domingo, 23 de setembro de 2018

Analise de Trailer: Aquaman


Fala pessoal, como vão vocês? Hoje pretendo fazer a analise de um trailer, e o filme escolhido da qual farei minha previsão será Aquaman.

Antes de fazer a analise de trailer gostaria de falar um pouco do Rei de Atlântis, sua origem na midia, seus feitos e sua injustiça das últimas décadas.

Aquaman (Arthur Curry) é filho de um humano faroleiro com uma rainha do reino de Atlântis, uma utopia com forte poderio tecnológico e militar que habita nas profundezas do oceano; a sua concepção se deve a Paul Norris e Mort Weisinger em 1941. O herói nasceu no finalzinho da era de ouro dos quadrinhos da DC, sendo um dos maiores representantes da Era de Prata (1950-1960) junto de outros heróis como o Flash e o Lanterna Verde.

Aquaman era um herói bastante peculiar devido a sua extensa gama de poderes e por ser reinventado algumas vezes, mas sempre mantendo o mesmo background (história de origem). Aquaman demorou alguns anos até ganhar popularidade, mas quando ganhou fez nada mais nada menos do que ser um dos membros fundadores da Liga da Justiça ao lado de grandes ícones como Superman, Batman e Mulher Maravilha.

Aquaman já fez diversas aparições em outras mídias como animações (Liga da Justiça Sem Limites), séries (Smallville) e filmes porem mais obscuros se comparados aos filmes do Superman e do Batman que bombavam na época.

O fato é que o herói ficou mal estigmatizado devido a sua performasse boba no desenho dos Super-Amigos (Coisa que não deveria ser levada a sério por ninguém) enquanto no universo dos quadrinhos era pouco ou nada aproveitado nas histórias, levando muito tempo para voltar a se erguer como um personagem de peso.
Isso senhoras e senhores é um câncer.


Recentemente o herói voltou a ser valorizado em diferentes mídias, como nos quadrinhos onde voltou a impor sua autoridade monárquica como elemento de personalidade e chegou a desafiar algumas vezes (tendo exito nelas) Superman e outros membros da liga.

Aquaman botando pressão no Batman e deixando Superman ''pianinho''.

Um dia comum quando os membros da liga da justiça se voltam uns com os outros por questões ideológicas.

E até mesmo nos games o Rei dos Mares pode mostrar do que é feito, como sendo um dos personagens mais apelões de Injustice: Gods Among Us de 2013.


E então chegamos em 2016 com o lançamento de Batman vs Superman: A Origem da Justiça que foi responsável por introduzir o conceito de meta-humanos existentes por ai, e dentre eles estavam Aquaman. Em 2017 surge o filme da Liga da Justiça, onde Batman, Mulher-Maravilha, Cyborg, Aquaman e Flash precisam unir forças para impedir uma invasão alienígena a mando do Lobo de Estepe (Steppenwolf)...e o Superman volta dos mortos e se junta a equipe.

E com o sucesso aparente do universo cinematográfico da DC, os heróis introduzidos a trama do filme da Liga agora estão ganhando filmes solos onde contam suas origens, e é nesse cenário que o filme do Aquaman ganha vida.


Sem mais delongas, iremos falar sobre o Trailer agora:








Ficha Técnica:

  • Diretor: James Wan
  • Produtores: Peter Safran, Zack Snyder, Geoff Johns & Deborah Snyder 
  • Produtora: Warner Bros. Pictures, DC Films & Cruel and Unusual Films
  • Gênero: Ação & Aventura e Fantasia
  • Lançamento: 13 de Dezembro de 2018 no Brasil e 21 de Dezembro de 2018 nos Estados Unidos



Sinopsia
''Metade humano e semi atlante, Arthur Curry (Jason Momoa) parte em uma jornada junto de seus aliados Mera (Amber Heard) e Vulko (Willem Dafoe) para encontrar o tridente do rei, uma arma mítica capaz de controlar os sete mares. O trio precisa cumprir seu objetivo antes de Orm (Patrick Wilson), meio-irmão de Arthur que pretende derrubá-lo e tomar o trono de Atlântida.''

Vamos agora por partes, analisar o trailer do filme:



História:
Fazendo uma breve recapitulação das coisas mostradas no trailer: Em uma noite com uma forte tempestade, um faroleiro avista o corpo desacordado de uma mulher entre as pedras, a salva e descobre que é uma habitante de um reino submarinho. Esse casal tem um filho que pode ser o elo que ira unir e pacificar a relação entre os dois mundos (Isso já fica subtendido, há algum rancor por parte dos Atlantis perante os humanos e vice-versa)...Então o filme salta alguns anos e podemos ver o Arthur criança sofrendo bully de uns idiotas em uma expedição numa instituição de vida-marinha, onde a criança acaba despertando (possivelmente) pela primeira vez seus poderes.
Mais alguns anos se passam e agora interpretado por Jason Momoa, o jovem Arthur é um adulto que acaba encontrando Mera que o proclama o salvador dos dois mundos caso impeça um meio-irmão que possivelmente não conhece de conquistar os mares e declarar guerra a Terra. Embora não queira ir tomar o trono por não se achar digno, é encorajado pelas circunstancias que acabam surgindo e decide ir para Atlantis desafiar Orm (seu meio-irmão) e paralelo a trama existe a presença do Arraia Negra (Black Manta) que provavelmente quer mandar o reino aquático pelos ares.

O filme parece ser um clássico longa-metragem sobre um herói que vai descobrindo poderes incríveis e se vê obrigado a lutar pelos seus entes queridos enquanto embarca em uma viagem de descobertas e amadurecimento...é clichê, porem que pode ser muito bem desenvolvido, isso dependera de outros fatores que falarei mais a seguir, enquanto isso, irei fazer algumas observações quanto ao que vi no trailer.

O trailer me lembrou de Harry Potter (Uma criança em um lugar com animais descobrindo seus poderes? puxem pela memória que isso foi igualzinho ao contexto de Harry no zoológico com a família cretina dele no começo do primeiro filme) e até mesmo de Rei Leão (Aquaman adulto apegado a um estilo de vida e que não vê necessidade e nem capacidade de se tornar rei, algo similar houve com Simba até encontrar com Rafiki). A única coisa que para mim falta ser esclarecida é quanto ao ritmo do filme, ele parece que ira trazer dois vilões (Orm e Arraia Negra), ambos com contextos diferentes, talvez uma origem do segundo vilão o imortalizando como um rival e inimigo mortal para os futuros filmes que virão do Rei de Atlântida, mas a pergunta que fica é quanto o desenrolar do filme...isso é algo perigoso pois estabelecer ''vilões de peso'' demais pode ser um tiro pela culatra, uma vez que isso envolve arcos paralelos dentro do filme, e isso acaba me lembrando do terceiro filme do Homem Aranha com o Tobey Maguire (Foi corrido demais)...Estou curioso quanto ao seu enredo, tem potencial, mas é algo tão épico e frágil quanto trabalhar em uma artesonaria 

Gênero:
Agora entramos em um ponto onde os fãs da obras de Zack Snyder não precisam se preocupar, pois estão em casa, os elementos do filme. Embora seja criticado como diretor de cinema por seus filmes apresentarem uma trama inconsistente (é um dos principais motivos de criticas negativas para Batman vs Superman), Snyder sabe fazer boas cenas de ação e é algo que o trailer deixa bem a amostra com uma treta fudida no oceano entre Atlantis e o que possivelmente sejam os ''piratas'' do Arraia Negra. Além da ação o filme promete contar a história de origem de Aquaman como líder de uma das maiores civilizações do planeta, e ao seu lado estará Mera que esta para Arthur como Lois Lane esta para o Superman, então esperem momentos menos frenéticos e mais tomados pelo desenvolvimento da relação dos dois, eu particularmente não chamaria essas cenas de ''romance'' mas é praticamente isso que ira acontecer, os dois irão se envolver conjugalmente uma hora ou outra e poderá até mesmo ser a chave para alguma virada triunfal do protagonista em um momento de apuro.

 Vale lembrar que o Aquaman é um sujeito muito apegado aos seus entes queridos e é movido por um senso forte de justiça, somado com seu temperamento quente, isso pode acabar mostrando alguma cena épica do herói brutalizando alguém, na minha opinião? Será o Arraia Negra, pois assim o mesmo terá sequelas da luta que travou e jurará vingança, é uma mudança de background se levarmos em conta que a origem de suas lutas foi o herói matando o pai do Arraia Negra, um vilão que ficou na sombra do filho.

Algumas mudanças são boas, trariam frescor e um novo jeito de olhar a relação de rivalidade entre os dois.

Elenco Dublagem:
E agora falemos dos personagens: Estão bem caracterizados, tanto de figurino quanto pelos atores escalados. Jason Momoa já havia aparecido em outros dois filmes do universo expandido da DC, e possui bagagem em outros trabalhos como por exemplo sendo o Khal Drogo de Game of Thrones; pessoalmente acredito que acertaram na escolha do ator, uma vez que é uma reimaginação de um universo sombrio da DC, e nada que inspire mais truculência do que um bombadão cabeludo de barba, algumas pessoas acham que Momoa seja um ator limitado apenas a fazer o papel de brutamontes, mas como Aquaman podemos ver se o ator ira desenvolver/revelar outras facetas.

Fora isso temos outros atores/atrizes como por exemplo Willem Dafoe como Vulko; admito que devo ser cego pois eu não vi o ator em questão no trailer (acho que nem foi mostrado mesmo), mas de qualquer forma eu acredito que será bom em seu devido papel, Willem Dafoe é um ator com muita experiencia na carreira e é um dos pouquíssimos da qual eu ponho a mão no fogo.

Amber Heard é quem dará vida a Mera, o par romântico do herói, não conheço a atriz por seus trabalhos, devo ter visto apenas o Never Back Down e não lembro se ela era a mocinha do filme, mas enfim...Amber Heard esta bem no papel, ela parece que vai servir de orientadora para Aquaman seguir seu rumo, fora que a atriz em questão é muito bonita e esta a imagem e semelhança da personagem, que curiosamente me lembra da Ariel da Pequena Sereia...deve ser o fato de serem ruivas e viverem no mar.

E por fim os vilões que seriam interpretados por Yahya Abdul e Patrick Wilson, respectivamente o Arraia Negra e o Orm. O primeiro deve matar 3 coelhos com uma pedrada só: Os dois primeiros pelo fato de ser o vilão da obra E por ser o inimigo mortal do Aquaman, e o terceiro motivo é um pouco bobo e que pode se virar contra seus criadores, mas é o fato de escalarem um ator negro para o papel (o Arraia Negra é um mercenário de etnia africana), isso traz concreticidade, representação para um grupo social que clama por participação em filmes (assim eles não precisam transformar um personagem branco em negro por esse motivo) e um destaque maior em tela por ser um dos personagens principais, o perigo que fica é de que possam problematizar a existência de um ator negro como vilão, nos dias de hoje com a loucura tomando conta eu não duvido de mais nada. E quanto a Patrick Wilson...no papel ele parece ser muito socavel, pelo pouco que mostrou em cena, nota-se que o seu Orm será aquele sujeito arrogante e louco.

E quanto as vozes escolhidas, nada a declarar, elas são boas.




Minha Opinião:

Antes de partir oficialmente para o término do artigo, apenas irei falar que os cenários do filme feitos em CG, juntamente com os monstros e demais criaturas fantasiosas esta incrível.

Então é isso, esse foi a minha opinião do trailer de Aquaman previsto para o final desse ano, ele parece ser um titulo promissor mas é esperar para ver.

Espero que tenham gostado, caso tenham sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário