sexta-feira, 25 de novembro de 2016

KND, A Turma do Bairro (Kids Next Door)

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu irei acatar a sugestão de um amigo meu, ele perguntou se eu já havia feito algum artigo sobre o KND ou se eu tinha interesse; bom, respondi que não e aproveitando que hoje na faculdade (no meu tempo vago, lógico) eu fiz a minha nova lista de artigos, esses que por sua vez estão os artigos que eu gostaria de falar no blog (como prioridade) e justamente, KND é um dos meus desenhos da lista (eu AMO esse desenho).
Sem mais delongas, vamos a ele.
(Aviso: Sei que quando não é jogo ou anime, ninguém se importa com SPOILERS, mas mesmo assim, ta aqui para vocês assistirem).
KND, A turma do Bairro (Codename: Kids Next Door no original) é um desenho de ação com pitadas de humor e que possui drama (falo mais sobre) criado por Tom Warburton em 6 de dezembro de 2002 e foi transmitido pela Cartoon Network.
Senhor eu te amo. (Tosse)
Tom Warburton nascido em 1968 na cidade de Ambler, Pensilvânia, E.U.A,  é um animador que desde muito pequeno gostava de desenhar, e devido a sugestão de um amigo que ele tinha, decidiu fazer faculdade de design gráfico na Universidade Kutztown, lá ele se especializou  no ramo e conheceu dois amigos: Mo Willems e Maxwell Atoms, esses que junto de Tom seriam os responsáveis por criarem o roteiro e o storyboard de KND. Antes de KND, Tom Warburton já fez outro desenho: Kenny e o Chimpanzé (passava alguns episódios dentro do KND), o desenho não teve tanto sucesso quanto KND, mas ele fez como uma ''homenagem'' ao primeiro desenho, deixar o episódio piloto dele como sendo um dos primeiros episódios do KND.
Maxwell Atoms (tentem adivinhar que desenho ele produziu para a Cartoon Network (nível Hard))

Mo Willems



Cartoon Network, é uma emissora norte-americana de animações em geral, (mais focado em Cartoon's, como o nome sugere).
Cartoon Network já apareceu aqui no blog algumas vezes, mas eu cito de novo: Criado por Ted Turner em 30 de abril de 1993 quando Ted comprou os estúdios da Hanna Bárbera a mando da Warner para fazer um canal focado ao público infanto-juvenil.
A CN é uma emissora de canal fechado que já fez muito renome no passado (irei fazer um artigo explicando, aguardem) tendo passado por diversas fases, cada uma delas consagrada por alguma característica, como por exemplo a Era PowerHouse que foi marcada por ser o AUGE DOS ANOS DE OURO do canal, quando eles tinham uma extensa variedade de cartoons a disposição e quando ainda tinham o bloco de animação Toonami, onde passavam filmes, animes, OVAS e desenhos de ação (DBZ, Yu Yu Hakusho, Jovens Titãs, Trigun, posso citar vários...)


Sinopsia:

Existe um grupo de crianças que se intitulam ''A Turma do Bairro'', eles são os ''salvadores da pátria'' pois brincam, assistem tv, comem chocolate (coisas que qualquer criança faria.) e também protegem as crianças inocentes e injustiçadas da tirania dos adultos e dos adolescentes. Munidos de armamento pesado (um ''revolver'' de mostarda, por exemplo) Eles juraram lutar contra adultos malvados que querem reprimir as crianças com suas ''coisas de adulto'' (Vá trabalhar se quiser ganhar dinheiro (Meu Deus! esse cara é um monstro)). Essas cinco crianças decidiram se unir na casa da arvore do líder deles, que fica exatamente em cima da casa dele e trabalham como agentes, e respondem por seus codinomes que são baseados em números.


Personagens:


  • Nicolas (Nico) Uno (Número 1): Ele é o líder da turma do bairro, Nico Uno é um rapaz com um brilhantismo exemplar, junto de seu ''complexo de líder'' (é responsável e mandão). Nico Uno é assim como qualquer outro, uma criança normal, que decidiu lutar pelo direito das crianças SEREM crianças.
  • Horácio P. Genaro (Número 2): Ele é o garoto ''gordinho'' do grupo (que por obrigação, tem que ser o comilão da turma, pois essa é a função do gordo na terra). Ele é o inteligente do grupo, alem de ser apaixonado por voar e por aviões. É amante de revistas em quadrinhos, ''cartinhas''e vídeo-games; ele é um sujeito que admira muito ao seu pai e vimos isso em um episódio de corrida de bóia. Horácio também é quem tem mais senso de humor, pois ele vive fazendo piadinhas e sempre anda junto do Número 4 e fica fazendo piadinhas para o pobre coitado (Horácio tem senso de humor, não disse que o pessoal curte as ''referencias'' dele.
  • Ukibi Nokome (Número 3): Ela é a ''japinha'' obrigatória de um cartoon daqueles tempos. Ukibi é uma garota de personalidade alegre e despreocupada e que ama (eu disse AMA) bichos de pelúcias e coisas que lembrem a sua cultura (tem um bicho de pelúcia no quarto dela que parece um pikachu cor-de-rosa). Para Ukibi tudo é cor-de-rosa (as mil maravilhas), é uma garota meiga e sensível que costuma ser incomodada pelo Número 4 (não é como se ela não gostasse...). (PS: Quer ver um sujeito que assusta até o Satanás pela agressividade? é a Ukibi quando alguém destrói as pelúcias dela.)
  • Maurício Mello (Número 4): É um moleque marrento e que se acha ''radical'', ele é o baixinho do grupo, é pavio curto e nega sempre quando perguntam, mas ele possui uma paixonite pela Ukibi. É o melhor amigo de Horácio e assim como o colega, curte tudo o que o mesmo gosta (tirando a fome de Leão do amigo) mas é mais voltado para coisas de ação. Maurício é mimado pelos pais (coisa que ele odeia) e é um ótimo esportista, chegando até a fazer um Home-Run (pontuação máxima em um jogo de Baseball) em um episódio. (PS: Ele é meu personagem masculino favorito da série. Quem é a minha personagem feminina favorita da série você pergunta? A Ukibi)
    Olha o Edward Elric antes de ter o Alphonse, não, pera...
  • Abigail de Oliveira Lincoln (Número 5): Ela é a ''Badass'' do grupo. Abigail é uma das integrantes mais velhas e experientes dentro do ramo. Abigail possui uma personalidade astuta e é uma das poucas integrantes (junto de número 1) a ter juízo, o que leva os dois agentes a entrarem em conflito por isso (divergências de opiniões), ela é o ''membro tático'' do grupo e costuma fazer missões solo, onde atua com a função de se infiltrar em algum lugar, enquanto o resto do grupo da apoio ofensivo (e o número 4 faz alguma Merda e ferra o grupo por ser indisciplinado (acontece)) ela é um dos integrantes que mais gosta de comer doces, chegando a sair na porrada com o capitão Grudento (um vilão da série) (PS: Na cabeça do Horácio, a Abigail seria uma ótima cunhada.) (PS: Abigail gosta de se referir na 3° pessoa)
  • Cree Oliveira Lincoln (Ex-Número 11, dispensada por ter virado adolescente): Cree é a irmã mais velha de Abigail (e a paixonite do Horácio). Se a número 5 já possuía habilidades de luta corpo a corpo e espionagem, dobre essas façanhas e conhecera Cree (que ensinou Abigail tudo o que sabe quando eram mais novas). Cree é uma adolescente, e por isso ela é uma das inimigas das crianças, pois os adolescentes tentam destruir as crianças (sério) para ganhar a sua ''liberdade'' para poder namorarem e fazerem slá mais o que, sem a presença dos pestinhas. Cree tem uma personalidade forte e teimosa. Apesar da briga que rola por causa de suas opiniões antagônicas, no fundo ela gosta de Abigail.
  • A molecada da rua de baixo: são os arqui-rivais da Turma do Bairro, pois eles servem aos adultos e querem destruir a Turma do Bairro também. São os cinco filhos do PAI (Esse é o nome do sujeito mesmo) e que tem o costume esquisito de andarem sempre juntos, eles até falam em uníssono.

  • PAI: O  principal vilão do desenho. Pai é o líder dos adultos que tentam destruir a turma do bairro. Pai é um sujeito impaciente e muito poderoso (ele tem poderes de fogo, pois consome muito café.)
  • Chefe: Ele é um dos maiores vilões da turma. Chefe é um homem de negócios inescrupuloso que pensa em lucrar, é o dono de uma empresa de brinquedos e quer mandar todas as crianças para a lua (literalmente) para que seus pais possam ficar trabalhando fazendo hora extra (alguém avisa esse megalomaníaco que sem as crianças para comprar os seus produtos, o palhaço não vai fazer dinheiro.)
  • A tia da merenda (não lembro o nome dela): Uma mulher grande e velha que possui ''ajudantes'' culinários que são comidas que ninguém COME (Figado, Couve de Bruxelas e um outra lá.) Essa vilã costuma aparecer em episódios que se passam na escola e ataca as crianças com pratos de comida cuja a gastronomia é duvidosa.
  • Grudento: Um pirata açucarado (sério). Ele é o capitão de um grupo de homens fissionados por doces (comeram tantos que os dentes deles estão PODRES). Ele é o vilão, pois ele ataca as lojas de doces e cumpre bem o ditado ''Roubar doce de crinça'' (Momento divagação: Esses caras precisam de um emprego).
Dentre inúmeros outros.



Universo do anime:

A sacada do desenho é que ele é baseado em um mundo fantasia onde crianças, adolescentes e adultos vivem uma guerra ideológica travada por questões pessoais (As crianças querem se empanturra de doces, e ficar de férias para sempre; os Adolescentes querem paquerar (ok) e os Adultos querem se livrar das crianças para ter o mesmo luxo que elas e/ou fazer coisas de adultos (trabalhar e beber café ate morrer de ataque cardio-pulmonar) )

O mundo de Kids Next Door é baseada no contemporâneo, (do começo de 2000 até meados, que foi mais ou menos até quando o desenho foi produzido) então não temos uma tecnologia base muito avançada, embora o desenho tenha uma base de Steampunk (O gênero Steampunk ou Steam-Punk é um gênero dentro da ficção onde existem elementos futuristas ambientados em eras antigas, como por exemplo Robôs feitos na época da revolução industrial).

Em K.N.D existem diversas engenhocas que tanto adultos quanto crianças usam, elas variam entre armas e veículos improvisados (naves, transportadores, armas de raios, etc...)

Nas primeiras temporadas, o desenho se foca nas aventuras do Setor V (o esquadrão do Número 1), onde vemos episódios mais focados em fazer humor do que viajar para ação e reviravoltas intesas regadas de Steampunk (como nas fases seguintes).
A base do Setor V
Uma base localizada na Jamaica (acho)

O desenho depois de um tempo revela a verdade: Existe uma líder que manda e desmanda em todos os setores, ela é a número 362 e possui uma sede de operações especiais na lua.


Os agentes da turma do Bairro são treinados em habilidades táticas, infiltração, combate (armado e corpo-a-corpo) e em mecânica.

Uma criança pode entrar para a K.N.D quando quiser, chegando na base lunar ela terá que fazer um juramento de lealdade aos ideais da criança, pelas crianças, para as crianças com as crianças.
Quando esse membro atinge 13 anos ele é dispensado pois começa a vida de adolescente, então esse antigo membro é levado para uma câmara onde sofre lavagem cerebral para que nunca mais se lembre que participou da turma do bairro.

Cree foi um caso falho, ela manteve consciência do que estava acontecendo e ainda tem posse de seus ''poderes''.

O desenho era bobinho, mas também era carregado de mensagens fortes e referências a outras obras animadas, filmes e séries (até mitologia entra no meio).

Exemplo:
Star Wars


Dragon Ball Z:
É de um episódio onde os membros da turma começam a contar histórias do por que não trouxeram uma pizza.

Dentre outros...

O desenho também já chegou a falar de temas bastante peculiares para a época em que foi produzido, falou desde a crise existencial de um adulto ao perceber que se passaram os seus melhores anos de vida , relacionamentos na puberdade, os problemas das crianças (como piolhos, falta de dinheiro para comprar brinquedos) e até já falou sobre cáries. Dentre inúmeros outros.
Nesse episódio, Número 1 sofreu um envelhecimento precoce devido um raio de uma maquina de guerra criada pela molecada da turma de baixo.

O Humor do desenho é feito em cima de satirizações do cotidiano ou em momentos non-sense gerados por algum dialogo ou referencia.
(Como quando um dos garotos (acho que era o Número 4) se imagina nos tempos do velho oeste).

As crianças também não são as únicas que possuem armamentos, olhem essa foto da Cree.
Isso é uma armadura de combate de elite para adolescentes, esse armadura é ativada com um botão especial que esta presente em todos os sutiãs (tem até um episódio em que os garotos usam sutiãs e tentam ativar o mecanismo).

Agora irei falar de história:
Jogue no lixo tudo o que aprenderam sobre a criação do mundo, eu irei falar sobre o Gênesis dentro de Kids Next Door:

A muito tempo atrás, haviam crianças, essas crianças eram livres para fazer o que quiserem, elas brincavam, assistiam desenhos, comiam doces, o céu era o limite, mas um dia eles perceberam que a Terra estava virando um lixo pois eles não tinham noção de responsabilidade e ninguém queria limpar a sujeira.
Foi então que os inteligentes (nerds ou cientistas) criaram artificialmente os primeiros adultos.
Os adultos tinham a função de servir as crianças, eles limpavam as sujeiras que as crianças faziam, contavam fabulas para elas para dormirem e preparavam chocolate quente (eu faço tudo isso numa boa)
Mas um dia, os adultos se revoltaram pois eram explorados por seus criadores juvenis, e foi quando houve a primeira palmada no bumbum (TAM TAM TAAAAAM!)
Isso gerou revoltas e houve uma guerra entre adultos e crianças, e os adultos conseguiram vencer, as crianças perderam seu lar e tiveram que se exilar na lua.
As crianças sofreram pela falta de recursos que tinham vivendo no satélite do planeta e os adultos sofreram pois sentiram falta dos bons momentos que passaram com as crianças (Seus HIPÓCRITAS!)
Então foi feito um tratado de paz, e as crianças e os adultos começaram a viver em harmonias, eles viviam em pequenos grupos que se intitulavam ''Famílias'' e que em conjunto formavam o que era chamado de ''Comunidades''.

Essa história que eu falei é narrada pelo Número 1 em uma aula de história, onde ele conta a sua versão dos fatos.

Também existe um filme, chamado Operação Z.E.R.O que conta a história da criação da turma do Bairro, pelo lendário agente 0.
(vocês podem ver o filme no mesmo link que eu deixei no começo do artigo).

Existe um brinquedo que todas as garotas são apaixonadas, são os macacos coloridos:
Essa foi uma referência a King Kong,
Os Macacos coloridos são bonecos de pelúcia que são vendidos a larga escala pela empresa do Chefe (o vilão) e possuem até um parque temático:

Alem de desenhos e filmes de ficção, K.N.D já fez paródia de Indiana Jones com o episódio onde a Número 5 esta em busca do sabor de sorvete perfeito.
E já fizeram referencia a mitologia romana. Baco é o Deus da bebida, comida e das libertinagens, uma vez ele foi confrontado por um sujeito que queria ser grande e que havia dito: ''Quero que tudo o que eu toque se torne ouro''. Dito e feito, o resultado? O individuo não podia comer nem beber nada, pois virava ouro.
Em K.N.D fizeram referencia a maldição do ouro só que substituíram a trama e ao invés de ouro era chocolate.


Raios, KND até chegou a adivinhar como seria o futuro (trágico): Há um episódio chamado F.U.T.U.R.E, onde uma garota que sofria nas mãos de seus irmãos mais velhos, decidiu criar uma maquina que transforma tudo e todos no gênero feminino (uma maquina que transforma meninos em meninas).

Existe no futuro, uma força de resistência comandada pelo Número 4 já idoso e que lidera as ultimas unidades masculinas:
A trama desse episódio é bem elevada e a forma como ela é trabalhada é meio tensa.

Existe uma luta ideológica acontecendo, onde as meninas querem dominar tudo e os meninos não tem mais vez, sendo cada vez mais suprimidos e o futuro é um inferno. O sonho da neta da número 3 (aparece nesse episódio) é um mundo de paz onde meninos e meninas voltem a brincar JUNTOS. (ela faz parte da resistência).

Esse episódio em teoria faz uma satirização com o Machismo...Em tempos, o que mais se vê são grupos de mulheres pseudo-feministas que buscam ''igualdade'' mas que vão ganhando cada vez mais espaço e criando um pandemônio. Eu não irei entrar em detalhes quando ao meu posicionamento quanto a isso, mas esse episódio mais me pareceu um aviso quanto a isso que esta acontecendo do que uma simples ''piadinha de leve'' até porque esse episódio é muito pesado.



Mecânicas do desenho:

Ao começo de cada episódio, é dito em forma de Siglas o nome do episódio, então essas siglas se separam e cada uma das letras formam um jogo de palavras que representam a operação em que os membros da turma do bairro irão se aventurar, por exemplo:
Operação G.O.L.F.E:
Golfista Orgulhoso Leva Fanatismo ao Extremo.

Toda vez que é apresentado alguma engenhoca da turma do bairro, é mostrada o nome da maquina e suas características em especial.

A dublagem do desenho era muito boa, e quando mostrava algum personagem de origem internacional, ele possuía sotaque (olha a dedicação).

Curiosidades:

  • Do setor V, o Nico Uno é o único que não possui irmão ou irmã (O número 2 tem um irmão caçula, Número 3 tem uma irmã caçula, Número 4 idem o 2 e a Número 5 é a caçula entre três irmãos.)
  • Número 1 já teve cabelo, não é dito o que aconteceu, mas sabemos que foi durante uma missão fracassada da número 5, a qual ela nunca se perdoou pelo ocorrido.
  • Nico UNO: Uno significa 1 em espanhol e italiano.
  • A animação possui 78 episódio originalmente (os outros são especiais,como o especial de natal) além de possuir alguns filmes e especiais.
  • No especial de natal, existe um grupo de soldados do papai noel, eles foram todos inspirados nos X-Man:
    Da esquerda para a direita: Colossus, Tempestade, Wolverine e Noturno.
  • Minha foto de perfil no youtube é essa imagem:
  • Número 1 tem uma namorada, que se chama Lizzie:

dentre outros.

Minha Opinião:

Não existe palavras para descrever a minha felicidade em estar fazendo esse artigo, eu simplesmente nutro um carinho em especial por K.N.D que para mim foi o melhor cartoon produzido pela Cartoon Network (sim, ele esta acima de Samurai Jack).
Eu possuo uma nostalgia toda vez que lembro desse desenho e lembro que na minha infância, na época que eu acreditava que personagens de desenhos animados eram reais (é uma pena que não são, o Brasil precisa urgentemente da Liga da Justiça), eu sonhava em atuar na turma do bairro (da mesma forma que eu queria ser um cavaleiro de atena, treinador de pokemon e etc...)
Enfim, acho que deu a entender o porque eu gosto tanto desse desenho, ele é tão inocente mas ao mesmo tempo tão explicativo, só faltava alguém dar uma de He-Man dando conselhos de tão explicito que suas mensagens eram.
Hoje em dia é difícil de se achar um desenho assim, a maioria vive apelando para humor non-sense exagerado (entenda-se: Retardado) ou precisam apelar com marketings absurdos para se sustentarem.

Bom pessoal, isso era tudo o que eu tinha que falar (por ser algo de tanto carinho para mim, eu ainda sinto que esse artigo ficou vazio, mas espero que vocês leitores possam aproveitar a chance que estou dando para que vocês vejam esse desenho também.)

Então é isso pessoal, se tiverem alguma história parecida com as que eu contei aqui, ou do tempo de crianças de vocês, deixem nos comentários, se tiverem alguma sugestão ou crítica, deixem nos comentários e até a próxima.
Valeu e tchau.


3 comentários:

  1. Sinto a mesma nostalgia, comecei a assistir novamente, mas com o audo original para trabalhar um pouco o inglês, e esta sendo uma experiencia muito positiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que há outros que sentem essa mesma nostalgia. Força ai nos estudos e quando quiser, seja bem vindo para sugerir ideias

      Excluir
  2. Qual é o episódio em que revela a história, houve o primeiro tapa no bumbum e etc??? Eu lembro a 4 anos atrás assisti mas nunca mais achei

    ResponderExcluir