domingo, 7 de outubro de 2018

Monstros Mitológicos: Crença Judaica


O Judaísmo, uma das religiões mais antigas que ainda existem no mundo e que é uma das mais praticadas em torno do globo, ficando atrás do Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo e Budismo (tem outras religiões que quando somadas ultrapassam o Judaísmo, mas estou falando de ''casos isolados'').

O Judaísmo é a religião fundada em tempos bíblicos onde as pessoas seguiam os ensinamentos do Deus Vivo e por meio de vários milagres e provações, se demonstravam fieis e temorosos.

Um dos grandes acontecimentos do Judaísmo e que foi responsável por formar os conceitos morais que se seguem a risca até hoje foram os eventos presenciados no livro de Êxodo, em especial a libertação do Egito e as Tábuas de Pedra entregues a Moisés que continham 10 mandamentos sagrados que deveriam ser usados como regras de conduta social/religiosa e que foram eventualmente depositadas em uma arca (A Arca da Aliança) servindo de simbolo de fé, libertação e uma prova da existência de Deus.

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu irei continuar o especial de monstros mitológicos e irei abordar algumas das criaturas dentro da crença Judaica, seres que foram temidos pelo povo judeu que podem ou não ter sido mencionados como demônios dentro da Torá (Bíblia Judaica)

Antes de começar já irei dizer que algumas das criaturas da lista podem ter sido nascido de outras culturas ou crenças, mas que de alguma forma acabaram sendo introduzidas na mitologia judaica, ressaltarei bastante esse fato e usarei comparativos com outras religiões como Cristianismo, Hinduísmo e até mesmo Islamismo pois de alguma forma eles tem opiniões parecidas sobre tais criaturas.

Outro ponto que preciso esclarecer para evitar confusões: embora eu esteja tomando cuidado para não dizer ''mitologia judaica'', eu sei pela etimologia o que significa Mitologia (Estudo/Conjunto de Mitos (Mitos são ficcionais)), mas quando me refiro a palavra ''mitologia'' me refiro a crenças, seres dentro do universo religioso de alguma cultura, sendo esta existente e praticada nos dias de hoje ou não.

Sem mais delongas, vamos as criaturas.



Djinn
Djinns seriam entidades demoníacas/misticas que originalmente vieram da cultura Islâmica, porem a crença sob tal ser acabaria se difundindo pelo Oriente Médio e norte da África. 
Para os aqueles que ainda não se tocaram de quem se tratam, os Djinns são os famosos ''gênios da lampada'', entidades semi-divinas que vivem aprisionadas em objetos mágicos de aparência comum e que por meio de pactos concederiam desejos de poder e cobiça ao seu amo...Acontece que tais entidades são traiçoeiros e que utilizam ao pé da letra o sentido da frase (Coisas do tipo ''me faça um sanduíche, te transformaria no sanduíche).

Algumas origens julgam que os Djinns eram feiticeiros punidos por seus crimes ou ainda ''anjos'' de ''fogo & ar'' que atentariam contra Deus e seriam castigados a viver presos em uma lampada.

Os ''gênios da lampada'' são mundialmente famosos, sendo representados em filmes, séries, desenhos, jogos e literatura de origem Árabe; obras como As 1001 Noites, Alladin, Shazan, entre outros títulos seriam as responsáveis por espalhar pelo mundo a existência deles. Hoje em dia eles estão presentes em tudo quanto é lugar...

Gênio do Alladin/Aladim.

Gênio do Chamyto; o mascote de um iogurte.


Gênio do Habibs; o mascote da rede de Fast-Foods árabe.

Akinador, o Gênio de um jogo de mesmo nome que consiste em perguntas e respostas para descobrir em quem você esta pensando.


Golem
Golens são criaturas feitas de pedra, terra ou barro e que seriam considerados servos da mais alta ordem entre rabinos. Quando Deus pegou um punhado de barro e soprou o folego da vida, antes da formação de Adão como um ser-humano, ele era considerado um Golem.

Golens são criaturas que foram massivamente popularizadas em universos de jogos e animações associados como seres mágicos de baixa inteligencia porem de grande força.

Alguns exemplos de obras que utilizaram os golens como personagens são Yu Yu Hakusho, Pokemon, Monster Rancher, Clash of Clans, Castlevania, entre muitos outros...

Golem, um pokemon de pedra/terra da primeira geração de monstrinhos, ele é a forma final do pokemon Geodude.

Genki, um dos generais de Suzaku, o primeiro vilão importante de Yu Yu Hakusho.

Golem, uma das criaturas mais resistentes entre a gama de monstros de Clash of Clans.



Demônios Sexuais (Succubus & Incubus)
Os demônios sexuais seriam os servos de Asmodeus, um dos príncipes da coroa do inferno e representação do pecado da Luxuria, além de ser o responsável por fazer Sodoma e Gomorra caírem em tentação. 
Esses demônios sexuais na verdade são dois, as Succubus e os Incubus.
Succubus são demônios com a fisionomia de belas e vulgares mulheres que praticam sexo com homens durante o sono dele e se alimenta da energia vital deles durante o ato; já o Incubus seria um demônio com características masculinas que estuprariam as mulheres e também se alimentariam da energia vital das mesmas durante o ato.

Além desses atos, ambas as criaturas são conhecidas por tentarem corromper pessoas puras e sequestrar crianças.

Os demônios sexuais são entidades muito utilizadas em jogos e animes além de serem cultuados/mencionados por bandas de rock do gênero Black Metal e Trash Metal.

Eu poderia citar obras como a série de jogos Diablo, Devil May Cry, Castlevania, Darkstalkers, Overlord, entre outros...

Succubus em Devil May Cry, uma boss de aparência monstruosa indo contra qualquer crença de serem belas mulheres.

Succubus (no canto superior direito da tela) em Castlevania Symphony of the Night, uma boss cretina que tenta converter Alucard para o lado do mal usando a figura de sua mãe morta.

Morrigan, a protagonista da série de jogos Darkstalkers da Capcom.


Demônio-Porco 
Embora não exista necessariamente uma criatura com esse nome ou precisamente com essa figura, a sua aparência faz analogia ao fato dos Judeus considerarem tão errado o consumo de carne suiná. Ogoh, como são conhecidas essas criaturas na crença hinduísta, são demônios vorazes e agressivos que são a personificação da gula e da luxuria, sendo atribuídas a essas criaturas a característica de serem hedonistas.

 Na bíblia em Levítico esta a passagem: ''Todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina, podereis comê-lo. São as seguintes as espécies que não podereis comer, dentre aqueles que ruminam ou que têm o casco fendido: Tereis como impuro o camelo porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impuro o coelho porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impura a lebre porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. Não comereis da carne deles nem tocareis o seu cadáver, e vós os tereis como impuros''. Essa passagem serve para descrever o motivo dos porcos não serem comestíveis para o povo judeu, além do fato de serem tidos como impuros, estão entre os animais mais fáceis de se transmitir doenças por meio de sua ingestão.

Devido a sua reputação impia, os porcos acabaram servindo de hospedeiros para os demônios que se proclamavam em união como sendo ''Legião'', estes demônios que inclusive foram exorcizados por Jesus e que estavam possuindo um homem na província de gadarenos (eventos presentes em Marcos, Capitulo 5)

Os ''Werepigs''/Orcs como são chamados nos gêneros de fantasia em jogos, filmes e séries, são seres presentes em obras que vão do mais clássico entre as obras literárias como O Senhor dos Anéis, até jogos como World of Warcraft, Legends of Zelda, Amnésia, dentre outros...

Um grupo de Orcs em O Senhor dos Anéis.

Ganon/Ganondorf em sua forma monstruosa retratado em alguns títulos da série de jogos de Legends of Zelda.

Manpigs, inimigos comuns do jogo de terror Amnésia: A Machine for Pigs.



Nefelins
Nefelin ou Nefilim seriam o fruto do relacionamento entre seres sobrenaturais (Anjos e Demônios) entre si ou entre humanos. Na bíblia, Nefelins são retratados como gigantes que foram fruto do relacionamento de anjos convencidos por Satanás a tomar corpos para si e se envolverem com as mulheres da Terra. Esses gigantes seriam criaturas más e de grande força física condicente com o seu tamanho; esses nefelins seriam extintos após Deus ter salvado Nóe e sua família do Dilúvio. 

Embora não sejam mostrados como gigantes, os nefelins são presentes em algumas obras midiáticas como jogos, séries e animações, dentre elas temos Devil May Cry, Ao no Exorcist, Supernatural, entre outros...

Rin Okumura e Yukio Okumura, os irmãos protagonistas de Ao no Exorcist e que seriam os filhos de Satanás.

Dante (na direita) e Vergil (na esquerda) os irmãos respectivamente protagonista e antagonista da série de jogos de Devil May Cry. Na primeira versão do jogo, os dois seriam filhos de um demônio com uma humana, no reboot seriam filhos de um demônio com um anjo (anja?).


Minha Opinião:
Então era isso, mais um artigo da temática de monstros mitológicos completa, espero não ter ofendido ninguém com essa lista, o meu objetivo é puramente de caráter informativo e de entretenimento associado a temática de monstros e de terror (pelo menos nesse mês e nos próximos meses de Outubro que ainda viram).

Já cheguei na metade, então daqui a pouco estou terminando esse especial de prologo e fazendo analises de jogos, séries e o que mais for, fiquem no aguardo.

Espero que tenham gostado do artigo, caso tenham sugestões ou críticas, favor responder nos comentários, me sigam no Twitter e no Facebook.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário