domingo, 30 de outubro de 2016

Mortal Kombat 1

Fala pessoal, dessa vez irei fazer um artigo de um jogo de luta (contendo muito GORE) e o tema de hoje sera: Mortal Kombat (com ''K'' mesmo).
(AVISO: Esse artigo contém SPOILERS.)
Mortal Kombat é um jogo de luta criado por Eddie Boon e John Tobias com parceria da Acclain Entertainment e da Midway Games (Jonh Tobias e Eddie Boon trabalham na Midway) em Agosto de 1992 e foi desenvolvido para as plataformas Super Nintendo, Arcade e Mega Drive.
Acclain, uma produtora de jogos que ficou notória pela criação de jogos de esportes como os jogos da WWE, e de Baseball, alem de jogos de ação como os da marvel e da Dc na era dos Arcades e principalmente por outros diversos títulos da geração super-nintendo e playstation até chegar a falência em 2004.

Empresa que ficou famosa por inúmeros clássicos da era dos Arcades, como Pacman (1980), Space Invaders (1978) e por outros jogos de diversas plataformas, como os jogos da NBA, Cruis'n USA, a saga Mortal Kombat, dentre outros. Atualmente a Midway é uma subsidiaria da Warner Bros.

Ed Boon
Jonh Tobias
Agora que apresentei seus criadores, vamos ao jogo, mas antes de mais nada, aqui vai o comercial do jogo, a qual usarei de abertura.

Sinopsia:

No principio de tudo, haviam 7 Deuses: O Deus Supremo e os outros 6, que eram intitulados Elder-Gods.
O Deus Supremo era dono de total poder, alem de ter conhecimento de todas as coisas, os outros deuses também possuíam tal habilidade, mas de intensidade menor.

Dispostos a se tornarem supremos, os Elder Gods forjaram armas sagradas e armaram uma guerra contra o Deus Supremo. Essa guerra tomou proporções gigantescas e foi muito violenta, mas no final os Elders Gods conseguiram matar o Deus Supremo, que ao ser despedaçado por cada uma das armas dos Elder Gods, acabou se dividindo em 6 pedaços que cairam em áreas diferentes da inexistência, e em cada lugar onde um pedaço caiu, surgiu um reino/universo/mundo.

Em Mortal Kombat existem seis mundos, são eles:

  • O Reino da Terra
  • O Reino de Edenia (semelhante ao Paraíso)
  • O Reino de Netherrealm (semelhante ao Inferno)
  • O Reino de Outworld (o reino de criaturas mágicas, dotadas de incríveis poderes, e de tiranos lunáticos)
  • O Reino da Ordem
  • O Reino do Caos


(Obs :Essa informação que acabei de dar só seria importante mesmo lá para Mortal Kombat Deception, mas já deixo como base da introdução para que possam se situar melhor).

Cada um dos Elder Gods então passou a ser responsável pelo reino onde sua respectiva arma caiu.
Milhares de anos se passaram (o que para uma entidade deve ser como uma semana monótona...)
Os Elder Gods eram adorados pelos habitantes de seus respectivos reinos, alguns exigiam sacrifícios, enquanto outros já eram mais piedosos... Mas de qualquer forma, os Deuses queriam se entreter e encontraram uma solução.

O Mortal Kombat (Combate Mortal)

O Combate Mortal era um torneio de luta onde seus participantes iriam demonstrar suas habilidades de luta, usando de poderes e de artes marciais para ir vencendo seus oponentes. Aquele que vencesse uma luta tinha então a opção de poupar a vida do inimigo, ou acabar com ela, pois se perdiam no Mortal Kombat, quer dizer que já não possuíam mais serventia de vida.

O vencedor desse torneio sanguinário teria como prêmio o que ele quisesse, poderia se tornar uma divindade menor, ter poderes infinitos, vida eterna, ou o príncipal... Acumular vitórias para o seu reino.

Aqueles que representassem o seu reino e ganhassem 10 vezes seguidas o Mortal Kombat, teria o poder de invadir outro reino para fazer o que bem entendesse com ele.

(OBS: Novamente, essa é apena a parte introdutória do jogo, antes mesmo da sinopsia começar, agora sim, eu irei me adiantar)

Havia um Mortal Kombat ocorrendo na terra por volta de uns 500 anos atrás, o torneio era regido por 3 grandes figuras das artes marciais e o torneio era ''normal''.
Mas dentre os competidores, um deles era especial, esse era Shang Tsung.

Shang Tsung era um guerreiro com uma habilidade nata, ele era de uma destreza sem igual, e foi responsável por vencer inúmeros torneios de artes marciais, o que deu a ele uma arrogância tão grande quando a sua habilidade.

A idéia é que ele era forte devido a um misterioso treinamento, quando na verdade não era assim... Shang Tsung ao final de uma luta, matava e roubava a alma de seus oponentes, assim ele conseguia 2 coisas:

  •  Se manter novo e imortal para sempre, contanto que ele continuasse com essa prática.
  • Adquiria os poderes e os conhecimentos de suas vitimas, se tornando assim um lutador imbatível.
O reinado de terror de Shang Tsung durou até que em um Mortal Kombat, ele foi enfrentar um ''iniciante''. 
Esse iniciante era um monge do templo da Lótus Branca e seu nome é Kung Lao.

Em resumo: Kung Lao desceu a porrada no Shang Tsung e no seu ego e decidiu poupar a vida dele (O maior ato de humilhação para alguém que vai nesse torneio).

O tempo passou e houve outro MK, e dessa vez Shang Tsung apareceu com uma fisionomia extremamente envelhecida e com um seguidor monstruoso que possuia 4 braços, essa criatura tinha o nome de Goro.

Shang Tsung com sua verdadeira aparência.

Goro, o príncipe da raça Shokan, uma raça de guerreiros selvagens oriundos de OutWorld.
Kung Lao participou desse MK também, e chegou a final onde foi brutalmente morto por Goro.

Passaram-se então 500 anos e OutWorld estava com 9 vitórias consecutivas sobre o reino da Terra, mais uma e eles iriam invadir o reino para toma-lo, e é em meio a isso que o primeiro jogo começa.


Personagens: 

  • Liu Kang: Ele é um monge do Templo da Lótus Branca, é o mais forte de seu templo, é descendente do lendário Kung Lao que lutou a 500 anos atrás. Liu Kang foi  escolhido a dedo por seu mentor para representar a Terra e salvar ela das garras de OutWorld.
  • Raiden: Ele é o mentor de Liu Kang, é o Deus do trovão e guardião da Terra estando abaixo unicamente do ''criador'' dela. Raiden não participa diretamente do Mortal Kombat, mas mesmo assim esta jogável no game. Ele é sábio e possui um incrível poder, mas espera o conselho dos Elder Gods para poder agir.
  • Johnny Cage: Seu nome de verdade é Jonathan Carlton, e ele era astro de filmes de ação de Hollywood. Ele era um babaca metido no primeiro MK, ele era visto como um palhaço pelas pessoas que achavam que suas habilidades de luta eram puro efeitos especiais. Acontece que Cage treinou com alguns mestres de luta ao redor do mundo, mas nunca chegou a ser reconhecido por isso. De alguma forma ele descobriu que haveria um MK e decidiu participar dele para poder ganhar respeito com as pessoas e mostrar também que ele era um excelente lutador.
  • Sonya Blade: Como tenente ela é uma militar altamente treinada no combate corpo a corpo e que caiu de para-quedas no evento (não no sentido literal). Ela estava em busca de Kano, o culpado pela morte de um amigo militar de Sonya e que durante a busca, ambos (Ela e Kano) foram pegos pela guarda de Shang Tsung para serem punidos, então como unica saída, ambos entraram para o Mortal Kombat.
    (Jesus Cristo!)

  • Kano: Ele é o líder de um grupo terrorista chamado de Red Dragon, esse grupo era famoso pelo tráfico de drogas e armas, alem de atentados em busca de poder. Kano, em uma missão militar fracassada, acaba matando o amigo de Sonya e fugindo para uma ilha (que coincidentemente era o local do torneio) Lá ele é visto por Sonya e na fuga os dois são pegos pela guarda de Shang Tsung. Kano sabia (eu não sei como) dos tesouros que haviam no palácio do evento, então prometeu falsamente lealdade a Shang Tsung para poder mata-lo no final do evento e roubar os tesouros, e ia usar do torneio de pretexto para poder matar Sonya também.
    É dito que o olho biônico de Kano foi transplantado no lugar do olho atingido pelo amigo de Sonya, essa informação foi mudada no decorrer dos jogos seguintes, e o responsável por isso seria Jax(personagem que só vai aparecer em MK2) e pela Sonya.

  • Sub-Zero: Ele se chama Bi-Han e era fruto de um relacionamento entre uma humana e um CrioMancer (uma raça extinta de Outworld e que tinha poderes de controlar gelo). O Pai de Bi-Han havia sido um ninja poderoso e fundador do clã Lin Kuei, um clã de ninjas assassinos. Bi-Han e seu irmão foram treinados e disciplinados por sua mãe nas artes marciais, até crescerem e ingressarem no clã, onde Bi-Han tomou o lugar do pai e se tornou Sub-Zero (o título do membro mais forte dos Lin Kuei e também o líder do clã). Sub-Zero entrou no torneio para matar Shang Tsung e para defender a terra unicamente devido ao seus interesses.
  • Scorpion: Seu nome era Hanzo Hasashi e ele era membro do clã Shirai Ryu, clã esse criado por seu pai, um ex integrante dos ninja Liu Kang. Havia um torneio entre esses clãs e era feito para testar a habilidade de seus membros. Hanzo Hasashi havia seguido os caminhos do pai e se tornou Scorpion (Título dado ao membro mais forte de seu clã). Na luta entre Scorpion e Sub-Zero, Sub-Zero ganhou e matou de forma brutal Scorpion, enquanto sua esposa e filhos viam. Scorpion devido a não ser um santo, foi mandado para o inferno (Netherrealm) e por lá ficou sendo consumido pelo ódio, mas a gota da água foi quando Sub-Zero e seu clã haviam invadido em uma noite o clã Shirai Ryu e exterminado todos os membros (Inclusive a familia de Hanzo). Isso fez com que ele vendesse sua alma para o inferno para poder voltar do mundo dos mortos em busca de vingança. Ele entra no MK unicamente para matar a Sub-Zero (E consegue, mas nos futuros jogos, essa história acaba sendo alterada tantas vezes que ela nem é mais canônica,)

Mecânicas:

O jogo era estilo de luta 2-D, então não demorou muito para ser comparado com Street Fighter, e sempre que havia uma comparação, SF Ganhava pois o primeiro MK era muito lento.

No jogo, temos uma tela de seleção de personagens, onde tinhamos 7 jogavéis.
Após a escolha do personagem, passávamos para uma tela de seleção de dificuldade (Choose Your Destiny), onde haviam colunas onde da esquerda para a direita eram em ordem crescente, e deviamos escolher uma delas para jogar. (Obviamente, a coluna maior era a que contia mais personagens e tinha a dificuldade mais alta).
Haviam 7 fases onde você podia jogar, eram elas:

  • Courtyard
  • Palaces Gates
  • Warrior Shrine
  • The Pit
    The Pit Botton é a parte de baixo, cheio de espinhos.
  • Throne Room

  • Goro's Lair
  • The Pit Bottom
No jogo, haviam lutas que duravam 2 rounds, nos dois os lutadores possuiam 1 unica barra de vida, Mas somente no final do segundo round que você podia execultar o fatality.
A grande sacada de Mortal Kombat são as fatalidades, sequencias de ataques que matavam suas vitimas. Para execultar, você teria que remover toda a caixa de HP do adversário no final do segundo round, então uma voz surgiria com os dizeres ''Finish Him'' (Acabe com ele) e nesse momento, seu adversário estaria tonto, esperando para receber o seu ultimo ataque. Nesse momento você podia fazer 3 coisas:
  • Executar o fatality
  • Atacar ele com algum ataque normal, o que faria ele cair.
  • Esperar e deixar ele desmaiar.
O jogo contava com 7 personagens jogáveis, 2 chefes e 1 personagem secreto.

Na fase The Pit, você teria que cumprir uma série de requisitos para poder invocar Reptile no final da luta.
Reptile não tinha história no primeiro MK, ele seria um ninja verde que usaria os ataques de Scorpion e de Sub-Zero, alem de ser muito rápido e possuir uma I.A bem elevada.

O jogo na hora de criar os personagens, foi usado capturas de movimentos, acontece que os personagens são inspirados em ''atores'' que serviram de molde para fazer tanto os personagens, quanto os ataques, eles eram mandados a ficar em uma determinada pose, enquanto a ''mágica'' acontecia.

Os únicos personagens que não foram feitos através de captura de movimento foram Goro e Shang Tsung, mas isso não deu muito certo, pois Goro que teoricamente seria o personagem mais alto, acabou ficando com o sprite de mesma proporção que os demais lutadores, e Shang Tsung ficou mal desenhando, mais parece que estamos enfrentando um borrão roxo de peruca.

Essa imagem ainda esta bem renderizada, tem versões de console que o Shang Tsung esta horrível!

O jogo era meio pesado na época, não falo no aspecto dele ser brilhante e exigir dos processadores do console (como Chrono Trigger) mas sim que o jogo era muito lento, e era propenso a travar. Fora que ele possuía muitos loadings para as transições das lutas.
A luta contra Shang Tsung era horrivel, toda vez que ele decidia se transformar em algum personagem, o jogo renderizava a situação e travava por alguns segundos até a troca de sprite.

O jogo deu uma variada em seu gênero, pois ele possuía entre uma luta e outra, alguns puzzle. O de mortal kombat 1 era o ''Test Your Might'' onde você teria que rotacionar os botões do controle para fazer subir uma barra para que o seu personagem pudesse quebrar um objeto (Tipo uma pedra, ou uma tabua)

O jogo também tinha bugs na paletas de cores, o que resultou futuramente na criação de um personagem novo.

Acontece que nos Arcades (nos 3 consoles aconteciam isso na verdade) o Scorpion podia aparecer usando uma roupa vermelha, e quando isso acontecia, no lugar de seu nome aparecia os dizeres ''ERror MARcro''.

O jogo foi precocemente comparado com Street Fighter, que na época estava vivendo do seu pico de popularidade devido ao tão aclamado Super Street Fighter 2 (Na verdade o ''Super'' só seria lançado 1 ano depois, mas já tínhamos a versão de console do Street 2 e era isso que importa) e devido a história conturbada de MK e devido a sua violência gráfica na época, o jogo era mal visto e isso acabou gerando muita polemica, fora censuras nesse jogo.

Agora deixa eu falar sobre os fatality's: Você pode ver todos aqui (na verdade, ficou faltando o do Liu Kang, esse você acompanha aqui)

O primeiro Mortal Kombat sofreu com algumas modificações, elas são mais visíveis quando postas lado a lado com um console de Snes com um Mega Drive.

A versão de Mega Drive era mais rápida e possuía gráficos mais bonitos, mas a tela era menor e havia a censura de sangue.

A versão de Super Nintendo era mais lenta, mas em comparação ela possuía o sangue e o fatality original de Sub-Zero.

Sub-Zero possui 2 fatalitys nesse jogo, a censura considerou muito pesado ele arrancar a cabeça do adversário com a coluna vertebral junta, então colocaram outra animação no lugar, na qual Sub-Zero congela o adversário e quebra a ''estátua'' com uma porrada.

Fatality original.


O que fez Mortal Kombat ser o sucesso que foi, se deve justamente por conta do Marketing direto ou indireto que foi gerado para o Game.
Como as mídias estavam tacando fogo no jogo, isso gerou aquele complexo de ''proibido é mais gostoso'' e fez com que o jogo tivesse atenção de uma massa de consumidores jovens (apesar do game já ser Mature para aqueles tempos...)
A polêmica fez seu papel, agora ficava por conta do jogo, e por sorte ele era bom. (Possuía bom enredo, e era descente)

Quando você zerava o jogo, havia alguns balões de textos na tela narrando o que aconteceu, embora hoje em dia (na verdade, já no MK2) esses finais perderam sua credibilidade.


Curiosidades:

  • Originalmente, o jogo contava com a presença de Johnny Cage no papel principal. Lembra que eu disse que o jogo era por captura de movimento? Então lembre-sem disso.
  • O jogo foi inspirado no filme Bloodsport (O Grande Dragão Branco) no qual o personagem principal era o Jean-Claude Van Damme, e Johnny Cage era inspirado no Van Damme. A idéia dos atores para servirem de molde entra aí: Originalmente o Van Damme seria o ator que serviria para captura de movimento do Johnny Cage, mas infelizmente a agenda do ator estava ocupada e sem ele a idéia do Johnny Cage ser o príncipal não iria vingar.
  • Mortal Kombat tem inúmeros easter-eggs, por exemplo na fase The Pit, as ''vítimas'' que estão empaladas pelos espetos são os desenhistas do jogo, além de outros trabalhadores na obra.
  • Mortal Kombat fez tanto sucesso que gerou uma série de desenho animado, esse que teoricamente narrava os acontecimentos dos três primeiros MK's, mas sua história fugia muito do universo do jogo.
    Mortal Kombat e os Defensores da Terra. (1996) possuí ao todo 13 episódios.
  • Mortal Kombat gerou tanto sucesso que também foi responsável pelas continuações e por estrelar no universo dos filmes de Ação.
    Mortal Kombat: O Filme (1995) ele era bom, mas assim como o desenho, viajava demais e acabava fugindo do universo do jogo. Mesmo assim foi a adaptação de jogo mais bem sucedida da história (até agora) (Obs: Esse filme gerou uma continuação...prefiro não falar sobre ele)
  • Mortal Kombat também teve um longa-metrado animado em 3-D, ele era conhecido como Mortal Kombat: A animação (Mortal Kombat: The Journey Begins)
    Passem longe dessa animação, sério. (1995) Esse filme teve um orçamento mal investido, o que gerou em cenas de ação entediante, a história mal adaptada e a qualidade medonha da animação, seja ela 2-D ou em 3-D, mas se quiserem ver para saber como era ta aqui.
  • Também foi criado uma série de HQs onde acontecia as melhores cenas de ação. Essas HQs eram produzidas e continham o selo de aprovação da Waner Bros em parceria com a Midway.
    Foi criada lá por esses anos de 1994 a 1996, contia uma boa ilustração e ficou por pouco tempo nas bancas (O Brasil até onde sei não teve acesso a todas as edições do quadrinho, além disso, quando virou febre o jogo, a HQ havia sido vendida como água por aqui),
  • Para os curiosos de Making Off: Aqui vai a galera da criação dos golpes: Os próprios atores de movimento mostrando como era feito as coisas: AQUI!!!
  • O jogo foi o primeiro a implantar o conceito de lutas contra personagens secretos.
  • O jogo foi o primeiro a implantar o conceito de lutas contra 2 personagens ao mesmo tempo.
  • Raiden foi inspirado em um dos Três temporais do filme Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986)
  • Originalmente o jogo contaria com Jax no lugar de Sonya, mas os criadores foram advertidos sobre isso e que seria bom fazer como Street Fighter e inserir uma ''Girl Power'' no seu elenco.
  • O olho de Kano é inspirado no Exterminador de ''Exterminador do Futuro'' (1985)
Dentre Outros...



Minha Opinião:

Então pessoal, fica obvio que Mortal Kombat era um sucesso e que foi responsável por grandes feitos. Sei que para alguns é impensável a ideia que aquilo era horrível e merece-se censura, mas eram outros tempos.
O jogo é bom, e é um clássico da geração 16 bits, mas é fato que ele era lento e isso afastava alguns jogadores de jogos de luta e que optavam por Street Fighter ou por The King of Fighter, mas vale lembrar que quem é que possui 10 jogos em sua continuidade hoje em dia? Ehn?
E quantos são bons? (ai eu me lasquei, mas isso é para outro artigo...)

Bom pessoal, mais um artigo pronto, espero que tenham gostado, caso tenham sugestões,mandem nos  comentários. É isso e tchau. 

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