domingo, 9 de outubro de 2016

Resident Evil 1 (Bio Hazard)

Olá meus caros leitores, dessa vez eu trouxe para vocês, o primeiro jogo de Resident Evil.
Então vamos a ele:
(Aviso esse artigo contém Spoilers).
Resident Evil (Bio Hazard no Japão) é um jogo de Survivor Horror produzido pela Capcom e lançado inicialmente para Playstation 1 no dia 22 de março de 1996.

Antes de mais nada, apreciem a intro desse jogo:https://www.youtube.com/watch?v=YBPorxYQcwc.

Pois bem, vamos ao jogo:

Sinopsia:

Na cidade Fictícia de Raccon City estavam ocorrendo misteriosos casos de desaparecimento de pessoas e mortes onde as vitimas eram canibalizadas.
Nisso, uma força tarefa conhecida pela Sigla S.T.A.R.S dividida em team bravo e team alpha é chamada para o caso.
O team Bravo é despachado para investigar nas montanhas da cidade e some, e então o team Alpha é mandado para investigar o sumiço do team bravo e o que raios estava acontecendo por ali.
Chegando numa região afastada da cidade, composta por florestas, montanhas e uma enorme mansão, o grupo é atacado por cães monstruosos e decide ir para dentro da Mansão.

Personagens:

No jogo conhecemos os protagonistas e deuteragonistas (aquele que esta abaixo do protagonista) do jogo, são eles:

Chris Redfield: Ele é um militar, ex-piloto do exército e que foi ''transferido'' devido a sua péssima conduta e por não aceitar ordens de superiores. Ele é forte e foi admitido ao team Alpha devido suas habilidades de luta e de atirador.

Jill Valentine:Ela é membro do team alpha, assim como Chris, ela é um membro tático, especialista em desarmamento de bombas e de arrombamento de trancas, o que somado a sua capacidade de se manter calma e sua destreza com armas fizeram ela se tornar um membro valioso da S.T.A.R.S.

Rebecca Chambers: Ela é da unidade médica do team bravo (e minha personagem favorita também...), devido a suas habilidades e formações em medicina ela pode entrar para a S.T.A.R.S com um certo aprendizado militar.

Barry Burton: Ele é o integrante mais velho da S.T.A.R.S, ele é o ''paizão'' do grupo, amigo e tutor de Chris no inicio de carreira do rapaz. Ele é integrante do team Alpha, ele é quem mais tem senso de humor, principalmente com piadinhas sobre sandwich (só quem jogou o jogo vai entender), mas quando esta focado em um objetivo é um dos mais sérios.

Albert Wesker: Ele é o melhor amigo de Chris, ele era um rapaz brilhante na escola, sempre se destacando nas aulas de Biologia, se tornou cientista e ''largou'' o ramo para servir carreira militar como policial em Los Angeles, foi o fundador da Team Alpha e é o grande filho da mãe do jogo.


História durante o jogo:

Ao chegar naquela mansão, nossos heróis (Chris,Barry, Jill e Wesker) decidem se separar para encontrar pistas dentro daquela mansão, e acabam encontrando pistas que incriminam a Umbrella Corporation.

Umbrella Corporation:

A Umbrella Corporation é um mega conglomerado farmacêutico que usava fundos do governo e de doações em prol do desenvolvimento de curas para doenças e pesquisas para novas fórmulas, aquela coisa linda...Mas acontece que isso tudo era fachada, o que ocorre é muito mais sinistro.

A Umbrella Corporation foi criada por três grandes nomes da ciência (informação que desconheciamos na época, então só passarei a limpo.) que buscavam manter sua longevidade.

Eles viajaram para  a Africa e acabaram encontrando uma tribo que usava uma planta nunca antes catalogada para o uso de seus rituais. Acontece que essa planta possuía propriedades regenerativas, e ela era responsável por trager força e vigor para os nativos daquela região.

Interessados pela planta, Os três grandes cientistas financiaram expedições em busca de amostras dessa planta para analise.
Eles não conseguiram nada com a planta e o dinheiro deles estava acabando, então para garantir fundos, eles decidiram criar uma empresa de faixada (Umbrella Corporation) e decidiram construir inúmeros laboratórios em volta do globo.
Com base das doações, eles continuaram seu trabalho, mas de forma ilegal, pois utilizavam cobaias humanas e animais (eles eram inescrupulosos).
Um dos Cientistas havia planejado a planta de um lugar nas redondezas de Raccon City, e esse lugar era um enorme laboratório, que para disfarçar suas operações, o fizeram no subsolo, escondido por debaixo da Mansão onde nossos Heróis estão.
Acontece que a Umbrella desenvolveu um vírus, que foi batizado de ''T-Vírus'', esse que foi feito com base do soro da planta e foi testado em animais, o que resultou em um desenvolvimento de seus corpos e metabolismos.Mas algo deu errado.
Devido um acidente, o Vírus caiu do frasco e se espalhou sobre toda a região de Raccon, esse vírus em pessoas mortas era responsável por reanima-las, assim surgiu os zumbis, seres dotados de um baixo raciocínio e com uma grande fome por carne.

(Isso foi um resumo rápido).

Durante as buscas de Chris e Jill, eles acabam topando com um ser humano estranho, que agia de forma instintiva e agressiva, mal sabiam eles que aquilo era um zumbi.
Oi, meu nome é Bobby
O que gerou isso.

Vendo a situação que eles estavam, tentaram chamar por ajuda, mas eles não tinham nenhum sinal, devido a isso todos rumaram em busca de uma saída da mansão e por achar sobreviventes.
Chris nota que Wesker esta agindo de atitude suspeita...
E ocorre várias reviravoltas, e o final, ah o final...Naqueles tempos aquilo era impensável.

Detalhes Técnicos:

No jogo podemos andar, atirar, correr e entrar em portas e subir e descer escadas (falo mais sobre isso)

No jogo podemos escolher entre a campanha de Chris ou Jill.
Eles possuem algumas particularidades:
  • Chris: Ele é mais forte e mais propenso a achar armas, devido a isso, sua campanha é seguida de muitas lutas, pois aqui o número de inimigos sera maior. Ele possui 6 slots e durante sua campanha você acha Rebecca Chambers um membro do team bravo que passa a te ajudar).
  • Jill: Por ela ser mais fraca, e por seus conhecimentos a campanha dela é mais receada de puzzles, e menos inimigos. Ela possui mais slots do que o Chris (8)

Mesmo que escolha um dos dois, isso não ira excluir os elementos do outro na campanha, haverão momentos de luta com a Jill e haverão momentos onde deve raciocinar com o Chris.

No jogo temos acesso a um inventário, esse composto por 8 slots e que serve para carregar tudo: desde suas armas, até munições e chaves, é importante sempre manter o inventário com os itens mais necessários.
Para sanar o problema de itens, no jogo esta presente também vários baús ''universais'' esses que compartilham os mesmos itens que você guardou no baú anterior, normalmente eles estão presentes ao lado da maquina de datilografia.

A maquina de Datilografia é o trambolho que você usa para salvar seu progresso. (Tá achando fácil?) Para usar essa maquina é preciso ter a tinta para escrever seu save, esses que são escassos e de número contado a dedo, então se salvou demais agora se vira para zerar o jogo a partir dai.
No jogo encontraremos alguns itens, sendo eles os seguintes:

  • Arma/munição: Esses são os básicos, você os usa para atirar nos inimigos. Se resumem em uma pistola e uma 12. mas há mais armas alem dessas.
  • Ervas: São plantas medicinais usadas para restaurar nossa saúde, são divididas em três: Verde, Vermelha e Azul. Sendo respectivamente: curar seu hp, curar de sangramento e curar de envenenamento, essas ervas podem ser ''craftadas'' para criar remédios, esses que são mais potentes e que podem curar mais de 1 estado.
  • Itens de puzzle: consistem em peças de um ''quebra-cabeça'', um pedaço de uma estátua, uma chave, um cartão de acesso, etc...

O gráfico do jogo era bom para época, sua câmera era isométrica e seus cenários eram ''fotos'' 2-D em contraste com objetos e personagens 3-D.
Eu explico: Imaginem uma sala, mas não acabada, nela temos acesso visual a tudo, mas conforme vamos andando a câmera da destaque a uma parte em especial do comodo. O jogo seria pesado demais para ser processado se fosse totalmente em 3-D, para evitar problemas com a renderização a Capcom fez as áreas em 2-D com características em 3D (tipo os inimigos de DOOM) e os personagens e objetos interativos possuíam tridimensionalidade.
É como se fosse uma foto.

A trilha sonora do jogo é boa, ela diverge entre ação e músicas dramáticas, essas sendo usadas em momentos de boss fight (luta contra bosses), assim eles podiam explorar o máximo do suspense, pois era um lugar enorme e silencioso e de repente você houve um grunhido abafado, ou sons de janelas quebrando.

Na hora de entrar em portas ou subir e descer escadas, havia uma animação onde a tela toda ficava preta e o foco era a interação do jogador com tal elemento (os sons de porta rangendo quando você ia para uma nova área era digno de um cagaço...ou de ir parar na U.T.I).

Podiamos pedir ajuda pelo radio ao nosso parceiro (Barry com a Jill ou Rebecca com Chris) ou para o outro principal, ao fazer contato com eles, eles nos dariam dicas sobre o que fazer em determinado momento.

A ambientação do jogo era incrível para  a época, suas ''fases'' se dividem em Mansão, Área externa e Laboratório, neles você toparia com diversos inimigos, puzzles e encontraria alguns documentos, esses que contariam um pouco da história do local.



Inimigos:

Existem alguns inimigos em Resident Evil, mas os de maior destaque são esses aqui listados:
  • Zumbi: Eles são lentos e fracos, causam um belo estrago em você se te atacam, eles são inimigos corpo-a-corpo e onde tem um, tem vários.
  • Cães Zumbis: Eles são rápidos, mas são tão fracos quanto os zumbis, são os mais filhos da mãe, pois surgem de surpresa quebrando janelas e invadindo.
  • Animais gigantes: Eles são os Bosses da área da Mansão, são grandes, resistentes e muito chatos, eles eram animais que foram infectados pelo vírus e que resultou em um crescimento exorbitante de seus corpos.
    Essa aranha tem o tamanho de um homem adulto.
  • Tirant (Arma X): O grande Chefe do jogo, ele era um dos projetos ambiciosos da Umbrella, servia de guarda-costas do laboratório, ele é muito poderoso (aqui é só tiro de 12. nesse filho da mãe.)


Criticas ao jogo:

O jogo possuía uma dificuldade muito elevada para aqueles tempos (quase impossível para o padrão de hoje). Isso se deve a X fatores, os quais falarei agora:

  • No jogo existem uma porrada de puzzles, esses que servem para conseguir uma chave aqui, destravar uma porta ali, coisas do tipo. O problema em questão é que você possuía um slot muito escasso (coisa só consertada de verdade em RE4) e você teria que cruzar uma área inteira só para dar continuidade ao seu progresso e durante seu trajeto, você toparia com inimigos.
  • Com base do problema anterior, falarei dos inimigos: No jogo é quase 5 por m², vale lembrar que nesse jogo todos os itens utilizáveis do inventário são escassos (inclusive as balas) e você em muitos momentos teria que passar reto por um corredor estreito cercado de inimigos, pois a próxima área teria algum obstaculo a qual seria realmente útil guardar essas munições (muitos jogadores com medo do que iriam encontrar mais a frente, tentavam de tudo para poupar o máximo de munição de 12. possível para as próximas etapas do jogo).
  • A Maldita câmera do jogo: Pois bem, lembra que disse atrás que a visão era isométrica (vista de cima) e que focava diferentes pontos do cenário? então, eis o problema: As vezes a câmera dava destaque a algum item ou algum canto de uma sala o que fazia ser impossível de se ver no comando de nosso personagem. Quer ver como fica mais gostoso? Poe um inimigo nesse lugar.
  • Os pontos de save: As maquinas de datilografia só funcionavam tendo em mãos o item ''tinta'', esse que era limitado e que era gasto conforme salvava. Pois bem, alem desse agravante, os pontos de save eram muito distantes um dos outros, o que era um problema.
  • Algumas variantes de zumbis davam respawn (voltavam a vida) após termos os matados e voltarmos aquela mesma região tempos depois, o que fazia o sacrifício da sua munição em vão.
  • Alguns inimigos eram fortes de mais, e precisavam de muitos tiros para serem mortos.
Dentre outros.

Apesar disso, o game teve vendas incríveis (acima dos 2 milhões) o que garantiu uma sequência e no futuro até um remake para GameCube em 2002.

Curiosidades:

  • Resident Evil foi considerado o ''pai'' dos survival horrors em 3-D devido ao seu grandioso sucesso, mas o primeiro jogo a fazer survival horror de gênero foi na verdade Alone in the Dark, série que serviu de inspiração para Resident Evil, principalmente em suas mecânicas.
  • O jogo foi inspirado em um game de 1989 conhecido por ''Sweet home'', esse a qual RE se inspirou para fazer a ambientação (uma mansão)
  • Inicialmente, Shinji Mikami (criador da franquia de R.E até o 4 jogo) queria que Residente Evil fosse estilo FPS.

Minha Opinião:

Resident Evil 1 é um jogo bom, mas é notável seu envelhecimento decorrente dos anos que se passaram.
Para compensar isso, A Capcom criou o remake, esse que trazia melhor qualidade gráfica.
O jogo possui uma dificuldade muito elevada, mas ele te induzia a continuar, a sua trama era hipnotizante e  o suspense do jogo valia por um filme de terror.
Não pude falar muito a respeito do jogo como minha opinião, pois o que eu acho já foi dito em partes nas criticas, só resta dizer que eu acho um descaso por parte da Capcom que uma franquia tão boa tenha se deteriorado ao longo dos anos, e agora o Hype cresceu com a chegada dos teaser de Resident Evil 7, mas nada de trazer a minha querida Rebecca Chambers de volta, o que é uma lástima. Mas enfim...

Então pessoal, era isso, esse foi mais um artigo de Terror, se tiverem sugestões, deixem nos comentários, se tiverem críticas façam o mesmo, gostaria de debater com vocês a respeito de suas dúvidas.
Então é isso, até um outro artigo. Tchau.

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