terça-feira, 4 de outubro de 2016

O Massacre da Serra Elétrica

E bem vindos a temática de Halloween, sou o seu anfitrião, e aqui nesse mês de Outubro farei artigos de terror!

Para quem esta confuso, deixe-me explicar: No mês passado eu decidi fazer o mês do Sci-fi, e queria fechar com chave de ouro com o artigo Star Wars, mas devido a atrasos e imprevistos, tive que adiar a entrega desse artigo. 
De inicio era para eu começar esse artigo de terror no dia primeiro, e sendo assim já deixarei claro que nesse mês não irei falar só de terror, mas qualquer conteúdo que contenha terror, suspense ou gore (monstros e muito sangue).

Dado esse recado, posso prosseguir com o artigo que farei para iniciar esse mês temático.

Devido a esse mês ser de terror, para haver terror, deve haver suspense, então não farei resenha dele para não despedaçar a trama.

Pois bem, sem mais delongas, vamos ao artigo de hoje, e o assunto que irei retratar será uma sugestão de um amigo meu: Meus caros leitores, contemplem ''O Massacre da Serra Elétrica'' (a primeira versão, aquela que saiu em 1974).

(Atenção: Esse artigo contem Spoilers, se quiser ver o vídeo antes, vejam aqui legendado, ou aqui dublado)
(Atenção: Esse conteúdo é forte, e recomendo que menores de 14 anos não o veja, contem linguajar forte e é rico em detalhes chocantes, veja por sua conta e risco)

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre) é um filme trash (terror independente) criado e dirigido por Tobe Hopper em 1974 (lançado no Brasil em 1987).
Tobe Hopper

A história do filme é a seguinte: Um grupo de jovens saem de férias para uma casa de campo do Texas que pertenceu ao pai de um deles, chegando lá eles começam a encontrar pessoas estranhas e decidem não ligar. Então eles decidem se encontrar em um lago próximo e é quando o grupo começa a ser atacado por algum caipira louco.
Senhoras e senhores, esse é o grupo.
O grupo é composto de 5 integrantes, são eles:

  • Jerry (Allen Danziger): ele é o inteligente e cético do grupo.
  • Kirk (Willian Vail): ele é o líder do grupo, é o brincalhão e corajoso.
  • Pam (Teri McMinn): ela é a supersticiosa do grupo.
  • Sally (Marilyn Burns) ela é a ''dondoca'' do grupo, é a namorada de Jerry.
  • Franklin (Paul A. Partain): ele é o cadeirante metido a doido do grupo, ele é irmão da Sally.
Antes da história do filme começar, é dito numa narração de rádio local que estava acontecendo o roubo de cadáveres de um cemitério.
E na nossa viagem, o grupo ouviu a noticia sem dar a minima, estavam conversando, brincando e falando asneiras.
Franklin estava contando das suas histórias como ajudante de seu pai e como eles matavam vacas no abatedouro.
Eles acabam dando carona a um cara totalmente insano que começa a falar coisas macabras e que acaba ferindo o Franklin, o grupo o joga da van e acelera.
Eles param para abastecer, mas falham pois o posto não tem gasolina, então decidem ir para a casa onde passaram sua infância.
E eles se separam para aproveitar de suas respectivas maneiras as suas férias.
É quando a noite começa a cair e viram que dois integrantes não voltavam e o resto...vocês já devem presumir.
Bons sonhos

Detalhes Técnicos:

O filme foi um sucesso, ele foi de baixo orçamento e rendeu por volta de 60 milhões de dólares, o que garantiu no futuro alguns remakes, como o de 2003.
Apesar do filme ter sido bom e revolucionário (antes dele, filmes de terror eram aqueles de monstros, como Drácula e Lobisomem), ele foi severamente criticado por algumas mídias, o levando na época a ser proibido em alguns países.
Para a sua época, o filme era muito forte, as cenas de retalhação que o nosso querido LeatherFace fazia eram muito brutais e explicitas.

A atuação do pessoal foi muito boa, apesar de serem novatos na área, eles souberam transmitir a sensação de medo e de terror, fora as cenas de dor.
Os outros personagens que apareceram na tela também foram ótimos com seus papéis, os caipiras desse filme eram insanos e doentes o que corroborou com o medo do publico e o estado do Texas ficar puto com esse longa metragem.

A música do filme era boa, oscilando entre country e músicas de terror frenético que eram usadas respectivamente quando estavam viajando e quando o pessoal estava morrendo.

Mas sem nenhuma dúvida, o destaque ficou para Gunnar Hansen que interpretou o LeatherFace.

Universo:

O Filme The Texas Chainsaw massacre foi um filme que impactou todo mundo pois se não bastasse ele ser muito violento, ele era Baseado em fatos reais.

A história do filme é inspirada no massacre do Texas entre a década de 1940 a 1950

Mas antes de mais nada, peguem seus chocolates quentes, pois lá vem história.
No ano de 1939 nasce Thomas Hewitt, ele era uma criança criada num lar destruturado, composto por seus pais, avós e irmãos.
Seus pais  queriam se separar, mas não podiam devido aos padrões daquela época.
Isso se devia pelo fato de seu pai ser um alcoólatra e que batia em sua mulher e filhos, já sua mãe era uma lúterana fanática e educou o seus filhos de uma forma radical e sufocante

Thomas Hewitt cresceu sendo odiado e abusado por colegas de escola, tudo por causa de sua doença mental e por causa de sua desfiguração facial.

Eles (os irmãos) até tiveram uma vida normal durante a fase adolescente, mas acabavam sempre sendo ensinados de uma forma que os corromperam.
Para ''ajudar'' seu filho, sua mãe chegou a costurar uma mascara de couro no seu rosto, para ele ser mais ''humanizado'' por assim dizer.
Com a morte dos pais, os irmãos estavam livres, mas haviam se tornado monstros pois foram ensinados a odiar tudo que fosse diferente de seus costumes e valores.
Quando se tornaram adultos compraram uma fazenda nas redondezas e até chegaram a trabalhar em um abatedouro.
Eles se tornaram sádicos e canibais e o seu caçula, Thomas adotou a identidade de um assassino serial cuja unica característica seria seu rosto deformado coberto por uma mascara.
Assim nasce Letherface.

Essa é a história dentro do universo do filme.

Agora irei contar a história real:

O verdadeiro nome da criança era Edward Theodore Gein. Ele nasceu em 1906 e sua família em muito se assemelhava com a do Leatherface.
Pai alcoólatra e mãe fanática, A infância de Ed Gein não era fácil, ele foi educado pela mãe através de passagens do velho testamento onde falava de punição divina contra atos libertinosos.
Ele tinha um irmão chamado Henry, que com o passar do tempo começou a ignorar Ed e o que sua mãe falava.

Edward Gein era um rapaz estranho, dito como afeminado por seus colegas de escola e professores.

No ano de 1940, seu pai morreu de ataque cardiaco, o que fez sua mãe ficar louca.

Na sua adolescência, Ed chegou a fazer faculdade de economia, mas era dito como um ser estranho segundo professores que alegavam que ele matava animais.

Em um certo dia, Henry Gein discutiu com sua mãe, pois estava cheio de seu fanatismo, Edward a defendeu e tempos mais tarde ocorreu um incêndio em sua residencia.
Henry foi morto, e a policia suspeitava de Edward que no inicio negou, mas no futuro descobriram que ele tinha envolvimento com o incidente.

Sua mãe, Augusta morreu devido a constantes acidentes vasculares cerebrais, deixando seu ''único'' filho sozinho, o que colaborou com que ele ficasse insano e doente.

Foi descoberto que Edward Gein tinha uma lista de crimes, que iam desde roubo de cadáveres, a assassinatos de pessoas.
Edward Gein era um serial killer que ficou notório devido a brutalidade a qual abatia suas vitimas, elas que em sua maioria eram mulheres eram pegas e eram empaladas ou penduradas amarradas em ganchos daqueles de abate, estando nessa situação elas eram abertas igual um porco e eram esvísceradas.
Também foi descoberto que Edward Gein desenterrava túmulos de mulheres mortas recentemente e que a fisionomia lembrava-lhe sua mãe, muitos policiais ficaram enojados imaginando o que será que ele fazia com tais corpos...
Mas a gota da água foi o que acharam em sua nova casa, eles acharam restos humanos, e diferentes utensílios feitos a partir de ossos e pele de pessoas.

Edward Gein foi internado numa clinica psiquiátrica e por lá ficou até a sua morte em 26 de julho de 1984.
Tumulo do Leatherface da vida real.

Existem inúmeros documentários a respeito da figura de Edward Gein, deixarei aqui o que eu usei, é do canal David Herick, nele conta direitinho a história desse cretino e contem imagens (censuradas é claro.)

Então pessoal, é isso, esse foi meu primeiro artigo do mês de terror, se tudo der certo, agora irei tomar o embalo para a produção de mais artigos, vejo vocês em outro artigo e qualquer sugestão é só escrever ai em baixo.
Valeu e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário