quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Histórias de Fantasmas (Gakkou no Kaidan)

Fala pessoal, Estou aqui com vocês e trago um anime de terror (eu não diria bem terror...) com vocês Gakkou no Kaidan (populamente conhecido aqui no Brasil como Histórias de Fantasmas).
(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS, se quiser ver o anime antes de ler o artigo, veja aqui
Histórias de Fantasmas é um anime de Suspense com pitadas de ecchi(prefiro não comentar) e terror criado por Noriyuki Abe e produzido pelo estúdio Pierrot em 22 de Outubro de 2000. Foi exibido lá por 2003  pela Cartoon Network.
Noriyuki Abe, mangaká nascido em Quioto em 1961
Estúdio de animação responsável por inúmeras obras, tais como os filmes de Bleach, os filmes de Naruto, a animação Boruto e Sonic the Hedgehog the movie (1996)

Antes de mais nada, aqui vai a abertura (cuidado quem esta com fone de ouvido, isso esta alto)

O anime conta a história de Satsuki Miyanoshita (protagonista) que se muda junto de seu pai (Reiichirou) e seu irmão mais novo (Keiichirou) para uma nova cidade, onde as crianças passariam a estudar numa nova escola.
Keiichirou é um garoto tímido e temendo não fazer amigos decide levar o gato (Kaya) para a escola, mas eles não contavam que o gato iria fugir para dentro do prédio da antiga escola ao lado.

Indo em busca do gato, os dois acabam topando com Hajime, Reo e Momoko, esses que devido suas respectivas razões também entraram no prédio, no fim todos acabam se apresentando e decidem buscar o gato da Satsuki.

Acontece que antes disso, Reo e Hajime haviam se apresentado como sendo caçadores de fantasmas e que segundo lendas (contos de escola) o antigo prédio estaria infestado de assombrações.
E dito e feito, ao encontrarem o animal, a turma acaba se deparando com inúmeros espíritos hostis que querem matar aquelas crianças.

Durante a fuga, o grupo entra dentro da diretoria da escola velha e Satsuki faz uma descoberta: Um retrato de sua falecida mãe na parede (acontece que a mãe de Satsuki, que morreu por uma doença, havia estudado naquele prédio na sua infância). Alem disso, ao pegar o quadro, Satsuki repara que um diário caiu de dentro dele, aquele era o diário fantasma (um glossário sobre todas as aberrações que a mãe de Satsuki um dia exorcizou) E a turma acaba pegando esse diário.
Acontece que o grupo estava sendo seguido principalmente por Amanojaku, um demônio poderoso de aparecia inofensiva, mas que ficava mais monstruoso e forte a medida em que as crianças iam ficando com medo.
Para se livrar do demônio, eles fazem um ritual que eles pensam que selou o espirito em uma canforeira.
Mas na verdade o espirito maligno acaba adentrando o corpo do gato e é em meio a isso que o anime começa.

Personagens:

  • Satsuki Miyanoshita: Ela é uma garota com personalidade forte, é alvo de brincadeiras sacanas de Hajime (lembrem-se que isso é um anime Ecchi) Ela é muito teimosa e mete bronca em seu irmão, possui um espirito maternal e se mune com o diário de sua mãe para expurgar os espíritos que voltaram a assombrar aquela escola.
  • Keiichirou Miyanoshita: Ele é um garoto de 6 anos (acho), é chorão e muito ingênuo, tinha uma forte ligação com sua mãe e por perder ela muito cedo acaba espelhando a visão de uma ''protetora'' em sua irmã. (ele chega a ser irritante pois é o mais medroso do grupo.)
  • Hajime Aoyama: É nascido em Tokio, ele é um rapaz corajoso e pervertido (palavras da Satsuki) vive com o Reo aprontando alguma, e é o personagem mais destacável na hora do ''deu ruim'' pois ele é corajoso o bastante (ou burro o bastante) de partir para luta física com um Demônio que não pode ser tocado e que se você ouvir sua melodia, morrerá.
  • Reo Kakinoki: Ele é o mais inteligente e supersticioso do grupo, as vezes parece que ele leva mais a sério a missão que foi lhes dado do que a própria Satsuki. Ele é pessimista as vezes e possui um bom conhecimento com aparelhagem elétrica.
  • Momoko Koigakubo: Ela é a garotA mais inteligente do grupo, é a mais velha a mais experiente e maternal, as vezes dá conselhos para a Satsuki para ela não ser tão ríspida com Keiichiro. Alem disso ela é uma moça misteriosa, protagonista de eventos estranhos que vão se revelando ao longo da série.
Pelo amor de Deus, não procurem o nome dela no google.
  • Kaya/Amanojaku É o anti-herói da série, ele é um demônio que  decide trair seus ideais e ajudar os humanos a expulsar os outros de sua raça, tudo isso fazia parte de um acordo para que ele pudesse ser libertado do corpo hospedeiro, mas acontece que com o tempo ele realmente vai nutrindo uma relação de amizade com os garotos. Amanojaku possui uma vasta gama de habilidades sobrenaturais e inúmeras vezes acaba confrontando direta ou indiretamente os vilões da série.

A moral do anime é que são um grupo de crianças que tem como responsabilidade a missão de banir de volta os espíritos, esses que voltaram a vida devido a Canforeira onde foram selados ter sido destruída para a construção de uma obra.

Universo do anime:

No anime esta presente diversas figuras carimbadas do folclore japonês, temos o fantasma de Hanako (estilo loira do banheiro), O Gashadokuro (Um esqueleto gigante faminto por carne humana), O tunel assombrado (um túnel de verdade que possui incontáveis relatos de gente morta em acidentes fatais), Harpia (A guardian do rio estige, o rio onde os mortos tem que atravessar para chegar ao outro mundo (Makai)), dentre outros.
Também esta presente alguns fantasmas que fazem referencias a outras pessoas como o fantasma de Beethoven (Um professor de música que era apaixonado pelas sinfonias de Ludwig Van Beethoven e que se matou na sala de música) e o fantasma de Da Vinci (A mesma coisa que o outro, só  que ele era um professor de artes e era fã de Leonardo Da Vince.)

O anime é composto por 20 episódios, (mas já já incremento essa informação) sendo sua duração de uns 20 minutos mais ou menos.

Cada episódio inicia com os jovens se reunindo indo ou não para a escola (há um episódio em que eles estão de férias de inverno), lá eles tem aula e depois de um tempo eles veem a manifestação de um fantasma que esta causando um pandemônio.

Nem todos os fantasmas são hostis, alguns deles são ditos como ''pacíficos'' eles ficam na deles, mas se provoca-los morre.

Apesar da trama, ele não é explicito, as cenas que fazem esse anime ser caracterizado Ecchi são cenas onde Hajime abre uma janela (exemplo) para a saia da Satsuki subir e a calcinha da garota ficar amostra, isso servia no anime para gerar um teor cômico.

Usando o parágrafo anterior de molde, também não é explicito a violência contida nas histórias que inspiraram esse anime, aqui foi tudo muito suavizado e mesmo quem é pego pelos fantasmas acaba voltando como se tivesse apenas sido pego e nada demais...

O anime originalmente era para apresentar 21 episódios, onde o 4 episódio exibiria como a fantasma da vez a Kuchisake-onna, um espirito de uma linda mulher que foi brutalmente assassinada por seu marido ciumento. Essa fantasma possui como característica destaque a sua boca.
...
...Veja bem...
''Eu sou bonita?''

Essa é a ''moça''.
...
Agora ela sem a máscara.
Bons sonhos
Acontece que ela foi morta, mas antes desse feito, seu conjugue doente mutilou a sua boca, o episódio censurado (que é um tabu de ser mencionado nas rodinhas de fãs do desenho aliás.) foi exibido apenas uma vez, quando ele foi ao ar pela primeira vez no Japão, depois disso decidiram guarda-lo as 7 chaves, a desculpa na época para tal medida é que supostamente a Kuchisake-Onna fazia menção a pessoas que sofriam de Fissura Labial, e em respeito a todos que sofrem com essa doença, eles decidiram acobertar esse episódio.
Já eu penso o seguinte: Essa é de longe uma das entidades mais cruéis da mitologia japonesa, Kuchisake é uma mulher que anda a noite próxima de regiões urbanas que estejam  vazias, ela veste um sobretudo e usa uma máscara hospitalar.
Ela então aborda sua vitima e pergunta: ''Sou bonita''? a vitima possui duas respostas
Sim (1)
Não(2)
No primeiro caso, ela ira mostrar como ela é ''linda'' (nessa foto a atriz esta maquiada e ainda é relativamente bonita, mesmo fazendo cosplay de Coringa, a imagens piores na internet) e pergunta se continua sendo bonita: Se for sim, ela mutilara o seu maxilar com uma faca que ela esconde no sobretudo, se for não tanto nesse quando na primeira pergunta, ela irá te matar.
Caso tente fugir, a moça virará fumaça e ira se teleportar na sua frente, então ela vai ficar P*ta com você e se alguém por um acaso encontrar indícios para te identificar, considere-se com sorte.

Acho que o episódio foi banido, pois não tinha como mostrar essa mulher na gama de criaturas do anime, nem mesmo o Gashadokuro teve um episódio só para ele.
Algum dia meu amigo...algum dia...
Esse anime não fez tanto sucesso nas terras gringas como nos E,U,A ou no Japão, mas ele teve notoriedade o suficiente para ser exportado para as terras brasileiras, e nossa, como esse anime virou febre.

Acontece que o pessoal do Brasil que assistia a Cartoon Network naquele tempo estava na faixa dos 7 a 17 anos (mais ou menos) e a programação em anime era voltada unicamente a comédia e shonen, esse anime destoa agressivamente dos outros dois gêneros, o que fez ele ser bem recebido.
Naqueles tempos, a Cartoon possuia um bloco chamado Vota-Toons, bloco esse que voltou ano passado e que era baseado em dois desenhos de peso e que o pessoal votava via sms ou pela internet por qual dos dois eles queriam. O vencedor teria uma maratona de 4 horas sendo exibida em um sábado. Gakkou no Kaidan foi o único a fazer a proeza de vencer dois vota-toons seguidos.

Outra coisa marcante do anime foi sua música de encerramento, Sexy Sexy, não irei dizer nada, só ponham o link e apreciem o elenco fantasmagórico dessa obra:aqui.

Curiosidades:


  • O anime até chegou a ter uma continuação, mas era uma história parelela, sendo spin-off (não se envolvendo com a história do desenho original) e focado no teor cômico, protagonizada pelos próprios fantasmas.
  • A série produziu um live-action show, esse que pouquíssima gente conhece ou ouviu falar pois era exclusivamente japonês e não teve tanto sucesso ate onde sei.
  • O anime faz menção a outras pérolas do terror como por exemplo a Annabelle (antes mesmo do filme sair, veja só?)
Dentre outros...

Experiências Pessoais/ Minha opinião:

Eu tinha medo na época de alguns fantasmas, dentre eles posso destacar o fantasma da garota (episódio 13)
Coisa ''linda'' ao lado da Satsuki.
Eu tinha medo do fantasma da neve (ou pelo menos uma de suas transformações) (episódio 17)

Mas eu tinha medo principalmente de dois  em especial: O fantasma dos Espelhos (episódio 7) e o Boneco de Anatomia (episódio 2)


Slá...Uma coisa muito pessoal que vária de pessoa para pessoa são os seus medos, dito isso, eu sempre ficava horrorizado e ao mesmo tempo fascinado por criaturas monstruosas e deformadas, mas nada me chocava tanto quanto uma criatura com aspectos semelhantes ao de humano, pessoas (ou pior, parecem mais não são...) sombras, reflexos, isso sempre trouxe um pouco de receio para a humanidade e histórias de um suposto fantasma que copia seus reflexos dentro de um prisma (vidro) sempre existiram, e o 7° episódio de Gakkou no Kaidan tratou isso de forma magistral.

Dito isso, em resumo, eu tenho um certo pavor por qualquer coisa que pareça humano, mas acho que as partes do corpo que mais assustam (ou melhor dizendo, as mais fáceis de serem adaptadas para essa função) são mãos e rosto. (E não, eu não tenho medo do Slender, caso perguntem).

Na minha opinião, esse foi um bom desenho para a sua época, emplacou bastante aqui no Brasil e era marcante, tinha uma história criativa e personagens cativantes (cof cof Reo e Momoko).
Essa imagem não é minha, darei devido crédito a ela, o dono do blog que criou essa imagem a qual peguei vagando pela internet é o http://historiasxdexfantasmas.blogspot.com.br/p/personagens.html, então já sabem, façam esse agrado para o sujeito, caso tenham se interessado no artigo, lógico.

Enfim, esse foi mais um artigo feito, espero que tenham gostado, me digam nos comentários os seus maiores medos, ou traumas de infâncias (nada mórbido, estamos brincando de histórias de terror não de coisas sérias) e também escreva sugestões para que eu possa estar sempre me aprimorando. E é isso, até a próxima e tchau.

3 comentários:

  1. Obrigado, Matteus.
    Sou fã desse anime e me alegra ler um bom texto sobre ele.
    Sempre temos um desenho, série e anime em especial. E Histórias de Fantasmas é um anime especial para mim.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir