sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Desenhos atuais cujas as versões antigas eram melhores


Hoje em dia vivemos uma nova era de animação. Para os que não sabem do que eu estou falando, me refiro a transição dos tipos e traços dos desenhos da década de 80 e 90 para os de 2000 em diante.

Nesse meio tempo, houveram diversas perolas criadas com qualidades inquestionáveis (Como Steven Universo e Gravity Falls) e outras que nos fazem sentir saudades dos desenhos de antigamente (Como Titio Avô e Clarêncio o Otimista).

Independentemente do seu gosto, devemos concordar que naqueles tempos (10-20 anos atras) os desenhos possuíam um algo a mais, era quase ''mágico'' a forma como nos encantavam e nos entreterão, ao mesmo tempo que nos passaram lições de vida difíceis e conselhos valiosos (Quem não se lembra das lições de humildade de Hey Arnold, ou os conselhos do He-Man, Ou ainda as lições de amizade e amor com os seres vivos das inúmeras dezenas de desenho animados (a maioria deles genéricos) como Pokemon?)

Enfim...Não quero fazer o pessoal chorar por questões de nostalgia, apenas iniciei essa conversa para começar o artigo que não diverge muito do tema que quero propor.

O assunto que quero falar com vocês, caros leitores são animações que recentemente tiveram um reboot (Foram recriados para um novo publico, tendo algumas mudanças na história ou nos personagens).

É valido lembrar da importância de alguns reboots, pois alguns deles são geniais e até nos disponibilizaram apreciar obras muito mais antigas do que a gente.
Os Reboots são como os remakes dos games, servem para trazer frescor a uma obra já consagrada (Ou não) e para arrebanhar um publico novo.

Infelizmente alguns reboots não chegam a ponta do pé da obra original, e é sobre esses hecatombes que irei falar hoje.


Fala pessoal, como vão vocês? Hoje irei listar para vocês alguns desenhos que na minha humilde opinião não foram bem adaptados para o publico mais jovem.

Com vocês então, os desenhos...



Ben 10
Sabe...Eu sempre tive um caso de amor e ódio com Ben 10...Eu costumava praguejar e ''hatear'' com uma força tão titânica esse desenho por ter substituído uma cacetada de desenhos das quais eu era muito fã no Cartoon Network.
Por muito tempo eu fui um odiador desse desenho, mas o assistia pela falta do que fazer (Eu sempre fui uma pessoa ociosa), e devo dizer, a premissa do desenho era muito interessante: Um moleque de 10 anos que arruma um artefato que pode transforma-lo em diferentes tipos de alienigenas dos quais ele usa para salvar o mundo? Era genial.
Claro, a primeira fase de Ben 10 só começou a ficar boa quando apareceu o Vilgax pronto para comer todo mundo na porrada em busca do ''seu'' precioso Omnitrix.
De qualquer forma, a animação continha ação e humor, infelizmente seus protagonistas (Tirando o avô Max) eram um saco...Conforme foram se desenvolvendo que fui me interessando pela coisa.
Minha fase favorita foi a fase adolescente do Ben, Ben 10: Força alienígena e Ben 10: Supremacia Alienígena.
Meu Deus como eu curtia esse desenho, aqui os personagens e as tramas haviam ficado mais maduras e a atmosfera do desenho havia se tornado mais séria...Infelizmente tudo que é bom dura pouco, e os malditos empresários donos da marca decidiram dar uma terceira (Tecnicamente 4ª fase) fase ao desenho, e foi ai que tudo foi pra latrina de vez.
 Omniverse é uma continuidade direta de Supermacia alienigena e ao mesmo tempo é um recomeço dessa fase: Jogaram estrada fora todo o desenvolvimento e o brilhantismo da versão anterior e deram espaço demais para um humor boboca e personagens estragados ou desinteressantes.
E por fim criaram a versão definitiva da infantilidade: O mais novo ''Ben 10'' (Que nem sub-titulo possui) que reconta a fase clássica do desenho, mas com um traço muito infantilizado, com a presença de humor non-sense e a retirada dos poucos momentos de desenvolvimentos dos personagens e das lutas. Aqui o Ben parece que tem 6 anos...nada contra quem curte, como eu disse mais pro começo, esse tipo de mudança serve para atrair um publico mais novo, mas é lamentável ver que uma série que tinha meu ódio mortal passou para algo incrível e depois afundou.




Max Steel
As pessoas nem devem mais se lembrar dessa versão do Max Steel...A versão original era muito boa, e tinha uma história impressionante por parte do Max e de seu serviço de...slá, nunca entendi muito bem o que o Max era na primeira versão, ele era uma mistura de Indiana Jones com Bear Grylls, só que herdeiro de uma instalação governamental de alta tecnologia e com ''poderes'' dos quais permitiam ir alem das habilidades de um humano comum.
Já a nova versão...
Mudaram a origem de Max, de um campeão de diversos esportes e agente secreto (Não tão secreto assim), ele virou um daqueles personagens de trama adolescente que se passa em escolas norte-americanas. Já a origem dos poderes de Max aqui, se deve ao ''Steel'' um robozinho alienígena que sintoniza com Max e por meio de uma relação simbiôntica, ambos trabalham juntos para lutarem contra bandidos e ameaças vindas do cafundó do Judas.




As Meninas Super Poderosas
Agora estamos falando de um clássico peso-pesado. Eu já falei em outro artigo sobre esse desenho, e como ele era incrível.
Devido a enorme popularidade dessa película, houveram algumas adaptações do desenho, alguns mais conhecidos do que outros. 
Por exemplo, tivemos a uns anos atrás a ''Geração Z'' que mudou radicalmente os elementos do desenho, a começar pelas meninas que agora eram adolescentes e que usavam as armas menos efetivas que eu já vi (E eu achava a vara de pesca do Gon pouco prática).
Pois bem...
A versão mais recente das meninas super poderosas tem dado o que falar, recentemente houve uma certa repercussão por fazerem um quarteto e inseriram a ''estrelinha'' a irmã mais velha e mantida em uma parte escondida do laboratório devido seus poderes instáveis.
Olha, essa versão é boa, mas não é BOA (Reparem o enfase que dei), o fato é que quiseram adaptar tanto as meninas para um publico novo com o uso de elementos cotidianos  (Como tecnologias e gírias) que o foco do desenho acabou se perdendo. As nossas amáveis menininhas com cabeça de melão possuíam uma gama muito maior de poderes e de inimigos diários para se enfrentar, nessa versão é meio raro encontrar criaturas carimbadas como monstros gigantes, o macaco louco, ''ELE'', dentre outros. Só me resta ver como esse desenho ficara daqui alguns messes ou anos, será que ele se tornara algo nostálgico como o original? Ou todos irão falar do desenho ''X'' que será a nova febre entre a criançada, enquanto esse desenho amarga um esquecimento sombrio e cruel?




Scooby-Doo
Se eu falar de todas as adaptações que Scooby Doo já teve, eu morro e não termino esse artigo, enfim, eu já falei desse desenho no ano passado, vocês podem ler ele aqui.
Nem tenho muito o que dizer, apenas compare a imagem acima, com essa de baixo.
Eu não tenho palavras para descrever essa coisa, então vamos para o próximo.





Jovens Titãs
(Estou mantendo meu animo com a discografia do Michael Jackson caso queiram saber como estou aguentando falar sobre esse tema)

Jovens Titãs...O que fizeram com você? Sério, o que fizeram com você? Como transformaram um desenho de ação e comédia, com um grande desenvolvimento de personagens e tramas semelhantes ao eterno Liga da Justiça sem limites, em um amontoado de piadinhas e humor non-sense tóxico de tão idiota como o Teen Titans Go, que de Ação não tem nada (O nome do desenho foi adaptado para o Brasil como ''Jovens Titãs em Ação'')
Aqui, só acrescentando um pouco de trívia: Eu só fui conhecer personagens como o Cyborg, Ravena e Estelar no desenho dos Jovens Titãs, na época eu era tapado demais de olhar um cara com a roupa do Robin, que se chama ''Robin'' e não associar que se tratava do universo da DC.






Pokemon
(Que imagem foda)

Pokemon é uma franquia consagrada, tanto no mundo dos games quanto nas inúmeras fases do anime.
Em si, eu não tenho reclamações tão graves para fazer em relação a obra, mas compare a penúltima temporada (Pokemon XY) com a atual (Sun & Moon)
A animação ficou esplendida, mas o traço ta uma droga.




Looney Tunes
E pra encerrar esse artigo, falarei de um clássico que marcou infâncias de pelo menos 3 gerações, Looney Tunes. A Warner Bros possui um vasto universo, composto de diversos personagens icônicos que tiveram poucas ou quase nenhuma mudança de seu desing ou personalidade...ou pelo menos assim ficou por um bom tempo.
Looney Tunes é uma marca consagrada que nos apresentou personagens como Pernalonga, Patolino, Diabo da Tasmânia (Taz), Willy o Coiote entre tantos outros. O humor daquela época era um non-sense misturado com politicamente incorreto, e era genial, dai alguem nos estúdios da Warner deve ter pensado que seria melhor ainda se os personagens fossem todos vizinhos e tivessem afazeres semelhantes ao nosso, e é ai que entra Looney Tunes Show (O Show dos Looney Tunes) que diga-se de passagem é uma droga.
Salvo raras ressalvas, como por exemplo, quando toca a música do Mago Implacável
.
Mas de modo geral, o humor de Looney Tunes Show é muito mais leve e fraco se comparado as maluquices frenéticas que Pernalonga e cia aprontavam.
E raios, o que fizeram com a Lola Bunny?
Como Isso
Passou pra isso?
E não falo apenas do design da coelhinha, fizeram a proeza de alterar gritantemente a personalidade dela, que de uma personalidade forte (Uma pessoa que não ouve desaforo) para um arquétipo de loira burra, pois é claro,  a nova versão do Looney é ''De boas'' e não meche com questões de politicamente incorreto, mas fazer piadinhas aguadas e que já perderam a graça por usar o mesmo repertório de piada em cima de um esteriótipo já gasto com o tempo, como a piada de loira burra, ninguém liga, ''da nada não''.







Minha Opinião:
(As vezes é bom dar uma variada)


Eu quero deixar claro que embora eu tenha criticado muitas animações reboots em prol de seus originais, quero dizer que eu não penso que todos os reboots são inferiores, Os Thundercats de 2011 são um bom exemplo disso, que apresentaram com um frescor os personagens já consagrados, mas com um design melhor trabalhado (O pessoal do antigo era feio) e com uma história diferente, porem muito boa.
Eu só lamento não poder ter a chance de ter visto o final da série quando ela passou na tv (Não chegaram a exibir, nem sei se se quer finalizaram a obra)

Enfim, esse foi mais um artigo, espero que tenham gostado. Se tiverem sugestões ou críticas, escrevam nos comentários ou mandem para o meu Twitter.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário