terça-feira, 4 de outubro de 2016

Star Wars: A ameaça fantasma

Oi pessoal, finalizando o mês temático de Setembro, eu decidi terminar com um clássico: Star Wars
E decidi retratar sobre o seu universo junto do artigo do filme que começa a cronologia da série.
Então vamos lá.
(AVISO: Esse artigo contem SPOILERS, link do filme para ser assistido aqui).

Star Wars episódio 1 foi um filme de ação sci-fi produzido e dirigido por George Lucas no ano de 1999.
George Lucas

E vamos com a nossa história, sim? sim.

E assim começa toda uma lenda (obs: todos os filmes de Star Wars começam com essa intro)











E com base nessa apresentação começa a história.

Os nossos heróis (um Jedi e seu aprendiz) decidem ir até a nave principal onde esperam realizar o tratado para remover aquele bloqueio planetário em Naboo.
Eles entram na nave e são bem recepcionados, enquanto andam eles passam por milhares de droids.
Os lideres da Federação Mercantil ao perceberem que se tratava de Jedis, eles fazem contato com seu mentor, a qual chamam de Lord Sidious. O Lord Sidious ordena que os dois Jedis sejam mortos, e assim é despachado um exercito de droids para cumprir a missão
Mas os Jedis já esperavam por isso, pois sentiram uma distúrbio da força.
Os droids até tentam, armadilham os dois com gás tóxico... Mas são destruidos, enquanto os Jedis estão em busca do líder da Federação.
Temendo por suas vidas, Os aliens mandam droids de batalha especiais, com campo de força, e isso adiou os negócios dos Jedis que se viram na necessidade de se separar e ir para Naboo para encontrar a Rainha Amidala.
Ocorre um chamado na nave da Federação mercantil, é a rainha Amidala de Naboo, e quer saber se eles se resolveram com o tratado, no que eles respondem que nem sabiam do tratado.
Na corte da Rainha, seus conselheiros e soldados discutem a respeito se eles devem ou não se sujeitar as exigências da Federação, no que a rainha prontamente diz que não.
Devido a teimosia da rainha, aquele bloqueio decide mandar algumas naves para invadir Naboo e tomar a força o controle do planeta.
E começam a destruir a flora de um pântano local, e percebesse que um dos Jedis esta sendo perseguido por aquelas coisas.
Durante a perseguição, Qui Gon-Jinn (o Jedi) acaba salvando uma forma de vida, ele era Jaja Binks, um sujeito atrapalhado e irritante que foi expulso de sua cidade devido aos incontáveis prejuízos que ele causou, Os dois acabam se reencontrando com Obi wan Kenobi (o Padawan, ou o aprendiz de Qui Gon).
Eles estão fugindo das maquinas de guerra e Jaja Binks fala de sua cidade, e eles decidem ir para lá.
Uma cidade submarina, um lugar perfeito para se esconder e armar um plano.
Mas nem tudo são flores, Jaja é levado para a corte e deveria ser punido, o lider dos Gungans (raça do Jaja binks) esta furioso e exige uma punição, mas mudando o assunto, os Jedis querem saber como ir para a Republica de Naboo.

Mas são respondidos de forma grosseira, aparentemente ha uma rixa entre os Gungans e os Naboo's, isso se deve a supostamente haver um preconceito por parte dos Naboo para com os Gungans.
O lider dos Gungans, o Senhor Sapão desconfia das intenções dos Jedis, mas diz que se quiserem ir para Naboo, eles podem pegar um Bongo. Mas antes de irei, Qui Gon acaba por salvar a vida de Jaja binks e conta que já fez isso pelo menos umas duas outras vezes.
Acontece que os Gungans tem um código de honra religioso que exige que eles pertençam ou acompanhem aquele que for altruísta e os salvem de algum perigo.
Eles vão ter que atravessar o núcleo do planeta para chegar ate a cidade.
Durante sua jornada cruzam o caminho de enormes criaturas marinhas e quase morrem durante o processo.
Eles chegam até Naboo e encontram a corte sendo levada por droids, é quando nossos heróis destroem eles e vão para a ala das naves (vulgo: aeroporto)
Durante sua fuga, eles (Jedis, JajaBinks e  a corte) são atingidos pelas naves de guerra da Federação.
O piloto ativa os robôs para consertarem o projetor de campo de força que havia sido atingido.
E três dos quatro são destruidos no processo, só um restou (R2-D2) que cumpriu seu objetivo e salvou a todos em questão.
Enquanto isso...
Os Lideres da Federação estabelecem contato com Lord Sidious e contam de seu fracasso, e afirmam que não podem fazer nada, pois a nave sumiu no espaço e seria impossível de rastrear.
É quando Lord Sidious diz que tem um aprendiz do lado negro da força, ele é Darth Maul e com suas habilidades ele poderia encontrar o paradeiro da nave...

Continuando com nossos heróis.

O pessoal ficou com a nave com danos irreparáveis e é forçado a pousar em um planeta próximo, o planeta era Tatooine, um lugar desértico que tinha constantes tempestades de areia e que servia de lar para escravos, mercenários, bandidos e comerciantes em especial.

Chegando lá, Qui Gon parte junto de Jarjarbinks e de uma das servas da rainha amidala, Padmé.
Eles entram em uma das tendas comerciais e encontram com o dono rabugento e de seu escravo humano.
Enquanto conversam e Jarjar binks faz besteira, a Padmé acaba conhecendo o garoto que se chama Anakin Skywalker.
Pessoal, aprendam com o Ani como se conquista uma garota:


(Palmas...muitas palmas para esse molequinho).

Mas nem tudo vai bem, pois o dinheiro de Qui Gon não é aceito pelo comerciante devido a Republica não ter poder sobre Tatooine.
E eles decidem voltar sem rumo, mas durante a caminhada, Jaja faz besteira, de novo e é salvo por Anakin.

Anakin explica que o mal elemento era Sebulba um corredor que era perigoso. Haviam corridas em Tatooine e existiam duas formas como girava a economia do planeta: através da compra e venda de produtos raros achados/roubados de viajantes, e as apostas de corrida.

Anakin diz que tem uma tempestade por vir e abriga seus novos amigos em sua casa.

Chegando lá, o jovem Anakin apresenta a sua criação para a Padmé, um robô conhecido por C-3PO.
Obiwan se comunica com Qui Gon por meio de um comunicador e diz que estão pedindo socorro em Naboo, mas Qui Gon diz que provavelmente é uma armadilha.
E enquanto isso, o Lord Sidious e seu aprendiz Darth Maul discutem um pouco a respeito dos Jedi's e Darth Maul é despachado para Tatooine após achar a localização deles.
Durante uma refeição, Anakin começa a perguntar a respeito do que é um Jedi, e diz que já desconfiava que Qui Gon era um. Ele também pergunta se estão ali para libertar os escravos, mas é recebido por um não.
Como Qui Gon precisa conseguir as peças da nave para partirem, o menino tem um plano, inscrever ele numa corrida e com o dinheiro do prêmio, o Jedi poderia sair com as peças.
Naquela noite, Qui Gon tira uma amostra de sangue de Anakin e manda para a analise, e o resultado é que o garoto possui uma alta concentração de Midiclorians em seu corpo, maior até do que o grande (em poder) mestre Yoda.
O dia amanhece e a corrida esta para começar, Qui Gon faz uma aposta com o mercador dono do Anakin e se o garoto vencer, ele será livre, a ideia original era libertar tanto a mãe quanto o filho, mas só foi possível o garoto. E o que ele perderia se o garoto não ganhasse? ora ele perderia a nave.
E antes do começo da partida, Sebulba sabota o dirigível de Anakin.
E a corrida começa. Anakin no começo da corrida não da a largada, mas depois parte em busca de seus rivais.
Nessa corrida mortal, os competidores ferram uns com os outros, diminuindo o numero de corredores, isso fora o fato que em certos trecho do percurso eles passariam por uma área na mira de atiradores.
Depois de muitas manobras e quase morrer, Anakin vence a corrida.
Dito e feito, o garoto esta livre, mas ele não quer ter que se despedir de sua mãe. (Eu penso, porque o Qui Gon não usou o dinheiro extra do prêmio para comprar a liberdade da mãe do garoto?)
Durante a sua fuga do planeta, Qui  Gon é surpreendido por Darth Maul e os dois lutam enquanto a nave inicia para partir. No fim a luta é interrompida com Qui Gon saltando na nave.
E em Naboo, o líder da Federação espera respostas da rainha Amidala para negociar o tratado.
E o pessoal chega finalmente ao seu destino, o grande planeta capital, Coruscant, o lar da Republica e a sede dos Jedi's.
Lá ele encontram com o Senador Palpatine e o grupo se divide.
Os Jedis levam o garoto para o circulo Jedi, onde discutem sobre o destino do garoto.Há uma certa profecia que dizia que alguém seria concebido da  Força e que seria responsável pelo equilíbrio entre o bem e o mal.
E o Senador Palpatine conversa com a rainha a respeito das possíveis saídas de Naboo.
Então eles vão ao senado e buscam promover alguém forte para que assuma o cargo de Chanceler supremo e assim poder agir sobre o confronto que esta havendo em Naboo.
E Obiwan e seu mestre falam a respeito do que será do garoto.
(Reparem nessa imagem e me digam se não lembram desse jogo)

E os Jedis do circulo decidem testar as habilidades da criança e eles percebem seu potencial, mas tem receio de o aprova-lo, pois percebem o medo que reina no coração do garoto, e Yoda diz ser incerto o futuro do garoto.
No fim, Palpatine se torna o supremo Chanceler.
E a rainha se cansa de esperar e decide ir com a força e a coragem para Naboo para livrar seu povo.
Antes da partida, Qui Gon tem uma conversa com o jovem Anakin e o fala sobre a origem de seus poderes, são os midiclorians, formas de vida simbiontes a nossa, são organismos menores que células e que estão presentes em todos os seres vivos, e é por ela que alguém é capaz de usar a força.

A rainha tem um plano, ela ouviu de Jarjar Binks, que os Gungans são guerreiros numerosos e treinados, ela decide partir para Naboo para fazer uma aliança com os Gungans e tomar a força o seu palácio das mãos das tropas de droids e da Federação mercantil.
E enquanto o pessoal faz o seu plano, em um outro lugar os Gungans serviriam de distração para os droids, enquanto o restante do grupo ruma para a cidade.

Jarjar binks é aceito novamente por seu povo e se torna o General na guerra.
E enquanto isso, os soldados reais libertam os pilotos, que vão para as naves e decidem atacar as naves do bloqueio planetário. Anakin por ordem de Qui Gon teve que esperar em uma das naves dos pilotos.

Enquanto isso, Darth Maul aparece, e os Jedi's partem para um ultimo confronto contra ele.

A guerra é violenta e ocorre muitas baixas, mas graças ao azar (ou seria sorte) de Jarjar, os droids começam a se destruir.

E longe dali, a nave de Anakin liga o piloto automático e parte em busca da nave dos droids.

Não demora muito e tanto os pilotos, quanto o exército, a corte e os Jedi's se encontram em apuros.
Quando tudo parece perdido, começam a vencer seus adversários, afetando a luta dos outros grupos.
Nesses últimos 20 minutos é que esta toda a ação do filme.
Na luta entre os Jedis, tudo estava bem, até Qui Gon ser encurralado por Darh Maul e tendo que lutar sozinho, e isso acontece.
O que faz com que Obiwan fique puto e parta para cima de Darth Maul.
Com certa dificuldade, ele consegue matar Darth Maul.


Antes de morrer, Qui Gon pede para Obiwan treinar Anakin.

Anakin acabou entrando na nave da Federação e atirou no gerador principal da nave, fazendo ela se alto destruir, com a explosão, os droids que estavam lutando contra os Gungans são desativados.

E assim, Naboo é liberta das garras da Federação. Os lideres da mesma são presos e há uma cerimonia de cremação para homenagear a passagem de Qui Gon-jinn dessa para a melhor.

E todos que estiveram presentes em Naboo durante o confronto comemoram enquanto Obiwan e Jarjar binks são condecorados.

E Obiwan decide cumprir a promessa que fez ao seu mestre e decide treinar Anakin.

Fim. 

Universo e Detalhes técnicos:

A franquia de George Lucas é uma das mais lucrativas e inspiradoras a ser criadas e que estão na boca do povo.
A trilogia original de George Lucas foi produzida entre os anos de 1977 a 1983 (os episódios 4,5 e 6).

No ano de 1999 surge a ''Ameaça fantasma'', que iniciou a segunda trilogia de filmes e que daria contexto para a criação da primeira trilogia.
Muitas pessoas (não a maioria) desgostam da nova trilogia, pois vai de contra a alguns elementos presentes da primeira trilogia, como por exemplo os Midiclorians.

Agora que esclareci sobre essa ''treta'', irei falar do universo de Star Wars.

Star Wars (Guerra nas Estrelas) é uma saga de filmes que se baseam em um universo futurista, onde a raça humana evoluiu tecnologicamente e decidiu colonizar o espaço, encontrando outras raças a quais formaram alianças em busca de benefícios mútuos.

É dito na introdução de cada filme a seguinte fala: ''Along time ago in galaxy  far, far away'' (A muito tempo atrás, numa galáxia muito distante) O que dá a entender que a narração do filme é feita com base de algum historiador que esta contando as histórias da época onde houveram lutas entre a Republica e a Federação, com Jedis e Siths lutando para estabelecer o controle do universo.

Em termos de cronologia, nós temos os filmes episódio 1, episódio 2, Guerra dos clones (uma série animada produzida pela Lucas film e exibida na Cartoon Network) , episódio 3,Star Wars Rebels (uma série animada exibida pela Disney),Star Wars Rouge episódio 4,episódio 5, episódio 6, Star Wars o Despertar da força (2015)
Isso sem contar o universo expandido, livros canonizados pelo Próprio George Lucas e que dariam continuidade a saga de Luke Skywalker, mas que por algum motivo, Lucas tempos depois desmentiu tal canonização, o que gerou confusão entre fans da saga.

Independente de qual filme, todos seguem a mesma primícia: Um herói ''adormecido'' é chamado para ajudar contra a luta contra o mal, ele é treinado e guiado por um mestre (normalmente ancião) sobre os caminhos da força e tem que lutar contra as forças do mal.

...Sabe, Star Wars segue bem a risca a jornada do herói de Joseph Campbell.


Na nova trilogia de Star Wars é citada a existência de mini organismos chamados de Midiclorians, seres que viviam em simbiose com os seres vivos. As formas de vida inteligentes e os Midiclorians se ajudavam com uma troca de benefícios mútuos, todos nascem com uma quantidade ''x'' desses seres, e quanto mais midiclorians você tivesse, mais forte você seria.
Com o auxilio deles, seria possível usar ''poderes'', esses poderes eram ditos como a ''Força'', uma essência que era responsável por certos feitos.

Antes de falar mais a respeito desses poderes, irei falar do grande trunfo de Star Wars, os Jedis:

Os Jedis eram os manipuladores da força, eles eram a milicia responsável por preservar a ordem nos lugares onde eram chamados, Os Jedis são divididos em categorias:


  • Guardião Jedi: Eram responsáveis por proteger as pessoas inocentes dos crimes e de qualquer injúria impostos a eles. Eram Jedis que tinham um treinamento avançado nas artes da luta e usavam sabre de luz azul.
  • Jedi Consular: Eram responsáveis por tarefas diplomáticas, eram os Jedis mais sábios e só deviam partir para uma luta se fosse criticamente preciso. Eram detentores de um grande poder sobre a manipulação da força, podendo assim fazer tarefas como a telecinesia, a cura celular acelerada e poderes da mente. Usavam sabres verdes.
  • Jedi Sentinela:Eram Jedis que faziam missões que precisavam usar ambas as habilidades. Portavam um sabre amarelo.


Os Jedis ainda eram categorizados hierarquicamente pela patente de:
  • Padawan (que era um aprendiz de Jedi)
  • Mestre Jedi (Responsável por treinar um Padawan)
  • Cavaleiro Jedi (Era um cargo de privilégio, que só os mais fortes tinham).

A formação de um Jedi

Quando um Padawan está para se tornar um Jedi, ele passa por inúmeros testes que testam sua habilidade de força, coragem, espirito, paciência e  nobreza.

Os Sabres de Luz

O Jedi orienta seu pupilo a ir atras de diferentes materiais para a criação do cabo do sabre de luz, feito isso, o Padawan devia ir para as cavernas de cristal de Ilum, chegando lá, o Padawan devia entrar em um estado de espirito muito elevado para poder ter acesso ao material que iria dar a personalidade própria ao Sabre de luz, variando de pessoa para pessoa, esse é um teste muito dificil, pois requer muito poder mental.
Esses sabres eram produzidos muitas vezes de metais poderosos o suficiente para conter a energia da força que se modelava na ''lâmina'' do sabre através da força.

Quem são os Siths?

A muito tempo atrás, a pelo menos 7.000 anos antes dos eventos de Star Wars episódio 4, houve uma guerra travada por Jedis e Jedis corrompidos que usavam da força para o mal, esses eram os Siths.
No final do confronto intitulado como ''A guerra dos cem anos da escuridão'', os Siths foram dados por extintos, mas na verdade estavam se fortalecendo em um planeta fora dos limites da Republica.
Os Siths em alguns aspectos se assemelham aos Jedis, seu treinamento e a criação de seu sabre são semelhantes, mas os Siths eram treinados para serem impiedosos e frios. Havia um código de honra que dizia que os Siths só podiam andar em grupos de 2: sendo o Mestre e o seu discipulo, que tomaria o lugar do mestre apos supera-lo em força e o matar em um confronto direto.

Os poderes:
São muitos os poderes de um Jedi, mas podemos destacar alguns exemplos:
  • Telecinesia.
  • Intuição
  • Localização através da força.
  • Controle mental
  • Super velocidade (vinde o começo desse filme).
  • Regeneração.
Detalhes Técnicos:

Esse filme foi produzido pela Lucas Film (Empresa de George lucas) utilizando de CGs e truques de câmera, junto de maquetes detalhadissímas que levavam umas 7 horas para serem feitos, isso somado da dedicação de seus atores e dos jogos de luzes e sombra com os efeitos aúdio-visuais fizeram esse filme ser o mais aclamado e cimentou o legado de George Lucas, alem de servir de molde para futuros filmes, séries e jogos por sua temática sci-fi (vale lembrar que estou falando em partes do episódio 4, o primeiro lançado lá em 1977, e que veio alguns anos antes de Alien o oitavo passageiro).

Os atores do filme estiveram excelentes em seu papel, não há nenhum a qual eu destaque, mas achei a atuação excelente do Jake Lloyd com o seu Anakin Skywalker.
Eles crescem tão rápido... (Sniff)
Eh...deixa quieto (Obs: em 2015 ele foi preso pela policia por dirigir em alta velocidade e ignorar a ordem dada pelo guarda de transito).

Lloyd na época que era só um garotinho transmitia com uma força (haha, que piada besta) o seu papel de menininho com saudade da mãe e que ficava surpreso, entusiasmado e excitado pela aventura e pela sua liberdade.

Saúdo também Lian Nelson que interpretou o papel de Qui Gon, fora outros grandes papéis que ele produziu como Busca implacável (2008) e suas continuações, A lista de Schindler (1993), Batman Begins (2005), Batman o cavaleiro das trevas ressurge (2012), Fúria de Titãs (2012) e Ted 2 (2015) alem de ter sido dublador de filmes como As crônicas de Narnia (2005)


Vocês não fazem ideia do tempo que levei para produzir esse artigo (era para ter ficado pronto no dia 31 de Setembro, mas devido a prazos de entrega de trabalhos da faculdade e outros imprevistos eu nunca conseguia arranjar tempo para termina-lo.
Todo o conteúdo extra sobre o universo de Star Wars foi feito com o auxilio do Almanaque Jedi que meu cunhado me emprestou, ele é um bom sujeito e sou grato por isso...

Espero que tenham gostado do artigo, caso tenham sugestões, me mandem nos comentários.
Me despido aqui e nos encontraremos no mês temático do Terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário