quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Yu Yu Hakusho

O corre corre da cidade grande, tanta gente passa, eu estou só... 
O vento sopra pelo campo e trás uma lembrança sua, estou só... 
Já nem sei dizer...Quão esses lugares, me dói mais, mas sei que decidi. 
Porque cresci, sou forte e estou pronto a lutar!

...
...
...

Fala pessoal, Estou aqui para falar sobre um dos maiores animes da década de 90 e que passou até meados de 2000 em terras brasileiras, estou falando de Yu yu Hakusho.
(Aviso: esse artigo contém SPOILERS, se quiser ver o anime, veja aqui)
Yu Yu Hakusho (as aventuras de um fantasma brincalhão traduzido ao pé da letra) é um anime shonen de ação e aventura, com pegadas de elementos sobrenaturais (mistério), criado por Yoshihiro Togashi em 3 de dezembro de 1990, publicado pela Shonen Jump e foi adaptado para anime pela Pierrot em 10 de outubro de 1992. Foi exibido originalmente pela Fuji Tv e quando chegou a passar aqui no Brasil, passava no Cartoon Network, Band e também na rede Manchete.

Yoshihiro Togashi (1966-Presente) É um mangaka que desde sua infância já gostava de desenhar (ele desenhava muito na época do primário). Seu sonho de carreira inicial era de ser professor, mas algumas coisas foram acontecendo e isso o fez entrar na faculdade de belas artes. Fez seu nome com seu primeiro mangá ''Buttobi Direto'' esse que o rendeu o prêmio Tezuka (o prêmio de maior peso de qualidade e reconhecimento para aspirantes a mangaka)  (Ele só tinha 20 anos quando fez esse feito). Desde então a sua carreira segue com uma lista de diversos projetos, mas de forma geral, ele é conhecido por ser o criador de Yu Yu Hakusho e de Hunter x Hunter. Diz ser um preguiçoso nato e casou-se com Naoko Takeuchi (criadora de Sailor Moon) em 1997 (ele tinha 30-31 anos na época).


Fuji Tv, é uma emissora de Televisão japonesa situada em Minato, Tókio. Essa emissora foi fundada em 18 de novembro de 1957 por  Nobutaka Shikanai (1911-1990). A Fuji Tv é uma emissora  de entretenimento Infanto-juvenil e possui em sua grade uma vasta variedade de animações e filmes (alguns que eles compraram o direito de exibição, como High School Musical 2 da Disney). Eles tambem são  uma das emissoras responsáveis por transmitir esportes do Japão.


A Band Tv (Tv Bandeirantes originalmente) é uma emissora de televisão brasileira de canal aberto que foi fundada por João Jorge Saad em 13 de maio de 1967. A Tv Bandeirantes é uma pioneira assim como o SBT, e possui uma grade atual que varia entre noticia, entretenimento e algumas programações de fé religiosa. A sede da emissora se localiza em São Paulo e possui uma das maiores antenas de transmissão do Brasil. Lá em meados de 1990 á meados de 2000 eles tinham blocos voltados para o publico mais jovem, onde eles exibiam alguns animes (estavam em alta, por isso a exibição) e outras programações.


A Rede Manchete foi criada em 5 de junho de 1983 por Adolpho Bloch e chegou ao seu fim devido a inúmeras crises financeiras que levaram a falir em 10 de maio de 1999. A Rede Manchete no principio fazia de tudo e mais um pouco, era uma emissora com a sede situada no Rio de Janeiro e devido a isso, uma das principais atrações (o Sambódromo, criado 1 ano depois) era constantemente coberto (cobertura de imprensa é quando eles fazem uma matéria/transmissão de algum lugar.) pela Manchete.
Inicialmente era focada para o público de classe alta, mas mudaram de planos futuramente. A emissora foi memorável por diversos feitos, como por exemplo: Ter feito a estreia da Xuxa (até então uma mulher desconhecida no ramo do entretenimento infantil), A produção de inúmeras novelas (Amazônia, por exemplo) e no bloco  Clube da Criança, chegara a exibir diversos animes, tais como Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Shurato, Sailor Moon dentre outros...


Sinopsia:

A história de Yu Yu Hakusho gira em torno de Yusuke Urameshi, um rapaz rebelde de 14 anos que logo no primeiro episódio morre em um acidente de carro (Yusuke fez o que ninguém imaginava que ele faria pelo seu gênio, se jogou na frente de um carro para salvar uma criancinha).
Devido ao seu ato de altruísmo (é dito que nem Deus esperava por isso...) Yusuke acaba conhecendo Botan, uma shinigami (ela é como se fosse a dona morte...para a morte, ela é muito bonitinha.)
Botan decide fazer um trato com Yusuke para que ele pudesse voltar a vida, ele teria que cuidar de um ovo espiritual (dado pelo senhor Koenma, filho do senhor Enma Daioh, que na mitologia japonesa, acredita-se que seja o responsável por destinar o lugar das almas após a morte).
Yusuke teria que mostrar que era digno de voltar a vida, ele teria que fazer boas ações para que o ovo crescesse forte e bem orientado no caminho da pureza.
Após o teste ser realizado, Botan revela a segunda parte do trato, agora Yusuke teria que trabalhar para o mundo espiritual como detetive espiritual (seria responsável por deter ou derrotar entidades demonicas que ameaçassem a terra.).


Personagens:

  • Yusuke Urameshi: Ele a principio era um garoto ''bad-boy'' e de personalidade rebelde, ele fugia das aulas para ficar fumando no terraço do prêdio da escola (no mangá Yusuke fumava). Yusuke era detestado por todos por sua volta devido a ser briguento e se achar o ''dono do pedaço''. Apesar disso Yusuke é um rapaz bom, e que se importa com os outros, ele é um bravo lutador que diariamente luta para manter a paz na terra, a serviço do Reikai (seria o mundo espiritual; os mocinhos).
  • Kazuma Kuwabara: Ele é um rapaz com uma forte sensibilidade espiritual, tendo até dito que foi protagonista de fenômenos Poltergeist. Kazuma é um rapaz inteligente e que tem um fraco (uma ''quedinha'') por animais (tanto é que ele tem um gato). Kuwabara esconde a sua inteligencia sob a sua postura de valentão, é o melhor amigo e rival de Yusuke e que começam a atuar juntos para o Reikai depois que Kuwabara demonstra seus poderes e participa do torneio da mestra Genkai.
    ''A flor tem que ser de cerejeira, e o Homem...tem que ser KUWABARA'' (Kazuma Kuwabara)
  • Kurama (Shuichi Minamino): Ele é um rapaz de personalidade gentil e calma, poucos sabem, mas na verdade ele é um dos lutadores mais impiedosos e calculistas que existem. Kurama foi em outra vida um poderoso Yokai (demônio) raposa, que em um dia foi gravemente ferido por um caçador. Para escapar da morte certa, Kurama viaja como essência para o mundo dos humanos e adentra o ventre de uma mulher grávida. Kurama se ''funde'' com o corpo da criança (Shuichi Minamino) e que mantem todos os conhecimentos de sua vida passada.
  • Hiei: Ele de inicio era um vilão, que no decorrer do anime se tornou um anti-herói. Hiei possui uma personalidade fria e calculista, sendo cruel e arrogante em muitas ocasiões (mas o poder dele compensa a arrogância). Hiei aparece com Kurama e um outro bandido, os três haviam roubado objetos espirituais, e Hiei tinha ficado com uma espada que transformava as suas vitimas em demônios.  Hiei é oriundo do Maokai (inferno) e era o fruto do relacionamento de uma Yuki yokoi (Yokai's de aspecto femininos e que possuem poderes de gelo) com um homem, o que resultou em um MENINO (Yuki Yokoi's são yokais que reproduzem slá de que forma, mas a sua população é predominantemente feminina, homens entre a sua espécie são ''malditos'' e por isso são mortos, lançados de um precipício) Hiei sobreviveu a queda e começou a crescer no Maokai devido a sua influencia e ao seu poder, agora a motivação de Hiei é achar a sua irmã Yukina (a paixão da vida de Kuwabara).
  • Mestra Genkai: Ela é uma senhora idosa, mas que esconde um grande poder espiritual. Ela já foi uma grande lutadora de artes marciais, foi a criadora do estilo de luta Leikohadouken e decidiu criar um torneio de lutas onde o vencedor seria treinado pela a mesma. Genkai é uma mulher de personalidade calma e serena, sendo ao mesmo tempo muito disciplinada e exigente.

    Genkai atualmente
    Genkai em seus tempos de lutadora

  • Botan: Ela é uma shinigami (ela guia as pessoas para serem ser julgadas de seus pecados). Botan é uma garota em fisionomia, mas que possui algumas centenas de anos! Botan é de uma personalidade alegre e atrapalhada (ela é como um alivio cômico) sendo a responsável por dar as missões do Reikai para o Yusuke. Botan também voa com o uso de um Remo (wtf?)
  • Sr Koenma: É o filho do senhor Enma Daioh, ele possui a fisionomia de um bebê e usa uma chupeta onde ele acumula energia espiritual forte o suficiente para dar cabo de alguém que esteja causando problemas (ele guarda essa chupeta para situações de risco) Koenma é um garoto de personalidade mandona e é ''esquentadinho'', mas também é um sujeito alegre e sincero, (sendo cruel só com seu braço direito, um demônio a qual ele chama de estrupício) ele é quem manda e desmanda no Reikai quando seu pai se encontra ausente.
    É o mesmo sujeito.
  • Keiko Yukimura: Ela é a melhor amiga e par romântico de Yusuke. No principio ela não gostava dele, mas abriu os seus sentimentos com ele ao ver que poderia nunca mais o vê-lo vivo. Keiko é uma moça inteligente, de personalidade calma e é muito altruísta, sendo também muito corajosa, pois já chegou a se meter em enrascadas por causa do Yusuke (vinde a 2° temporada).
  • Yukina: Ela é uma moça jovem, doce e sensível...o extremo oposto da personalidade de seu irmão Hiei. Yukina é uma Yuki Yokoi com poderes de cura e que no começo da série é sequestrada por inescrupulosos homens que buscavam lucrar com a garota (não é o que você esta pensando, acontece que Yukina podia fabricar jóias a partir de suas lágrimas, então ela era diariamente torturada e machucada para a obtenção dessas pedras...é... não melhorou muito.) Yukina é o amor da vida de Kuwabara, tanto é que ela foi salva por Yusuke, Botan e Kuwabara, que ao ver ela, tirou forças de onde não tinha só para lutar por ela.


Universo do Anime:

O anime possui ao todo 112 episódios, esses que foram feitos em cima dos 19 encadernados de mangá.
O anime era de gênero vida escolar, (como um tipico anime qualquer do Japão, mas normalmente esse tipo de anime é Shoujo) Shonen e comédia e o incrível disso tudo é que toda essa junção de gêneros conseguiu sair homogênea.

O anime foi dividido em 4 temporadas (falo mais sobre abaixo) sendo elas as sagas:
  • Reis do inferno (não é esse o nome da temporada, mas é o ponto forte dela).
  • Torneio do mundo das trevas
  • Saga Sensui
  • Torneio do Maokai
Durante as transições de temporadas muitas coisas aconteceram ao longo do anime, reviravoltas (como a transformação de Kurama em Youko)


E viamos o desenvolvimento dos personagens, eles iam superando as suas diferenças (antes Hiei e Kuwabara não se entendiam, agora só são indiferentes um com o outro) e ficando mais fortes.

A primeira fase de Yu Yu Hakusho é marcada com muitas cenas de comédia e cenas dramáticas (como o funeral do Yusuke). Essa foi uma saga de descobrimentos, onde tínhamos as primeiras impressões dos personagens e que terminava magistralmente com os quatro lutadores juntos lutando contra os Reis do inferno (que eram inimigos ridículos se compara-los com o poder atual da série)

A segunda temporada é mais voltada para cenas sérias, com momentos aflitivos (tipo o teste final de Yusuke para dominar o Leikohadouken) e lutas mais intensas (a nível de Dragon Ball Z) Vimos muitas coisas nesse arco, que para muitos foi a melhor saga do anime (eu incluso). Houveram muitas novidades, como novos personagens que seriam futuros amigos e rivais de nossos heróis na 4° temporada. Vimos também o crescimento do relacionamento de Keiko e Yusuke, que antes era só de amizade e de um forte laço de confiança, agora eram ''quase'' namorados. Vimos a transformação de Kurama e os ataques especiais de Hiei e Kuwabara, além da história da mestra Genkai envolvendo o novo vilão (Toguro).

(Agora eu irei ser odiado)

Sendo bem sincero, eu assisti ao anime inteiro umas cinco vezes, e vamos ser realistas, okey? Eu não achei tudo isso a luta do Yusuke contra o Toguko; foi uma boa luta, uma das melhores, mas não é tudo aquilo que as pessoas descrevem: Ela começou muito boa, com uma troca frenética de pontapés e socos, alem do Yusuke despertando o seu poder oculto contra Toguro. Mas depois de um certo momento a luta desandou: foi o Toguro atingindo 120% e se transformando numa mistura de ''Bodybuilder''com arvore e o Yusuke virando um Emo choramingando que era fraco e que só depois voltou para a luta depois de Kuwabara quase ser morto pela inanição do amigo. 
''Birl''
Minha opinião: Essa parte da luta não precisava ter sido passada, sei que foi feita para gerar comoção com os telespectadores nesse ponto do anime, mas para mim, aquilo foi encheção de linguiça, podiam ter contornado de maneira mais satisfatória e proveitosa o momento em que Yusuke ia perdendo seus poderes, do que fazer um Deus Ex-Machima (Deus Ex-Machima é um termo usado quando algum autor de uma obra, sendo teatral ou não, que cria uma situação impossível de ser resolvida e que de repente o poder do ''Protagonismo'' vem e salva tudo).

A terceira fase do anime acontece diretamente após o termino do torneio idealizado por Toguro.
Na 3° temporada contamos com o surgimento de Sensui um ex-detetive espiritual que após uma missão onde viu o lado podre dos humanos, jurou se livrar de todos eles. Foi então que Sensui arquitetou um plano: abrir um portal na Terra para que monstros de rank S passassem do Maokai para a Terra. O vilão trágico arquitetou esse plano e reuniu um grupo de ''lutadores'' conhecidos por seus poderes fora do comum. Nesse arco ficamos sabendo sobre a chupeta de Koenma e sobre os laços demoniâcos de Yusuke com o Maokai, alem de uma transformação que me deixou eufórico.
Cabelo é sinônimo de poder, se ver o Yusuke assim...CORRE!
(Agora eu irei ser crítico novamente:)

Nota-se que a partir do segundo arco do anime, Yoshihiro Togashi começava a tratar com desinteresse a obra, isso se deve porque todos somos feitos de carne e osso, e Yoshihiro é um sujeito com um ritmo mais devagar em comparação a outros Mangakás.
O fato é que a Shonen Jump havia dado prazos apertados para que Yoshihiro concluísse a sua obra, e ele acabou não podendo conciliar a sua vida pessoal com a profissinal, ficando sem tempo de ver a esposa imagino eu.
Acontece que o começo dessa saga foi muito interessante, contava com uma boa primícia e possuía uma dose de suspense nunca antes visto no anime (algo a favor do que contra, eu diria) A sacada de Yoshihiro em apresentar um vilão que um dia já serviu ao Reikai, e que tinha uma história em partes semelhantes com a de Yusuke, isso foi algo muito inovador e que podia render bons frutos, pois era como a sacada da força em Star Wars (4,5 e 6) onde tinhamos Anakin que uma vez desempenhou o papel do ''menino da profecia'' e que agora entrou numa espiral de sentimentos por causa de sua amada e acabou se tornando um vilão pelo simples querer do bem dela.
Em Yu yu hakusho a ideia é boa, imaginem vocês que o salvador da pátria podia em um dia futuro ficar louco ao ver que as pessoas que ele protege são tão crueis quanto os demônios a qual ele lutou a vida toda? (Eu costumo dizer: ''Os demônios são perdoáveis, pois aquela é a sua natureza, mas os seres humanos tem o livre arbítrio, o que faz deles monstros quando decidem ser cruéis''.)
Sensui

O problema aqui é que as ideias introduzidas nesse arco foram muito bem inseridas, mas mal trabalhadas, Yoshihiro decidiu fazer testes experimentais, inserindo diversos elementos narrativos que não condiziam com o momento, o arco de certa forma acabou ficando corrido e mau explicado, mas tentou nos compensar com a luta Yusuke x Hiei e o massacre que foi Yusuke youkai form x Sensui.
Não sério, o que carambas era o game master? um pirralho com o poder de decidir quem vivia e quem morria jogando video-game? é isso mesmo?

O 4° arco (e o ultimo) foi o epilogo mais estranho que eu vi, digo, o final do anime foi incrivelmente morno (mas dava para o gasto, eramos crianças.)

A trama durante a quarta saga é que havia a chance de estourar uma guerra de proporções bíblicas no Maokai, haviam 3 grandes REIS do inferno competindo para tomar o controle absoluto de tudo, tanto militar quanto politicamente falando.

Associem as cores ao lado em que eles vão servir na guerra.


A proposta desse arco novamente foi boa, eles queriam envolver Yusuke, Kurama e Hiei em lados antagônicos em uma guerra que não era deles.
O arco era voltado para brutalidade pura e teve um extermínio quase que total da comédia presente até agora no anime.

-Matteus, você esqueceu de falar Kuwabara. -Nope. Nesse arco o Kuwabara não faz parte, ele decidiu dar uma de Gohan e ficou em casa estudando, enquanto todo mundo se matava.

continuando...

Esse arco também foi o responsável por costurar pontas soltas do enredo, contando a história de forma aprofundada sobre Hiei e Kurama, alem de mencionar a existência do pai de Yusuke (que por sinal era um dos três reis do maokai.)

Tinhamos:
  • Raizen: O pai de Yusuke, ele era o único do anime com rank SS (isso significa que ele sozinho podia vencer um exercito composto pelo céu, terra e inferno!) mas que havia ficado debilitado por ficar sem comer durante 1.000 anos, isso se deve a um juramento que ele fez a uma moça que ele ''cortejou''.
  • Yomi: Ele é um Youkai que há muitos anos atrás era um dos subordinados do Kurama Youkai, mas depois que Kurama foi atacado, Yomi tomou o seu lugar como líder dos bandidos, ele ficou ''cego'' amplificando seus poderes, é um sujeito que ganhou muita influencia no maokai e que agora convida Kurama a servi-lo na guerra.
  • Mukuro: Ela é uma mulher que na infância era escrava de uma civilização do Maokai, ela de alguma forma se libertou (com graves sequelas) e jurou se vingar deles. Ela é uma mulher que demonstra indiferença com tudo e todos a sua volta (apesar de apresentar uma relação com Hiei que é digno de fandom shinpar) Isso se deve pois Mukuro tira seus poderes dos seus sentimentos, e quanto mais expressiva ela for (quanto mais raiva ela sentir) mais forte ela fica, chegando a passar o poder de Yomi inclusive.
    Ela é aquela ''múmia'' da foto onde estão os três.
Nesse arco há um salto de poder absurdo por parte dos personagens do anime, sendo que nossos heróis se encontravam no Rank C+ no final do 2° arco e no final do 3° arco apresentavam rank entre B e A, e aqui eles treinaram sob observação de seus respectivos amos e atingiram rank S de poder.

Yusuke, temendo haver um desequilíbrio entre o tratado dos três reis e que explodisse de uma vez a guerra quando o Raizen morreu por fome, decidiu fazer um acordo com Yom e Mukuro, haveria um torneio de lutas ''democrático'' que seria idealizado no Maokai, e quem vencesse o torneio seria o novo líder do mesmo, qualquer um podia entrar nesse torneio, contando que fosse forte.
E ai, o resto é história.

Veja bem, a 4° fase tentou colocar questões diplomáticas no enredo até todos nós começarmos a espumar pela boca e o Yusuke (que não é dos mais inteligentes) sugeriu que tudo se acabasse numa arena de um torneio. (Essa ideia já havia sido utilizada em Yu Yu Hakusho em pelo menos outras 2 situações, o que fez o desfecho ser genérico e nada original, ficou até desgastado de certa forma).

Se na terceira fase o anime já havia ficado corrido, eu nem falo nada aqui. O anime nesse ponto tentou colocar um ponto final em tudo, tanto em termos de enredo quanto no relacionamento de Keiko e Yusuke (''Keiko, eu prometo que ficarei fora por 1 ano, e depois...A gente vai se casar'' (Yusuke Urameshi)).

O problema é que tentaram por um fim nas dúvidas e acabaram levantando mais ainda.
Qual é exatamente o parentesco de Yusuke com Raizen?
Segundo alguns o Raizen seria o Pai biológico de Yusuke, enquanto o anime (e eu incluso) explicam que em tempos feudais o Raizen havia invadido a terra, causado um massacre e dado uma pausa para ''cortejar'' uma senhorita, depois disso ele ficou 1.000 anos sem comer, pois foi a promessa que ele fez a ela (Raizen comia carne humana, e até tentou comer o Yusuke uma hora)
A mulher havia ficado grávida e todos de sua linhagem carregavam o ''elo demoníaco'' de Raizen, mas só o Yusuke que havia despertado a sua contra-parte maligna. (estilo super saiyajin).

A luta final do anime foi Yusuke contra Yomi, e depois de uma luta que beirou o absurdo de tantos poderes sendo disparados, Yomi venceu (todo quebrado, mas venceu).
Mas na luta seguinte, Yomi já não tinha energia para se aguentar em pé e perdeu para um demônio genérico.

Minha opinião: Podiam ter feito a parte do torneio, estou com a mente tranquila quanto a isso, mas podia haver durante o torneio algum motim e de repente algum vilão novo surgiria para tentar tomar o poder de tudo. E em algum momento a situação ficasse tão crítica que apareceria o Kuwabara com novos poderes para tentar ajudar o pessoal. Seria uma ótima saída quanto a esse arco e seria oportuno pois iria aproveitar todos os membros da equipe ''Yusuke''.



''Mecânicas do Anime'':

O anime foi traduzido aqui no Brasil pela Alámo, que deixou o anime ''carioca''. Isso acabou fazendo o humor do anime triplicar, pois haviam certos trechos em que os diálogos eram normais e sem muita expressão e a dublagem acabou gerando um sem números de falas imortalizadas tanto do Yusuke quanto do Koenma:

Algumas delas aqui em baixo:




Também deixo aqui a paródia do ''AH, eu to maluco'' que foi o tema usado pela torcida do Brasil para comemorar em um jogo de futebol.




O anime ainda possui 2 filmes (um deles vocês ainda conseguem achar na internet, já o outro só existe em japonês) e 1 OVA.

Yu Yu Hakusho tem alguns titulos para Master System e Super Nintendo.

 Curiosidades:

  • Yoshihiro Togashi sempre que podia fazia menção a Sailor Moon ( o ganha pão de sua esposa) aqui vai umas imagens.
  • O anime fez menção a Street Fighter, quando no torneio idealizado pela mestra Genkai, apareceram o Ryu, E.Honda e o Zangief.


  • Karasu, um dos servos de Toguro, possuía uma transformação a qual ele ficava loiro, inspirado em Dragon Ball Z.
  • A banda favorita de Kuwabara era o Megallica, essa inspiração vem do fato que Yoshihiro curte as bandas Mega Death e Metallica e decidiu juntar o nome das duas bandas e inserir como homenagem no anime.
dentre outros.




Minha Opinião:

Vocês leitores devem achar que eu penso que Yu Yu Hakusho deva ser uma porcaria porque eu critiquei 3 entre 4 arcos da série, correto? Errado.
Na verdade eu amo Yu Yu Hakusho, a sua comédia é engraçada, as suas cenas tristes são envolventes, seus personagens são carismáticos e as lutas são intensas, o que mais eu poderia querer?
A uns 4 ou 5 anos eu redescobri esse anime, eu sentia falta dele, mas desconhecia seu nome, foi então que procurei por essa imagem:
Que diga-se de passagem, era a unica coisa que eu me lembrava do anime, e consegui achar ele para assisti-lo.
O anime é ótimo e eu recomendo, as minhas críticas sobre determinado artigo devem ser vistas do mesmo ponto de vista de um professor exigente que no fundo só quer o bem para os seus alunos.
Me doí ver que um filme (exemplo) que eu amava tanto ver que ele só era bom pelo fator nostalgia, pois você sonha com esse filme e deseja vê-lo mais uma vez, imaginem o desapontamento de vocês quando as expectativas não são atendidas? é a mesma coisa, eu zelo e tenho muito carinho por essas obras, mas quero que elas mantenham os elementos que fizeram eu gostar delas, pois direta ou indiretamente foi graças as mensagens inseridas nessas obras que eu sou o que sou hoje.

Então era isso pessoal, espero que tenham gostado, qualquer coisa, me mandem sugestões para próximos artigos e eu atenderei quando puder.
Se acharem que eu estou pecando em algum aspecto, não se calem, é importante receber críticas as vezes, pois assim podemos sempre melhorar.
E antes de finalizar o artigo, deixarei um vídeo contendo todas as aberturas e encerramentos de Yu Yu Hakusho.



Então é isso, até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário