domingo, 30 de setembro de 2018

O Cotidiano em GTA V

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje pretendo fazer um artigo que foi sugerido por um usuário anonimo que disse ''Porquê você não fala sobre a vida dos personagens de GTA''. 

Bem, estou atendendo o pedido que foi feito a mais ou menos um mês da qual eu não tinha entendido bem a proposta, eu precisava que o autor do comentário tivesse sido mais especifico, então irei fazer um artigo listando os protagonistas de GTA V (que é o mais recente até então), suas histórias e algumas coisas que podemos fazer com eles (seus hobbys, entre outras coisas).

Alias, espero que o anonimo goste do artigo, agora sem mais delongas, vamos começar esse artigo.

(Aviso: esse artigo contém SPOILERS)



Michael De Santa/Michael Townley:
Michael Townley nasceu por volta de 1965 em Carcer City (cidade fictícia próxima de Libert City e que seria inspirada em Nova Jersey). Michael cresceu em um lar problemático, seu pai alcoólatra descontava sua raiva pós-bebedeira no filho o fazendo crescer violento e revoltado, preferindo viver nas ruas onde cometia pequenos crimes como bater carteira. Embora tivesse problemas familiares, Michael era um garoto popular e querido na escola onde frequentava, era um jovem inteligente e atlético, conseguindo até mesmo se tornar o quarterback do time de futebol americano do colégio, mas tempos mais tarde ele seria expulso por ser muito impulsivo e violento lesionando colegas do time.

Os anos passaram e Michael estava arquitetando roubos cada vez maiores até que acaba sendo preso duas vezes; na primeira ele divide cela com um cara que o ensina a fazer tatuagens, da qual Michael usava para marcar detentos na bunda para...fazer coisas com eles...já na segunda vez em que foi preso, Michael conheceu Trevor Philips, um jovem instável que havia sido detido por causa de um surto. Michael vê potencial em Trevor e o recruta para a vida no crime e juntos vão cometendo assaltos e ganhando influencia e destaque tanto pelos criminosos quanto pela policia que haviam posto os dois em sua lista de procurados priori. Os dois parceiros acabam encontrando outras pessoas que juntos formavam um grupo imbatível, com Brad Snyder como sendo mais um dos assaltantes, e Lester Crest como um mentor e planejador dos assaltos, fora uma porrada de mexicanos e um sujeito chamado Moisés que são citados por Lester em uma parte do jogo como sendo os ''caras dos velhos tempos que acabaram presos ou mortos''.

A quadrilha então decide se instaurar em North Yankton (Inspirada na Dakota do Norte), lá Michael acaba conhecendo uma stripper chamada Amanda, e começam um relacionamento, mas Michael sempre se manteve na ativa na vida do crime e sempre permaneceu fiel a sua quadrilha. Os anos se passam novamente e agora Michael e Amanda são casados e possuem dois filhos, Tracey e James (Jimmy), foi nesse momento que Michael pensou que não poderia mais viver suas loucuras pois tinha uma família da qual ele se importava e que o sentimento era reciproco, paralelo a isso, em um dia, Michael vai em um bar e acaba se encontrando com um agente do FBI a paisana chamado Dave Norton que lhe faz uma proposta irrecusável: Michael arquitetaria mais uma vez um grande golpe, dessa vez em um banco, mas no final da fuga seriam pegos, Michael tomaria um tiro de Dave e forjaria sua própria morte e entraria em um programa de proteção a testemunhas, receberia um cheque gordo mensal para calar o bico e viver em Los Santos (Los Angeles) enquanto Dave ganharia um puta destaque dentro do departamento de policia por ''matar'' um criminoso de nível nacional.

Não vendo outra escolha, Michael faz o que Dave falou e foi morar em Los Santos, uns 10 anos se passaram e agora Michael se vê um adulto de meia-idade frustrado com saudades dos seus dias de glória, sedentário e com uma família alienada e cretina, com um filho drogado que não trabalha e só fica jogando vídeo-game, uma filha patricinha que não vê problema em se despir de qualquer dignidade desde que consiga se tornar famosa, e uma esposa fútil e infiel; estes são agora conhecidos como ''De Santa''.

Michael se culpa pela degradação de sua família e acredita que isso de alguma forma seja o pagamento dele pela sua vida passada, o personagem vive um eterno dualismo entre tentar consertar as coisas e viver a vida de um pai de família ricaço de Rockford Hills (Beverly Hills) e cometer algumas loucuras sendo levado pela saudade de sua vida antiga e seu temperamento explosivo.

Michael sempre foi apaixonado por filmes de ação e vendo a chance de mudar de vida, acreditou que poderia usar do dinheiro para se aproximar daquela vida agitada de Hollywood, mas infelizmente as coisas não sairão como planejado, mas algo estava prestes a mudar sua vida para sempre. Em um dia, seu filho decide comprar um carro em uma concessionária de Los Santos que era ministrada por um estelionatário; este estelionatário se chamava Simeon Yetarian e mandaria um de seus funcionários, Franklin Clinton roubar o carro para revender, acontece que Michael já suspeitava de algo e ficou dentro do carro quando foi roubado, aponta uma arma na cabeça do assaltante e o obriga invadir a concessionária com o carro e da uma surra em Simeon.

Desempregado, porem se sentindo em divida com Michael, Franklin decide visita-lo e aos poucos os dois vão criando uma relação de ''pai & filho'', com Michael apadrinhando Franklin, o inserindo na vida do ''crime grande'' e o fazendo ser alguém.

Michael em um ataque de raiva acaba destruindo a casa de um chefe de narcóticos acreditando ser a casa do instrutor de tennis que foi pego no flagra na cama com sua esposa. Martin Madrazo, o proprietário daquela casa ameaça Michael e o obriga a pagar pelo estrago, então Michael reencontra com Lester e planejam um roubo a joalheria e pagam Madrazo, mas o resultado disso foi a noticia da joalheria chegando aos ouvidos de Trevor que decide buscar respostas sobre o sujeito que ''falava e agia como Michael''; não apenas isso, uma enxurrada de agendes federais corruptos aparecem na vida de Michael e o fazem por meio de chantagem fazer seus serviços sujos e o resto é história.

Michael pode jogar tennis, jogar golf, passear com sua família e ir a consultas com o seu psiquiatra, Dr Isiah Friedlander. Michael por conta de todos esses anos que passou parado acabou ficando gordo e sedentário, não tendo muita stamina para correr ou praticar certas atividades, ao invés disso ele prefere assistir filmes ou ficar deitado tomando banhos de sol na área de lazer (um ''quintal'' com piscina).

Michael por ser um excelente atirador possui como habilidade especial o ''Bullet Time'' onde o tempo passa mais devagar e Michael fica com mais velocidade de recarga de suas armas e dispara com uma mira melhor.


Trevor Philips
Trevor Philips nasceu no final da década de 60 no Canadá. Filho de pais excêntricos e negligentes, o jovem Trevor era uma criança que sofria incontáveis abusos de seu pai, o tornando um sujeito com o psicológico abalado, em uma das judiações, Trevor foi abandonado em um shopping que anos mais tarde o mesmo incendiou como forma de ''esquecer o passado''.

Trevor quando pequeno era sociopata, matava animais e mendigos porque isso o divertia (ele é insano, queriam o que?) e anos mais tarde abandonou a escola e foi viver sem rumo.

Quando Trevor alcançou a maioridade ele foi em busca de seu sonho, ser um aviador, para isso ele teria que fazer parte da força aérea americana (Ele já tinha se mudado para os Estados Unidos durante a infância, sua família mudava de residencia constantemente). Trevor estava quase conseguindo a licença a voo, era um cadete exemplar e muito habilidoso tanto como piloto quanto matemático, porém, Trevor não conseguiu o que queria pois foi reprovado no teste psicológico, o que resultou em um surto de raiva na qual o fez ser preso.

Trevor já havia cometido crimes antes, mas jamais imaginou na possibilidade de enriquecer com assaltos a banco, essa visão mudou quando ele conhece na prisão um detento chamado Michael Townley e juntos decidem trabalhar no mundo do crime.

Os anos se passaram e ambos fizeram seus contatos com pessoas e aumentando o tamanho da quadrilha, mas Trevor sentia que as coisas não iam bem depois que Michael conheceu Amanda, segundo Trevor, Michael se tornou um frouxo, pois começou a deixar de lado seus ''amigos''.

 Trevor não gostava de Amanda e vice-versa, porem tinha um bom relacionamento com os seus ''sobrinhos'', os filhos de Michael e Amanda; Tracey e Jimmy.

Quando Michael informou que eles iriam voltar a ativa com um ultimo grande golpe em um banco, ele omitiu que havia feito um acordo com um agente do FBI e que todo mundo com exceção dele iriam ser presos ou mortos, Trevor que considerava Michael como um irmão por tudo o que passaram juntos, ao ver ambos seus amigos, Brady e Michael baleados no fim da missão, fica louco e começa a reagir matando vários policiais, mas a mando de Michael foge relutantemente e assiste seu enterro as escondidas.

Os anos se passaram e Trevor foi morar em uma cidadezinha rural afastada de tudo no deserto chamada Sandy Shores, lá ele acaba conhecendo e fazendo parceria com ''Chef'' e Ron Jakowski, além de um deficiente mental chamado Wade Hebert que estava viajando com seus amigos e parou para urinar, quando voltou todos seus amigos haviam desaparecido (Foram mortos por Trevor) e foi ''acolhido'' por Trevor alegando que seus amigos o abandonaram; juntos, os quatro formaram a Trevor Philips Enterprises, uma empresa de tráfico de armas e venda de metanfetamina.

Trevor devido sua personalidade insana e confusa acaba se desentendendo com meio mundo, entre o pessoal que queria ver Trevor morto estavam empresas rivais do quartel de drogas, gangues de motoqueiros (Lost MC) e uma ''mafia'' Chinesa.

Trevor acreditava que seu amigo de longa data, Brad estava preso em uma penitenciaria federal e lhe escrevia cartas, das quais eram respondidas, mas não por Brad (que estava morto), mas sim pelo agente Dave Norton para manter Trevor o mais na linha possível. Trevor lamentava a morte de Michael e embora andasse com uma nova turma, não os via como amigos, Trevor é louco e têm plena ciência disso, por conta disso é um homem solitário e que se droga com todos os tipos de entorpecentes imagináveis.

Trevor vive em um trailer no meio do nada, tem hobbys estranhos e contatos piores ainda como uma espécie de seita canibal, e vive fazendo coisas sem sentido a margem da lei.

Um dia, Trevor estava transando com uma viciada em drogas (Ashley) enquanto assistia o noticiário e fica pasmo ao saber que uma joalheria foi assaltada por um homem que usava as mesmas frases de efeito de seu falecido companheiro de crime. Trevor cansado de tudo aquilo acreditando que Michael possa estar vivo, decide ''consertar'' todos os seus problemas pendentes com seus inimigos mortais e ruma para Los Santos, onde lá se instaura na casa do primo de Wade, Floyd e decide tirar a limpo a história do assalto de uns 10 anos atrás...mas infelizmente tem que esperar pois acaba envolvido junto de Michael e Franklin em missões para o FBI por pura chantagem a Michael.

E o resto é história...

Trevor é um sujeito violento, habilidoso com armas, dono de uma força e uma furtividade espantosa, porem fisicamente (stamina) ele é tão ou mais acabado do que Michael que diferente de Trevor, não usa drogas.

Trevor tem uma habilidade especial de ''Frenesis'', onde ele movido pela adrenalina e insanidade consegue aguentar mais danos do que o resto de seus companheiros.

Trevor é o personagem mais variado em relação aos seus hobbys, assim como Michael ele pode jogar tennis e golf, alem de jogar dardos, caçar animais e quando o jogador escolhe Trevor, pode vivenciar diversas de suas loucuras como acordar semi-nu embriagado em uma ilha cheia de gente morta, perseguindo algum infeliz em sua caminhonete, tirando um cochilo (bêbado) nos trilhos do trem e fazendo coisas estranhas vestido de mulher...um possível reflexo da criação bizarra de sua mãe que queria ter uma FILHA a um menino.


Franklin Clinton
Franklin Clinton nasceu em 1988 em Los Santos e cresceu na parte pobre da cidade. Em sua vida no gueto, Franklin na infância conheceu Tanisha, Lamar e Tonya, seus amigos de longa data e que tiveram rumos diferentes quando cresceram. Franklin perdeu a mãe quando era pequeno e teve que ser criado pela tia, Denise (existem teorias que dizem que a Tia do Franklin é a mesma Denise que namorava com CJ, isso explicaria do porque ela ser rabugenta, pois CJ não era o melhor pretendente das quebradas, fora que o espaço de tempo bate) que o tratava mal.

Diferente de Lamar e Tonya, Franklin e Tanisha sonhavam em sair daquela realidade onde era questão de tempo serem mortos com uma bala, eles queriam crescer, queriam ser alguém na vida, e ambos namoraram por um tempo.

Acontece que os anos passaram e sem muitas oportunidades, Franklin se rendeu a vida do crime do seu bairro, junto de seu melhor amigo Lamar, entraram para a ''The Families'' (versão atual do que já foi chamada um dia de Groves Street Families) onde começam a praticar roubos de carros, participar no trafico de drogas e guerra de facções com gangues rivais como os Ballas.

Franklin acaba preso durante cinco anos, e nesse tempo Tanisha termina com ele pois procura um homem de verdade, um sujeito honesto e não alguém com um pensamento de moleque.
Lamar estava seguindo os mesmos passos de CJ de GTA San Andreas (vamos lembrar que o final dessa história não foi alegre) enquanto Tonya tinha se tornado uma ''crackwhore'' (uma prostituta cujo pagamento eram drogas)...Isso motivou ainda mais a Franklin tentar sair daquela vida e abandonar aquele lugar.

Até que Franklin e Lamar conseguem um trabalho em uma concessionária de Los Santos com um homem armênico chamado Simon Yetarian, Franklin precisava começar de algum lugar e como era apaixonado por carros tunados, achou que o serviço lhe valia apena, mas na verdade ele apenas trocou de chefe, pois com Simon, os dois jovens trabalhavam passando a perna em compradores vendendo veículos a preços abusivos e roubavam o carro tempos mais tarde para revende-los e lucrar mais.

Em um dia de trabalho, Franklin acaba roubando a SUV de James De Santa, a próxima vitima, mas não contava com o pai do garoto escondido no banco de trás do carro.

Franklin e Lamar são demitidos após a surra e denuncia que Simon tomou de Michael, Lamar voltou para seus afazeres da gangue, Franklin buscava aprender com Michael a ser um ''bandido de verdade'', já que foi bem aconselhado pelo mesmo enquanto tinha uma arma na cabeça.

Franklin ajuda Michael em uma ou duas coisinhas e acaba sendo convocado a fazer parte de um assalto na joalheria, Franklin percebendo a oportunidade de crescer no ramo e de ter uma grana ferrada aceita.

Tempos mais tarde Michael é chantageado por Dave Norton e outros membros do FBI a fazer seu serviço sujo, e eis que Franklin e Trevor são chamados a fazer parte desse esquema.

Franklin acaba sendo apadrinhado pelos dois, como um filho por Michael e como um sobrinho por Trevor. Com os contatos que fez com outros membros da antiga quadrilha de Michael, o jovem de 25 anos teve a oportunidade de mudar de vida, fazendo uns favores para Lestes de assassinato de CEOs de certas empresas para que as rivais  tivessem aumento em suas ações, o pessoal esperava lucrar com a compra e venda dessas ações, e como agradecimento pelo primeiro serviço, Lester mexe uns pauzinhos e consegue a escritura de uma mansão para Franklin, podendo finalmente sair do barraco onde morava com sua tia.

E o resto é história...


Franklin é o mais jovem entre os três protagonistas, justamente por isso ele é o mais energético, além de ter pericia com carros, sendo um incrível piloto de fuga e um grande participante das rachas da cidade. Franklin tem um cachorro chamado Chop, e por conta disso gosta de animais de uma maneira geral.

Seus hobbys são disputar rachas, jogar golf, passear com seu cachorro e dar voltas pela cidade em seu carro ou sua moto. Sua habilidade especial é um ''Bullet Time'' de veículos terrestres; sendo capaz de manobrar os veículos fazendo curvas impossíveis ou ainda ganhar um boost de velocidade.




Minha Opinião:
Então é isso, espero que tenham gostado de mais um artigo, Setembro esta acabando e Outubro esta chegando, e com ele os artigos temáticos de monstros e terror.

Espero encontra-los de novo no próximo mês, caso tenham sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários, me sigam no Twitter e no Facebook.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário