quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Jogos de Dragon Ball Z do Playstation (3 em 1)

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo falar de não um, mas TRÊS jogos de Dragon Ball Z, são eles: Dragon Ball Z Legends, Dragon Ball Z Ultimate 22 e Dragon Ball Z/GT: Final Bout.

-Mas Matteus, o que esses jogos tem em comum para você estar fazendo um artigo sobre eles dentro do seu blog? e por que justamente eles? - Meu caro leitor a resposta disso é muito simples, o jogo (CD) que eu ganhei/comprei (eu quebrei o primeiro dai o segundo eu comprei (na verdade minha mãe comprou (eu tinha uns 7 anos))) possuía esses três jogos inclusos, o nome do jogo que vinha estampado no disco era Dragon Ball Z: Final Bout e tinha uma imagem assim:
Então por questões saudosistas e porque eu conversei com um amigo meu a respeito de falar sobre um desses jogos, eu irei fazer dele (Dragon Ball Legends) e de bônus irei incluir a presença dos outros dois jogos.

Eu irei falar nesse artigo dos três jogos de forma separada, junto de suas datas originais de fabricação e irei listar as suas mecânicas, esses jogos serão listados na ordem a qual pronunciei logo acima, então, acho que todos estão de acordo e todos irão se encontrar, tudo bem? Então vamos lá.



Dragon Ball Z Legends
Dragon Ball Legends foi criado pela Bandai em 31 de maio de 1996 e foi feito para os portes Playstation 1 (Sony) e Sega Saturn (Sega)
Capa do mesmo jogo, só que da plataforma do ouriço azul
Dragon Ball Legends é um jogo de luta com câmera em terceira pessoa de formato isométrico e que possuía gráficos em cima de um motor que trabalhava em 16 bits.

O jogo é baseado nas grandes lutas da Saga Z de Dragon Ball.

No jogo tínhamos as opções modo História (onde lutávamos contra os vilões do anime), Modo versus (onde você podia jogar contra a maquina ou em modo 2 jogadores), Especial (desbloqueado só depois de zerar o modo história, onde tínhamos acesso a mais 30 lutas onde enfrentávamos a I.A (Inteligencia artificial) elevada) e Opções (Onde fazíamos configurações do jogo, como mexer nos controles, mudar a dimensão da tela, sons, etc...).

No jogo, assumíamos o controle do personagem principal e que seu objetivo era derrotar o inimigo.
Havia espaço para até 3 lutadores em um confronto e você controlava aquele que estivesse acima de todos.
Nesse exemplo da figura, o player esta jogando com o Goku.

Você tinha os seguintes comandos do jogo (me falha a memória de quais eram os botões das ações, mas o que eles faziam é o que vou listar).
  • Atacar: Socar/Chutar.
  • Concentrar Ki.
  • Disparar energia
  • Se movimentar (esses pelo menos eu lembro que são no analógicos)
  • Ataques especiais: A seta que representa a direção para onde quer mandar o inimigo + O ''Atacar''.
  • Combos: Sequências encaixadas em cima de mexer no direcional e ataque.
  • Ativar aura/labareda de energia/ki: (Permite que você se mova mais rápido, mas vai gastando mais ki com o tempo).
  • Trocar de personagem (seleciona outro membro do grupo para ser o personagem principal)
  • Trocar alvo (seleciona quem você ira atacar).

Existem duas barras presentes em um personagem: São elas a barra verde e a amarela.
  • Verde: Representa sua vida, ela vai se esvaindo conforme você vai tomando ''Finish attacks''.
  • Amarelo: Representa o seu ki, com ele você pode fazer algumas ações, tais como se movimentar mais rápido ou disparar magias.
No jogo esta presente uma barra chamada de ''Power Balance''. Essa Barra é um medidor de forças, entre o lado azul (player 1) e o lado vermelho (I.A ou player 2). Essa barra vai crescendo com a cor correspondente ao lado que vai batendo e vai diminuindo o espaço da cor que esta apanhando
O objetivo do jogo é você preencher totalmente a barra com a sua cor, ao final de um confronto, o personagem principal acaba usando um ''Finish Attack'' (ataque final) no seu oponente alvo.

Durante esses ''finish attacks'' há uma animação do personagem usando algum poder em especial (Kamehameha do Goku ou o Big Bang Attack do Vegeta por exemplo) e ataca o seu alvo.
(Obs: Esses ''Finish attacks'' possuem também o nome de  Meteor Ultimate Attacks como nesse vídeo).

As lutas desse jogo podiam ser com o mesmo número de lutadores (6 ao todo) ou com menos, sendo iguais em ambos os lados (1 vs 1, 2 vs 2 e 3 vs 3) ou de forma injusta (1 vs 2, 1 vs 3, 2 vs 3). Se existem uma quantidade par de lutadores, cada um pegara o seu rival e os demais lutadores, alem de você serão controlados pela maquina, onde os personagens do seu time irão lutar ao seu favor (E cuidado que se eles apanharem, conta a favor da barra do outro time).
Agora se a luta for desigual, um dos membros do time que tem mais lutadores irá auxiliar na luta entre o seu personagem e o seu alvo.

No modo história, o jogo é dividido em 8 capítulos, sendo cada um deles o ápice de algum arco do anime, são eles:
  • 1: Saga Saiyajins (luta contra Nappa e o Vegeta)
  • 2: Saga Freeza (luta contra as tropas Ginyu)
  • 3: Saga Freeza (luta contra o Freeza)
  • 4: Saga Androides (luta contra os androides 20,19,18,17 e 16 (esse ultimo é opcional, mas já chego lá.)
  • 5: Saga jogos de Cell (luta contra Cell e Cell Junior's)
  • 6: Saga Majin Boo (luta contra Dabura, Majin Vegeta e Majin Boo Gordo).
  • 7: Saga Majin Boo (luta contra o Boo Gordo e o Boo Magro)
  • 8: Saga Majin Boo (luta contra o Boo Magro e o Kid Boo).
No jogo existem 2 finais, para obter o melhor final você precisa tirar 100 nos rank's do porunga (é uma tela de transição depois das lutas, onde você pode salvar o seu jogo).

Para atingir os 100 pontos, você precisa ''dançar conforme a dança'' e fazer passo a passo as mesmas coisas que aconteceram no anime (como por exemplo deixar o Kuririn morrer para o Freeza para desbloquear o Goku Super Saiyajin na luta).

A trilha sonora do jogo era espetacular, ela era envolvente e impactante.
Também era inclusa alguns ruídos brancos (são sons que podem ser reutilizados para mais de uma função, por exemplo um ''pow'' pode ser um soco ou um tiro.) Os ruídos brancos do jogo eram os sons do cenário sendo destruído durante as lutas e os sons gerados pelos nossos personagens.

O jogo foi trazido para cá em Japonês e assim ficou (um ponto fraco para quem curtia a dublagem americana ou brasileira) mas por sorte foram os próprios dubladores originais japoneses que trabalharam na dublagem desse jogo.

Antes das lutas do modo história, havia uma recapitulação em formato de figuras mostrando o que aconteceu desde a ultima luta até o determinado ponto presente (pode ser pulado com a ação de ''pause'')

Durante uma luta no modo história, você seleciona os seus personagens com o comando ''Select'' e o bacana desse jogo é que se você apertar Select durante a progressão da luta, pode ver os demais personagens dialogando a respeito da batalha (uma pena que o pessoal aqui não entende Japonês.)

Alguns personagens possuíam mais de um ''finish attack'', enquanto outros possuíam o seu ''finish attack'' padrão.
Fora isso, alguns podiam arrancar 1/3 da vida do oponente enquanto outros que eram mais fracos (Gohan criança como exemplo) tiravam 1/4 da vida do oponente.

O jogo possui algumas diferenças em sua versão de Playstation e sua versão de Sega Saturn:
Playstation
Sega Saturn




Críticas ao jogo:

O jogo é bom, mas ele não é perfeito, alguns usam como fatores para crítica-lo:

  • O fato que o jogo é dublado apenas na versão japonesa (podia ter a versão americana, era a opinião de alguns).
  • O estilo do jogo era diferente dos jogos de luta tradicionais voltados a obra de Dragon Ball, por isso alguns estranharam a jogabilidade contida nesse game.
  • O jogo computava o Goku e demais personagens que possuíam mais de uma transformação como personagens diferentes, então tínhamos 3 variantes do Goku, ele normal, super saiyajin e super saiyajin 3.
  • Os personagens do modo versus só eram desbloqueados a medida que você fosse jogando o modo história.

Antes de dar continuidade ao artigo, gostaria de linkar os vídeos do canal de um amigo meu, o ''Jedu 14'', foi ele quem deu ''joinha'' para a minha sugestão desse vídeo. Eu já usei um vídeo dele no meu primeiro artigo do blog.
O Jedu tem um canal no Youtube e atualmente esta fazendo um detonado em vídeo do jogo




Dragon Ball Z: Ultimate Battle 22
Dragon Ball Z: Ultimate Battle 22 foi produzido pela Bandai em 28 de julho de 1995


Antes de continuarmos, assistam a opening desse jogo.


Esse jogo é uma game de luta em estilo 2-D e a grande sacada dele é que possuem 22 lutadores (no total são 27, pois existem mais 5 que são bloqueados).

No jogo existe o modo Arcade (onde lutamos de forma randômica com todos os lutadores para liberar os 5 secretos), ''Carreira'' (onde escolhemos um dos personagens e saímos lutando contra os demais lutadores), Torneio (onde fazemos uma sequencia de 16 lutadores na chave), Versus (onde você pode jogar contra um amigo ou contra a maquina) e opções (onde mudamos algumas coisas do jogo).

No jogo estão presentes os seguintes lutadores:

  • Goku Ssj (Ssj é super saiyajin).
  • Vegeta Ssj
  • Piccolo
  • Majin Boo gordo
  • Super Boo (o Boo magro)
  • Mirai Trunks Ssj (Mirai quer dizer futuro em japonês)
  • Trunks Ssj (criança)
  • Goten Ssj
  • Gotenks Ssj
  • Kuririn
  • Tenshinhan
  • Grande Saiyaman
  • Kaioshin
  • Número 18
  • Recoome
  • Zarbon
  • Ginyu
  • Androide 16
  • Cell Perfect form
  • Freeza final form
  • Dabura
  • Teen Gohan Ssj2 (O Gohan da luta contra o Cell)
  • Mr Satan (aqui eu acho que ele se chama Hércules) (Bloqueado)
  • Goku criança (Bloqueado)
  • Gogeta Ssj (Bloqueado)
  • Goku Ssj3 (Bloqueado)
  • Mestre Kame (Bloqueado)

No modo carreira todos possuem um nível (exemplo: Grande Saiyaman lnl1, Mirai Trunks lnl11, Goku ssj lnl22) E quando batemos todos os 22 personagens, é desbloqueado 1 dos cinco (Kid Goku) com lnl 23. Então a carreira reseta, você então tem que enfrentar todos os personagens estando com 23 níveis acima, terá que fazer essa façanha umas cinco vezes até desbloquear o Gogeta que se eu não estou enganado estará no nível 125.

No jogo possuímos uma barra de Vida e uma de Ki, sendo respectivamente a barra superior e a barra inferior.
Podemos fazer as seguintes ações numa luta:
  • Socar
  • Chutar
  • Soltar Magias
  • Voar
  • Recarregar Ki
  • Fazer combos utilizando de inúmeras sequencias de ataques.

No jogo existem 8 combinações diferentes de porrada, mas nenhuma delas é tão agressiva e difícil de fazer e sobreviver quanto os Hyper Moves (os ataques mais fortes):

Antes de entrarmos em uma luta, ocorre uma animação de interação entre personagens, é um momento onde os personagens fazem algum dialogo ou alguma provocação. Quando a luta é feita por personagens que possuem alguma rivalidade, a animação é extraída do anime e remodelada para o motor gráfico do jogo:

Vocês podem ver um vídeo com algumas dessas animações nesse link  aqui (Isso é como um youtube só que do Japão, e para assistir vídeos, vocês terão que se cadastrar com o Nome e E-mail de vocês). (Infelizmente eu não achei em nenhum outro lugar essas animações).

A Trilha sonora do jogo é lindíssima, são as músicas temas dos personagens no anime nas versões japonesas, como por exemplo o tema do Mirai Trunks.

O jogo trabalha em cima do seu progresso em lutas. Eu explico: Se você lutar em uma luta e só usar soco, nas próximas lutas o seu soco vai dar um dano monstruoso, pois você meio que ''treinou'' ele. Essa prática funciona com todas as habilidades do jogo.




Críticas ao jogo:


  • A jogabilidade desse jogo é precária, os controles não respondem com precisão o que pode comprometer você de executar certos tipos de ataques.
  • Os comandos de ataques do jogo são simplesmente ridículos de tão difíceis: Você precisa encaixar umas 7 ou 8 sequências de movimentos só para fazer um ataque especial.
  • A dificuldade do jogo era meio alta para a época.
  • O jogo possui muitos LOADINGS e eles demoram cerca de uns 5-10 segundos ou mais.
  • O jogo foi feito em cima da dublagem japonesa, mas novamente, ela é impecável.




Dragon Ball Gt: Final Bout
Dragon Ball Final Bout é um jogo de luta em 3-D produzido pela Bandai no dia 1° (lê-se primeiro) de fevereiro de 1997.

A sacada do jogo é que ele é baseado nas aventuras dos guerreiros Z na saga Gt.

No jogo tínhamos quatro opções:
  • Batalha: Onde podíamos lutar o modo arcade para desbloquear os outros personagens ou podíamos jogar com um amigo ou contra a maquina.
  • Torneio: Onde era feito uma chave de batalha entre 8 lutadores
  • Carreira: Onde escolhíamos nosso personagem e íamos jogando com ele contra outros lutadores.
  • Opções: Onde configurávamos algumas mecânicas áudio-visuais do jogo.
Essa é a opening do game:


No jogo havia a presença de 17 personagens (sendo 7 secretos).
Os personagens inclusos.

Todos os personagens. (Inclui as variantes em Ssj dos personagens).


Para desbloquear todos os personagens (incluindo o Goku Super Saiyajin 4) você teria que jogar o modo Arcade no modo mais difícil do jogo, sem usar continues até chegar na luta contra o Baby Vegeta:
Para desbloquear o Goku Ssj4, você teria que vencer o Baby Vegeta de Perfect ou com pelo menos 3/4 de vida.

Então lutaríamos contra o Goku Ssj4

O que geraria essa tela de ending, junto de uma música cantada pelo vocalista da Bandai (que canta em cerimônias de jogos da mesma). (em outras condições ouviríamos apenas o Play-Back)


No jogo, cada um dos personagens possuía o seu próprio estilo de luta, o que foi um tiro no pé (já falo sobre).


A trilha sonora do jogo é boa assim como no Ultimate Battle 22.

Quando 2 personagens resolvem se enfrentar, eles soltam frases de efeito (não esta presente no modo carreira).


Assim como no Ultimate Battle 22, o personagem no modo carreira progride conforme vai lutando.
Se ele vencer uma luta com pouco life, a próxima vez que lutar, a sua defesa será maior.

O jogo é em 3-D, mas isso é baseado no modelo dos personagens, pois as paisagens ao fundo parecem fotos não interativas, isso muda de figura, quando exploramos o cenário com o uso de técnicas especiais, como por exemplo um Kamehameha.
No jogo podemos:
  • Socar
  • Chutar
  • Soltar magias
  • Recarregar o Ki
  • Defender
  • Pular (no Ultimate também pode se fazer isso)
  • Voar (precisa manter o comando de dar ''dash'' para isso)
  • Dash (Você dá um aumento de velocidade e sai planando na altura do chão, Dash  com o direcional para cima, você voa).

Uma sacada legal do jogo é explorar a quantidade de hits e dano disferido no jogador ou inimigo, pois o jogo faz questão de aumentar o dano causado se for no caso de um confronto entre poderes disparados, como por exemplo:
Ganha quem pressionar o comando de magia o maior número de vezes.

No modo carreira, você vai batendo os 10 desbloqueados que possuem lnl, sendo Goku kid e Pan os mais fracos (lnl 1 e 2 respectivamente) eu vou dar uma dica: Comece lutando contra o Cell, pois ele é grande e tem mais chance de acerto do que o Kid Goku, aproveita e tenta bater o máximo de vezes possível nele. Ao final de uma luta, você aumenta o seu poder de luta e sobe de lnl, onde aumenta o tamanho da sua barra de vida e a intensidade de algumas habilidades.
Quando você derrota todos os 10, desbloqueia 1 dos 7 secretos, tendo que fazer isso umas sete vezes seguidas até desbloquear o Goku Ssj 4 em lnl 98 se não estou enganado.



Crítica ao game:

  • O jogo é muito lento, então as lutas não são tão dinâmicas e eletrizantes como em outros jogos da franquia, raios, até o Legends ultrapassa Final Bout nesse aspecto.
  • O jogo carece de personagens e selecionou de forma bem porca alguns, variantes de personagens repetidos é o que não falta, tem uns 6 goku's diferentes, sendo alguns de épocas ou transformações diferentes.
  • A I.A do jogo é meio elevada, ela quando bixa, costuma disparar habilidades em cima de habilidades.
  • Cada lutador foi instruído em cima de um estilo de luta, acontece que devido a proporção de tamanho de alguns lutadores, o Goku Criança (Gt) e sua variante Ssj se tornam imbatíveis, pois são pequenos demais para tomar um ataque do Cell ou até mesmo do Vegeta (e olha que o Vegeta é um anão) em uma luta no chão.
  • Era confirmado a suspeita de que esse jogo ia possuir o Vegeta Ssj 4, e o Hype dele é justamente esse (afinal estamos falando de Dragon Ball Gt).


Minha Opinião:

Apesar de eu ter apontado as falhas desses jogos, eu me diverti muito jogando eles, foram um dos meus primeiros jogos de playstation, então dane-se se ele possui certas mecânicas que são ruins, para mim fala mais alta as horas que passei me divertindo, nutro uma nostalgia por esses jogos que na infância eu admito, me fizeram passar raiva as vezes, mas eles são muito bons.
Dos três, o que eu curtia mais era o Final Bout e o que eu mais gostava pelas coisas dentro era o Legends, o Ultimate eu não curtia muito...

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, se tiverem críticas ou sugestões, escrevam nos comentários, e sigam o meu blog se gostarem dele.
Era isso o que eu tinha para dizer, até mais e tchau.

Um comentário:

  1. De todas as falhas da época eu me prendia no meu ps1 só para jogar esses jogos, matava a aula dizendo que estava doente só para jogar tudo de novo. Me lembro certa vez de que o meu cd do DBZ Legends havia quebrado e cara, eu chorei, pois, passava mais tempo nele pois era o meu favorito, aí depois eu comprei um que vinha os 3 jogos e eu fique pasmo, pois eu ficava revezando assim que eu me cansava de um...

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