Mamma Mia...
Nintendo...Saudosa e reconhecida mundialmente devido ao seu legado no mundo dos games, tendo uma história centenária e diversas franquias consagradas voltadas a todos os públicos, desde os casuais até os mais adeptos dos consoles ''new-generation''.
Fala pessoal, como vão vocês? hoje eu pretendo listar uma série de cagadas que a Nintendo cometeu/comete e que a fez se ferrar muito, como por exemplo perder lucros e o monopólio dos games, lembrando que eu não sou hater da empresa, inclusive sou um grande amante de suas franquias como Legends of Zelda, Metroid e Mario Kart.
Sem mais delongas, vamos a lista, da qual optarei por mencionar por ordem cronológica.
A Quebra de Parceria com a Sony
A Nintendo e a Sony possuíam uma forte relação entre empresas, uma parceria que já durava anos da qual a Sony produzia parte do hardware utilizada nos consoles da Nintendo, como foi o caso do Super Nintendo. Na época (por volta de 1990) a sua maior rival, SEGA estava trabalhando em um projeto de console da qual usaria CDs como mídia física, e a Nintendo não querendo ficar atrás começou a trabalhar no ''sucessor espiritual'' do Super-Nintendo, um console que na época prometia usar a mídia de CDs, e a Sony estaria responsável pela fabricação de seu hardware.
Acontece que na CES (Consumer Eletronics Show) de 1991 (Uma espécie de E3 voltada aos consoles e que acontecia em Las Vegas), a Sony fez a apresentação do seu aparelho, o ''Play Station'' que seria um protótipo do novo console da Nintendo, o que a Sony não esperava é que no dia seguinte a Nintendo quebraria contrato com a Sony, pois estaria agora trabalhando em parceria com a Philips.
Ken Takaragi, o membro responsável da Sony por trabalhar na parceria com a Nintendo tem sua honra manchada e ganha sinal positivo do presidente da empresa de continuar o projeto do ''Play Station'', dessa vez como um console próprio da marca Sony e sendo fundada o ramo ''Sony Entertainments''.
Não digo que a parceria poderia ter dado certo, nunca poderemos saber, mas a péssima escolha da Nintendo seria responsável pela saída de uma grande aliada e o nascimento de uma rival que nos dias de hoje jogou a Nintendo para escanteio.
Mas vamos ver pelo outro lado, o que será que resultou da parceria com a Philips? Ah é...
A Parceria com a Philips
Hotel Mario, jogo com ''CGs'' terríveis, dublagem porca e história imbecil (Mario tem que arruinar a rede de hotelarias do Bowser por motivos de batata).
Legends of Zelda: The Wand of Gamelon...Sangue de Jesus tem poder, prefiro não falar dessa ''obra de arte'' feita no Paint.
Finada a parceria com a Philips tempos mais tarde, a Nintendo iria tentar emplacar no mercado de games utilizando uma tecnologia inovadora que segundo ela poderia ser o futuro dos jogos...Ela estava certa quanto a afirmação, mas o que sairia dali não seria algo ''inovador e divertido'', sairia então...
O Virtual-Boy
O Virtual-Boy foi um console apresentado em uma conferencia da Nintendo em 1995 e que prometia quebrar os paradigmas de se jogar jogos em 2D, agora adotando uma postura dentro do ramo da tecnologia virtual 3D.
Uma coisa que na apresentação foi épica, o problema? Era um console difícil de ser produzido, caro e que foi barateado (ainda continuava caro) para a venda ao publico consumidor, uma das coisas afetadas com o barateamento foi a tecnologia visual do jogo, que seria então monocromático utilizando em sua palheta de cores Vermelho e Preto.
O console também era curioso, devido a sua tela em formato de Visor, a Nintendo foi repreendida por ter criado um jogo para pessoas anti-sociais uma vez que somente o jogador poderia ver o que estava acontecendo na tela. Fora isso, o console precisava ser apoiado em alguma superfície e o jogador teria que jogar imóvel seu jogo, deixando-o desconfortável e ridículo perante outras pessoas presentes no recinto.
Mas o pior não foi isso, o console apresentava poucos títulos e foi responsável direto por mandar pessoas para o hospital, alegando dores de cabeça, náuseas e acreditem se quiser, mas até casos de câncer ocular foram relatados entre os que jogaram o Virtual-Boy, que acabou sendo descontinuado pouco menos de um ano após seu lançamento.
O Virtual-Boy foi uma dor de cabeça absurda para a Nintendo que tenta esquecer até hoje que ele existiu, mas eles não podem esquecer desse fato, pois foi o responsável por demitir Gunpei Yokoi (Um dos maiores gênios da época dentro da empresa, criador de diversos títulos como Kid Icarus e Metroid, além de ter criado o D-PAD de cruz e projetado todos os consoles portáteis da Nintendo até então) o responsável por essa bomba, além de atrasar duas vezes o projeto da Nintendo na 5ª geração de jogos, o Nintendo 64 pois ambos os consoles estavam sendo produzidos paralelamente.
Pois bem, vamos então nos ater sobre...
Os Atrasos do Nintendo 64 e sua politica com Cartuchos
O Nintendo 64 acabou sendo lançado em 23 de Junho de 1996 (dois anos depois do Playstation da Sony e um ano depois do Sega Saturn da SEGA), possuindo poucos títulos uma vez que a campanha de marketing constantes e poder de processamento do Playstation acabou por trazer os gigantes do mercado para ela, como a Capcom, Konami e Squaresoft; fazendo o N64 se virar criando seus próprios jogos, enquanto a Rareware, sua subsidiaria até então junto com outras empresas menores iriam produzir alguns de seus jogos mais queridos.
Diga-se de passagem, a Rareware da qual já falei antes, fora responsável nessa geração por jogos como 007 Golden Eye, Banjo Kazooie, Conker Bad Fur Day, entre outros títulos.
Outro agravante do console foi sua mídia física, a Nintendo ainda estava usando Cartuchos, em uma época onde todas as desenvolvedoras de jogos trabalhavam com CDs, isso foi responsável por elevar os custos dos seus jogos uma vez que era uma mídia mais cara em comparação aos já mencionados CDs, que podiam ser produzidos em larga escala devido a sua arquitetura e que apresentavam uma capacidade de armazenamento quase 20 vezes superior a dos cartuchos da Nintendo, tendo parte desse espaço de memória sendo dedicada ao uso de CGs.
A Nintendo alegou que os cartuchos eram mais seguros por serem mais resistentes que os CDs e por serem uma tecnologia mais segura contra a pirataria, argumentos validos, porem que não convenceram os produtores de games que vendo que seus jogos seriam mais difíceis de programar utilizando o hardware do N64, migraram em massa para o Playstation.
No fim, até que o Nintendo 64 ficou bem colocado na corrida pelo monopólio de games, isso levando em conta a disparidade entre datas de lançamento dos consoles rivais e pelos seus títulos consagrados como Super Mario 64, os jogos da Rareware e Pokemon Stadium...algo que já não pode ser dito sobre o GameCube, e o motivo disso? Bem...
A Venda da Rareware para a Microsoft
Em meados de 2000, a Rareware procurava vender seu estúdio para a Nintendo, que já era dona de 50% da Rareware, mas falhou no processo de venda, pois segundo a Nintendo, o preço pedido era alto demais (Cara, se eu fosse a Nintendo eu vendia até o Miyamoto como gigolô para a Rareware só para te-los em minha equipe).
A Rareware então entrou em contato com outras empresas como a Activison, mas que não resultou em nada também, até que eles encontram a Microsoft disposta a entrar no mercado de games, esta que acaba comprando a Rareware (tanto a empresa em si, quanto a parte que estava com a Nintendo), se firmando assim no ramo, lançando o primeiro XBOX (apelidado carinhosamente por mim de ''Caixotão'').
O Caixotão seria lançado em 15 de Novembro de 2001, ganhando renome devido ao seu exclusivo, Halo, um jogo FPS de ambientação futurística, alem de diversos jogos e pelo seu portal virtual que iniciou a tendencia dos jogos online, o XBOX Live, algo que fez a Microsoft ganhar espaço dentro de um mercado dominado pela Sony com seu atual Playstation 2.
E cade a Nintendo no meio dessa história? Eles produziram o GameCube, finalmente adotando a tecnologia de mídia de CDs, mas que sem a Rareware e seus títulos, ficou dependente dela mesma produzindo jogos que até eram expressivos, como Luigi's Mansion, Super Mario Sunshine, Resident Evil Zero, Resident Evil 1 Remake, The Legends of Zelda: The Wind Waker, entre outros.
Mas a cartada da Nintendo era a parceria até então formada pela Capcom da qual alguns jogos de Resident Evil seriam exclusivos do GameCube, os já mencionados Zero e Remake e tinham a promessa de lançar Resident Evil 4 para o GameCube...O jogo até saiu para o console, mas tempos depois a Capcom teria quebrado contrato com a Nintendo e lançado o game para Playstation 2 afim de aumentar suas vendas... (Pois é Nintendo, fez essa merda com a Sony e agora sofreu disso em prol da Sony).
A Nintendo que antes era detentora do monopólio dos games lá na geração do Nintendinho e do Super Nintendo nunca mais iria ser a número um dos consoles, ficando a parte na corrida dos games, e só não foi pro saco como a SEGA nessa geração, pois dominava o mercado de portáteis, mesmo com a presença do PSP anos depois.
A Nintendo consegue se estabilizar e manter uma base entre gamers casuais com o Nintendo Wii, devido ao seu sensor de movimento, algo que foi inovador na época, mas o mesmo não pode ser dito de seu sucessor, o Wii U, e a culpa disso esta no...
O Marketing do Nintendo Wii U
O Nintendo Wii U foi lançado em 18 de Novembro de 2012, trazia consigo um sistema até interessante de interação com a tela do portátil e que gerou alguns jogos excelentes como Zombie U, Splatoon, Hyrule Warrios, Mario Kart 8, Bayonetta 2, entre outros, mas então o que deu errado?
Acontece que o Wii U tinha uma péssima campanha de marketing, ninguém sabia do que se tratava o Wii U, não sabiam se ele era uma extensão do Nintendo Wii, um console de mesa ou um portátil e isso acabou afastando o publico desse console, gerando um rombo gigantesco nos cofres da Nintendo (A Nintendo estimava perdas de lucros de mais de 450 milhões de dólares, algo que é comentado pelo canal Capslock).
No final das contas, o Wii U até era um console poderoso e com muito potencial, mas seus poucos títulos, marketing fraco e confuso e o fato de ser lançado um ano antes do lançamento do Playstation 4 e Xbox One ofuscaram o que poderia ser o melhor console da Nintendo da geração atual.
Antes de partir para a próxima, gostaria que vocês vissem esse vídeo do Colonia Contra-Ataca, que fala sobre o ''fracasso'' do Wii U e de quebra ainda faz ponte para o próximo tópico.
Suas Politicas de Divulgação
Embora o Youtube nos últimos anos tenha deixado a desejar em relação as politicas de sua plataforma, os usuários donos de canais ainda podiam trabalhar com vídeos dos mais variados estilos e temas...a menos que eles sejam conteúdo da Nintendo.
A Nintendo censura e desmonetiza qualquer vídeo seja de pequeno ou grande canal que resolver abordar algum jogo dela; algo que para ela é vista como uma postura tradicional de controle, é vista por muitos como burrice.
A Nintendo impede que criadores de conteúdo façam vídeos sobre seus jogos, a menos que seja um membro vinculado da empresa, ou seja...A pessoa faz uma propaganda do jogo (falem bem ou falem mal, mas falem de mim) de GRAÇA, e corre o risco de perder o canal por ''violar os direitos da Nintendo''.
Esse tipo de coisa mais ferra a Nintendo do que a ajuda, pois essa politica de divulgação AFASTA os criadores de conteúdo, que são um dos maiores responsáveis pela divulgação de jogos na era atual, a Nintendo pode fazer o marketing mais agressivo que for, mas se não for os youtubers e terceiros como divulgação complementar, a Nintendo afunda; tanto é verdade isso que muitos dos jogos da Nintendo da geração Wii U permaneceram nas sombras por falta de conhecimento entre as pessoas, pois nem todo mundo é antenado ao mundos dos games, mas qualquer um pode entrar no Youtube e assistir um vídeo de gameplay/review.
Jogos como Minecraft, Five Nights at Freedy's, Slenderman e Undertale ficaram famosos por cair na graça do publico por meio dos youtubers que fizeram centenas de vídeos relatando experiencias positivas com o game, e o fato de seus vídeos movimentarem grana para os autores foi algo que só motivou ainda mais gente a seguir caminho na divulgação, até chegar ao ponto que todos nós conhecemos, como Undertale possuindo uma fan-base colossal que pode ser encontrada em qualquer parte da internet.
Mas a Nintendo fazer isso de certa forma ainda é ''ok''. Digo, os criadores de conteúdo são afetados, perdendo dinheiro e talvez o canal se seguir a pratica de mostrar conteúdo Nintendo, mas não quer dizer que eles não possam recorrer a produtos de outras empresas e deixar a Nintendo se fodendo pelas baixas vendas, mas agora existe algo que surgiu esse ano e que deixou muita gente (eu incluso) putas com a empresa do Mario, e é o motivo desse artigo ser criado, falo da...
Censura de Sites de Roms
Nos últimos anos a Nintendo tenta ganhar uma graninha relançando versões mini de seus consoles mais antigos, como o ''Mini-Nintendinho'' e o ''Super-Nintendinho''; consoles caros aqui no Brasil e que remontam a história dos games da indústria daquela época.
E onde quero chegar falando sobre esses consoles nostálgicos? A Nintendo nos últimos meses tem feito um esforço massivo de tirar de diversos sites de ROMs os jogos da Nintendo, e eu acredito que parte da ação venha do fato da Nintendo não querer competir com a ''pirataria'' ao relançar seus jogos em mídia física.
Isso foi algo tão sujo por parte da empresa que é de virar a cabeça; a indústria de games é a pior entre todas as mídias no que diz respeito a preservação de sua história, diversos jogos de consoles antigos seriam esquecidos se não fosses hackers e programadores que achavam o código desses jogos e lançassem de maneira GRATUITA em emuladores GRATUITOS na internet. Foi assim que eu joguei diversos jogos do Super-Nintendo, através de emuladores e de sites ROM que disponibilizavam o jogo.
Os sites que eu mais visitava eram a CoolRom e a Emuparadise, mas existem diversos outros sites da gringa (Isso é, mundo a fora) que estão sendo tiradas do ar ou então perdendo parte do seu catalogo de jogos pois a Nintendo decidiu tomar uma medida de censura.
A Nintendo é uma empresa ''burra'' nesse aspecto, ela é muito presa ao passado quando ela quem ditava as leis do mercado de jogos, mas essa era acabou e a décadas atrás, estamos quase entrando na década 20 do segundo milênio (2020) e quem comanda é a Sony e a Microsoft, em um mercado predominantemente online em que empresas Indie vem ganhando espaço em plataformas de jogos como a Steam; a Nintendo hoje em dia é vista como piada por muitos ''gamers de verdade'' que caçoam da marca por ter se voltado a um público casual e por que possuem a mentalidade de que gráficos são tudo.
Eu poderia falar da besteira da Nintendo em abandonar o Brasil com sua filial em Manaus (Eu acho que a sede era em Manaus, me corrijam se estiver errado); sei que do ponto de vista econômico/politico o Brasil enfrenta uma crise, isso é uma coisa de anos já e resulta na dificuldade de empresas e lojas do exterior de atuarem aqui devido os impostos abusivos, mas o Brasil é um dos consumidores mais vorazes de jogos Nintendo, somos (Mencionando os brasileiros) um publico cada vez mais crescente e presente no mercado de jogos, tanto como criadores quanto consumidores, e a Nintendo ter deixado por volta de 2015 a oportunidade de crescer aqui é só mais uma prova do qual rasa e infantil é sua postura em relação aos seus jogos.
Mas enfim...
Para aqueles que querem saber mais sobre esse papo de censura dos sites de games, podem pesquisar no google que já encontram artigos sobre o ocorrido, eu deixarei aqui o podcast do Amer sobre o assunto.
Minha Opinião:
Pois é meus amigos, a coisa anda feia...por mais que eu acredite que a Nintendo siga firme e forte, do jeito que as coisas vão indo é só questão de anos para talvez a empresa ser descontinuada como uma produtora querida do mercado, ela continuara produzindo, mas ira perder uma base de fãs imensa que é sustentada apenas pelos jogos criativos de franquias que já duram quase 30 anos como Mario, Zelda, Donkey Kong, Pokemon, entre tantos outros.
Eu realmente não sei o que dizer, espero estar errado sobre essa visão da empresa, mas que ela esta errando feio ao destratar seus consumidores dessa maneira ela está.
Quero ressaltar duas coisas antes de encerrar de vez: A primeira é que assistam todos os vídeos que eu linkei no artigo, são conteúdo complementar que ajudam a explicar esses eventos que a Nintendo passou nos últimos anos; segundo é que eu acredito que seja necessário eu reforçar o fato que não sou hater da Nintendo, apenas mostrei fatos, apresentando um certo pessimismo em relação a postura da empresa nesse ano; eu e tantas outras pessoas sempre fomos usuários de emulador, mas isso nunca impediu da Nintendo lucrar, eram jogos de plataformas já descontinuadas a anos e que continuariam no limbo se não fossem a emulação; da mesma forma que é algo digno de pena a postura da Nintendo de impedir que pessoal ganhem uma fatia dos lucros de seu vídeo quando comenta sobre seus jogos; o sujeito as vezes só quer se divertir, expor suas ideias e divulgar a obra, mas a Nintendo é aquela empresa cega que se nega a aceitar a participação do publico nas propagações de seus games.
Pois é...então é isso, espero que tenham gostado desse artigo, caso tenham sugestões ou críticas, escrevam nos comentários, me sigam no Twitter e no Facebook.
Até a próxima e tchau.
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