terça-feira, 4 de outubro de 2016

Minha opinião sobre Hello Neighbor

Oi meus queridos amantes do terror, eu vim aqui para deixar palavras profanas e ....
Ta bom, parei.
(tosse)
Oi pessoal, dessa vez decidi falar a respeito de um jogo que em minha humilde opinião tem uma grande chance de ser um sucesso.
Falo de Hello Neighbor
Hello Neighbor é um jogo de survivor horror com elementos de stealth e sandbox sendo produzido pela TinyBuild e que estará pronto para ser comercializado pela Steam em setembro de 2017.

Antes de mais nada, vejam o trailer do jogo:Aqui.

Pois bem, eu irei tentar falar a respeito do jogo, mas o meu maior problema é que não há uma sinopsia, a única coisa que sabemos é que seu vizinho anda te perseguindo e observando seus passos e agora ele quer te pegar (provavelmente ele é um maluco e quer te matar).

Mecânicas:


No jogo podemos andar, correr, pegar e carregar objetos e interagir com certos objetos do cenário de acordo com as necessidades do seu objetivo.
O jogo tem um gráfico cartunizado  e é dividido em ''fases''.
O seu objetivo nessas fases é chegar até um determinado ponto, e durante essas fases teremos que realizar uma série de puzzles (jogos de estratégia, os famigerados ''quebra-cabeças'') para dar continuidade a nossa empreitada, sempre tomando cuidado para não ser visto pelo nosso vizinho.

O jogo é bem bonitinho, mas o que chama a atenção é que seus mapas são grandes e são divididos em ambientes abertos e fechados.
Nos ambientes abertos ha a presença de dia e noite (o que eu achei uma novidade), nesses ambientes os elementos presentes são fieis a uma vizinhança padrão dos U.S.A, com aquelas ruas com alguns carros estacionados, casas de madeira que possuem campainha e uma caixa de correiros, possuem latas de lixo de metal e vegetações...
-Beleza Matteus, mas o que isso tem haver com o jogo?-Eu já falo sobre.

Já nos ambientes fechados, nos vemos eu um universo de terror, uma vez que são salas e quartos com pouca luminosidade (alguns puzzle consistem em trocar as lampadas queimadas de um quarto, para poder ver e achar objetos). 

O fato é que todos os elementos do cenário, ou pelo menos a maioria deles é interagível,  no jogo podemos pegar coisas, arremessar coisas, nos esconder ou quebrar coisas.
Nesse aspecto o jogo lembra bastante certos trechos de jogatina de um dos mais queridos jogos de PS3, falo de The Last of Us.
Em ambos os jogos nós podemos distrair nossos ''perseguidores'' usando alguns objetos para jogar e chamar a atenção dos inimigos.
A única coisa que fica no ar é se Hello Neighbor vai ter o sistema de ''Craftar''.

No trailer deu para ver que fugimos toda hora do nosso vizinho e nos escondemos de baixo da cama e dentro de armários, uma mecânica obviamente retirada de Outlast.
Em ambos os jogos nós não temos como lutar contra nossos perseguidores, nós precisamos cumprir certas condições para dar continuidade na nossa jornada, e devido a dificuldade de fugir dos assassinos de Outlast, nos escodemos dentro de armários e de baixo de camas.
Fica no ar se  em Hello Neighbor você pode se esconder no escuro.

Mas o grande trunfo do game é que ele promete ter uma I.A personalizada alto-consciente, ou trocando por miúdos: Uma inteligência artificial adaptada ao seu modo de jogo.

Eu explico: Se o vizinho te pegar entrando ou saindo de armários, ele começara a procurar você dentro de armários.
Outros jogos já usaram dessa mecânica, essa que fez eles serem considerados hardcore, um exemplo de jogo que fez isso foi Alien Isolation:

O vizinho é um personagem que quando não esta nos perseguindo esta fazendo tarefas domésticas e outras coisas que qualquer pessoa faria em seu cotidiano caseiro, por exemplo assistir Tv.

A física do jogo parece ser bom, é fluido e não parece mentirosa quando jogamos algum objeto (vinde o tomate na janela), o seu personagem ele tem sobra, mas parece que ele desliza de tão rápido que você se meche.

Os sons do jogo são bons, eles correspondem bem a sons ambiente, como o do vento, do chiado da Tv ou do barulho de batidas quando você esta usando algum objeto com esse objetivo.

Podemos atrasar o vizinho, criando uma barricada para bloquear a porta, mas eu recomendo você não se prender em um comodo, pois o ambiente é interagivel, então ele também pode ser quebrado (como as janelas) e o vizinho não é burro, ele parece um zumbi de Left 4 dead (ele é rápido) e o universo do jogo lembra a sacada de Depth.
Em Left 4 Dead, os zumbis andam em hordas e só faltam voar de tão rápidos e astutos que são, isso é um fator a se tomar cuidado.

Depth é um jogo da Steam, que funciona no clássico mata-a-mata entre mergulhadores e tubarões, nesse jogo as paredes são destrutíveis.

Já falei do meu entendimento quanto ao enredo, falei do gráfico, física e sons, alem de fazer comparações com jogos que apresentavam mecânicas semelhantes.
Só acho uma lastima que eu não possa falar dos personagens, pois até porque não foi essa a ideia retratada do jogo, não sabemos quem é o nosso protagonista e nem as motivações das pessoas até agora apresentadas a trama.
O que faz com que fiquem algumas dúvidas no ar...

Por exemplo:
  • O jogo vai ter fases a noite e durante o dia, ou ele ira funcionar em tempo real?
  • Nós migraremos de mapa, ou ele ira se passar eternamente em um bairro?
  • Quantas horas estimadas para termina-lo?
  • A história do jogo sera contada através de documentos como em outlast e resident evil, ou teremos cenas de intro durante as fases onde dá uma pré-sinopsia?
  • Esse jogo apresentara referencias a mais jogos e filmes do que eu já listei?
  • O jogo será linear, ou teremos a liberdade de fazer o que bem entender (claro, caso exista devera existir diferenças de gameplay o que afetara a forma como o perseguidor ira se comportar, em alguns casos até te punir...) como em Hitman e tantos outros jogos que nos dão a liberdade de terminar um capitulo da nossa forma?
  • O jogo apresentara escolhas ou finais diferentes?
Dentre tantas...

Em tempos, o que eu posso dizer é que ele tem muito potencial, e eu acredito que possa vir a entreter jogadores amantes de puzzle ou de jogos em stealth, pessoas que não curtem esse gênero, eu recomendo que nem passem perto pois vão odiar o jogo devido a dificuldade que ele terá (possivelmente alta)

Para vocês que leram o meu artigo e estão curiosos e querem jogar o jogo, a própria TinyBuild disponibilizou em um site a inscrição para concorrer a função de ''Alpha test'', ou seja você coloca seu nome, sobrenome e e-mail aqui e poderá jogar o jogo e ter uma noção dele.

A TinyBuild já esta no mercado de games a alguns anos, mas sendo bem sincero é a primeira vez que eu ouvi falar dela, mas andei pesquisando sobre seu catalogo de jogos e descobri que é uma empresa especializada no ramo de jogos desse gênero (Plataforma, Puzzle e Stealth).

Bom, só podemos esperar e torcer.

E é isso pessoal, essa foi minha análise e minha expectativa quanto ao jogo Hello Neighbor, qualquer coisa, escrevam o que acharam, sugiram novos artigos e caso queiram dizer algo, não sejam tímidos e  comentem ai em baixo.
É isso, valeu e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário