quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Fight of Gods


Santa polemica, olha só o que temos aqui...

Fala pessoal, como vão vocês? Sei que eu ando sumido nesses últimos dias, mas é que ocorreram algumas coisas e fiquei ''na correria''.

Eu esperava estrear a temática de artigos sobre mitologias com outro tema, mas como esse vai ser um artigo curto, vai ele mesmo.

Hoje eu pretendo falar sobre Fight of Gods, um jogo que tem gerado muito tumulto pela internet e pelo mundo a fora pela sua polemica seleção de personagens (Em especial 2 deles).

Pois vamos ao jogo:
Fight of Gods (Batalha de Deuses) é um jogo de luta 2D produzido pela Digital Crafter em 4 de Setembro de 2017, e disponível para PC pela plataforma Steam.


(Infelizmente não foi possível achar nada sobre a Digital Crafter, então vamos prosseguir)




Trailer:



Sinopsia:
A história desse jogo é conceitual: Os Deuses e figuras santas de diversas religiões decidiram sair na porrada...é isso.




Personagens:

  • Amaterasu (Panteão Japonês)
  • Anúbis (Panteão Egípcio)
  • Atena (Panteão Grego)
  • Buda (Panteão Híndu)
  • Guan Gong (Panteão Chinês)
  • Jesus (Cristianismo)
  • Moisés (Judaísmo)
  • Odin (Panteão Nórdico)
  • Sif (Panteão Nórdico)
  • Zeus (Panteão Grego)
  • Boss (Personagem não jogável/chefão do jogo)




Detalhes Técnicos:
Sim, isso é um print do vídeo do Zangado
O jogo é inteiro construído em cima de personagens de mitologias e crenças de diversas partes do mundo. Uma vez que eu disse isso, eu tenho que dizer: Esse jogo possui poucos personagens jogáveis.
Um jogo que explora de um universo tão vasto quanto as das mitologias, tem acesso a diversas figuras heroicas ou divinas, e algo que me deixa curioso é o fato que temos um unico exemplar de cada panteão, mas para a mitologia grega, fizeram questão de chamar Zeus e Atena...A dúvida que fica é:(Que de certa forma é óbvia a resposta por se tratar de um jogo em fase beta) Será que com o tempo serão adicionados outros personagens?

O jogo é estranho em relação aos seus detalhes técnicos, ele é ok em algumns aspectos, enquanto peca em outros.

Graficamente o jogo não é muito impressionante, ele parece algo saído do Xbox Caixotão (Aquele que antecede o Xbox 360), entretanto, seus efeitos especiais são impressionantes.

Cada personagem possui seus ataques e animações únicas, e seus ataques e combos são relacionados fortemente a suas características mais marcantes: Zeus comba com efeitos de raios, Jesus usa de uma luz sagrada vinda do céu e de uma cruz de energia e Moisés usa as Tabuas dos mandamentos como arma e arremessa seu cajado que vira uma cobra no inimigo.

O jogo tem dublagem presente em seus personagens, as vozes são legais e falam frases de efeitos como ''Eu morri pelas pessoas'' (Jesus) e ''Sinta a fúria do meu trovão'' (Zeus).

Os controles são difíceis de executas os comandos, por outro lado, há uma grande variedade de combos possíveis para serem feitos.

Como o jogo funciona, você me pergunta? Como qualquer outro jogo de luta padrão, ele é feito em modo ''player vs I.A''

No jogo temos lutas com duração de 99 segundos (clássico dos jogos de luta) e barras no canto superior que representam sua vida (Outro elemento clássico), nas bordas inferiores existem duas barras: Uma verde e outra amarela (Esta que por sua vez esta ligada a uma figura semelhante a um dragão)

As duas barras vão se enchendo, a diferença é que a verde é usada para dar combos mais fortes, enquanto a barra verde funciona para a execução do golpe mais forte, como se fosse o X-Ray de Mortal Kombat ou o Ultra de Street Fighter.

A inteligencia artificial do jogo é uma coisa de triste, ela é sonsa até a reta final, onde o Boss (Que ironicamente se chama ''Boss'') apela para o uso da barra amarela e de outros ataques em área.

A trilha sonora e os efeitos de som são bacanas, cada fase tem sua própria música tema...é.

O jogo ainda conta com as opções 
  • Arcade: Você vence todo mundo e no final recebe uma pontuação de acordo com seu desempenho.
  • Versus: Para lutas player vs I.A e player vs player.
  • Treino: Permite treinar seus movimentos para aperfeiçoar os comandos.
  • Biografia: Você tem acesso a história dos personagens, como origem deles, grandes feitos que os eternizaram e seus ''ataques especiais''.
  • Opções: Permite mudar características audiovisuais, dificuldade e controles.



POLEMICA:

-Mas afinal Matteus, do que se trata toda essa polemica, eu sou leigo nesse assunto e estou por fora disso.
-Pois bem vamos lá.

Esse jogo (Que por sinal esta custando 15,99 nesse exato momento em que o artigo está sendo feito) gerou uma repercussão em escala global e conseguiu ser proibido na Malásia e em diversos outros lugares do mundo por apresentar em seu elenco duas figuras carimbadas das religiões mais atuais: Jesus e Buda

Veja bem, uma das coisas mais intimas que as pessoas possuem é a sua fé, e indiferentemente daquilo que o move ou no que ele acredita, essa pessoa merece o devido respeito perante aquilo que ele acredita lhe trazer conforto e salvação. Desde os tempos mitológicos, as pessoas eram movidas tendo fé em algo ou em alguém, é por esse tipo de razão por exemplo que civilizações mais antigas tinham panteões de Deuses politeístas, onde cada figura era responsável por determinada tarefa realizada por um humano ou por algum elemento primordial da vida.

O que quero dizer é que religião sempre foi um assunto polemico, e dependendo da forma como ela é tratada nas mídias pode haver revolta. Eu digo: Eu sou cristão, sigo e acredito em Deus e nos ensinamentos de Jesus, mas aqui eu devo ser totalmente imparcial para poder enxergar a visão dos demais que não concordam comigo.

As pessoas se revoltaram pois figuras tão santas, pacifistas e humildes como Jesus e Buda, que tem servido de simbolo para fé e salvação, foram ''homenageados'' (atenção as aspas) em um jogo de luta tendo a oportunidade de levarem uma surra.

Por outro lado, não é de hoje que jogos com temática de religião existem, e se ninguém reclamou quando por exemplo ''profanaram'' a mitologia nórdica, por que raios iriam reclamar disso?

Há uma certa razão no ultimo paragrafo, mas acontece que a religião crista nos últimos anos tem sido escarnecida por um bando de idiotas, e as pessoas tem perdido a paciência para aturar esses atos de desrespeito religioso, eu prefiro não entrar em detalhes pois vou acabar atraindo publico do qual eu não me interesso nem um pouco.

-Mas então Matteus, se seria tão polemico assim a presença de tais personagens em um jogo de luta, porque fizeram isso?
-Por Marketing.

Polemica vende, e vende muito. Existe um ditado perfeito para descrever isso, ele é ''Falem bem, ou falem mal, mas falem de mim''.

Muitos jogos ganharam renome não por sua qualidade inquestionável ou pela fama de seus produtores (Até porque todos começam de algum lugar) mas sim por terem arrumado ''sarna para se coçar'' nas mídias.

GTA se vendeu por causa de polemica.
Carmaggedon se vendeu por causa de polemica
Mortal Kombat se vendeu por causa de polemica
Bullying se vendeu por causa de polemica.

A moral que quero dizer é que tudo foi/deve ter sido armado para gerar renome, pois afinal ''tudo o que é proibido é mais gostoso''.

Só que quem usa dessa ferramenta para se promover, deve lembrar que se o jogo não for bom, a polemica ira o puxar para o fundo do poço.

Manhunt se f*deu por causa disso.
Blood QUASE se f*deu por causa disso.
Ethnic Cleansing se f*deu MUITO por causa disso.

Se o nível da polemica for muito alto, as vezes nem se o jogo for a oitava maravilha do mundo ele se salva.

E como devem ter reparado pela minha analise do jogo ele esta em uma corda bamba, alguns itens citados podem ser relevados por conta de se tratar de um jogo em fase BETA, mas depois disso, o que for mantido abaixo de um nível de qualidade servira de estopim para derruba-lo.




Minha Opinião:

Pois bem, essa era minha analise a respeito do jogo, e respondendo aos mais curiosos, não, eu não tenho acesso a esse jogo, mas eu tenho meus meios de conseguir informações quando vou buscar falar sobre um determinado artigo.

Eu gostaria de agradecer (Já que peguei o vídeo, eu tenho que divulgar, é assim que as coisas funcionam) ao Zangado, pois foi de lá que obtive as imagens e minha visão de como o jogo funciona.

Então é isso, espero que tenham gostado, esse artigo foi feito mais como um tapa buraco, caso tenham algo a dizer, alguma sugestão ou alguma crítica, escrever nos comentários abaixo, ou mandar para o meu Twitter.

Antes que eu me esqueça, muito obrigado pela preferencia, agora são 7000 visualizações, espero poder continuar a fazer esse blog e que cada vez mais pessoas possam visualizar e acompanhar meu trabalho (Se bem que eu não chamaria isso de trabalho, mas enfim...)

Muito obrigado, até a próxima e tchau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário