quinta-feira, 28 de setembro de 2017

SMITE


Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu darei continuidade a temática de ''Artigos sobre mitologia grega''.

Para quem não sabe do que estou falando, eu iniciei esse ''tema'' com Fight of Gods.

Eu tinha prescrito uma ordem sobre os artigos que iria postar aqui com essa temática, mas como eu acabei jogando tudo para cima, postarei na ordem da qual eu me sinta melhor em falar com vocês (Entenda-se: Irei falar dos artigos menos trabalhosos primeiro, e deixarei pro final os mais complexos).

Com vocês, o tema de hoje será SMITE.

(Aviso: Esse artigo não tem SPOILERS, e pode ser jogado gratuitamente pela Steam)
SMITE é um jogo de gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena/ ''Jogo de batalha em arena multiplayer online'' numa tradução literal) em terceira pessoa criado pela Hi-Rez  Studios no dia 25 de março de 2014 e disponível para Windows, Xbox One e Playstation 4.



Hi-Rez Studios é uma empresa de games fundada em 2005 na Geórgia, Estados Unidos. A Hi-Rez é conhecida por alguns jogos como Paladins, Global Agenda, Smite e Tribes: Ascend...(Todos são jogos bons, mas já já eu vou falar um pouco sobre o mal dessa empresa)






Sinopsia

Pra falar a verdade, o jogo não possui uma história, mas sim um conceito: O dia do juízo final se aproxima, e com ele, a guerra divina que ira acabar com tudo de uma vez por todas. Todos os panteões estão a espera do final dos tempos, e com isso a terra se agita com uma batalha entre seres divinos e lendas, cada um com suas razões para batalhar: Pela paz, vingança, poder entre outros.






Mitologias (Equivalente a ''Personagens'')


  • Mitologia Grega: Composta pelo panteão dos Deuses gregos, como Zeus, Poseidon, Atena e muitos outros

  • Mitologia Nórdica: Composta pelos grandes heróis e deuses mitológicos cultuados pelos nórdicos, como Odin, Thor entre outros.

  • Mitologia Egípcia: Composta pelos Deuses do Egito, como Rá, Neith, Horus e Bastet.

  • Mitologia Romana: Composta pelos Deuses cultuados pelos Romanos (Copiados dos Gregos, cof, cof) como Belona, Baco e Silvano.
  • Mitologia Maia: Composta pelos Deuses e criaturas cultuadas pelos Maias, como Chaac, Camazotz e Ah Puch.
  • Mitologia Japonesa: Composta pelos Deuses e monstros cultuados e temidos pelos Japoneses, como Izanami, Susano e Raijin
  • Mitologia Chinesa: Composta pelos Deuses e heróis cultuados pelos chineses, como Sun Wukong, Erlang Sheg e Guan Yu.
  • Mitologia Celta: Composta pelos Deuses cultuados pelos celtas, como A Morrigan, Ártio e Cernunnus.
  • Mitologia Hindu: Composta pelos Deuses e Demonios cultuados e temidos pelos povos da Índia, como Ganesha, Kali e Vamana.





Detalhes Técnicos:
Smite como foi dito antes é um jogo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), isso significa que ele é um jogo de arena online onde diversos jogadores trabalham em equipe para vencer outros times e conquistarem objetivos (Que nem outros jogos famosos, como League of Legends e Dota)
Na primeira tela do jogo temos acesso a algumas informações logo de cara.


Aba Inferior Esquerda:Onde se localiza o chat do jogo, é ali onde jogadores podem se comunicar e formar grupos.

Aba Inferior Central: Seu icone, Nickname e moedas do jogo se localizam aqui, também é onde você pode mudar algumas características do jogo em relação ao seu avatar, como os pedestais e as molduras (falo mais sobre isso logo,logo)

Aba Inferior Direita: Onde se localizam as barras de notificação do jogo, lista de amigos e missões diárias e semanais (Não estão necessariamente nessa ordem)

Aba Superior Esquerda: Acesso ao seu perfil de jogador, Lista de Deuses e a Loja para comprar personagens ou skins.

Aba Superior Direita: Aqui ficam localizadas as informações mais importantes para os jogadores mais competitivos: ''Social'' para formar times/grupos com um mesmo proposito, ''Ligas'' para se antenar sobre seu ranking e futuros campeonatos. Também há a presença de tutoriais e de missões que fazem parte de eventos anuais do jogo, valendo skins e outros prêmios.


Procurando por um Deus:
Temos mais opções para explorar:

  • Sobre: Você observa características sobre o Deus visualizado, como o estilo de luta dele (Dano magico ou físico) e de que classe ele é.
  • Habilidades: Aqui é listado as skills (poderes) que o respectivo Deus é capaz de usar.
  • Aparências: As Skins (Roupas) que o Deus pode usar, algumas delas são adquiridas apenas em eventos e em alguns casos são únicos.
  • Estatísticas: Detalhes sobre esse Deus, como a quantidade de vida, dano, etc...
  • Méritos: São achievements adquiridos por algum feito usando aquele Deus.
  • História: Onde você encontra a história daquele Deus, quem ele é, e sua motivação para a luta.
  • Emotes: Animações para interagir com outros jogadores.
  • Resultados:Seus feitos com esse Deus, número de vitórias e derrotas, média de kills, de mortes e assistências.
  • Pacote de Voz: É uma parte separada da customização que você pode fazer no seu Deus, no caso, aqui seria algumas das vozes disponíveis que ele poderia usar (Dublagem).
  • Personalização: Você pode montar sua build (Seu conjunto de equipamentos) e experimentar diferentes itens para avaliar qual torna seu personagem mais apelão.


Em Perfil:
Você abre uma tela com alguns dados sobre suas jogadas, disponibilidade de usar até 4 méritos para ilustrar seus feitos, estatísticas sobre o time (clã) que você esta, e outros...




Uma vez que entramos no modo ''Jogar''
Temos acesso a algumas modalidades de partidas:


  • Normal: Da acesso a partidas casuais multiplayers
  • Co-op vs IA: Um grupo de jogadores contra a inteligencia artificial (Que é meio burrinha por sinal)
  • Ligas: Partidas rankeadas, valendo pontuação que poderá ser usada para participar de campeonatos.
  • Amistoso: Onde amigos se reúnem para jogar uma partida em um servidor próprio para eles.
  • Treinamento: Um tutorial com diferentes tipos de mecânicas a serem treinadas, como o uso de um personagem até uma partida contra a IA.



Ao selecionar a opção Normal (Não difere nas demais):
Temos acesso a algumas opções de jogo, dentre elas podemos citar:


  • Conquista: Uma partida 5 vs 5 em um mapa de temática grega/romana e que o uso da floresta é crucial para virar uma disputa, isso se deve aos buffs adquiridos pelos monstros que residem por ali. (O que acabei de falar vale para todos os outros modos com jungle (floresta) Vence quem destruir o Titã do time adversário (Equivalente ao Nexus de League of Legends) que é protegido pelas Fênix que por sua vez são protegidas pelas torres (Esses edifícios de defesa estão presente em todos os modos com exceção da Arena).
  • Arena: Uma partida 5 vs 5 em uma arena, cujo objetivo é zerar os pontos do time adversário. Ambos os times começam com 500 pontos, e vão diminuindo a medida que matam uns aos outros ou guiam suas tropas até um portal que se encontra na entrada da base inimiga. Aqui não há edifícios de defesa, e os monstros que dropam buffs se localizam nas laterais do mapa.
  • Colisão: Uma partida 4 vs 4 em uma mapa de temática egípcia. É similar ao modo Conquista, com a alteração do tamanho das áreas com floresta. Vence quem destruir o Titã.
  • Justa: Uma partida 3 vs 3 em um mapa com temática japonesa. Vence quem destruir o Titã.
  • Assalto: Modo alternativo de luta 5 vs 5 com temática nórdica. Aqui os jogadores jogam usando personagens aleatórios. Vence quem destruir o Titã.
  • Cerco: Uma partida 5 vs 5 em um mapa com temática Maia. Muito similar ao modo Conquista, com a diferença da ''Jaganata'', um monstro de pedra que pode ser invocado  por um dos times ao matar a ''Jaganata selvagem'' na floresta. A Jaganata é uma unidade forte que pode destruir as torres com facilidade e possui muita resistência. Vence quem destruir o Titã.
  • Aleatório: São partidas com temáticas próprias que na maioria dos casos consistem em 5 jogadores versus a Inteligencia Artificial. Os jogadores ganham se cumprirem uma série de objetivos, e perdem se todos acabarem morrendo.


Agora que comentei sobre todas as opções, tralhas e modos de jogo, vamos a uma analise mais construída e ''séria''.


O jogo possui 91 personagens (Atualmente) que são divididos pelos seus respectivos panteões ou por sua classe.
No jogo, há 5 classes de Deuses, que são:


  • Deuses Guerreiros: São personagens com ataque e defesa boas, são medianos no aspecto velocidade, são lutadores de combate corpo a corpo e seu tipo de dano é FÍSICO.
  • Deuses Guardiões: São os famigerados Tanks, são resistentes e podem ter uma caixa de vida grande. São lutadores corpo a corpo e seu tipo de dano é MÁGICO.
  • Deuses Magos: São personagens sem resistência, porem muito poderosos e ágeis (Mais ou menos), seu estilo de luta é a distancia, e seu tipo de dano é MÁGICO.
  • Deuses Caçadores: São personagens rápidos e com um bom dano, porem frágeis. Seu jogo consiste em cadencia (Velocidade de ataque) e lutam a distancia (A maioria dos Caçadores são arqueiros), seu tipo de dano é FÍSICO.
  • Deuses Assassinos: São os mais rápidos e mais mortais, porem as outras estatísticas são baixas. Seu estilo de ataque é corpo a corpo e seu dano é FÍSICO (São a versão corpo a corpo dos caçadores).
Cada classe tem sua função, além de suas vantagens e desvantagens, e é crucial o trabalho em equipe para a vitória.

Em partida, o jogador vai progredindo com um sistema de xp, até alcançar o lnl 20, onde ele tem acesso a todas as suas 4 habilidades (Novamente semelhante ao sistema de Lol e Dota) em seu estagio mais forte.
Para ajudar na missão de sobreviver em confronto com outros jogadores, você pode comprar até 6 itens com a finalidade de agregar aumento de status ao seu personagem, são status como dano, velocidade de ataque, vida, mana, acerto crítico, etc...
Além desses 6 slots para build, você ainda tem a disposição 2 slots para ''relíquias'' itens que podem ser usados de tempos em tempos e que permitem usar certos apetrechos (Como recuperar life, correr mais rápido por um curto período de tempo, etc...) e ainda existem outros 2 slots para inventário como ''consumíveis'', que seriam poções para lhe dar algum buff.


Graficamente o jogo é lindo, em combinação com o design dos personagens que é muito foda, e que passa um ar de realismo segundo as descrições das histórias, faz dele uma obra de arte.
Se olharmos pelo aspecto visual da câmera, o jogo parece mais impressionante que league of legends, isso se deve ao fato da visão ser em 3ª pessoa, o que torna possível o vislumbramento dos elementos do cenário em comparação a Câmera isométrica de Lol.
Outro detalhe que devemos levar em conta é que Lol já existe há quase 8 anos, enquanto Smite tem uns 3, ou seja, houvera um grande avanço na tecnologia gráfica nesse meio tempo.
A Esquerda Smite, a Direita League of Legends

Partindo para detalhes áudio-visuais, Smite possui uma animação fluida e muito criativa a respeito de cada personagem, como por exemplo Zeus rodeado de trovões, Poseidon deixa um rastro de água por onde passa, etc...
Os sons do jogo são ótimos, você sente o impacto da porrada pelo som que faz.
As músicas do Smite são boas...Algumas são empolgantes, mas as outras não são tão memoráveis ou excitantes.

Existem os ''minions'' que são unidades que auxiliam o jogador na hora do ataque a alguma torre, eles são programados a irem em linha reta (Ou pelo menos seguir o sentido da lane da qual eles foram conjurados) e são divididos entre magos e guerreiros.

Smite é um jogo muito bom na questão de jogo, ele é dinâmico, divertido, possui muitos achiviements para os mais determinados jogadores que buscam platinar jogos, e diversos personagens e customizações para os mesmos.

Os personagens ainda contam com a presença de dublagem, da qual é muito boa.

Falando desse jeito, da a entender que o jogo é perfeito, não? Pois bem, ele não é.


Como eu falei mais pro começo do artigo, eu iria falar do mal da Hi-Rez Studios.

Todas as empresas de games tem alguma caracteristica marcante em seus jogos, algo que os definem, algo semelhante a sua ''marca registrada''.

Rockstar faz jogos polêmicos de mundo aberto, Nintendo faz jogos criativos voltados para toda a família, Ubisoft faz jogos de ação frenética (Nem tão frenética assim) que vive de momentos com parkour...Pois bem...Os jogos da Hi-Rez são divertidos e muito bons, mas os servidores são uma merda e os personagens são mal-balanceados


Uma coisa que dá muita raiva no Smite é o lag inexplicável, o jogo vive te teleportando ou caindo.
Por diversas vezes eu acabei jogando com um a menos no time, justamente por causa dos servidores bugados.

Um mal que o Smite (Na verdade todos os jogos MOBAS) sofre, é quando há a estreia de um personagem novo, esse sujeito é uma fusão de Jesus, Chuck Norris e Magaiver (Cura, Dano e atributos respectivamente, só que elevado a um nível absurdo)

Ocorrem algumas atualizações periodicamente para corrigir bugs, acrescentar skins e balancear os personagens, mas parece que toda vez que isso acontece, o servidor fica mais instável.

Eu não irei entrar em detalhes sobre jogadores trolls, pois isso existe em qualquer jogo online, mas são outro mal que o Smite sofre...foi por estas e outras que eu havia parado de jogar League of Legends.

A combinação destrutiva de pontos negativos acabou gerando um certo mal-estar nos jogadores, e pela Hi-Rez não saber atender direito aos pedidos dos jogadores, e pela quantidade de trolls, que a Hi-Rez ''perdeu'' os direitos (Entre aspas) para a Steam, que acabou se tornando a distribuidora do jogo, e desde então, o Smite tem melhorado sua performasse.


Como qualquer jogo online de grande sucesso e publico, existem campeonatos do Smite (Atualmente estamos na ''Season 4''), porem, pelas mesmas razões do paragrafo acima, o Smite tem enfraquecido nos últimos tempos a sua competição (Pra vocês verem, Paladins, que é da mesma criadora, tem um investimento em publicidade e melhor tratamento para não cair de qualidade, ao ponto de ter um campeonato mais forte).





Minha Opinião:
Antes de fechar esse artigo, gostaria de dizer duas coisas; a primeira a respeito do que eu achei de interessante no Smite ao ponto de me cativar mais que Lol, mesmo com todos os seus problemas, e o outro é relatar a respeito da minha conduta como jogador.


Uma coisas que vocês precisam saber sobre mim é que embora eu seja vinculado a área da matemática, uma coisa que sempre me fascinou foram as histórias de heróis, Deuses e lendas (Ou seja, Mitologias em geral).

Eu achava demais os feitos de personagens tão fascinantes que eram cultuados por povos antigos que foram capazes de coisas incríveis (Como por exemplo as piramides do Egito e praticamente TUDO que nasceu na Grécia e na Roma).

Eu não tinha saco para crescer no Lol com um personagem especifico, pois eu não tinha um vinculo com o mesmo, se quer entendia sua história, e eu acho que o universo de Lol é grande no sentido negativo da coisa...Chega a ser maçante de tanta história que não parece levar a lugar algum.

Por questões de curiosidade: Eu entendia a história da Anny, mas por motivos de foda-se eu era bom unica e exclusivamente com o Cho'Gath...Até cheguei a recomeçar a jogar Lol, mas parei tempos depois por algo que irei falar no próximo tópico.


Relaxem que eu não sou do nível babaca de descontar minhas frustrações nos objetos ao meu redor
Me digam...Quantos de vocês já não se emputeceram jogando algum jogo? Sim, é um entretenimento, e como tal deve ser usado apenas para descontrair e para passar o tempo, como qualquer atividade sadia como ler um livro, ou tirar um cochilo.

Eu afirmo que sou um sujeito meio otário quando jogo, pois uma coisa que todos (Ou quase todos) os games possuem é um senso de competitividade imbecil que nos cega e nos faz desejar sempre vencer...Eventualmente o sujeito consegue se dar bem e fica mais aliviado, porem, e quando há jogadores cujo único propósito é justamente irritar a todos que se encontram na mesma partida desse sujeito indesejável?

O ponto que eu quero chegar ao meu respeito é que sou um cara na minha, ajudo o pessoal e peço desculpas por eventuais erros que posso cometer, pois minha internet me ''trola'' em jogos online.
O problema é que eu tenho uma ''sorte'' que só caio em time formado por moleques cuja idade mental deve ser de 5 anos, e sempre acabo sendo provocado por algum deles, eu respondo a altura e dois erros não fazem um acerto.

Recentemente eu recebi uma notificação do Smite que eu havia sido reportado por ''assédio'', o que chega a ser ridículo se soubesse de todo o conteúdo da história...Enfim, isso ficou no passado, mas me fez refletir, eu tento ser uma pessoa mais calma e quando vejo que caio em times de gente otária, eu já meto mute.

Eu podia contar a história de quando eu fui xingado sem nenhuma base afirmativa para tal, de coisas racistas (O que não faz sentido pois sou tão branco que chego a ser quase transparente, só perco para albinos) por um cara que achava ser da KKK.

O que não falta é história por ''De trás dos bastidores''.

Enfim, caso algum de vocês leitores joguem Smite e queiram jogar comigo (Porquê não?) procurem pelo nickname ''MatteusBoni''.


Então era isso pessoal, espero que tenham gostado desse artigo, caso tenham alguma sugestão ou crítica, podem escrever nos comentários ou mandar para o meu Twitter.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário