Fala pessoal, como vão vocês? Hoje pretendo fazer a analise de um anime recomendado pelo meu amigo Alexandre, e como esse anime é considerado terror, irei falar sobre ele nesse mês do halloween, estou me referindo a Satsuriku no Tenshi.
Sem mais delongas, vamos ao artigo.
AVISO: Esse artigo contém SPOILERS, veja a obra aqui.
Satsuriku no Tenshi (Angels of Death/Anjos da Morte) é uma obra de gênero ação, terror e drama nascido como um jogo da Hoshikuzu KRNKRN para Microsoft Windows, Steam e Nintendo Switch em 14 de Agosto de 2015; adaptado para mangá por Makoto Sanada em 27 de Janeiro de 2016 e adaptado para anime por Kentarõ Suzuki em 6 de Julho de 2018.
...
...
Infelizmente não consegui achar NADA sobre tais autores.
Sinopse:
Rachel Gardner é uma garota de 13 anos que viu seus pais serem assassinados em uma noite de lua-cheia azul. Após o ocorrido, a menina é levada para um edifício onde acreditava-se ser um consultório médico onde ela fazia consultas com seu psicólogo, mas na verdade o prédio estava tomado por assassinos psicopatas que tinham um andar daquele edifício temático para eles; ao ficar diante da morte e depois de várias revelações pesadas, a menina quebra e estava preste a ser morta pelo seu psicólogo (um dos assassinos), mas é salva pelo assassino do andar de baixo chamado Zack que tinha se encontrado com ela momentos antes. Rachel desiste de viver e pede a Zack que a mate, mas Zack quer escapar daquele lugar então a faz prometer que se ajuda-lo a sair dali e melhorar o seu humor, ele a matara com o maior prazer.
Opening:
Personagens:
- Rachel Gardner: Rachel Gardner é uma garota de 13 anos, muito inteligente e apegada a conceitos bíblicos, porem quebrada emocionalmente e psicologicamente após a morte de seus pais. Rachel guarda terríveis segredos a respeito dela mesma, sendo uma garota egoísta que fez as coisas que fez devido sua criação desprovida de amor. Após conhecer Zack, ela encontra um ''significado'' para sua vida, e decide que o melhor de tudo seria ela ser punida por suas ações morrendo nas mãos de alguém, e esse alguém seria o Zack.
- Isaac (Zack) Foster: Zack é o assassino do andar B6 e é um autentico assassino psicopata, tendo prazer em perseguir vitimas que deixam transparecer suas emoções de medo e desespero. Zack tem uma aparência medonha devido a queimaduras que sofreu na infância pelo seu pai (Ou padrasto, o anime não esclarece direito), devido a isso Zack desenvolveu um grande medo do fogo e usa ataduras que passam em volta de todo o seu corpo. Zack teve uma vida dificil sendo tratado igual lixo quando foi parar em um orfanato e após ver o que deveria fazer em um filme de terror (daqueles onde o assassino persegue a vitima com uma faca), ele se vinga e passa a matar para satisfazer toda a sua dor. Zack apesar de ser um monstro pela forma como se diverte maltratando os outros, é o personagem mais humanizado da obra e que consegue gerar empatia, pois afinal, ele nunca quebra uma promessa.
- Daniel Dickens: Danny como é chamado por alguns, é um doutor em psicologia e que atuava como psicólogo de Rachel Gardner. Apesar das primeiras impressões darem a Daniel uma visão de um cara centrado e muito inteligente, na verdade ele é um sujeito doente e transtornado. Daniel quando nasceu teve problemas com a formação de seu olho direito e isso foi motivo de rejeição pela sua mãe. Daniel embora fosse rejeitado, tinha uma profunda admiração (Complexo de Édipo) pela sua mãe e a parte que mais lhe atraia eram os olhos azuis dela. Após a mãe de Danny se matar de desgosto enforcada, o mundo da criança caiu e ele precisou se virar se tornando um médico, sendo especialista em esconder as aparências; além disso, Daniel Dickens criou um hobby estranho em colecionar olhos de vidro e acabou se envolvendo com gente ''importante'' que deram a ele a chance de ficar com Rachel contanto que ele fosse se tornar o ''assassino da B5''.
- Edward (Eddie) Mason: O assassino da B4 é na verdade uma criança solitária e que não é verdadeiramente má, apenas um garoto confuso e obcecado em construir túmulos para que as pessoas possam descansar em paz. Edward usa uma mascara de abobora para esconder o rosto e é um garoto muito sentimental, beirando a ser explosivo quando as coisas não saem do jeito que ele quer. Eddie tem como andar temático um jardim com salas escondidas onde ele reúne documentos de suas vitimas, e uma vez que ele viu a foto da Rachel, ele se apaixonou e colocou na cabeça que ele deve fazer o funeral mais adequado para ela.
- Catherine (Cathy) Ward: Assassina da B3, Catherine Ward é denominada como a ''Juíza'' e tem como andar temático uma prisão onde efetua uma série de torturas e assassinatos por meio de mecanismos (ela parece muito com o Jigsaw nesse aspecto), enquanto monitora tudo e se diverte. Catherine é uma mulher sadomasoquista com uma risada irritante e que acredita estar fazendo ''seu dever'' punindo todos aqueles que pecaram (duplo sentido para desrespeitar leis e desrespeitar leis divinas).
- Abraham Gray: Ele é o assassino da B2, tem como andar temático um mosteiro e usa vestes de padre. Abraham se proclama Deus e é o único que não tenta sujar as próprias mãos, ao invés disso ele utiliza um estranho gás que emana de suas vestes e que tem efeitos alucinógenos para fazer suas vitimas verem monstros, seus medos e coisas bizarras que forçam sua real personalidade diante de tais situações. Ele usa esse método para poder coletar informações e jugar se a pessoa é ''culpada'' ou ''inocente'' baseada em suas ações e as respostas que ela faz em seu confessionário. Gray seria o ''mais moral'' entre todos aqueles que abitam esse prédio e seria o responsável ou aquele que conhece o responsável pelas coisas que andam acontecendo ali (isso é interpretativo).
Universo da Obra:
Com 16 episódio de uns 26 minutos cada, a série acompanha a jornada (tanto pessoal quanto no literal) de Rachel e Isaac enquanto buscam escapar desse maldito edifício e assim ir atrás de seus objetivos próprios.
A protagonista (Rachel Gardner) é uma garota que em meio a tudo aquilo nada contra a maré que a maioria de nós seria levada (implorando pela vida e fugindo igual uns loucos); ela anseia pela morte, ela esta cansada de viver e depois de testemunhar tanta coisa horrível ela só quer pagar pelos seus pecados. Já na outra vertente, temos Isaac Foster, um Co-Protagonista que ao longo da história tem seu passado revelado e que busca apenas sair daquele lugar por ter sido enganado a participar daquele ''jogo estupido''. Sabendo que ele não tem a inteligencia para passar pelos próximos andares, ele decide se unir a Rachel fazendo uma promessa que se ela ajudasse ele a escapar dali, ele mataria ela.
Cada episódio recebe em seu título uma frase impactante de um dois protagonistas dirigido para o outro e durante esses episódios vamos observando o desenvolvimento de uma relação bizarra que parece amizade, parece uma relação amorosa, parasitária e até dogmática (no sentido fiel x Deus).
A cabeça de Rachel é um turbilhão de pensamentos conflituosos e ideias distorcidas de uma crença divina onde somente Deus poderia salva-la daquele lugar, devido a forma como a obra se encaminha a sua mente vai se deteriorando e se tornando tão instável quanto aos dos assassinos presentes naquele lugar.
Quando Rachel é afetada pelo soro do Abrahan na capela, uma das coisas que ela vê é um espelho que ''reflete'' suas ações, e durante essa cena, Rachel é importunada pelos fantasmas de seus pais que a chamam para o outro mundo.
A série recebe esse nome (Satsuriku no Tenshi - Anjos da Morte), pois um dos temas centrais da história é religião. A série dialoga bastante a respeito de temas profundo e filosóficos como ''Quem nós somos?'', ''Para onde vamos?'', ''Deus existe?'', ''Nós o Matamos?'', ''O que é certo e o que é errado?'', entre outras reflexões profundas que o anime consegue trabalhar com um certo capricho.
Em diversos momentos da série os personagens são apelidados de anjos e vivem fazendo a transição de ''anjos'' e ''humanos'' de acordo com sua devoção e sua ''pureza''. O conceito de ''anjos'' é bastante vago, mas fica mais evidente que se refere ao ''anjo da morte'' pelo fato de todos serem assassinos, embora ainda deem aos personagens uma certa faceta de ''inocentes levados pelas circunstancias''.
Quando Isaac Foster começa a cometer uma série de assassinatos ele acaba se perdendo e recebe cuidados de um senhor idoso e cego que não imagina que o garoto seja uma pessoa ruim. O velho decide ir comprar uns pães para que Zack tenha o que comer, mas é abordado e morto no caminho por uns bandidos...Isaac não perdoou o que fizeram com o velho e foi ali que Zack passou a ser considerado um ''anjo'' pois suas ações não foram egoístas.
O anime não é um terror que te deixa aflito, mas ele consegue te deixar vidrado na trama e interessado em saber o desfecho do próximo episódio; ele não foi assustador para mim, mas conseguiu causar uns sustos devido a forma como eles criaram o seu suspense.
A obra em questão apresenta um grande nível de violência gráfica, nada muito exagerado ou brutal, mas tem uma cena onde a Rachel tem que controlar uma machine gun por meio de uns painéis para poder se livrar dos presos do andar B3, era opcional fazer aquilo, mas a garota não hesitou em fuzilar o pessoal que estava tanto tempo preso ali que pareciam zumbis.
Outra cena marcante em questão que ocorre no andar B3 é quando Isaac Foster acaba sendo capturado e preso a uma cadeira elétrica enquanto Rachel tem que resolver um enigma antes que ele morra...É uma cena bastante forte.
É até irônico a forma como vemos que as aparências enganam pois de inicio temos a ideia de que Zack é o cretino e a Rachel é uma coitada, mas no decorrer da história vemos que esse papel se inverte, com Rachel revelando seus podres e Zack tendo pesadelos enquanto esta debilitado em uma determinada parte da obra devido seus ferimentos na ultima luta.
Um elemento bastante presente no anime e que eu não tenho do que reclamar é a ação pois as cenas de luta são bem feitas, infelizmente são poucas e muito espaçadas; como cada assassino tem um estilo próprio de matar suas vitimas, na maior parte do tempo os nossos ''heróis'' vão resolvendo tudo na base da estratégia mesmo.
Em relação ao traço e os ambientes retratados na obra, eles são bem detalhados, são sombrios e possuem uma arquitetura e paisagens belas ao mesmo tempo que transmitem melancolia, é esquisito de explicar, mas a obra é quase um Dangaronpa pelo nível de cuidado que tiveram com a obra como um todo, com a exceção da censura tosca de sangue que Dangaronpa sofria.
O anime por conta dos poucos personagens presentes em sua trama não possui muito dialogo, embora seja presente no desenvolvimento entre os personagens protagonistas; ainda sim, conseguiram transmitir bem as informações que a história propusera passar.
Conforme os dois vão avançando pelos andares, Rachel ira notar a presença de escrituras nas paredes feitas no que parece ser sangue, essas escrituras seriam dicas e perguntas retóricas a respeito do que fazer na próxima sala e sobre o modo como ela segue com sua conduta moral, sempre a rebaixando como se fosse uma ''pecadora'' e que tudo o que estivera passando por ali fosse uma punição merecida.
''Quem realmente é você?''
''Você deveria perguntar a sim mesmo''
''Quem sou eu? Sou o verdadeiro ou aquilo que desejo ser?''
''Um Anjo? Ou um Sacrifício?''
''Conheça a si mesmo e novas portas se abrirão''
O final da obra conta com muitas reviravoltas e as grandes revelações sobre o passado de Rachel Gadner e o porque de todos estarem dentro daquele prédio, o fim do anime não é algo conclusivo, porem é satisfatório e abre margem para muitas interpretações sobre o que aconteceu logo em seguida.
Ending:
Minha Opinião:
Pois enfim, Satsuriku no Tenshi é uma obra nova no mercado de animação e que é bastante barulhento e intrigante com sua chegada, não por sucesso estrondoso, o gênero de terror é um gênero de nicho e poucas pessoas se interessam e vão atrás para saber do que se trata.
Acho que o ponto mais interessante dessa obra é algo que me lembra bastante Silent Hill, que seria ''até as pessoas mais normais carregam segredos e traumas''; a forma como Rachel ainda apresentava algum resquício de humanidade antes de ser tomada dela dada a situação que passou no B5 e a progressão da história que vai cada vez mais e mais demonizando as ações da garota até revelar que na verdade ela quem foi responsável pelo o que aconteceu com seus pais...É o tipo de coisa que jamais imaginaríamos, não só por se tratar do grande plot-twist da série, mas também porque Rachel Gardner é uma garota que em sua personalidade e aparência não transmite nenhum sinal de instabilidade ou preocupação, ela mais parece com aquelas garotas que veríamos em um dia-a-dia corrido andando pela praça ou pegando um ônibus...
Outro ponto notável é como a série tenta dialogar com o espectador a respeito da figura de um Deus...segundo a ideia de diversos personagens, a ideia de se segurar em uma religião nada mais é do que o desespero de estar sozinho e se ver incapaz de prosseguir sem ter um porto-seguro; Deuses são coisas falsas criadas pelos humanos pela necessidade de preencher o vazio existencial delas, algo que deva passar a elas a sensação de segurança, proteção e salvação diante uma vida tão difícil que alguns levam...mas também gera grandes indagações como por exemplo: se Deus existe, por que ele permite que coisas ruins aconteçam?...Infelizmente esse é o tipo de pergunta que nenhum de nós esta preparado para responder, por mais que estejamos de bem com a vida ou iluminados em sabedoria, é o tipo de pergunta da qual não podemos responder...pois não existe resposta.
É uma temática um tanto mórbida, mas não deve ser vista de maneira ofensiva como se quisesse provocar a nossa fé, é apenas uma ''muleta'' narrativa para encaminhar os personagens aos seus respectivos pontos de chegada; a série trabalha sob uma determinada ótima, e foi dessa forma que eu interpretei ela.
Só o que eu posso dizer é: Vivam a vida intensamente, busquem se aprimorar naquilo que acreditam que lhes agregue valor e aproveitem as oportunidades que surgem diante de vocês, pois nunca saberemos o dia do amanhã...
Uau...fui reflexivo mesmo...
Enfim, esse foi mais um artigo, espero que tenham gostado, caso tenham sugestões ou criticas, favor escrever nos comentários. Não esqueçam de me seguir no Facebook e no Twitter.
Até a próxima e tchau.