quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Empresas que fizeram propaganda para elas mesmas dentro dos games


Sabe...em todos esses mais de 30 anos de games abertos ao publico, sempre houveram divulgações por meio de diversas mídias ou de pessoa pra pessoa.

As vezes esse tipo de propaganda era benéfica, pois alavancava as vendas de um determinado jogo, enquanto outras vezes resultou no desaparecimento de outros jogos mediante ao que ficou demasiado conhecido (Vinde o caso de Haunting Ground que passou desapercebido graças a Resident Evil 4).
Diga-se de passagem, Haunting Ground é um excelente game de terror que ficou de fora por um certo tempo devido polemicas e uma fraca campanha publicitária. 

E já vimos casos que já foram retratados aqui no blog, onde jogos se venderam pelo uso da polêmica ou acabaram simplesmente sumindo do mapa por terem usado de uma forma exagerada a repercussão negativa.

O ponto que quero explicar é que sempre houve campanhas publicitárias, marketing, easter egg ou homenagens de jogos em diversos produtos, não é muito difícil ver marcas reais ou parodiadas sendo retratadas no universo de jogos, isso se chama Merchandising, e se refere ao uso de marcas de patrocinadores a fim de alavancar sua divulgação.

O artigo de hoje ira falar de casos onde por zoeira ou não, a empresa que criou o jogo, inseriu nele uma divulgação dela mesma.

...

Fala Pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo listar alguns jogos que possuem o nome de suas empresas estampadas em algum lugar dele, seja em uma fase, ou em algum elemento do cenário.

Sem mais delongas, vamos a eles.

(Aviso: Esse artigo NÃO apresenta SPOILERS)




Konami:
Teenage Mutant Ninja Turtles- Mutant Warriors (Snes)
Teenage Mutant Ninja Turtles-Mutant Warriors (Tartarugas mutantes ninjas adolescentes-guerreiros mutantes em tradução literal) é um jogo de luta do universo das Tartarugas ninjas, criado pela Konami em 1994.
O jogo em si não possuía uma história forte, o Destruidor legalizou um torneio (torneio este que o canal 6 da qual a April trabalha, cobre) e as tartarugas decidem entrar lá para encher o destruidor de porrada, o prêmio do torneio é um monte de grana, yeah.

Pois bem, falemos em relação a Konami...A saudosa Konami da época de 1990 até meados de 2000 era conhecida por publicar diversos títulos de peso, não digo no aspecto de fama, mas eram jogos divertidos e que a parte técnica era bem feita.

Nesse Mutant Warrios (Porque existem três versões desse jogo, a de nintendinho, a de super nintendo (Do qual estou falando) e a de Mega-Drive) havia uma qualidade gráfica e um grande elenco em relação aos demais, mas que se dane tudo isso pois vamos prestar atenção a fase do Michelangelo, que se passa no terraço de um prédio e que dá vista para inúmeros arranha-céus de plano de fundo e na segunda camada do cenário temos a presenta de um prédio com o logotipo da Konami (''Konami desde 1969''). Eu não irei enrolar muito aqui, pois a minha opinião vale para todos os casos que irei citar, acho que foi uma forma de Easter-Egg, pois caso o contrário, não faz sentido o uso da marca da própria empresa dentro do jogo, é como aquelas embalagens imbecis de tesoura que para abrir recomenda-se o uso de uma tesoura.
Enfim...A Konami hoje em dia vive de poucos títulos, pois ela foi inconsequente ao destratar suas principais obras e devido a sua politica atual com jogos, então vamos para o próximo.





Rareware: Killer Instinct (Snes)
Eu já falei em outra ocasião sobre a história da Rareware, e lá vocês ficaram a par sobre coisas como o carinho que tenho por essa empresa e como games como Donkey Kong Coutry e 007 GoldenEye foram revolucionários em suas épocas.

No game de Killer Instinct, temos a fase da Orchid, uma ninja. Esse estágio é muito semelhante ao do Michelangelo do jogo anteriormente citado, mas a diferença é que o outdoor da Rare esta modificado e com o nome do jogo (Killer Instinct) no centro.







Rockstar: GTA San Andreas
Em minha humilde opinião, a Rockstar é a unica empresa de games que tem culhão e competência hoje em dia, capaz de criar jogos polêmicos que nunca dão em nada, pois sua qualidade é impecável (Quer dizer...Manhunt é uma exceção, mas isso é outra história)

Uma das franquias mais aclamadas de toda a produção da empresa sem nenhuma sombra de dúvida é Grand Theft Auto (Intimamente conhecido por GTA). Hoje em dia é dividido opiniões sobre qual jogo da marca é a melhor, alguns dizem GTA San Andreas, enquanto outros citam o GTA 4 e o GTA 5, indiferentemente da sua opinião sobre qual foi o melhor, não há como negar a nostalgia e a grandiosidade do San Andreas (Inclusive, eu baixei ele recentemente).

No jogo, durante as noites com céu aberto, olhe para cima e poderá ver uma constelação formando o logotipo da empresa.
O que falar de uma empresa que gosta de farra e vive fazendo zoeiras por ai...como slá, uma montanha em formato de pênis no deserto?








Minha Opinião:
Esse artigo foi mais curto do que eu imaginava, mas eu já estava pensando em faze-lo a algum tempo...Acontece que não tem como eu citar as empresas, se eu não posso ilustrar para mostrar veracidade no que estou falando.

Enfim, esse é um tema meio raro e por isso achei que poderia trazer frescor trazendo ele aqui, espero que tenham gostado.

Caso tenham algo para falar, alguma sugestão ou alguma crítica, escrava nos comentários ou mande para o meu Twitter.

Então era isso, até a próxima e tchau.

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