terça-feira, 9 de outubro de 2018

Monstros Mitológicos: Universo Literário e Cinematográfico


Após falar sobre as mitologias grega, japonesa, judaica e brasileira, chegou a vez de falar sobre monstros famosos que nasceram ou se popularizaram dentro de obras literárias ou então em filmes; e é aqui que chegamos hoje meus caros leitores, embora não conheça os autores ou suas obras (quem sabe um dia?) já houvi falar muito bem de criadores de Best-Sellers como Edgar Allan Poe, H.P Lovercraft, Stephen King e Bram Stocker.

Esse meu artigo será um pouco diferente dos demais do gênero, aqui irei listar as criaturas (isso é óbvio), mas também irei por ao lado seu criador, seja ele um escritor ou um diretor de filmes.

Uma coisa que irei falar antes de começar o artigo é que essas entidades listadas são famosas pra caramba, então despensa a necessidade de citar obras de homenagem a tais criaturas.

Sem mais delongas, irei iniciar o artigo, apreciem com moderação.



Vampiros - Bram Stocker
E para começar o artigo falemos sobre as criaturas que por muito tempo tiveram a alcunha de ''filhos da noite'', os vampiros.
Vampiros são seres cuja a aparência é similar a de um humano, porem são dotados de uma grande inteligencia, sentidos e habilidades sobre-humanas, poder de se transformar em morcego (em algumas adaptações essa característica foi removida) e um grande apetite por sangue humano...normalmente de donzelas virgens.

Vampiros são criaturas temidas e poderosas cujas as únicas fraquezas seriam a exposição ao sol, alho, objetos sagrados (cruzes, rosários, prata, etc...) e teriam como causa mortis uma estaca de madeira ou prata cravada no centro de seu peito.

A imagem que usei para representar a raça dos bebedores de sangue foi a de Conde Drácula, o grande simbolo-mor da raça e que nasceu dentro da literatura de Bram Stocker.

Vampiros com o passar dos anos acabaram se popularizando na mídia e na cultura pop, sofrendo algumas alterações de acordo com a visão do autor da reimaginação e estando presentes em obras das mais variadas mídias e películas como a série Castlevania, Nosferatu, Crepúsculo, Van Haelsing, Blade, Hellsing, Supernatural, entre tantas outras.


Mortos-Vivos - George Romero
Os famosos zumbis ou ''reanimados'' (codinome antigo que deixou de ser utilizado quando passaram a usar o motivo de pós-vida sendo um vírus ou coisa do tipo) são andarilhos em um estado parcial ou avançado de decomposição que são movidos apenas pela necessidade instintiva de comer carne.

As primeiras versões de ''zumbis'' nasceram na África quando era usado um método de hipnose e forjamento de morte para que xamas e bruxos de tribos tivessem um escravo. Essas lendas são dos primeiros séculos após o primeiro milênio depois de Cristo.

Com o passar do tempo a ideia foi ganhando força e sendo utilizada para a criação de obras voltadas ao gênero do terror, e foi ai que um grande cinegrafista chamado George Romero brilhou. George Romero que para alguns é o pai do terror (com zumbis pelo menos, outros dizem que o pai do terror foi Alfred Hitchcock) explorou bem o uso de um ''apocalypse zumbi'' usando cenários urbanos, ferramentas e utensílios para dar concreticidades nas cenas de seus filmes preto&branco (Tanto Romero quanto Hitchcock usaram xarope de chocolate em seus filmes para improvisar sangue) e uma história sem origem a respeito dos zumbis, as pessoas estavam vivenciando um pandemônio em meio ao caos e não sabiam de onde vieram aquelas pessoas.

Assim como os vampiros, zumbis sofreram diversas reimaginações e foram utilizados em tudo quanto é obra; já foram lerdos, depois ficaram rápidos, depois só se alimentavam de cérebros, depois voltaram a se alimentar de qualquer tipo de carne, dai foram frutos de experimentos, eventos sobrenaturais até que enfim chegaram nos dias de hoje como sendo infectados por um vírus.

O que não falta são exemplos citáveis a respeito de obras onde tais criaturas aparecem: Resident Evil, Left 4 Dead, Zumbi U, Meu Namorado é um Zumbi, Guerra Mundial Z, The Walking Dead, The Last of Us, entre outros...


Serial-Killers - Tobe Hooper
E talvez por ironia um dos seres mais assustadores são os ''humanos'' que desempenham o papel de serial-killers em filmes de terror.

Para falar a verdade nem tem muito o que explicar sobre a fisionomia ou os '''poderes'' de tais aberrações, praticamente são seres psicopatas que tiveram uma criação fora do normal e que por meio de algum aparato, disfarce, poderes sobrenaturais, vingança ou fome são motivadas a cometer seus atos mais hediondos.

O grande medo despertado pela temática dos ''Slasher Movies'' é que não da pra saber se você esta seguro, se alguém dentro da sua rotina diaria seja entre amigos, colegas de escola, colegas de trabalho ou até mesmo familiares não possa ser um ser instável pronto para te matar, um dos maiores mistérios da humanidade é a própria psique humana.

Por fim, ilustrei esse tópico com o Leather-Face criado por Tobe Hooper (que segundo dizem se inspirou na história real), o diretor de cinemas que criou a ideia de filmes com um assassino perseguidor que caça um grupo de adolescentes.

E essa ideia foi reutilizada a exaustão por outros diretores para criar personagens tão memoráveis quanto o Leather-Face como por exemplo: Freddy Krueger, Jason, Chuck - O Boneco Assassino, Michael Myers, Ghostface, entre tantos outros...



Monstros Dimensionais - Clive Barker
Esse pode ser um tanto enigmático e confuso, mas se refere a criaturas que saíram do quintos dos infernos ou de algum mundo paralelo destruído; por conta dessa ''enorme'' diferença entre enredos, seus representantes não costumam seguir as mesmas regras, poderes ou aparências.

Pra falar bem a verdade, essas criaturas podem estar mais pro lado do sobrenatural (como fantasmas, demônios, poltergeists, ghouls entre outros) do que de algum canto desconhecido do espaço ou seja lá qual for a justificativa maluca para fazer coincidir a existência de duas dimensões.

A imagem que eu coloquei foi do filme Hellraiser do autor Clive Barker, pois é um filme bastante perturbador, ele junta primícias bizarras casando características como fetiches sexuais ao gore esperado por um filme de terror trash.

E como mencionei acima, esses desfechos não são regras, pois divergem agressivamente de outras obras de seres paranormais como Annabelle, Insidious, O Chamado, Atividade Paranormal, Bruxa de Blair, REC entre outros...


Criaturas Abissais - H.P Lovecraft
Criaturas Abissais...como o próprio nome já diz, são monstros surgidos das profundezas do oceano, e parte do medo e das possibilidades na hora de imaginar esses monstros é porque nada deixa uma pessoa com mais medo do que o sentimento de desconhecido, e nós não sabemos nada sobre o que tem onde a luz não chega nos oceanos.

De fato, desde os primórdios dos tempos a humanidade teve medo de duas coisas: Escuridão e ''Vastidão''.

Escuridão (O famoso ''medo do escuro'' até parece que é genético) vem do mistério e receio de estar em um lugar não iluminado e acreditar que esta seguro, mas ao mesmo tempo temer o que pode estar escondido no meio das sombras (Alias, não olhe para trás, ele esta te vendo).

Já a ''Vastidão'' seria o medo de lugares nunca explorados pela humanidade que sequer pode imaginar o que tem lá; por muito tempo as pessoas tinham medo de velejar a mar aberto por acreditar na existência de bestas marinhas de tamanhos bíblicos, e isso não é algo fixo a apenas uma civilização.

Os Cristãos/Judeus temiam ao Leviathan, Os Gregos temiam a Scylla, Os Nórdicos temiam ao Kraken e todos os demais povos que foram influenciados por algum desses temia a existência de criaturas monstruosas que pelo tamanho poderiam engolir um navio.

Ainda hoje se parar para pensar existe esse medo; algumas pessoas curiosas com a vida marinha ainda cogitam a possibilidade da existência dos Megalodontes e em 1997 o mundo inteiro produziu alimento para o Besouro Rola-Bosta quando ouviram através de microfones posicionados dentro da água do Pacifico um enorme ''Bloop'' dentro daquela região. O problema? O som captado era tão grande que nenhuma espécie catalogada de vida marinha teria as dimensões de tamanho para produzir aquele som; aqui, vejam essa tabela ilustrativa.
Para aqueles que não entendem inglês, diz o seguinte: Torre Eiffel, com seus 301 metros de altura, a ''criatura'' com tamanho estimado que produziu o ''Bloop'', com assustadores 215 metros; Uma baleia azul (O maior entre todos os seres vivos) com 34 metros, e um Ônibus Escolar com 11 metros.

Mas estou divergindo (mais ou menos), o que quero falar para vocês é sobre criaturas marinhas do fundo do Oceano, e seu grande representante, o Cthulhu, uma entidade cósmica maligna com tamanho incalculável, mestre das artes arcanas e que teria como fisionomia uma criatura humanoide metade polvo e metade dragão.

Cthulhu é a figura carimbada do universo de terror de H.P Lovercraft, líder de uma seita demoníaca e que buscaria ser despertado de seu ''confinamento'' na cidade de R'lyeh para trazer a destruição ao mundo/universo (Curiosidade: O lugar onde foi ouvido o ''Bloop'' e a cidade de R'lyeh se fossem postas com marcações no globo seriam lugares com uma diferença de quilômetros entre elas, quase que sendo o mesmo lugar de origem?).

E não somente Cthulhu, outros seres vindos da água também são temíveis, como os seus servos e criaturas aquáticas como tritões e monstros do lodo/pântano.



Minha Opinião:
Penúltimo artigo da temática dos ''Monstros Mitológicos'', para encerrar de vez, falarei sobre creepypastas.

Enquanto eu não produzo nada, sintam-se a vontade para comentar, sugerir ou criticar (com respeito) novos temas ou coisas para fazer no blog.

Então é isso, espero que tenham gostado, caso não seja inscrito, me sigam no Facebook e no Twitter.

Até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário