terça-feira, 23 de outubro de 2018

5 Animações que eu recomendo para esse mês


Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo falar a respeito de algumas animações das quais eu recomendo vocês assistirem nesse mês (Ou em qualquer outro) do Halloween.

Estarei apresentando 5 animações, das quais fiz o favor de linkar para que vocês possam assistir, só recomendo que ativem o antivírus para se precaverem dos pop-ups.

Sem mais delongas, vamos as animações.



Aviso: Esse artigo contém SPOILERS.



ParaNorman é o segundo filme a ser produzido pela Laika Studios, em 7 de Setembro de 2012 e tinha como enredo a história de Norman Babcock um garoto considerado a aberração da cidade devido seu 6º sentido. A cidade onde Norman vive, chamada Blithe Hollow é um lugar supersticioso porem com um povo descrente e alienado que se orgulha de sua ''vida pacata'' e do fato de terem enforcado uma bruxa a 300 anos atrás...
O dia de Norman estava sendo horrível quando em uma reviravolta do destino é chamado por seu tio Prenderghast para assumir seu lugar como o guardião do tumulo da bruxa e evitar uma catástrofe que corre risco a cada ano.

A grande sacada do filme é a forma como ele apresenta certos elementos narrativos como por exemplo a revelação de quem é a Bruxa (uma menininha inocente de uns 7 anos) além da forma como o filme dialoga a respeito de deixar de lado preconceitos e lutarem por uma causa em comum, quando Norman consegue fazer alguns amigos recém-formados (em sua composição estavam a irmã cretina de Norman, o Melhor amigo dele, um bullying que maltratava os dois e um cara saradão que era a paixonite da irmã de Norman, mas que não queria nada com nada pois ele era gay) ficarem contra a cidade toda praticamente para defende-lo uma vez que sabem que o garoto diz a verdade e é o único que pode por o espirito da criança-bruxa para dormir.

Ah sim, não estou zoando sobre um dos mocinhos do filme ser gay, ParaNorman é uma das pouquíssimas obras em animação a ser pioneira no que se refere a representatividade, algo que para alguns deve ser visto como uma grande conquista, já que o filme saiu antes de obras como Undertale, Steven Universe dentre outras mais populares da atualidade ganharem vida.

Alias, antes de passar para o próximo filme, recomendo que deem uma passada no artigo do blog Dentro da Chaminé, onde ele faz uma releitura sobre o filme em questão.



Coraline criado em 6 de Fevereiro de 2009 foi a primeira obra da Laika Studios, na qual se inspiraram em um livro homônimo escrito por Neil Gaiman.

A história do filme gira em torno da família Jones que acabara de se mudar para o ''Palácio Rosa'', um velho casarão de 150 anos de idade e que poderia ser o recomeço da família por ali; em especial da filha do casal, chamada Coraline.

Por conta da relação quase inexistente entre Coraline e seus pais (eles não eram (tão) negligentes com ela, apenas eram dois ''Workaholic'' - Pessoas que poe seus trabalhos acima de tudo), a menina decide explorar a casa e é quando ela descobre uma porta secreta que supostamente não daria a lugar nenhum, mas que na verdade era um portal que ligava esse mundo a um mundo alternativo onde sempre é de noite e cuja moradora conhecida como Beldam (Ou a ''Outra Mãe'') reside e sobrevive atraindo crianças curiosas com a personificação daquilo que elas mais queriam (No caso de Coraline, era uma família que se importassem com ela e que fosse ativos em sua presença diária), mas em troca enganava essas crianças com uma espécie de pacto onde elas abdicavam de seus olhos (de maneira literal e metafórica) e de suas almas.

Coraline foi um sucesso de publico, bastante conhecido devido as inúmeras bizarrices e segredos escondidos ao longo do filme; foi um prato cheio para pessoas conspiracionistas formarem suas teorias a respeito do lugar onde se passava o filme e de seus personagens enigmáticos, em especial o gato preto do Wybie que de alguma forma sabia da existência do ''mundo invertido'' e foi uma peça fundamental para que a Coraline pudesse escapar de lá.


A Casa Monstro é um filme clássico de animação e terror criado em 1 de Setembro de 2006 por Steven Spielberg e distribuído pela Columbia Pictures.

O enredo gira em torno de D.J Walters e seus amigos Chowder (Bocão em terras tupiniquins) e Jenny Bennet que estão convencidos de que a casa do vizinho Nebbecracker (Epaminondas no Brasil) é assombrada e decidem os três investigar...quando eles chegam a conclusão que a casa tem vida própria e é um monstro assassino, eles se unem para acabar com a criatura de dentro para fora.

Esse filme pode até não dar medo nos dias de hoje onde temos obras com outras ferramentas para coletar gritos de medo alheios, mas na época ele era o que havia de melhor na animação americana para te deixar apreensivo. O filme carrega um ritmo lento, trabalha uma ideia absurda de dar ''humanidade'' a casa, fazendo cada peça de comodo e os próprios serem retratados como as partes do corpo da casa, com direito a ''olhos de janela'', ''linguá de tapete'', ''estomago de cozinha/porão'' e assim por diante.

Lembro até hoje que eu aprendi o que é uma ''Úvula'' graças a esse filme...Enfim, alem de trabalhar o gênero de terror, o filme mescla outros temas e gêneros como o fato do trio de protagonistas serem crianças recém-chegados a idade de adolescente e por conta disso tem uma visão cínica, acovardada, curiosa e até amorosa do mundo (a parte do ''amoroso'' é porque temos uma garota no trio, e eles estão naquela fase de que um não pode olhar pro sexo oposto que já querem se pegar), além do filme suavizar a trama com comédia e ação.


O Estranho Mundo de Jack é um filme musical de fantasia sobrenatural da Disney criado por Tim Burton em 29 de Outubro de 1993.

Jack Skellington é o ''Rei das Aboboras'' da cidade do Halloween, é o equivalente a um herói ou uma figura publica que inspira admiração de seus moradores, monstros, fantasmas e outras criaturas da noite.
Todos os anos a cidade do Halloween prepara um grande festival voltado a temática do terror e em todos os anos, Jack se destaca por suas ideias originais e por suas habilidades para assustar, mas havia uma anomalia nesse ano, Jack estava exausto e cansado do marasmo de sempre viverem em prol daquele tema e buscava uma inspiração ou uma fuga daquilo ali, é quando ele acaba encontrando a entrada para a ''Cidade do Natal'' e lá acaba tendo a ideia de recriar o espirito natalino em ''Halloween Town''. Para isso, Jack Skellington rapta e se veste de ''Pai Natal'' (Papai Noel) e decide espalhar o amor, presentes e o que mais o natal simbolizar para crianças da cidade do Natal, mas as coisas não saem bem como o planejado...

O Estranho Mundo de Jack é um simbolo do Halloween que acabou impregnando a mente de todos que assistiram com a sua música tema (This is Halloween) e que consegue ser fascinante tanto pela parte voltada ao terror quanto a parte mais descontraída voltada as cenas onde trabalham o natal.

O filme é antigo, bizarro e uma obra de arte do grande gênio Tim Burton. Assim como ParaNorman e Coraline, são filmes criados em cima do modelo de animação Stop-Motion, que consiste em gravar diversas cenas de bonecos de argila em diferentes posições e depois por para rodar todas as cenas gravadas em animação para dar ''vida'' a obra...Um estilo similar ao que era feito com as animações 2D só que muito mais cansativas.


Over the Garden Wall
Over the Garden Wall (''O Segredo Além do Jardim'' aqui no Brasil) é uma mini-série animada produzida pela Cartoon Network em 3 de Novembro de 2014.

A história narra a jornada de dois irmãos, Wirt e Greg que após uma fuga alucinante de um cemitério na noite de Halloween vão parar em uma floresta magica e sombria e que agora precisam sobreviver e encontrar o caminho de volta para casa.

Over the Garden Wall é uma animação com temas adultos pois meche bastante com coisas bizarras como uma dupla de irmãos tendo que se virar em uma floresta sombria habitada por criaturas estranhas e que dentre elas a mais aterrorizante é um ser com semblante humano, com enormes galhadas na cabeça e que é a própria escuridão e se define como ''A Fera''.

A série (que eu encaro mais como um filme mesmo, os episódios são curtos e possuem aquela coisa de ''o fim do episódio é exatamente o começo do outro'') possui uma atmosfera pesada, personagens conflitantes, muitos mistérios e bebe de inspirações como ''A Divina Comédia''. E como se não bastasse tudo isso, para deixar as coisas ainda mais perturbadoras o universo magico onde eles foram parar é inspirado naqueles cenários dos Estados Unidos da década de 20 (vinde o filme A Princesa e o Sapo ou então um episódio qualquer dos antigos Looney Tunes) onde existem animais antropomórficos e fenômenos paranormais.

 Lembro de ter visto esse filme na casa do meu amigo Alexandre enquanto madrugávamos zapeando canais e comendo pizza e de repente paramos no Cartoon Network exibindo um desenho novo com uma criatura que chamou muito a atenção de nós dois (A Fera).

Uma coisa que é bacana da série é a forma como ela trabalha os traumas dos irmãos, os conflitos pessoais de Wirt e os problemas que os moradores daquele lugar tem enfrentado por culpa deles mesmos ou da influencia da Fera; a série contrasta bem suspense e drama com comédia sendo leve e bobo quando dá o papel de protagonista para o Greg. Wirt seria o irmão mais velho, preocupado e paranoico em voltar para casa para poder se preocupar sobre o que fazer em relação a garota que ele gosta e que ele acredita ter perdido a chance de ficar com ela. e Greg que é um garoto despreocupado, brincalhão e alegre que tenta tirar seu irmão dessa situação, tudo isso enquanto vagam por aquele lugar interagindo com o povo e sendo considerados uma espécie de salvação.

Minha Opinião:

Então é isso, mais um artigo feito e dessa vez falando sobre as animações que eu recomendo a vocês, espero que tirem um tempo de seu dia-a-dia para que possa assistir essas obras e poder refletir sobre seus temas ou apenas ficar de bobeira enquanto curte o filme.

Espero que tenham gostado do tema, caso tenham sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários, me sigam no Twitter e no Facebook.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário