vocação ainda e acabou descobrindo que um sujeito que era professor e já tinha lá seus 40 anos acabou se casando com uma de suas alunas de 16, e isso desperta o interesse de Onizuka. A principio, Onizuka só queria se tornar professor para poder ficar perto das colegiais, mas ele vai realmente gostando de dar aulas e acaba interagindo com seus alunos, como professor, amigo e conselheiro, sendo exemplo moral (Quem diria?) para a vida complicada de seus alunos.




Aberturas:








Personagens:


  • Eikichi Onizuka: Ele é um rapaz pervertido e palhaço (entenda-se: É o ''comédia da turma'' e olha que ele é o professor) que era conhecido antes de se tornar professor, como o lendário Onizuka, líder de uma gangue de motoqueiros do Japão. Onizuka entra de cabeça na vida de seus alunos e esta disposto a qualquer coisa se preciso para poder ajuda-los, mesmo que isso quase custe sua vida (Nota: Esse cara e o Kimihito Kuruso de Monster Musume devem ser imortais)
  • Ryuji Danma: É o melhor amigo de Eikichi, e antigo parceiro de gangue dele. Ryuji é mais centrado e maduro que seu amigo, sempre aparecendo quando Onizuka precisa de dinheiro ou de algum conselho.
  • Azusa Fuyutsuki: É uma professora da Escola Holy Forest, uma das mais complicadas instituições do Japão (E onde o Onizuka trabalha também). Azusa é uma mulher inteligente e bondosa (Ingênua), alem de ser o amor de Onizuka.
  • Ryoko Sakurai: Ela é a diretora da Escola Holy Forest e nas ''horas vagas'' ajuda na cantina do colégio também. Ryoko confia no Onizuka como professor, pois acredita que pelo ''histórico'' de vida dele, Onizuka é a pessoa melhor qualificada por poder compreender os alunos problemáticos daquela escola.
  • Hiroshi Uchiyamada: Ele é o Vice-Diretor da Escola Holy Forest e odeia o Onizuka. Uchiyamada é um personagem ''cômico-trágico'' pois ele sempre acaba se ferrando por culpa direta ou indireta do Onizuka e essas ocasiões são engraçadas. Hiroshi é um homem de meia-idade, pervertido e frustrado, pois sua mulher e filha não dão bola para ele e a unica coisa que ele tem, ama e acha que pode reconquistar o respeito de sua família é o seu Toyota Cresta...Veiculo esse que é constantemente quebrado por Onizuka e/ou seus alunos.
  • Nobuo Yoshitawa: É um garoto que sofria bullying de um grupo de garotas. Yoshitawa esta tão desesperado que já recorreu a 2 tentativas de suicidio, ambas frustradas com Onizuka estando no lugar e na hora certa. Nobuo Yoshitawa é um garoto franzino e que entende tudo de video-games, e por isso acaba sendo o primeiro ''fã'' do Onizuka, pois o mesmo gosta dessas coisas e acaba ajudando Yoshitawa diversas vezes.
  • Yoshito Kikuchi: É o gênio da turma do Onizuka. A principio, Yoshito era do grupinho da Miyabi Aizawa, e usava suas habilidades de fotoshop para difamar e chantagear os professores. Yoshito até tenta ferrar a reputação de Onizuka, mas o tiro saiu pela culatra e no final, Yoshito foi outro que acabou se unindo ao Onizuka em sua ''cruzada para deixar a escola divertida''.
  • Kunio Murai: Kunio é um rapaz briguento e de notas baixas que azucrinava os professores junto a Yoshito e os outros ''rebeldes'' da sala. Kunio na verdade faz o papel de ''briguento'' pois foi criado por uma mãe solteira (Não conheceu o pai) e isso o fez ficar frustrado e descontar suas magoas nos outros. Onizuka ganha a confiança de Kunio e sua turma, quando ele salva eles de bandidos durante uma noite, e em outra vez quando Onizuka se jogou na frente de um caminhão para salvar a mãe de Kunio.
  • Miyabi Aizawa: É uma garota popular e de maior influencia na turma do Onizuka. Miyabi odeia Onizuka, ela é uma garota nojenta, arrogante, e cruel. Miyabi esta disposta ao impossível só para testar a paciência e a integridade de Onizuka para assim, ele poder ser expulso, e essas atividades vão desde usar sua influencia com outros professores para ferrarem o Onizuka, até cometer um crime e forjar uma história onde o Onizuka pareça culpado.
  • Tomoko Nomura: Ela era a melhor amiga de Miyabi, e que foi apunhala-da pela amiga após não cumprir sua parte do plano de incriminar o Onizuka. Tomoko é uma jovem muito bonita, porem o que ela tem de bonita, ela tem de burra/distraída/peitos também. Onizuka ajuda Tomoko a reconstituir sua alto-estima ao faze-la uma estrela em um concurso de beleza.
  • Urumi Kanzaki: É uma garota intocável pela ''preservação'' de seu intelecto. Urumi faz parte de um grupo minusculo de pessoas que possuem um Q.I de mais de 200 (Vou me por de exemplo: Eu só tenho 144, sou um animal perto dela). Urumi era uma aluna ''afastada'' após o incidente que ela causou na Escola a uns 2 anos atrás (Ela só EXPLODIU O PRÉDIO). Urumi foi o ultimo recurso de Miyabi para poder ferrar Onizuka, pois Urumi é uma garota manipuladora e sociopata, mas que engana a todos com sua inteligencia. No fim de tudo, Onizuka descobriu o passado trágico de Urumi e a ajudou indo onde ninguém nunca chegou na vida pessoal da aluna e a ajudando. A partir dai Urumi se junta ao grupinho dos ''fãs'' do Onizuka e diferente dos outros, ela devolve na mesma moeda as investidas de Miyabi.
    Loira e com Heterocromia (As Iris, parte colorida dos olhos, são de cada cor)...Que garota bonita, sociopata, mas bonita.
Dentre outros...



Universo do Anime:
O anime possui 43 episódios, sendo dividido por duas temporadas, mais 14 episódios de OVA.

O estilo do anime consiste em uma mistura de gêneros agradável ao telespectador: Ele funciona como um slice of life (Vida cotidiana) e gira em torno de Onizuka, mas também contem um humor muito eclético (tanto humor de piadas e coisas do cotidiano propriamente dito, como humor mais pesado e pervertido (Ecchi)).

Vemos o dia-a-dia de Eikichi Onizuka, um jovem que a principio não queria nada da vida e só buscava uma garota para ser sua companheira, e achou que o melhor lugar para isso seria dentro de uma sala de aula.

O anime trata de questões muito sérias como o Bullying, depressão, relação professor e aluno, relação professor e professor,relacionamentos, alunos de pais solteiros e até redenção.

O anime tem um humor mais desenvolvido em comparação ao mangá, mas devo dizer que GTO é uma das adaptações animadas mais fieis que eu já vi, fora o fato que GTO ainda consegue ter momentos sérios.

Nobuo Yoshitawa era um garoto que sofria diariamente nas mãos de suas agressoras, que abusaram dele de todas as formas possiveis. O problema parecia não ter solução, já que Anko Uehara, a garota que era lider do grupinho dos agressores, era uma duas-caras, vivendo de maneira despreocupada e inocente na frente da mãe, nada mais nada menos do que a presidente do conselho de pais e mestres. Mas graças ao Onizuka, Kikuchi e muita sorte, conseguiram desmascarar a culpada.

A maioria dos alunos na primeira vez que são apresentados carregam um ar de vilão, como se fossem mesmo crianças incorrigíveis, mas a cada episódio é explorado o histórico familiar e escolar desses alunos e podemos ver que cada um deles é único e sofre de um jeito.

Boa parte dos alunos que tem algum ressentimento por adultos ou professores se deve a um acontecimento que ocorreu 1 ano antes do tempo presente do anime. Um professor muito querido da turma acabou se relacionando com uma aluna e isso chegou a mídia. Isso acabou em merd@ em todos os sentidos, e o professor se afastou, mas havia prometido assumir a garota. Acontece que ela ficou grávida, o professor foi pressionado pelo ministério da educação a deixar a guria e ela cometeu suicídio por isso.

A trama é unica, vemos como a aparição de Onizuka afetou e ainda afeta a vida desses estudantes, há um grande desenvolvimento por parte dos personagens, e muitas vezes, alguns acontecimentos são usados como fatores para desencadear eventos futuros de maior importância.

Alias, o Onizuka como professor é patetico, ele não sabe lecionar e vive boa parte do tempo brincando ou tirando seus alunos do sério, mas ele tem 3 características que o definem como um bom Professor: 

  1. Ele tem carisma, e pode assim conquistar a confiança de seus alunos
  2. Ele é muito presente, em conjunto de seu Carisma, o tornam uma pessoa muito querida, por mais que ele seja maluco, depravado e insano.
  3. Ele não esconde seus defeitos, e busca sempre melhorar. Agora me digam: Quem ai é o funcionário perfeito ou aluno perfeito no que faz? De certa forma, vemos apenas o progresso de alguém com aquilo que ele decide seguir.


O humor de GTO oscila, as vezes nos da vergonha alheia pelo o que estamos vendo, outras é só para rir. Em ambas as situações estamos sendo expostos as palhaçadas dos personagens piviais, além de muitas referencias (Gundam, Hokuto no Ken entre outros animes, fora a vida real, onde vimos que o Onizuka possui um Playstation) e as caras e bocas de Onizuka, como por exemplo:
Pois é...

Já que eu falei sobre referencias, algo em GTO parece tentar trazer a realidade de dentro do anime para fora. Vemos nos momentos de descanso de Onizuka ele jogando em seu Playstation, vemos os jogos com seus nomes inalteráveis (Usaram os nomes originais) vemos com os mesmos gráficos e tudo, o que muda é o fato que a tv e o resto do ambiente possui um traço de anime e não algo ''tridimensional e realista'' como a vida real

Vemos outras referencias, como por exemplo tvs da SONY. Ha um episódio onde o pessoal esta em um passeio em uma praia paradisiaca idealizada pelo Onizuka para pagar a cagada que fizeram para cima dele. Na ultima noite do passeio, o pessoal decide se aventurar em um prédio abandonado e os alunos deveriam formar pares entre um menino e uma menina. Esse episódio foi carregado de criaturas da mitologia japonesa, como o Motoqueiro Fantasma (O Certo seria Motoqueiro Sem-Cabeça), Hanako dentre outros (Eu me senti vendo Gakkou no Kaindan novamente).

O anime carrega um traço bonito, mas que para mim possui alguma coisa, slá, é quase como Yu Yu Hakusho e um sentimento de estar vendo a molecada das ''quebradas'' (Bad-boys) do Japão dos anos 80.

As músicas de GTO também são épicas, são Rock e outras são mais lentas, e já que falei sobre as músicas.



Encerramento:







Sobre Onizuka:
A vida desse personagem é narrada em em 5 mangás diferentes:

  1. Shonan Junai Gumi (Onizuka com 14-16 anos)
  2. Bad Company (Onizuka com 13-14 anos)
  3. Great Teacher Onizuka (Onizuka com 22, quase 23 anos) 
  4.  Shonan 14 Days (Onizuka com 22, quase 23 anos)
  5. GTO Paradise Lost (Onizuka com 24 anos)

Seguindo a ordem cronológica da história, nós temos Bad Company, que conta como Onizuka e Ryuji se conheceram, e pouco tempo depois temos Shonan Junai Gumi que foi quando eles decidem montar uma gangue, A OniBaku e acabam ganhando influencia e destaque pelas redondezas. Essas duas primeiras fases contam a vida de bad-boy de Onizuka nos seus tempos de escola, e era voltada mais para o lado da Ação e comédia, mas também possuía personagens e momentos dramáticos.
A partir dai, chegamos a GTO a qual conta sobre o desenvolvimento de Onizuka como professor na Holy Forest e como ele aborda os problemas de seus alunos, voltado mais para a comédia, mas que tem um destaque a mais na trama madura das situações do dia-a-dia dos alunos.
Na reta final de GTO (antes da sua história acabar) chegamos a Shonan 14 days que relata um período de 2 semanas na vida de Onizuka após um problema em Tokyo e que fez ele voltar para Shonan. Shonan 14 days é sobre a volta de Onizuka a sua ''terra natal'' e ele ajudando crianças de um orfanato local, de longe é a fase mais carregada de drama e momentos aflitivos. E por ultimo chegamos a GTO Paradise Lost (produzida em 2014 e ainda esta em fase de produção). Paradise Lost funciona em formato de flashback, Onizuka foi preso, e agora conta para os outros detentos o que ele fez para chegar onde chegou.

Em geral temos um personagem que começa cabeça-dura, briguento e cuja unica expectativa de vida era perder a virgindade, e que acaba ''amadurecendo'' e decide se tornar um professor dedicado a vida de seus alunos, e de tão dedicado (E invasivo) acabou preso, mas isso já são outros quinhentos.



Minha Opinião:


Agora, eu irei falar uma coisa: A razão pela qual demorou tanto para esse artigo sair (A sugestão foi feita a mais de 6 meses atrás).

Meu amigo sugeriu GTO para mim por dizer que seria uma experiencia unica, e usou como argumento o fato que o protagonista era um professor, isso de fato abriu meu interesse, mas quando ele complementou a frase explicando do jeito dele a sinopsia, eu fiquei com um pé atras.

Ele disse mais ou menos assim: ''Cara você precisa ver GTO, é muito foda, é sobre um cara que vira professor para ''pegar'' as alunas''

...
(Tosse)
...

Nem preciso dizer o que foi que eu pensei sobre esse anime, a moral é que, eu não vejo problema em ver esse tipo de ''material'' se fosse mesmo o caso, mas eu não iria escrever um artigo sobre Onizuka se não o visse com meus próprios olhos e confirmasse que o que meu amigo disse era exagero.

Em partes, não é tão exagerado, possui um pouco de verdade nisso, Onizuka é um pervertido, mas ele ainda tem algum bom senso e a sua ''redenção'' para mim foram as mensagens que o anime passou.

Já mudando de assunto, gostaria de dizer que Todo o universo de Great Teacher Onizuka é algo fascinante pelo humor pastelão que carrega e pelo desenvolvimento de seus personagens, e isso rendeu principalmente a fase GTO um Live-action:
Eu não cheguei a ver, mas quem sabe um dia, não é mesmo?

Eu gostaria de agradecer ao meu amigo Israel pela sugestão (novamente) e ao BlogMil pela base que me ajudou a ter sobre todo o universo por detrás da obra de Tohru Fujisawa.

Eu só lamento o fato que esse artigo estava previsto para o final do mês de Abril, mas só consegui termina-lo agora.

Pois bem, espero que tenham gostado, se tiverem sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários ou enviar no meu Twitter.
Então era isso, até a próxima e tchau.

2 comentários: