terça-feira, 30 de maio de 2017

A Pureza de uma Ocarina


Fala Pessoal como vão vocês? hoje eu pretendo fazer um artigo bem diferente...

Para entenderem a minha proposta, eu irei contar uma história que aconteceu comigo ontem.

Estava eu no meu quarto fuçando no youtube, escultando músicas de cultura e remix em geral, e de repente eu encontrei nas sugestões a música tema de Lugia do filme Pokemon 2000. 


Nesta hora eu tive uma epifania.

Em outras palavras: Eu irei fazer um artigo que será dedicado a todas as músicas ou cenas épicas e memoráveis em que foram usadas Ocarinas, de quebra irei falar um pouco sobre um dos meus gostos musicais e sobre a história da Ocarina também.


Uma coisa que eu preciso falar é que esse artigo vai ser mais ou menos como um ranking, não consegui pensar em muitos títulos, mas certamente todos eles são de altíssima qualidade, e eu acho impossível ninguém sair daqui hoje sem se familiarizar com uma dessas cenas (Caso ocorra, essa pessoa ira aprender muito com este artigo)


Eu neste momento da Epifania, cheguei a conversar com meu amigo Danilo, e entramos em um consenso, nunca antes nenhum de nós dois ouviu ou viu se quer algum artigo que mencionasse tais cenas ou canções (Ambos somos amantes de games e de animes, e já passamos muitas horas jogando Zelda entre outras coisas).

(Nota: Caso eu esteja enganado, e alguém já tenha feito um artigo sobre ocarina, antes de mim, por favor me enviar o link nos comentários).



Antes de tudo, irei falar o que é uma Ocarina.



1°Parte: A Ocarina

Diferente do que o animal aqui imaginou antes de pesquisar, a Ocarina não é um instrumento musical nascido em países nórdicos (Bem que poderia, mas não foi).

A Ocarina é um instrumento musical da família das flautas (Instrumento de sopro) com formato globular/oval ou ainda personalizado, oriundo dos povos Maias, e a primeira Ocarina é datada de mais de 12.000 anos atrás.

As Ocarinas eram produzidas por artesões que utilizavam diferentes ferramentas, o instrumento poderia ser feito de diversos materiais, como madeira, pedra, porcelana, terracota (argila) e eram esculpidas de forma que seu interior fosse oco e espaçoso, tendo a presença de 4 a 12 furos, mas outras Ocarinas podiam ser feitas com até 20 furos, o que diferenciava a quantidade de cavidades do oval eram as quantidades de ''camadas'' que ele apresentava.
Diferentes tamanhos e formas de um mesmo instrumento.

A Ocarina depois da criação dos povos maias, só foi remodelada e introduzida novamente a sociedade pelos Italianos por volta do século XIX
E também foram feitas outras ''versões'' do instrumento pelos Alemães, o estilo de arquitetura dada mudava o nome do instrumento para  Gemshorn; estas que por sua vez eram esculpidas a partir de chifres de touros ou outro tipo de animal.
O nome Ocarina deriva de ''oca'' que na Itália é um tipo de pato (Eu só quero entender quem viu um objeto como o da primeira imagem e confundiu com um pato, mas enfim...) pois lembra a cabeça de um.

Já a Gemshorn é derivada de duas palavras: ''Gems'' (Gemas/pedras preciosas) e ''Horn'' (Chifre)


E como funcionava uma Ocarina vocês me perguntam? Diferente das flautas que pelo seu formato em bastão permitia a música ser produzida ao empurrar o ar pra fora dos outros orifícios, a Ocarina apresenta uma câmara interna por onde o ar passa e isso dá um efeito de ''eco''.

O uso de uma ocarina é baseado na forma como você segura/tampa os buracos, quanto mais buracos tampados, mais grave ficava o som, alem do fato que esse era um instrumento muito delicado e que era preciso experiencia para ser manuseada, uma vez que ela dependia da força do sopro como fator para alcançar certas notas, pois caso contrário ela soava desafinada.

Algumas Ocarinas (principalmente as de argila e de Porcelana) eram customizadas com acabamentos ou tintura, dando a eles uma aparência unica.




2°Parte: A Mídia
A Ocarina até então era um instrumento sofisticado porem, pouco conhecido pelas pessoas, um dos maiores contribuidores pela popularização da Ocarina foi a Nintendo, com a criação da franquia Legends of Zelda.
Eu nem preciso dizer o quão famoso é a saga de Link, basta ver a nossa volta algumas influencias nerds que ele nos deixou. Uma prova em estatísticas da fama é que Zelda permanece em 3° lugar de lucros da Nintendo (Abaixo de Mario e Pokemon) e pescoço a pescoço com o Bigodudo em termos de popularidade.

É impossível citar pelo menos 1 jogo de Zelda onde não houve uma ocarina na trama. De todos o mais influente é o que carrega o nome no subtitulo (Legends of Zelda: Ocarina of Time) esse que por sua vez é um dos melhores jogos já produzidos para N64.

Outras mídias de jogos e até animações chegaram a fazer uso da Ocarina, mas não chegaram a ser tão memoráveis, mas percebemos o impacto que teve quando pesquisamos no youtube por ''Ocarina (Insira o nome de uma música)''

Hoje em dia a Ocarina é conhecida por todo o mundo, (Acho que não em lugares sem internet e acesso a jogos, mas acho difícil) mas é mais comummente achado a venda ou em fabricação em alguns lugares da EuroAsia (Europa + Asia)

Sem mais delongas, irei listar agora os grandes momentos em algum jogo ou em alguma animação em que tiveram o uso de uma Ocarina.




Pokemon 2000 é o segundo filme lançado sobre a série em anime Pokemon ,criada em 21 de Julho de 2000.

Eu nutro uma nostalgia forte por parte desse filme, e existem diversos fatores que corroboram com isso.

  1. Foi um dos primeiros filmes que eu vi no cinema (Se não foi o primeiro)
  2. Esse filme é da segunda geração de pokemon, que me remete aos jogos de Pokemon Silver/Gold/Crystal, jogos muito nostálgicos (Se complementam) que joguei desde pequeno.
  3. Esse filme é muito bom, sem mais.
A história do filme é a seguinte: Nossos heróis (Ash, Misty e Tracey, vale lembrar que nesta época o Brock tinha saído do grupo) estão viajando para as ilhas laranja, e durante a viagem eles param em um arquipélago devido a uma forte e estranha tempestade que começou e os obriga a buscar abrigo.
Chegando lá na ilha, eles acabam conhecendo os nativos que contam a história de uma profecia do fim do mundo que estaria ligada a rebelião das três aves lendárias (Articuno, Zapdos e Moltres) e cabe ao ''Escolhido'' guiar Lugia para apaziguar o confronto antes que o mundo acabe em cinzas.
Tudo isso começa por causa de um fanático colecionador de pokemons que busca capturar Lugia, e para tal, ele decide capturar os pássaros lendários primeiro para causar um desequilíbrio natural do mundo (A unica forma de acordar o guardião dos mares)


Esse filme já começa foda pela narração/conto da tão lenda:




''Do fogo, gelo ou raio, não devem a harmonia perturbar, para que estes titãs não provoquem a destruição do mundo, que a luta encerra.Embora o guardião da água vá se levantar para a luta sufocar, somente sua música falhará e assim virará cinzas a terra.Ó escolhido, tuas mãos os três juntos devem guiar. Seus tesouros combinados domam a Fera do Mar. ❞ Mas vamos falar do que importa sim? (Antes que eu comece a divagar e me perca no assunto) A cena em questão que quero mostrar é quando Melody usa sua Ocarina em frente ao jardim do Slowking para chamar o Lugia.








Dragon Ball Z: O ataque do Dragão é um filme do universo de DBZ criado pela Bandai em 15 de Julho de 1995.

A história é a seguinte: Em um certo dia, Gohan e Videl estão atuando como grande Saiyaman 1 e 2 quando avistam um velho misterioso tentando pular de um edifício.
Na verdade tudo foi um plano desse velho, chamado de Hoi para encontrar pessoas fortes e que fossem capazes de abrir uma misteriosa caixa de música que é dito selar Tapion, um bravo guerreiro.
A real intensão de Hoi com Tapion é em relação ao que há escondido no guerreiro, Tapion mantem preso consigo uma das partes do grande demônio Hiredegarn, a qual ele conseguiu selar com muito esforço graças ao poder de sua ocarina encantada. Agora cabe aos guerreiros Z deterem os planos de Hoi e destruir Hiredegarn.

Esse filme é épico, ele contem suspense, ação e conta com a participação de um dos meus personagens exclusivos de filme favorito, o Tapion.
Fora isso, o filme ainda conta com a transformação de Mistic Gohan, SSJ3 de Goku, SSJ3 de Gotenks lutando juntos (Ao mesmo tempo) e o filme deu um certo protagonismo para Trunks (meu personagem favorito da série DBZ, embora em prefira a versão Mirai Trunks)

A cena que quero mostrar em questão é quando Tapion paralisa Hirudegarn usando sua melodia.






Em Qualquer jogo do Zelda:
Como falei mais cedo, Zelda foi a franquia responsável por popularizar o uso das Ocarinas.

Como não tenho mais nada a declarar, irei colocar um compilado de músicas de Zelda (apreciem com moderação).



Ocarina of Time


Majora' Mask



Twilight Princess





Minha Opinião:

Eu poderia listar outras referencias, mas estas eu não poderia falar pois nunca cheguei a jogar ou assistir para poder encaixar a cena certa (E são mais difíceis de se encontrar na net), falo de Meu amigo Totoro, alguns episódios fillers de Naruto Clássico e no jogo Wadanohara.

Eu gostaria de expressar minha opinião em relação a isso (falo da música): Ela é tão bonita, e me deixa mais calmo (da mesma forma que pode me deixar mais agitado)

A música é uma arte impressionante pois de todos os nossos sentidos sem duvida o mais perceptivo ao prazer é a audição (que de quebra ainda é representada pela parte do corpo mais próxima do nosso cérebro (Ouvidos))

A música é uma composição de notas e acordes que seguem um ritmo...é como se estivessem vivas e conversassem com a gente, algumas músicas soam alegres, outras soam tristes, e sempre por de trás de uma música há uma história.

Enquanto eu estive boa parte do tempo escrevendo esse artigo, eu estava ouvindo a banda Eluveitie, eu recomendo as musicas são muito bonitas e de boa qualidade musical (Folk Metal).

Alias, irei falar um pouco dos meus gostos musicais antes de dar esse artigo por terminado:

Pois bem, eu desde criancinha sempre fui mais chegado a musicas com ritmos dançantes (alguns tipos de sertanejo, Rock e Pop)

Quando fui crescendo conheci o Rap e gostei bastante pela forma como as músicas eram produzidas, tinham um ritmo mais agressivo, porem cativantes.

Ate meus 16 anos mais ou menos eu gostava de qualquer coisa contanto que não fosse FUNK, pois as musicas eram uma latrina, foi então que um amigo meu me apresentou o ''Eletro-Funk'' e putz...que coisa legal (São musicas badaladas (O hibrido de Eletronica com Funk possui um ritmo muito fod@), mas eu sempre permaneci no Rock.

O que quero dizer é o seguinte: Eu sou uma pessoa bem eclética a respeito de gostos musicais (Embora seja um ignorante musical por conhecer tão pouco sobre bandas e discos, e por não gostar/não se interessar por Axé, Pagode, Samba e outros ritmos similares).

Agora uma coisa que eu sempre gostei (estou divagando pesado, deve ser porque são quase 4:00 da manha) foram de histórias medievais e mitologia nórdica. Quando eu fui apresentado a esse universo no ramo musical pelo meu cunhado...O céu é o limite.

Conheci e me apaixonei por muitas músicas, Folk Metal, Viking Metal, Power Metal e tantas outras que possuem uma melodia e uma história incríveis.

E só pra terminar o assunto, vejam aqui o clipe da música Omnos de Eluveitie:


Curiosidade: Essa música é minha ''inspiração'' que me motiva durante artigos sobre RPG (Eu ouvi repetidas vezes essa musica quando fiz os artigos de Breath of Fire 1 e 2).

Então era isso o que eu tinha a dizer, espero que tenham gostado, caso tenham sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários ou mandar para o meu Twitter
Ah, se tiverem experiencias com músicas que os deixam fascinados ou coisa do tipo, escreva nos comentários, adoraria ler as histórias que meus leitores tem a compartilhar.

Então até a próxima, e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário