quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Mucha Lucha

Fala Pessoal, hoje eu tive uma ideia de gênio: Aproveitando que hoje é dia 2 de Novembro (dia de finados) eu pensei: ''Que artigo eu poderia preparar para hoje'' e lembrei que no México, o pessoal tem uma data comemorativa parecida: ''O Dia de Los Muertos'' então pensei, ''Que desenho eu poderia falar com toda essa relação que eu fiz na minha cabeça?'' E foi ai que eu lembrei de um desenho que eu gostava muito: Mucha Lucha.
Mucha Lucha é um desenho de ação e comédia criado por Eddie Mort e Lili Chin e priduzida pela Warner Bros em 17 de Agosto de 2002.
Eddie Mort e Lili Chin
Warner Bros, empresa/emissora de televisão responsável pela criação e exibição de inúmeras séries, filmes, jogos e desenhos. 

Agora que eu falei dos criadores, irei falar da história e dos personagens, mas antes de mais nada, aqui vai a abertura do desenho.



Sinopsia:

O desenho conta as aventuras de três amigos cujo sonho é de se tornarem lendas vivas da luta livre (lucha livre), e que para isso eles vão para uma escola especializada de artes marciais, onde aprendem o básico de qualquer escola e de bônus aprendem as regras do ringue, a criarem novos ataques e o valor de uma amizade (afinal, lutas em duplas e trios você deve confiar em seu parceiro).

São eles:






(Obs: Eu usei essas imagens que eu encontrei, pois resumem rápido a introdução dos personagens.)

O que vale acrescentar é o seguinte: O Pulga é filho de um proprietário de uma loja de donuts (são como rosquinhas açucaradas).

Fora esses três, ainda existem outros diversos personagens, esses que acabam sendo importantes em algum momento da história (episódios dedicados a personagem coadjuvante já existiam muito antes de Naruto pensar em nascer).

Vale apena eu citar alguns:

  • Ervilha: É um garoto pequeno que se veste de Ervilha (ainda na ''vagem'') e que só sabe dizer seu próprio nome, ele é tipo o Kenny do South Park, pois só se ferra, é um coadjuvante que aparece mais para dar alivio cômico na série.
  • Diretora: Ela como o próprio nome já diz é a diretora da escola de Lucha Livre, ela é muito exigente e gosta de disciplina. É bastante presente na vida dos alunos.
  • Arbitro: Ele é um dos professores de Lucha livre, seu papel na escola de lucha é ensinar sobre as regras da luta e ser o juiz durante as lutas entre os alunos que são dadas como testes para medir o progresso dos garotos, avaliando suas técnicas, habilidades, força e espirito.
  • Professor de lucha (não sei o nome dele): É o segundo professor da escola de Lucha, seu papel é de ensinar as matérias teóricas, alem de desempenhar o papel de historiador, ele ensina a história da luta livre para seus alunos. Esse professor é um esteriótipo de ''cara legal'' da década de 70, falando frases de efeito e gesticulando de forma dançante.
  • Cão Mascarado: É o cachorro do Rikochet, e não tem muito o que eu possa acrescentar aqui.
  • El Rey: É um boneco de ação inspirado no luchador El Rey. Ele é o boneco do Rikochet e é o seu mentor em horas de descontração, ele que inspira o garoto a ser um grande lutador, já que o El Rey de verdade é um ícone da lucha livre.
Dentre outros...




Universo do Desenho:

A animação se passa permanentemente no México, onde todos são movidos pela honra, justiça, coragem e pelo espirito de Lutador (sério).
Devido a isso, existem inúmeros personagens humanos ou animais (tem até uma privada com uma máscara do mal) que utilizam máscaras e para eles é uma desonra perder ou tirar a mascara, pois a mascara é o simbolo de tudo o que eles acreditam e é como se fosse a identidade deles.

Como esse desenho se passa no México, algumas palavras que eles falam são de linguá espanhola, como podem ver, eu utilizei de inúmeras vezes o termo ''lucha'' ao invés de ''luta'' e isso foi proposital.

As crianças vão para a escola, onde lá aprendem a se tornarem verdadeiros luchadores. Eles seguem como código de condutas moral o livro de regras de lucha livre, livro esse que a Buena Niña carrega para cima e para baixo.

No desenho todos possuem ''poderes'', esses ''poderes'' são na verdade seus golpes de luta inspirados em suas próprias personalidades ou em alguma coisa relacionada a situação. Buena Niña por ser uma boa menina (o nome dela é justamente esse) sua habilidade própria é o trator da verdade, esse que condiz com sua personalidade gentil e altruísta.

Alguns episódios são sobre viagens ou excursões escolares que a escola de luta faz, nesses episódios o trio se aventura e encontra algum desafio onde acabam tendo que lutar contra algum mal-feitor.

A tela de opening dos episódios era animada, onde um dos membros narrava o nome do episódio e aproveitava para dar um conselho alá He-Man ou para fazer algum trocadilho.

Assim como no artigo que eu fiz sobre as meninas super poderosas, eu volto a dizer aqui: É um desenho que ao longo do tempo seus personagens vão cometendo erros e vão aprendendo com eles, e no final acabam amadurecendo e no fim do dia acabam aprendendo alho novo sobre eles mesmos ou sobre o mundo.

O entretenimento para as pessoas são as lutas de mascarados, eventos de lucha libre onde ocorrem confrontos no ringue, lutas de duplas, hell in cell dentre outras.

O desenho teve ao todo 3 temporadas e um pouco mais de 50 episódios, chegou a passar na SBT e inclusive até no Cartoon Network (vira o disco Matteus).

O complicado hoje em dia é que se alguém quiser assistir esse desenho para relembrar dos tempos em que passava na TV, terá que fazer das tripas coração para enconalgum site que disponibilize esse desenho nem que seja para download, eu consegui encontrar alguns episódios aleatórios procurando na net, mas infelizmente estão todos em inglês (o que é uma pena, pois uma das melhores dublagens desse desenho é a nossa) e para dizer que não achei nada, encontrei um único episódio dublado em PT-BR. Para quem quiser ver, veja Aqui.


Curiosidades.


  • O desenho teve tanto sucesso, que arriscaram produzir um filme animado  dele, e eu digo: o filme é bom. A sinopsia é que um terrível mal foi libertado devido a um desafio bobo que envolvia o livro de regras e agora cabem a Rikochet, Buena Nina e Pulga ir atrás de peças de uniforme de luchador sagrado para poder conseguir poder para derrotar esse terrível mal que ameaça destruir o mundo da lucha libre.





Minha Opinião.



Esse desenho foi muito bom e eu achei oportuno de comentar sobre ele justamente por causa dessa data comemorativa (só lamento por não conseguir terminar no dia 2, então estará sendo upado hoje mesmo)
Enfim, mais um artigo feito e espero vocês na próxima, se tiverem alguma crítica ou sugestão, deixem aí nos comentários e até uma próxima vez.
(Obs: esse artigo carece de dados pois não encontrei quase nada a respeito da animação).

Valeu e tchau.

3 comentários:

  1. Se quiser mais eps dublados de mucha lucha para baixar só avisar.

    ResponderExcluir
  2. boa noite
    vcs tem todos os episodios desse desenho?

    ResponderExcluir
  3. Era um dos meus desenhos favorito. Realmente é difícil achar episódios dublado. Muito bom seu artigo!
    PS: sobre o boneco do rikochet, El Rey foi inspirado pelo Rey Mysterio e não por "El Rey"

    ResponderExcluir